Botão voltar Discurso de Lula após caminhada em Maceió (AL)
01:15:07

Queridos companheiros da imprensa.

01:15:19

Querido Papai Noel era pai querido companheiro Vital Filho querido comparecendo Paulo Duda o nosso querido companheiro

01:15:37

Querido Ronaldo Lessa, deputados que estão aqui nessa de todos, eu só conheço bem o Paulão que está aqui. Mas olha, a a razão

01:15:52

Pela qual eu tô fazendo essa viagem pro Nordeste eu fiz no Rio de Janeiro terça-feira, vocês viram que eu fui no Complexo do Alemão, depois eu fui em Belford Roxo

01:16:08

Depois eu parti direto pra Bahia, hoje eu fui pra Sergipe, estou em Maceió e saio da depois eu volto pra cá, dá pra me preparar no sábado para o debate. O debate

01:16:27

A razão pela qual eu tô fazendo essa viagem é uma viagem de agradecimento. Eu quero do fundo do meu coração agradecer a cada mulher, a cada homem de Alagoas

01:16:44

Que votou em mim no primeiro turno e que votou no Paulo Dantas pra governador. Eu sou muito, mas muito, muito sensível ao gesto democrático de vocês e a confiança que vocês depositaram em mim

01:17:04

Quase que a gente quer no primeiro turno. Faltou um ponto pra gente acabar com a eleição. Mas eu acho que Deus que me me colocar a prova eu vou ter que disputar o segundo turno. Aliás, todas as eleições que eu disputei o PT

01:17:23

A gente foi pro segundo turno, a gente foi pro segundo turno em oitenta e nove com o Collor, cês tão lembrado? Depois de noventa e quatro e noventa e oito o Fernando Henrique Cardoso ganhou no primeiro turno, mas também ele não participou de nenhum debate.

01:17:38

Em dois mil e dois nós fomos pro segundo turno, dois mil e seis pro segundo turno, dois mil e dez pro segundo turno, dois mil e quatorze pro segundo turno, dois mil e dezoito pro segundo turno. E agora outra vez. E toda vez que eu fui, eu ganhei e vou ganhar dessa vez agora.

01:17:55

Mais uma coisa que eu queria contar pra vocês possivelmente não tenha tido

01:18:09

Possivelmente não tenha tido nenhuma repercussão.

01:18:24

Mas eu fui o único presidente da história deste país que ao terminar o meu mandato protocolei em cartório todas as coisas que nós fizemos nesse país, todas.

01:18:40

Para que a gente quando tiver uma disputa, a gente possa dizer pros nossos adversários o que que nós fizemos. E veja, eu estou disputando uma eleição com um cidadão que não gosta de nordestino.

01:18:58

Essa semana ele disse que eu só ganho as eleições no Nordeste porque o Nordeste só tem analfabeto. E eu tenho orgulho.

01:19:16

Primeiro orgulho de ser nordestino. E sair do Nordeste com sete anos de idade pra não morrer de fome. Mas eu tinha uma obsessão quando eu era presidente da república

01:19:35

Eu nunca me conformei com o fato do Nordeste aparecer nas páginas de jornais como a região que tinha mais criança desnutrida. Eu ficava horrorizado quando eu via nos jornais o Nordeste.

01:19:52

Aparecer com os o a região que tinha mais crianças deixando de ir na escola. Eu ficava horrorizado quando dizia que o Nordeste tinha mais analfabeto. Eu ficava horrorizado quando diziam que o Nordeste

01:20:10

Era o estado que tinham menos autores, menos mestres, menos universidade e menos estudantes da universidade. Eu ficava horrorizado quando dizia que o Nordeste passava fome

01:20:25

E às vezes se fazia frente de trabalho para pagar trinta reais por mês pra um trabalhador tirar pedra dum lugar, colocar outro sem produzir nada. E eu pensava assim, não é possível, não é possível que Deus tão generoso.

01:20:41

Num olhe pro Nordeste com carinho que olha pra outra região, o povo do nordeste é um povo trabalhador, o povo do nordeste durante os primeiros trezentos anos de descoberta no Brasil ela é a região mais rica desse país. Aliás,

01:20:59

Foi no Nordeste que nós tentamos fazer a independência antes da independência acontecer. Quem é que não lembra da revolução de mil oitocentos e dezessete, Pernambuco? Quem é que não lembra da Confederação do Equador que envolvia vários estados inclusive Alagoas.

01:21:18

E eu resolvi então que era preciso cuidar do Nordeste e tenho orgulho, vou te dizer uma coisa, Paulo. No nosso período de governo, nós investimos no Nordeste setecentos e trinta e um bilhões de reais em obra de infraestrutura.

01:21:37

Só no programa Minha Casa Minha Vida nós investimos cento e quatorze bilhões de reais no mais importante programa habitacional já feito nesse país. Mas e aqui em Alagoas o que que foi feito? Vamos ver.

01:21:57

Aqui é Alagoas, quatrocentas mil pessoas recebeu Bolsa Família, cento e sessenta e cento e sessenta e quatro mil novos postos de trabalho, setenta e cinco moradias entregue no Minha Casa Minha Vida, cinquenta e nove mil cisterna para consumo e produção.

01:22:14

Noventa e cinco mil famílias beneficiadas pelo Luz pra Todos, trinta e três mil alunos beneficiados sem

01:22:23

Universitários e todos Instituto Federais setecentos e setenta e um ônibus escolar, oitocentas bicicleta, duzentas e vinte e nove vagas em setenta e três municípios para o mais médico.

01:22:40

É apenas um exemplo, aqui em Alagoas no nosso governo foi investido trinta e quatro bilhões e novecentos milhões de reais.

01:22:49

Minha casa, minha vida, onze bilhões de reais, ou seja, eu posso olhar na cara de cada um de vocês, eu num esqueço nunca Renato, quando esse Estado tinha um Governador chamado puro agir e o Maran era o ministro da finanças.

01:23:09

em Brasília buscar dinheiro, o malan não deu dinheiro, ele voltou e abandonou o governo dizendo que não dava pra governar Alagoas, porque Alagoas era muito pobre e tinha muito problema. Pois bem,

01:23:26

Eu lembro, eu lembro que eu tomei a decisão de cuidar do Nordeste como se eu tivesse cuidando da minha família. Primeiro, o Nordeste estava precisando de oportunidade.

01:23:44

O Nordeste tava precisando de ter indústria. O Nordeste tava precisando de política de turismo, o Nordeste tava precisando melhorar o nível de formação intelectual e profissional do povo do nordeste.

01:24:02

E aí eu comecei a investir em universidades, eu comecei investir em camping, comecei a investir em escolas técnicas e eu tenho orgulho de ser o presidente que mais investiu em educação no Nordeste.

01:24:19

E podem pesquisar em todas as universidades brasileiras e até no museu nacional. Eu duvido que tenha na história república

01:24:36

De Marechal Deodoro da Fonseca, alguém que colocou metade do dinheiro que eu coloquei no estado de Alagoas. Não coloquei por piedade não. Eu coloquei porque eu tinha certeza.

01:24:55

E o Paulo fez e dizia, ô Lula, se o povo comer o povo fique inteligente. Ninguém é burro, Renan. O problema é que tem alguns que comem demais e outros que não come nada. Se der comida pro pobre, ele vai ficar inteligente.

01:25:14

E outra coisa que ele falava, Lula, a fome é feia, uma pessoa que tá passando fome ela não pode ficar bonita, porque a fome vai desfigurando a face dela. Todo mundo tem o direito de comer pra ficar com a bochechinha cheia, gordinho, bonitinho, toda criança

01:25:34

E aí do que nós queremos pra esse país? O que é que nós queremos? Nós queremos ter o direito de ter uma casa pra morar. Nós queremos ter o direito de estudar. Nós queremos ter o direito de trabalhar e receber um salário digno.

01:25:49

Nós queremos que o salário mínimo aumente todo ano acima da inflação e no meu governo aumentar, mas é que isso aumentou. Nós queremos ter o direito de comprar um carrinho nós queremos ter o direito de comprar um computador pro nosso filho um celular.

01:26:09

Nós queremos ter o direito de viajar de avião porque quando as pessoas mais pobres começam a viajar os mais rico começa a viver com o aeroporto virou uma rodoviária.

01:26:24

E eles não sabem que as pessoas mais humilde ninguém nasceu pra ser pobre e ninguém quer ser pobre. Ninguém tem orgulho de ser pobre. Eu não bato no peito, eu sou pobre, eu gosto não

01:26:42

Eu quero melhorar de vida. Eu quero ser da classe média. Eu quero ganhar bem, quero estudar bem, quero morar bem. Eu quero ter acesso à cultura, eu quero poder ir ao teatro, eu quero poder ir ao cinema.

01:26:59

Eu quero comprar televisão moderna, é isso que nós queremos. Hoje nesse país Paulo, nesse país quem ganha seis mil real é considerado rico, quem ganha dez mil reais está entre os dez mais rico desse país.

01:27:17

Olha que loucura, se o cara ganhar cem mil reais e pagar dois e meio de aluguel, ele não vai somar muito pra ele comer não. Eles acham que nós gostamos de ser pobre, eu por Deus do céu. Eu gosto que a pessoa tome café, almoce, jante.

01:27:37

E se tiver e se tiver como diz o nordestino uma bolachinha, uma tapioca, um biju pra comer antes de dormir ainda é muito melhor. É isso que nós queremos.

01:27:56

Nós queremos que a mulher brasileira a partir de eu voltar ao governo nós vamos regular a lei e a mulher brasileira vai ganhar igual o homem se ela exercer a mesma opção. Isso está na constituição Renan.

01:28:13

Já foi o balé e festa passou no Senado, tá na Câmara, é preciso a gente ter responsabilidade, a mulher ela aprendeu a ir pro mercado de trabalho, procurar emprego pra ajudar a família.

01:28:27

Mas nós homens ainda não aprendemos ir pra cozinha, ajudá-los a fazerem de casa. E é preciso que a gente evolua para que a gente possa construir no casamento uma coisa sadia, uma coisa harmônica

01:28:45

Você falou da Lei Maria da Penha, a Lei da Maria da Penha foi feita quando eu era presidente da república. Eu queria dizer pra vocês uma coisa, a mulher não aceita, não quer

01:29:02

E não pode ser tratada como objeto de caminesa. A mulher quer ser sujeito da história, ela quer fazer política, ela quer trabalhar fora, ela quer ter lazer, ela quis viajar.

01:29:18

Quem é que inventou essa história de homem é sexo forte e mulher é sexo forte? Aqui, aqui nesse estado teve uma mulher que bateu no marido com toalha. Não, porque as mulher quando elas querem, as muié quando querem elas são briguenta, gente.

01:29:38

Eu fico pensando às vezes tem uma enquete com vizinho, o marido não abre a boca, quem é de lá fora Ariba lá é a mulher que enfrenta. É a mulher que inventa. Então, nós vamos tentar mostrar pra vocês que esse país pode ser

01:29:57

Reconstruído. Eu tenho orgulho do tempo que eu fui Presidente da República. Eu tenho orgulho. Foram vinte e dois milhões de empregos criados com carteira profissional assinada.

01:30:11

Trabalhador pelo direito a férias, décimo terceiro, descanso semanal remunerado. Eu tenho orgulho que foi no no meu governo que a gente descobriu o pré-sal a maior já vida de petróleo do século vinte e um. Talvez não tenha outra mais

01:30:29

Porque esse petróleo que nós descobrimos está a sete mil metros de profundidade e diziam que a gente não ia poder explorar porque era muito caro. Hoje o barril de petróleo tirado de sete mil metros de profundidade

01:30:45

Custa o mesmo preço do barril de petróleo da Arábia Saudita. Aí resolveram inventar a história da Lava Jato pra vender a Petrobras e destruir as nossas empresas de engenharia. A história, a história vai ser contada e ela não é contada de uma só vez.

01:31:03

Aquela estupidez da Lava Jato criou quatro milhões e quatrocentos mil desempregos. Deixou de arrecadar o estado cinquenta e oito bilhões de impostos e duzentos e setenta bilhões deixou de ser investido para favorecer

01:31:20

A sandice de alguns canalhas nesse país. Eu tô aqui de cabeça erguida e quero dizer alto e bom som, não vamos privatizar a Petrobras. Não vamos privatizar os Correio

01:31:39

Não vamos privatizar o Banco do Brasil. Nem a Caixa Econômica, nem o BNB, o Banco do Nordeste vai ser privatizado. O que nós queremos dizer é que o Estado vai voltar a ser indutor da economia.

01:31:59

O Estado vai financiar com crédito micro, pequeno e médio empreendedorismo. Quem quiser inventar começar um negócio vai ter Creta juro barato pra pessoa começar o seu negócio.

01:32:15

Se uma mulher quiser fazer uma loja, quiser fazer doce, quiser fazer pão, quiser fazer lavanderia, quiser fazer Instituto de Beleza, o cara quiser fazer, nós vamos colocar crédito à disposição para que esse país volte a crescer em gerar oportunidade de emprego pra todo mundo.

01:32:34

Se todo mundo puder ligar o celular, a luz do celular, nós vamos ver que isso aqui vai ficar mais bonito que o Maracanã.

01:33:04

Tá bonito. Tá bonito. Parabéns Presidente. Gente, a luz da esperança. Eu queria dizer pra vocês que o Brasil vai ser reconstruído.

01:33:22

E eu vou dizer pra vocês algumas coisas que vão acontecer nesse país. A primeira coisa é que o salário mínimo vai voltar a aumentar todo ano.

01:33:35

A segunda coisa é que o nosso aposentado vai ser tratado como respeito pelo que ele fez pelo país quando tava trabalhando. A terceira coisa que nós vamos gerar emprego e quero dizer pra vocês

01:33:53

Que nós vamos acabar com a fome nesse país. Esse povo vai comer. Nós vamos começar retomando quase quatorze mil obras do PAC que foi paralisada depois do golpe contra a Dilma e nesse governo agora. Nós vamos recomeçar essas obras

01:34:13

Para gerar empregos para milhões de brasileiros. Quero dizer pra vocês que nós vamos ter crédito para agricultura, para agricultura familiar. Quero dizer pra vocês que a gente vai votar e investir em universidade nesse país.

01:34:32

Quanto mais universidade, quanto mais jovem na universidade, melhor. Eu não estou preocupado com a dívida do FIES. Porque a gente às vezes empresta dinheiro pra muita gente. Mas não tem dinheiro mais importante do que emprestar.

01:34:50

Para o adolescente se formar profissionalmente porque ele vai devolver ao país. Eu não quero que o Brasil continue exportando commodity soja, milho, trigo ou exportando minério de ferro. Eu quero que o nosso jovem estude

01:35:09

Para que a gente exporte conhecimento, inteligência, tecnologia, e esse país nós já fizemos uma vez e vamos voltar a fazer outra vez.

01:35:23

E quem não gosta do Nordeste se prepare porque o Nordeste vai continuar sendo tratado com respeito e com decência. O povo do nordeste merece ser tratado. Outra coisa que eu vou fazer

01:35:42

Vou recuperar o Ministério da Cultura e em cada capital do em cada capital desse país vai haver um comitê cultural para que a gente possa a cultura e voltar com os pontos de cultura. Quero dizer pra vocês

01:36:01

que no meu governo vai ter muita mulher no ministério. Muito. Quero dizer que eu vou criar o ministério da igualdade racial outra vez para que a gente possa continuar lutando contra o preconceito estrutural nesse país. Quero dizer pra vocês

01:36:21

Que nós vamos criar o ministério dos povos originários vai ter o indígena ministro nesse país. Quero dizer pro povo de Alagoas que acabou

01:36:36

Acabou ocupação de terra indígena pra fazer garimpo ilegal. O que nós precisamos é organizar os nossos trabalhadores, os nossos empresários do agronegócio

01:36:52

De que nós temos no Brasil trinta milhões de hectares de parto degradado. Ao invés da gente derrubar uma árvore, a gente recupera essa terra, a gente pode dobrar a produção que nós temos hoje. E a Amazônia num vai ser transformada num santuário da humanidade?

01:37:10

A Madonna vai ser transformado, sabe? No local de muita pesquisa, porque nós precisamos extrair da riqueza da biodiversidade, quem sabe material para uma indústria para a indústria de fármaco e quem sabe para a indústria de de cosmético

01:37:29

Hoje manter uma árvore em pé fica muito mais rentável pro Brasil do que tentar derrubar uma árvore. Nós vamos estabelecer com os governadores uma política agrícola de baixo carbono e vamos exigir que os países ricos paguem

01:37:46

Aquilo que nós estamos fazendo para preservar a Amazônia e por último companheiros e companheiras, por último eu quero dizer pra vocês que nós vamos voltar a sermos protagonista internacional.

01:38:04

Os Estados Unidos vai nos respeitar e nós vamos respeitar eles. A China vai nos respeitar e nós vamos respeitar a China. A gente vai respeitar a União Europeia e eles vão nos respeitar.

01:38:19

Porque o Brasil é um país que não tem contencioso, a gente não briga com ninguém, a gente gosta de tratar todo mundo bem. O Chico Buarque uma vez disse, eu gosto do PT porque o PT não fala grosso com a Bolívia, nem fala fino com os Estados Unidos, o Brasil fala.

01:38:38

Tua voz do tamanho do povo brasileiro. Quero terminar Renan dizendo pra você que o trabalho que você fez como relator da CPI é uma obra prima que vai ficar para a história do Brasil e através daquele relatório

01:38:56

Que a gente vai colocar padroeiro na cadeia, é através daquele relatório e da quebra do sigilo de cem anos do Bolsonaro que a gente vai ver quem é honesto nesse país. Quero dizer Renanzinho, quero dizer que você

01:39:14

Você e uma olha o Nordeste produziu uma safra de governadores, motivo de orgulho pro mundo. Renan e Alagoas, Flávio Dino no Maranhão, Paulo Câmara em Pernambuco, Wellington em Piauí,

01:39:30

Camilo no Ceará, Rui Costa na Bahia, Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte, ou seja, toda essa gente é governador e o governador é de primeira qualidade, por isso o Nordeste está de parabéns e tendo produzido tantos quadros qualificados.

01:39:49

No mais querido Paulo Dantas. Eu sei o que você tá passando, não sou advogado, não vou me meter. Mas eu posso dizer pra você, na minha opinião

01:40:08

Todo mundo é inocente até prova em contrair. Esse essa condenação precipitada sua me cheira a minha condenação.

01:40:23

Ou seja, por que que eu fui condenado exatamente pra evitar que eu fosse candidato em dois mil e dezoito? Quem é que tem interesse de evitar que você seja candidato? Alguém.

01:40:42

Alguém, eu não vou dizer o nome, mas a verdade é que você deve ter um esquema nesse estado que pertence a oposição, que não gosta do governo progressista que quer evitar que você continue as obras tão importantes feita nesse estado.

01:41:00

Por isso eu fiz questão de vir aqui tinha pessoas que diziam Lula num vai Alagoas não porque o candidato lá tá subjunto se ele foi condenado. Eu quero dizer pra vocês eu jamais deixarei um companheiro no meio do caminho. Jamais.

01:41:18

Eu tomei a decisão de vim pra mostrar minha solidariedade, minha confiança, sabe? E que você seja julgado, seja investigado recentemente depois que você for julgado, tiver em prova contra você, pode se condenar.

01:41:36

Mas condenado pra você não ser candidato é um erro que já cometeram comigo por isso no dia trinta de outubro gente eu faço aniversário dia vinte e sete quem lembrar? Quem lembrar não precisa me dar presente dia vinte e sete

01:41:54

Me dê um votinho de presente no dia trinta de outubro e aproveito, der o voto no quinze do companheiro Paulo Dantas pra gente fazer vaga e cabelo aqui nesse estado. Minha gente de Alagoas.

01:42:11

Um beijo no coração de cada mulher, de cada homem, um abraço forte e até a nossa vitória se Deus quiser no dia trinta de outubro. É o presidente Lula

01:15:07 / 00:27:19
1x