Botão voltar Discurso de Lula após caminhada em Ribeirão das Neves (MG)
01:36:45

Companheiros e companheiras estado de Minas Gerais, de Belo Horizonte, de Ribeirão das Neves. É com muita alegria que eu começo as minhas palavras

01:37:02

Agradecendo a cada homem, a cada mulher se dependesse de Ribeirão das Neves eu teria ganho as eleições no primeiro turno. Mas essa nossa de hoje.

01:37:20

Ela tem uma razão de ser e eu queria explicar pra vocês milhões de pessoas que não foram votar no dia no dia dois de outubro. em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

01:37:36

Nós temos trinta por cento dos jovens que tiraram o título de eleitor, que não foram votar. temos outros milhões que não foram votar por qualquer razão, uns porque não queria, outros porque não tinha dinheiro do ônibus, outro porque não tinha sido convencido por nós.

01:37:55

Então eu queria começar dizendo pra vocês, nós temos de segunda a sábado conversar com essa gente e explicar porque que essa gente tem que votar e porque que eles tem que derrubar esse fascista que governa o nosso país?

01:38:14

Primeiro a gente tem que lembrar que esse país já teve qualidade de vida melhor, a gente tem que mostrar que esse país já teve mais democracia.

01:38:26

A gente tem que mostrar que esse país o salário mínimo aumentou setenta e quatro por cento no nosso governo. A gente tem que mostrar que o salário mínimo aumentava todo ano e faz quatro anos que não aumenta o salário mínimo, prejudicando os aposentados, prejudicando as pensionistas.

01:38:44

E prejudicando o pessoal, sabe? As pessoas com deficiência que recebe aposentadoria, os portanto deixa eu falar uma coisa pra você, tem uma menina negra que tirou o diploma aonde que você se formou.

01:39:02

Eu quero dizer pra vocês nós tivemos algumas coisas que nós precisamos nos recordar pra gente saber é que a gente não pode permitir que um governo desumano como o Bolsonaro

01:39:21

Continue governando esse país, esse ano por exemplo ele não comprou livro didático para os nossos estudantes, mas ele passa todo dia ensinando o povo a comprar arma, ele tira foto com criança armada,

01:39:37

E armas não educam, armas matam e por isso que a gente tem que ser contra esse governo. Entre governo importante vocês lembrarem, a Bia é professora, ela sabe a a Simone é professora

01:39:55

No nosso governo o MEC era o maior comprador de livro do mundo e a gente distribuiria por ano dezesseis milhões de livros para o ensino médio nesse país.

01:40:07

Somente investido na educação

01:40:09

É que a gente pode sonhar que daqui alguns anos esse Brasil vai ser um país mais generoso com o seu povo.

01:40:17

Porque as pessoas estarão melhor formadas, melhor qualificada e a gente não vai ser apenas exportador de soja, de milho ou de minério de ferro. A gente vai ser exportador de inteligência, de conhecimento a nossa meninada vai pra universidade.

01:40:36

todo ano tem uma notícia de corte e dinheiro pra educação, lembrar do que no nosso governo nós triplicamos o orçamento da educação. Vocês tão lembrado do PROUNI, do FIES, do Reune, vocês tão lembrado que quando nós chegamos na previdência

01:40:56

tinha três milhões e meio de estudantes quando nós deixamos tinha oito milhões e meio de estudantes na universidade, pouco, mas a gente pode fazer mais. Eu quero que vocês saibam que nós temos o direito de acreditar num Brasil melhor

01:41:15

Num Brasil de esperança, num Brasil de sonho e nós vamos voltar a governar esse país porque nós vamos fazer mais universidade, mais escolas técnicas e melhorar o ensino fundamental.

01:41:29

Nós vamos fazer com que esse país cuide da educação, até a universidade, porque não é possível a gente continuar perdendo para países como China ou Chile em quantidade de pessoas na universidade. e companheiras

01:41:49

Eu acho que todo mundo está compreendendo nós queremos alguém que governe esse país, alguém que tenha no coração paixão.

01:42:02

Muita fraternidade, que seja humanista, alguém que compreenda o sofrimento das pessoas mais humildes, alguém que sabe o que é o sofrimento de um casal.

01:42:14

Que paga sabe? Quatrocentos ou quinhentos reais de aluguéis quando só ganha um salário mínimo. É por isso que a gente vai voltar a fazer o Minha Casa Minha Vida para garantir casa subsidiada para as pessoas mais pobres, para as pessoas que ganham menos.

01:42:32

É por isso que nós vamos votar e investir mais em universidade, mais escolas técnicas e é por isso que a gente vai votar a fazer com que esse país possa ter condições de sobreviver, não tem explicação nenhuma, não existe explicação.

01:42:50

Esse país é o terceiro produtor de alimento do mundo. Esse país foi o primeiro país que produz proteína animal, carne, de frango, carne de gado.

01:43:03

cara de carneiro, cari de cabrito, ou seja, não é possível que tenha pessoa em açougue pegando outro porque não tem dinheiro pra comprar um quilo de carne. Não é possível ter trinta e três milhões de pessoas passando fome, quando o Brasil é o terceiro maior produtor de alimento do mundo.

01:43:22

Na verdade falta outra coisa a não ser vergonha na cara de quem governa esse país, que não tem sensibilidade para cuidar do nosso povo. e eu quero que vocês saibam que não é a Janja, não é a Simone.

01:43:40

E num é a Marina, nem o companheiro do Partido União Popular que vai resolver esse problema. somos nós que vamos ganhar essas eleições. São vocês que tem que ganhar essas eleições.

01:43:55

É o povo brasileiro que tem que dizer que quer restabelecer a democracia. É o povo brasileiro dizer que quer comer três vezes ao dia. o povo dizer que quer melhorar a qualidade da saúde, trazendo de volta o Mais Médicos.

01:44:14

É o povo dizer que quer mais trabalho e salário com mais dignidade.

01:44:20

Eu sou capaz de adivinhar

01:44:38

o pensamento de uma mulher que está aqui. O que que a gente quer na verdade? quer ter uma casinha pra morar. gente quer ter um emprego e um salário que der pra gente sobreviver. A gente quer escola de qualidade pras nossas crianças.

01:44:58

A gente quer ganhar o suficiente pra comprar roupinha nova pro nosso filho ir pra escola. A gente quer ganhar pra garantir que o nosso filho possa tomar café, almoçar e jantar. Mas a gente quer mais.

01:45:13

A gente quer a casa, mas dentro da casa a gente quer colocar coisa boa na casa, a gente quer televisão, a gente quer computador, a gente quer telefone no celular, a gente tem o direito de ter um carrinho, por que é que o pobre não pode comprar um carro?

01:45:29

Só pra vocês saberem, mil e dez a gente vendia três milhões e setecentos mil carros por ano. Em dois mil e vinte e dois a gente tá vendendo metade do que a gente vendia em dois mil e dez

01:45:48

A massa salarial caiu, os trabalhadores estão ganhando menos, a carteira verde e amarela é uma vergonha, porque aquilo não é emprego, aquilo é bico, aquilo é uma coisa temporária que num dá garantia pro trabalhador brasileiro. quero um país

01:46:06

Sabe mais justo que o povo possa decidir como fazer as coisas. É por isso que nós precisamos de alguém que tenha amor

01:46:16

Alguém que enxerga o povo como um semelhante, alguém que não trata o povo como se fosse um ser inferior como um canalha, tratou a Marina ontem a noite no restaurante.

01:46:28

Certamente esse cara que ofendeu a Marina deve ter muita ficha na polícia, porque é um cara que tem coragem de chamar uma mulher de vagabunda, é porque ele é um vagabundo, é ele que não presta.

01:46:42

Companheiros e companheiras, coisa importante que no nosso governo vai ter o ministério dos povos originários.

01:46:58

Vai ter uma índia ou índio ou indígena ou uma indígena se candidatando pra ser ministro. A gente vai ter que ter indígena na FUNAI.

01:47:11

A gente vai ter que ter indigna na FUNASA da mesma forma que a gente vai retirar o Ministério da Igualdade Racial forma que a gente vai recuperar o Ministério da Cidade.

01:47:25

Da mesma forma que a mulher vai ter o seu ministério e quem sabe muitos outros ministério. Mas uma coisa importante que eu quero que vocês saibam é que a gente vai fazer um governo

01:47:39

Compartilhando com a sociedade. Nós vamos voltar a fazer as conferências nacionais para que a gente decida as políticas públicas que temos que colocar em vigor nesse país. Nós precisamos de um governo humano

01:47:55

Nós precisamos de alguém que esteja coração, que tenha humildade e que seja humano.

01:48:01

que respeita as pessoas, que não fale tanta mentira como fala o atual cidadão que está lá. Por isso, companheiros e companheiras, eu quero me despedir de vocês e vou sair correndo porque o aeroporto de São Paulo tem uma coisa que pra gente descer lá é horário marcado,

01:48:21

Não chegar na hora a gente vai descer em outro aeroporto. Por isso que eu vou sair daqui correndo um pouco. Mas eu queria dizer que vocês devem visitar cada companheiro ou companheira que você sabe que não votou e pediu voto para nós mesmo.

01:48:38

Pediu voto para a democracia, pediu o voto contra o fascismo e pediu voto pro povo brasileiro ficar até respeitado.

01:48:47

No nosso governo a mulher será tratada com respeito. A mulher não será tratada como objeto de cama e mesa. A mulher vai ser tratada como agente da história.

01:49:01

como sujeito da história que tem direito de fazer o que quiser, fazer política, ter o direito de fazer o que ela quiser e não tem que pedir licença pra homem nenhum e muito menos pra governo. companheiros, eu me despeço dando um beijo no coração de cada mulher e de cada homem

01:49:21

Agradecendo ao povo de Minas Gerais pela vitória no primeiro turno e a fé que nós vamos ganhar mais voto ainda no segundo turno. Um abraço e um beijo no coração.

01:36:25 / 00:13:11
1x