Botão voltar Bolsonaro em entrevista com Ratinho
00:00:00

Boa noite. Começa hoje a série candidatos com o Ratinho. Nós convidamos os quatro candidatos que estão liderando as pesquisas. Hoje recebemos aqui Jair Bolsonaro. Na próxima será Ciro Gomes e na terça a na segunda será Ciro Gomes. Na terça Simone Tebet.

00:00:19

Até agora Luiz Inácio da Silva ainda não confirmou a participação. Vamos vamos conversar aqui com o presidente Jair Bolsonaro. É um bate-papo, uma conversa que a gente vai ter vinte e nove minutos e daí

00:00:32

O senhor vai ter um minuto como é de praxe, né? Mas se o senhor fica à vontade presidente nós vamos na verdade é bater um papo.

00:00:40

Vamos conversar. O senhor pegou uma pandemia, uma pandemia que depois de cem anos veio mais uma pandemia no mundo, mando o mundo todo doente. O senhor enfrentou, foi no seu governo que enfrentou a pandemia. O que que o senhor fez pra ajudar o povo nessa pandemia? Enfrentamos uma pandemia.

00:00:58

Uma seca não vista nos últimos noventa anos o ano passado e uma guerra lá fora que com efeitos também econômicos para o mundo todo. Pandemia, dois anos. Atacamos em duas frentes o combate ao vírus comprando vacina na hora certa

00:01:16

Né? Fomos um dos países que mais vacinou no mundo proporcionalmente. E também recursos pra estados e municípios pra que a economia não quebrasse. E mais ainda para atender os mais humildes, os mais pobres

00:01:30

Criamos o auxílio emergencial. Só em 2020 pagamos o equivalente a 15 anos de Bolsa Família para 68 milhões de pessoas. Isso evitou-se que tivéssemos um caos no Brasil. Que as pessoas foram obrigadas a ficar em casa e não tinham renda para tal.

00:01:47

Então, esse recurso ajudou que as pessoas sobrevivessem. Também outras coisas fizemos, dois programas, chamado PRONAMP e Bem, onde atendemos a iniciativa privada, o pessoal da micro e pequenas empresas. Tanto é Ratinho. Nós pegamos dois mil e vinte e vinte e um

00:02:04

E o número de empregos cresceu em quase três milhões. Diferente de dois mil e quatorze, dois mil e quinze, onde tivemos crise nenhuma e o Brasil perdeu quase três milhões de empregos. Ou seja, a economia foi muito bem conduzida pela equipe do Paulo Guedes e atendemos a todos os setores. Não tivemos problema.

00:02:23

Se fosse se formos comparar agora o que está acontecendo na Europa, Estados Unidos e muitos países da América do Sul você vê que o Brasil está indo muito bem graças a Deus. Presidente é um povo eh a oposição

00:02:36

Diz que o senhor é muito pesadão, muito duro, que o senhor não fala muito com mulheres, que as mulheres não vão votar no senhor, quem que o senhor tem pra falar? Sobre mulher, o que o senhor fez pelas mulheres do Brasil? É narrativa, Ratinho. Não é o que você vê nas ruas, né?

00:02:51

Quando eu saio como hoje à hoje por exemplo estive em Sorocaba. Amanhã vou estar em Presidente Prudente. No sábado vou estar lá no no no interior de Pernambuco pelas mulheres do Brasil. Olha na ponta da linha. Tá? O número de violência contra a mulher diminuiu assustadoramente. Vários programas sociais pra mulheres.

00:03:10

Até antes do meu governo por exemplo eh a marisqueira não tinha o o seguro defeso que era dado só pro pescador. Foi dado pra ela. Nós tivemos um cadastro de pessoas condenadas por estupro. Essas pessoas vão estar marcada eh a vida toda. Fizemos várias operações. O meu governo eu costumo dizer que o

00:03:29

Foi o que mais prendeu machões pelo Brasil. No na na nossa Caixa Econômica Federal vários programas para as mulheres também. Elas podem procurar a Caixa presencialmente ou por aplicativo. Ela vai ver a quantidade de benefício pra elas. Inclusive empréstimos mais rápido. Sua mulher quer abrir por exemplo um pequeno salão de

00:03:48

Cabeleireiro lá vai na caixa, pega um micro um empréstimo de três mil reais e imediatamente. E por exemplo, se ela ficar grávida na por ocasião da da licença maternidade, ela não paga isso que ela pegou emprestado pra aquele período. Aquele período ela para de pagar. Sim, é.

00:04:05

Nós por exemplo tivemos um programa que já está dando certo contra o escaupelamento de mulher da região amazônica. Tá? Que a mulher é cabelo grande no eixo do dos barcos acabavam perdendo o couro cabeludo todo. Uma coisa terrível. Então medidas como essa e de tantas outras foram adotadas no meu governo.

00:04:22

Isso que eu não gosto de mulher é uma narrativa. Nada mais além disso. E as mulheres não estão entrando nessa pilha da oposição, nessa pilha da oposição fala que vai dar até picanha. Até picanha é que vai vai comer melhor. Você acha que o o

00:04:40

Essa caristia que deu nos produtos do do supermercados do Brasil foi uma eucaristia em função da pandemia. Eh alguns países tem desabastecimento. A inflação bateu lá em cima eh na questão dos alimentos

00:04:54

Todos os países. O Brasil já está decrescendo o preço de todos os produtos da cesta básica exceto do leite.

00:05:02

Que tem subido um pouquinho ainda. Então o Brasil é diferenciado. Qual foi a pandemia que fez os preços? A pandemia, a guerra lá fora, fez subir o preço em guerra. Falando em guerra. Deixa eu fazer uma pergunta aqui. Hum. Todo mundo estava contra um putim. E o senhor foi lá falar com o Puti.

00:05:18

Eu fui porque eu sou presidente do Brasil e o nosso homem do campo e mulher precisa de fertilizantes pra que o agronegócio funcione e nós ainda somos dependente de fertilizante. Então fui conversar com o Puti três horas de conversa, né? Como nós estamos aqui conversando

00:05:36

Tudo que foi acertado ele cumpriu da minha parte também chegaram aos navios aqui quase trinta a dois meses e temos fertilizantes para até meados do ano que vem garantido. Graças a esse contato com o presidente Puti. Logicamente eu não tenho como evitar guerra. Mas eu não posso trazer.

00:05:54

A fome para dentro do Brasil por uma questão pessoal ou porque alguns querem levantar criar barreiras comerciais contra o Putin. E mais ainda estamos negociando com o Putin agora o fornecimento de diesel mais barato.

00:06:10

Porque nós não temos diesel. Nós nós somos dependente de diesel. Nós não temos diesel. Fabricamos diesel. Nós somos autossuficiente em petróleo. Até exportamos. Mas não em refino. Lá atrás dois governos de esquerda né? Se gastou cem bilhões de reais e não fizeram

00:06:27

Nenhuma das três refinarias prometidas. Então nós somos obrigados a importar dívida. Agora com o novo a presidência da Petrobras novos horizontes estamos negociando juntamente com o Ministério da Minhas Energia. É diesel com a Rússia. Vai baixar mais a que é dois meses no máximo. Começa a chegar dízimo mais vai baixa. A gasolina você viu.

00:06:46

Estava chegando na casa dos nove, hoje está baixo está chegando a quatro e cinquenta a gasolina. O etanol também. Chegou a preço quase sete reais. Está a metade desse valor. Meu programa é um programa basicamente de de de um programa muito popular, né? Então eu tenho que falar com o meu público.

00:07:03

Eu quero nós vamos baixar o preço da comida no supermercado? Vai baixar. Vai porque olha só. O que que nós estimulamos em muito o Brasil? Ao nós titularmos terras o aquela pessoa que tinha uma propriedade mas não era dona dela que era um lote apenas né?

00:07:20

Eh ela passou a ter título da sua propriedade. Já demos quatrocentos e dois mil títulos. Essas pessoas entram na agricultura familiar.

00:07:27

Pega o empréstimos, pode fazer a venda direta pra municípios, pra fins da da educacional. E isso tem crescido assustadoramente. Você pode ver, só nesses oito meses do meu governo agora, desse ano, eu entreguei mais títulos que os oito anos do governo Lula. E essas pessoas se transformam em cidadãos. Não invade mais propriedade de ninguém.

00:07:46

Deixo de ser escravos do MST. São pessoas que ganham dignidade com o nosso governo.

00:07:51

De desses quatrocentos e dois mil títulos oitenta por cento foram para as mulheres

00:07:58

Mais uma ação das mulheres. Porque a mulher garantia que o homem às vezes vende, né? E por que que o senhor dá a chave da do da casa verde e amarela o senhor entrega pra mulher? É porque o homem pode vender a casa, fazer negócio e a mulher vai cuidar dos filho ali. O homem às vezes sai de casa não leva os filho. A mulher fica com os filhos lá.

00:08:15

Então fizemos isso. Quando você fala por exemplo no auxílio Brasil que vê a substituir o Bolsa Família quanto que vai ser?

00:08:22

é seiscentos. Olha só, o ano passado nós aprovamos quatrocentos de forma definitiva. Sim. Mesmo com o PT votando contra na Câmara dos Deputados. O PT era contra os quatrocentos reais. Queria continuasse em média cento e noventa. Sim. Tinha gente Ratinho ganhava família ganhava oitenta reais por mês. Passou a ganhar o ano passado no mínimo quatrocentos. No corrente ano. Aumentamos

00:08:42

Mais duzentos reais. Então está em seiscentos. E a partir do ano que vem vai ser definitivo. Quer dizer se o senhor for pro presidente vai ter os seiscentos. Seiscentos definitivos já acertado com a equipe do Paulo Guedes. Eu não falo sem conversar com o respectivo ministro. Está acertado com o Paulo Guedes?

00:08:58

Dentro da responsabilidade fiscal manter os seiscentos de forma definitiva. E mais ainda, quando é uma mulher, por exemplo, que é mãe solteira, tá? Ela é chefe do casal, ela ganha mil e duzentos por mês. E se essa mulher ou se esse homem que está ganhando o auxílio do Brasil? Caso venha conseguir o emprego,

00:09:18

Ele não perde o auxílio do Brasil e ganha mais duzentos reais ainda ganha mais duzentos. Por que que o Bolsa Família o PT escravizava o pessoal do Bolsa Família? Porque se ele conseguisse o emprego ele perdia o Bolsa Família no nosso governo. Ele não perde. Ou seja é a saída para o emprego.

00:09:38

Então isso tudo repito, dentro da responsabilidade fiscal você não vai ter aumento no dólar, cair bolsa, eh ter um problema no mercado por causa disso, porque nós fazemos dentro do teto e dentro da responsabilidade. Presidente, quero repetir, seiscentos reais

00:09:55

É um valor que hoje você compra mais sim uma inflação dos produtos de cesta básica. Sim. Você compra muito mais

00:10:02

Do que a média cento e noventa com preço um pouquinho mais barato dos produtos de cesta básica. Então os seiscentos reais de hoje que vão continuar recebendo compra mais do que o Bolsa Família. Muito mais compra-se mais você bota hoje em dia mais levando-se em conta o salário mínimo você bota muito mais gasolina no teu carro

00:10:22

Do que o salário mínimo de governos anteriores. Muito bem. Continuando aqui. Agora eh presidente essa essa

00:10:31

Esses três que o senhor passa como presidente eu vejo que às vezes o senhor discute com com algumas pessoas da imprensa. Vale a pena ser presidente de novo? Eu tenho deixado de conversar com a imprensa pra exatamente não ter estresse. Porque a imprensa bate na ferida o tempo todo em você. A imprensa uma parte né? Da imprensa bate tanto no seu governo. Qual o motivo?

00:10:51

Olha bate em mim desde antes de ser presidente. Me chamavam de tudo. Só não me chamavam de corrupto. Assumiu o governo. Eu trato sempre trazer imprensa com dignidade. Já dei minhas alopradas concordo aqui. Alguma algum órgão de imprensa quer tem hora que o senhor fica meio

00:11:07

É resiliente, resistente. Essa essa que é a intenção. Você não pode ceder. Tá? Você pode ver. Estamos há três anos e meio sem corrupção no meu governo. Não adianta o pessoal querer inventar coisinha aqui. Ah! Tentou comprar vacina. Não comprei.

00:11:23

Aquela vacina Covaxin. Ah o caso do MEC. Aí da onde é que não demos nem um centavo pra prefeito nenhum por parte daquelas pessoas que estavam tentando lá arranjar uma maneira exercer o tráfico de influência.

00:11:35

Três anos e meio sem corrupção. As estatais até há poucos anos davam prejuízo ou lucros baixíssimos. O ano passado chegou a cento e oitenta bilhões o lucro das estatais. O correio Ratinho está dando lucro. Quem diria o Correios foi um grande foco de corrupção

00:11:51

Onde nasceu o Mensalão? Foi lá no Correios em dois mil e quatro que nasceu o Mensalão e hoje o Correio é diferente.

00:11:58

Dalux, correio de hoje dá lucro. Dá lucro. E o brasileiro hoje dá lucro. Diminuindo certas tarifa do correio. Você pode ver o governo é nosso, tem diminuído impostos como diminuímos em trinta e cinco por cento o IPI de quatro mil produtos. Zeramos os impostos federais.

00:12:14

da gasolina, do diesel, do etanol, entre tantos outros impostos e o governo está arrecadando mais. É porque a economia está sendo movimentada. O desemprego está em queda. O PIB está em alta. A informalidade já voltou aos níveis de antes da pandemia. Agora o senhor fez o senhor fez a o senhor fez a reforma da previdência que ninguém acredita

00:12:34

Acabou fazendo a reforma da previdência. Por que que não se faz a reforma tributária pra diminuir mais ainda o imposto? Eu falo com o Paulo Guedes que os vinte e oito anos que eu fiquei dentro do parlamento não tivemos a reforma tributária. Sim.

00:12:45

O Paulo Guedes agora a ideia dele é diminuir o alcance da reforma tributária, fazer por partes. Está caminhando e temos a certeza que temos a possibilidade de ter uma boa reforma não como nós gostaríamos de tê-la no corrente ano.

00:13:00

E também buscar a diminuição da carga tributária. Isso é muito importante porque se paga ainda muitos impostos no Brasil. A ideia do Paulo Guedes, por exemplo, eu falei em reduzir em trinta e cinco por cento o IPI de quatro mil produtos. Ele quer chegar a cem por cento, quer extinguir o IPI.

00:13:17

E você pode ver, alguns governadores reclamam que uma fatia do IPI sempre vai pra eles, esse dinheiro que o cara deixa de gastar pra comprar uma geladeira, um fogão, uma máquina de lavar, uma bicicleta, ele gasta em outra coisa e gera imposto da mesma maneira. Muito bem, olha, na área de segurança

00:13:34

Eu estava vendo eh num jornal eu acho que acho que foi aqui no SBT mesmo. Estava vendo no jornal cinquenta e sete por cento do território do Rio de Janeiro está sendo tomada foi tomado pelas milícias. Como é que o governo federal pode combater isso? Olha primeiro você tinha que ter o apoio do Supremo Tribunal Federal.

00:13:53

Que o supremo decidiu que muitas áreas do Rio de Janeiro a polícia militar não pode agir. Agora esse problema é crônico no Rio de Janeiro desde já muito. Nós trabalhamos muito pra evitar a entrada de armas lá do Rio de Janeiro. Armas pesada. Arma que você compra na casa de comércio por aí não.

00:14:10

É difícil isso. Temos feito, tem crescido no nosso governo a quantidade de operações em conjunto com as vinte e sete unidades da federação, bem como com o trabalho da PF e da PRF. Você pode ver, o nosso governo diminuiu a metade o número de roubo a bancos.

00:14:25

Diminuiu-se a violência em quarenta por cento. A má população ajuda a combater o crime? Olha, se tivesse aumentado eu seria responsabilizado. Os nossos decretos foram baixados com responsabilidade

00:14:37

Dando o direito ao cidadão de bem com critérios comprar uma arma e para alguns

00:14:43

Ter a posse de arma de fogo. A posse inibe a violência. Qual o estado que tem o menor índice de violência no Brasil por cem mil habitantes? Santa Catarina. Por quê?

00:14:53

É o estado que tem mais clube de tiro, é o estado que tem muita gente com posse de arma de fogo também. Inibe. Ninguém hoje em dia vai entrar numa fazenda sabendo que o fazendeiro está armado. Ele pensa

00:15:06

Dez vezes antes. E o bandido também pensa na tua vida. A única coisa que ele tem é a própria vida dele. Mais nada. Então isso tende da violência bastante no Brasil. Uma coisa que o senhor apanhou o seu governo apanhou muito que foi o negócio do meio ambiente né?

00:15:23

Seu governo só viu sofreu severas que o mundo inteiro falando. Artistas do mundo inteiro falando. E essa questão do meio ambiente presidente. Não tem como melhorar isso. Eh esse pessoal que critica

00:15:36

Nunca estiveram na Amazônia. Até brasileiro Ratinho você deve conhecer colega teu que critica já foi na Amazônia já fez uma viagem por exemplo de Manaus a Boa Vista e Roraima nunca fizeram. Não. Oh dois terços do território nacional está da mesma forma

00:15:52

De quando esteve aqui Pedro Álvares Cabral em mil e quinhentos.

00:15:57

Nós preservamos dois terço do nosso território. A região norte do Brasil qualquer proprietário é obrigado a preservar oitenta por cento da sua propriedade. Aqui mais ao sul ele preserva vinte por cento. E você vê mata ciliar e vê manchas verde por aí. Coisa que você não vê na Europa nem nos Estados Unidos. Quem quer dar lição em nós

00:16:16

Não tem moral pra fazê-la porque não cuida do seu meio ambiente. Agora isso é uma briga por produtos do campo. Ou seja, países incentiva a ter essa briga pra desestimular que se comprem produtos do campo.

00:16:29

Eh plantados aqui no Brasil. Essa é uma grande guerra que nós vivemos. É uma realidade. Quem teve a chance. Eu depois de presidente vou à Europa vou Estados Unidos. Você não vê a preservação ambiental por lá. A própria Europa mudou a sua legislação ambiental. A Alemanha voltou a consumir carvão. Energia suja.

00:16:48

Outros países voltaram a ter energia nuclear. Tá? E o Brasil é um exemplo. Hoje nós temos um potencial que o ministro Juca do meio ambiente que nós já começa a sair do papel só costa do nordeste termos

00:17:03

Eh eólica offshore que são as torres dos cataventos nos mares que pode produzir energia equivalente a cinquenta Itaipus. E por falar em Itaipu Ratinho é o estado aí do que você tem um carinho todo especial por ele. Aí está por Binacional era o estado

00:17:18

Do Paraná. O zelo que nós tratamos das estatais tivemos com o Itaipu Binacional. Tanto é verdade com dinheiro da Itaipu nós concluímos agora, só falta inaugurar a segunda ponte do Paraguai. Nós aumentamos em seiscentos metros

00:17:32

Eh o aeroporto de Foz do Iguaçu podendo né? Pousar qualquer tipo de aeronave lá. Já começamos a fazer a segunda ponte de Porto Murtinho pra Carmelo Peralta. A rota bioceânica está traçada no nosso governo. Trabalho, dinheiro.

00:17:47

De Itaipu que no passado você não sabia pra onde ia. Você apenas conhecia Itaipu Binacional como uma empresa que gerava energia. E mais ainda o estado do Paraná. Parabéns ao governador lá. Está numa política própria dele de colaboração. Eh ele conclui agora esse ano oitenta PCHs.

00:18:04

Pequenas centrais hidrelétricas que podem gerar energia pra cidade vinte, trinta, quarenta, cinquenta mil habitantes. Além desses lagos, décimo TCH servir de criação de peixe com tecnologia da Embrapa. Lá no lago de Itaipu está sendo trabalhado pelo

00:18:20

Ei secretário a tua ex-secretário o Jorge Safe lá de Santa Catarina. Sim. Nós praticarmos a piscicultura no lago de Itaipu Binacional dependemos de um OK do Paraguai e nós podemos aumentar em até quarenta por cento o volume de pescado no Brasil.

00:18:37

E pra gente facilitar a questão da piscicultura que vai explodir a partir do ano que vem. Já está decidido que a partir do ano que vem o imposto para a ração de peixe será zerado por sugestão do Jorge Safe secretário

00:18:52

Eh da PEF. Isso tudo acontece que eu tenho um grupo de ministros e de secretários escolhidos por critérios técnicos que tem compromisso com o Brasil e não com o partido político. Presidente a saúde no Brasil sempre foi um problema. Agora tem jeito de melhorar? Tem.

00:19:08

Está melhorando? É? O grande o legado da pandemia que lamenta a voz mas tivemos um legado a quantidade de leitos de UTI pelo pelo Brasil todo. O melhoramento de muitos hospitais. Eh nós aqui eu sancionei o congresso aprovou.

00:19:27

O novo piso para os enfermeiros lamentavelmente está suspeito por uma decisão monocrática do ministro Barroso. Estava cinco a três. Da cinco a três. É eu acho que eu espero que dê seis a cinco pra nós, né? Votou a nosso favor o Cássio Nunes

00:19:41

E o André Mendonça e mais um ministro está cinco a três

00:19:45

Contra eles, tá? Então espero que o supremo não interfira mais uma vez numa coisa que não é competência deles. Eles tem que julgar a questão de constitucionalidade. Isso aqui é outra história. É pro lado de cá que interessa. Então a saúde vai melhorando os tempos.

00:20:00

E a questão das mídias sociais. Houve uma revolução no Brasil. Hoje Ratinho qualquer pessoa do povo aí sabe quem é o deputado, o senador, o vereador o que ele faz que deixou de fazer e participa, critica. Está melhorando muito o Brasil. Ainda com a liberdade

00:20:15

De expressão que nós temos ainda porque algumas pouquíssimas pessoas quer roubar essa nossa liberdade eh de expressão. Bom, mudaram alguns ministros de educação no seu governo, né? Acho que quatro ministros da educação.

00:20:29

É quando muda o ministro da educação não muda toda o sistema educacional presidente? É um ministério que tem gente antiquíssima lá.

00:20:39

De outros governos. A gente costuma falar em grande parte aparelhado. Não é fácil mexer na educação. Nós perdemos dois anos na educação durante a pandemia. Sim. É foi terrível. Eu fui contra fechar escolas.

00:20:52

Eu não fechei a Academia Militar das Agulhas Negras, nem a Academia da Força Aérea nem a Escola Naval. Nenhum cadete foi hospitalizado e nenhum morreu por causa da covid. Porque o jovem é assintomático, mas entenderam o contrário e a decisão não foi minha. Coube a governadores, a prefeitos e a reitores tomar essa decisão. Temos já programas

00:21:11

Nem aplicativo que milhares de municípios tem usado para alfabetizar o jovem. Tem alguns poucos professores tem dificuldade em alfabetização. Hoje sabe com a frente usar com programas patrocinado pelo MEC. Como estamos recuperando esse tempo perdido dois anos. E nós temos realmente o pior índice

00:21:29

Da prova do PISA de educação e nós logicamente você não pode piorar mais, né? Está no último lugar vamos melhorar tenho certeza. Bom a gente a gente vê ah alguns comentários

00:21:41

Ah o presidente se perder a eleição ele não vai entregar o governo. O senhor vai entregar o eleições limpas você não tem que discutir Ratinho. Eleições limpas você não tem que discutir. E o que eu não consigo entender é que qualquer lugar que eu vá do Brasil não é de agora. Desde antes. A gente tinha recebido com muito carinho não só no local do evento bem como no trajetória na trajetória toda. Pessoal pode

00:22:01

E as imagens hoje de Sorocaba. Pode ver as imagens da semana passada no estado de Tocantins. Eh pode ver amanhã que nós estaremos se Deus quiser lá em Presidente Prudente. Como no sábado estaremos aí em Toritama em Pernambuco. Então está numa

00:22:18

Sexta-feira eu vi pela pela cidade onde ela é colonizada sim.

00:22:25

e vou botar em outra cidade também do Paraná. A sugestão foi minha nós temos quase seiscentos mil no Brasil. Eu quero falar pras liderança deles.

00:22:41

Falar comigo o que eles estão sofrendo com a guerra lá. Nós abrimos aqui o Brasil assim como abrimos eh entre outras pessoas que estavam sofrendo venezuelanos venezuelanos

00:22:54

e também abrimos para ucranianos passaporte emergencial. Praticamente falida. Né? O senhor não tem perigo de de o Brasil também entrar nessa eh eu tenho falado por exemplo Venezuela o país mais rico do mundo em petróleo.

00:23:14

E temos um povo mais pobre que o povo haitiano tem de vista as escolhas dos seus representantes. A esquerda, o socialismo, o comunismo não deu certo em lugar nenhum no mundo. O povo argentino optou pela volta da turma do foro de São Paulo. Né?

00:23:30

É aquele pessoal de esquerda e a economia está ladeira abaixo. A proposta do governo pra diminuir o preço da carne é evitar a exportação. A gente sabe que o produtor não vai criar alguma coisa por um preço tal e vender mais barato de forma obrigatória. Ele vai acabar não produzindo mais. Um país também que está com alguma complicação é o Chile.

00:23:49

Que sempre teve arrumadinha e outra agora entrou nesse nessa rota foi a Colômbia. Ratinho se você for em Roraima e ver que chegam seiscentos haitianos em média por dia do Brasil. A maioria mulheres e crianças fugindo da fome. Eles chegam pesando em média menos quinze quilos.

00:24:07

E não traz. Você sabe que o ser humano tem uma parte considerável teu amor pra cão e gato. Eu gosto muito de cachorro. Gato eu não gosto muito mas cachorro eu sou apaixonado. Eles não chegam com nenhum cachorro vindo de lá pra cá. Porque todos são comidos.

00:24:22

Pela fome na Venezuela. Nós não queremos ir. E sabemos que o Maduro é micíssimo do Lula que é amicíssimo do presidente da Argentina que quando era candidato visitou o Lula da cadeia. Que é amigo do atual presidente da Colômbia. É do Chile. Que é amigo Ratinho. Acredite. Do atual ditador da Nicarágua.

00:24:42

Tá? O atual ditador da Nicarágua ele prende padres, fecha TVs e rádios católicos e expulsa freiras de lá. E chama o pessoal esse pessoal

00:24:54

Católico que lá a religião que mais impera o catolicito é simples de fascistas. Expulsa essas pessoas de lá. Nós não podemos deixar que isso chegue no Brasil. Porque o ex-presidente né? Que é candidato falou que cada presidente pode fazer o que bem entender no seu país. Não é bem assim não.

00:25:12

Você está perseguindo o católico lá é sinal que ele pode fazer o mesmo aqui no Brasil. Pode não. Vai fazer. Porque ele disse há pouco tempo que vai botar no seu devido lugar padres e pastor do Brasil caso chegue a presidência. E mais grave vai legalizar o aborto, vai legalizar aqui as drogas eh no Brasil e vai manter a política

00:25:30

E é terrível conhecida como ideologia de gênero. Ninguém aqui é uma filha tua de seis, sete anos de idade vá num banheiro da escola e encontre um molecão de quinze ano fazendo xixi ali no mesmo banheiro aí. Isso não pode. O nosso patrimônio são os nossos filhos. Nós não podemos admitir a volta da esquerda no Brasil.

00:25:50

E o PSOL se lembra há pouco tempo quando começou isso tudo no governo Lula infelizmente. Agora é Marina Silva hoje falou que vai apoiar o Lula. Ela fez algumas eh exigências. Vou falar só uma. Hum. E apavora todo mundo. E o Lula aceitou. Demarcar

00:26:09

Todas as terras indígenas pendentes do Brasil. Que quenhentas novas áreas indígenas. Hoje em dia você tem catorze por cento do território nacional demarcado com terra indígena. Isso equivale à região sudeste. Áreas do estados de São Paulo

00:26:24

Minas eh eh Espírito Santo e Rio de Janeiro. Sim. Dobraria isso. Ao dobrar isso você inviabiliza o agronegócio no Brasil. Muita gente tem fazenda por aí se isso vier acontecer vai perder a sua fazenda.

00:26:39

Vai ser um caos no Brasil. Nós deixaremos de ter a nossa garantia alimentar.

00:26:45

E não teríamos como exportar o suficiente por falta de area pra produzir para que mais de um bilhão de pessoas se se alimente ao redor do mundo. Isso nós não queremos aceitar pro Brasil. Fala de um erro do seu governo que o senhor acha que foi erro.

00:26:59

senhor não é falar alguns palavrões aí de vez em quando e o pessoal leva pra um lado completamente diferente. No resto tudo entendo que corretamente. Como o senhor muito militar, muito durão, é isso? É que eu falei, eu falo palavrão mas não sou ladrão. Então é isso aí, choca algumas pessoas. A maneira de falar um pouco grosseira, né?

00:27:19

Eh o pessoal me critica. Agora pessoal ninguém está procurando um um marido pra casar com ele né? Porque o marido tem que ser o mais educado possível. Você sabe em casa você sabe que a Márcia é minha em casa né? Manda quem pode obedece mandar.

00:27:32

Manda quem pode, obedece quem tem Michele manda na casa. Manda eh se irrita comigo quem manda mais a Laurinha ou Michele? Não a Michele manda, a Laurinha é minha amiga, eu consegui trazer a Laurinha pro meu lado aí eu presidente eu vou fazer essa pergunta que eu acho que é muito importante pro meu público.

00:27:51

No seu próximo governo caso o senhor se eleja nós temos condição de abaixar o preço, o valor da o preço da comida pro povo brasileiro comer melhor e o povo parar de falar que tem trinta milhões de pessoas passando fome? Ratinho, ah o preço do alimento explodiu no mundo todo.

00:28:09

No Brasil foi que menino cresceu bastante. Sim, mas o que foi menos cresceu. E os sinais já estão aí. O óleo de soja estava treze reais o litro. Está menos da metade disso. Os produto da cesta básica nós zeramos impostos federais e em de forma definitiva. Com incremento da agricultura familiar

00:28:28

Que quem realmente ajuda a levar comida pra mesa do trabalhador isso vai continuar caindo. Nós demos quatrocentos mil títulos. Mais títulos que Lula, Dilma e Temer juntos no Brasil. Ou seja, o Brasil está crescendo, os alimentos vão cair de preço e ninguém precisa ser preocupado com o desabastecimento.

00:28:46

Ou falta de alimento que é a mesma coisa. Vou te dar dois minutos presidente. Aliás já tem todos continua aí. Continua desse jeito porque acabado a transposição em dois mil e doze. Não acabou. Desviou-se dinheiro e não se fez nada. Assumimos o governo.

00:29:05

A transposição do São Francisco em grande parte devemos ao ministro Rogério Marinho do Rio Grande do Norte. E concluímos essa obra que estava parada. Por quê? Não roubamos. Fizemos o que tinha que ser feito.

00:29:18

Quando você fala em Pix por exemplo, nós transformamos mais de aliás eh uma notícia boa que o Banco Central o Brasil vendeu o Pix, a tecnologia do Pix

00:29:28

Mas não sei se o senhor está sabendo mas o Banco Central vendeu para Colômbia hoje pra Colômbia Canadá, Estados Unidos? É não, Colômbia, Canadá e mais um eu não vou não vou Cida. É o que acontece? Três piques deu certo. O Pix foi criado pelo nosso Banco Central em dois mil e vinte. Eh quando nós criamos o auxílio emergencial

00:29:47

Alguns queria que desse dinheiro pro prefeito. Não. Nós demos diretamente pra população. Porque até desvio à vontade, né? E grande parte dessa população que recebeu nunca tinha tido uma conta. No banco passou a ter. Daí ele ficou com aquela conta na mão sem saber o que fazer. Daí o

00:30:02

Nosso governo via Banco Central teve a ideia de criar o PIX. O Pix hoje são mais de cem milhões de pessoas que usam e detalhe Ratinho não tem taxa. Você quando queria tantos filhos de ano passado você pagava não tem taxa e automático. Os banqueiros não gostaram muito. São mais de um bilhão de movimentações por mês.

00:30:20

Não tem taxa e não vai ter taxa eh no meu governo. Então o Pix ajudou a movimentar a economia do Brasil também. E também você pode ver estamos aposentando o caixa eletrônico. O cara do comerciante que funcionava até depois do horário de fechamento do banco ele continuou

00:30:36

Tá? E quando ele deixava sacar o dinheiro ali não era assaltado e acabou o programa pra ele. É um programa trinta minutos só. Presidente muito obrigado. Obrigado. Né? Muito obrigado presidente e boa sorte aí nas eleições.

00:00:00 / 00:30:57
1x