Botão voltar Discurso de Lula durante ato em Curitiba
01:19:30

Queridas companheiras de Curitiba, queridos companheiros de Curitiba, meu querido companheiro Requião se Deus quiser futuro governador do do estado do Paraná minha querida companheira Dilma

01:19:49

A mulher mais injustiçada desse país por desejo da elite financeira deste país, companheiros, candidatos, companheiras candidatas. Eu queria dizer pra vocês da alegria de estar aqui porque tem gente que pensa

01:20:09

Que eu fiquei com ódio de Curitiba porque eu fiquei preso aqui. Se vocês soubessem a cadeia me fez aprender a amar Curitiba porque foi aqui na cadeia que eu conheci a Janza e foi aqui

01:20:28

Que nós decidimos nos casar. Então, eu tenho gratidão por Curitiba, tenho respeito por Curitiba e tenho muito mais carinho por homens e mulheres dessa cidade, desse estado.

01:20:43

Que não fizeram isso aqui, que não mediram esforços para ficar quinhentos, oitenta dias pedindo a minha liberdade e gritando. Hoje eu fiquei emocionado porque eu recebi aqui no palanque o homem que era um médico cardiologista, que ia me visitar na cadeia.

01:21:02

Então, eu recebi uma companheira mulher que contribuiu muito com a vigília, além de outras pessoas que eu já abracei. Então, eu quero começar dizendo, obrigado, Curitiba, por tudo que vocês fizeram por mim e pelo Brasil.

01:21:20

Quero dizer pra vocês que eu estou aqui também por causa desse companheiro aqui. Quando quando eu fui visitar o Papa

01:21:35

Eu fui visitar o Papa para discutir com o Papa Requião uma campanha de indignação contra a fome e a miséria que envolve novecentos milhões de seres humanos no mundo. Depois que eu falei com o papa

01:21:53

Eu fui falar com o Conselho Mundial das Igrejas para que a gente pudesse fazer uma campanha no mundo inteiro, porque comer é um direito mais elementar que existe na face da Terra. Comer tá garantido na Bíblia.

01:22:11

Tá garantido na Constituição, tá garantido na declaração universal e deveria tá garantido, sabe? Na palavra de cada pessoa que governa uma cidade, um estado ou um país. Comer é o mínimo necessário.

01:22:28

E a gente precisava fazer uma campanha de indignação. Lamentavelmente quando eu votei da Europa estava o covid. E aí eu fiquei dois anos dentro de casa sem sair. E por isso companheiros

01:22:47

Eu enchia os da Gleisi Hoffmann que eu queria ver a boca maldita. Vocês não sabe o quanto eu dizia pra companheira Gleice, eu quero ir é na boca maldita. Dizem que aquele Estado é bolsonarista.

01:23:06

Pois é lá que eu quero ir na boca maldita. Pra conversar com o povo do Paraná pra conversar com mulheres e com homens numa espécie de centro nervoso de Curitiba.

01:23:23

A primeira vez que eu vim aqui nos anos oitenta diziam pra mim, lá é o lugar de futrica, tudo que você quiser saber da política do Paraná você entre num bar, na boca maldita que você vai saber e eu tô aqui hoje

01:23:41

Não pra fazer futrica, eu tô pra ter uma conversa com vocês muito séria. Primeiro sobre esse companheiro aqui. Eu um dos dias mais feliz da minha vida foi o dia que esse companheiro aos oitenta anos de idade

01:24:00

Se filiou ao Partido dos Trabalhadores. Eu tenho dito em vários lugares há muitos anos que um cidadão como requião existe poucos cidadãos com caráter.

01:24:20

Com com a honradez e com o compromisso com o povo mais necessitado do que o companheiro Riquelme. Eu ficava muito orgulhoso quando às vezes alguém tomava uma decisão, alguém tomava uma decisão

01:24:38

Segura, segura. Eu ficava, eu ficava muito orgulhoso quando algum juiz tomava uma decisão que o Requião tinha que desapropriar, tirar

01:24:57

Ô povo pobre que queria a casa, os sem terra que estava ocupando um terreno, a justiça mandava o tirar e o tomava a decisão de não tirar.

01:25:09

Ele não estava respeitando a lei, ele estava respeitando a vida, ele estava dizendo, olha, é preciso entrar lei, a gente tem que saber o que é justo e ele então tomou várias decisões que aumentou muito o meu orgulho por esse homem.

01:25:26

Eu fiquei muito triste quando o Riquião não se elegeu ao senador porque qualquer cidadão que tiver o mínimo de comportamento decente nesse mundo sabe que esse companheiro é um dos melhores senadores de toda a história do nosso país um cidadão.

01:25:45

O cidadão que às vezes as vezes é bruto, às vezes ele não é delicado, às vezes ele ele fala coisa que não deveria falar, ele acha que não tem papa na língua, mas não importa quem é que num tem um outro defeito

01:26:04

O que importa é que não tem nenhum político nesse país que defende a soberania nacional do que esse companheiro defendeu durante toda a sua vida política. Não há.

01:26:21

Não há um momento na minha história que eu tive qualquer problema que o Requião deixou de ser solidário. Por isso eu vim aqui pra dizer pra vocês, pra vocês dizer pra outros e os outros dizerem pra outros. O Paraná pode ter jeito

01:26:41

É só votar no para governador do estado no dia dois. Os companheiro da educação vão voltar a ser felizes. Os agricultores vão voltar a ser feliz.

01:26:58

O pessoal da enfermaria sabe que vai receber o seu piso e vai receber os benefícios daqui do estado. É por isso que eu vim aqui pedir voto pro Riquião. Eu não sou eleitor aqui. Mas eu queria pedir pra cada mulher

01:27:17

E cada homem que está decidido a votar no Lula pra presidente, vote no Requião para governador do estado. Vote na Rosiânia para senadora. E ainda eu dei de presente pro Riquião. O SAMEC te vice.

01:27:36

Pra quem não sabe, o Sameca é cria na política do Requião, o SAMEC foi presidente da Itaipu durante praticamente doze anos

01:27:55

E o SAMEC sinceramente fez com que Itaipu nos desse mais orgulho do que sempre deu. Por isso eu queria Requião dizer pra você que Deus ajude

01:28:11

Que as pessoas leiam a sua história, que as pessoas lembram que esse cara fez quando foi perfeito, que as pessoas lembram que esse homem fez quando foi governador três vezes.

01:28:25

A briga que ele fez com gente mais poderosa eu lembro da briga dele contra os transgênicos aqui no estado do Paraná, não tinha ninguém querendo brigar, ele brigava, por isso eu sei que tem alguns proprietário de terra que não gostam dele.

01:28:44

Mas também não gostam de mim, mas também não gosta da Rosane, não gosta do Samep, porque o Sameco também é fazendeiro. Aí eles gostam de Sameco. Mas se tem um fazendeiro que gosta de nós é o Sameque. Pronto. Gente,

01:29:03

Então eu vim aqui com a minha companheira Dilma Rousseff pra dizer pra vocês que o Requião é uma pessoa que merece a nossa confiança, que merece o nosso respeito e que portanto merece ser

01:29:22

Governador do estado do Paraná e quem vota no Requião, vota na Romano, vota no Lula, vota no nosso deputado, na nossas deputadas, daqui a pouco a gente tá resolvendo o problema do Brasil. Agora que eu já falei bem do Requião, eu vou conversar um pouco com vocês

01:29:42

Sobre o Brasil. Quando nós governávamos esse país nem sempre a gente podia fazer tudo que era necessário. E nem sempre a gente podia fazer tudo que a gente queria.

01:29:58

Mas não houve nenhum momento na história desse país em que houve mais política de inclusão social do que nos quatorze anos que o PT governou esse país. Nunca houve tanto investimento na educação.

01:30:18

Nas universidades, nas escolas técnicas, nos instituto federais, como houve no nosso tempo. Vocês tão lembrado quando eu cheguei na Presidência da República Reiquião

01:30:33

A prova Brasil era feita com quatrocentos mil alunos, era uma amostragem. Eu e Haddad tomamos a decisão de fazer a prova pra todas as crianças que estivessem na escola. E a coisa foi melhorando.

01:30:50

Nós aumentamos pra nove anos o ensino fundamental e agora ontem eu vi a publicação do IDEB, meu Deus do céu, as crianças estão menos sabida do que estavam ontem, as crianças não estão aprendendo mais.

01:31:09

Porque também com dois anos de pandemia quem podia, quem tinha computador, quem tinha internet podia continuar tendo aula e a maioria do povo que não tem nem o que comer.

01:31:22

Está há dois anos mais atrasada que a outra parte da sociedade que comia e nós vamos ter a responsabilidade de recuperar porque todo mundo sabe.

01:31:34

Que esse Bolsonaro não entende de educação, num entende de emprego, num entende de sindicato, num entende de enfermagem, num entende absolutamente de nada a não ser de e mentir pra sociedade brasileira, como ele faz todo santo dia.

01:31:52

Nós vamos ter que assumir o compromisso de que a partir de agora a gente não tem que ficar olhando quanto vai custar. Porque de vez em quando a gente tem que perguntar quanto custou.

01:32:10

A gente não fazia as coisas no tempo certo e nós precisamos dotar o nosso país de escola em tempo integral para que as nossas crianças possam ter melhor qualidade de ensino.

01:32:28

Para que os nossos professores possam ter melhor qualidade de salário e para que a gente possa inclusive diminuir a violência contra as crianças que existe nesse país. Esse é um compromisso com a educação que a gente não pode, não pode arredar o pé.

01:32:47

Da mesma forma que nós vamos voltar a investir na construção de novas universidades, o PROUNI vai voltar com força, o FIES vai voltar com força e as universidades vão voltar porque não existe exemplo

01:33:06

Na história da humanidade, de nenhum país que se desenvolveu sem antes a gente investir na educação. Eu digo sempre que uma mãe, uma mãe, ela num quer deixar pro filho um herança em dinheiro.

01:33:23

Uma mãe ela não quer deixar uma herança pro filho e patrimônio a coisa que uma mãe mais deseja pro filho é que ele possa ter uma profissão.

01:33:35

Que ele possa fazer um curso na universidade que ele possa ser doutor e que ele possa garantir o seu futuro com emprego decente e com salário decente. Quer dizer que ele possa casar, construir família e viver bem pro resto da vida. Esse é o nosso desejo.

01:33:55

e esse é o papel do estado, é dever do Estado, investir na educação, nós tivemos o ministro da educação que dizia quem vai resolver o problema da educação é o mercado. O mercado pode resolver qualquer problema

01:34:15

Mas o problema da educação é da responsabilidade do Estado, porque é o Estado que tem que cuidar da qualidade da educação, o que que as crianças estão aprendendo na escola? Se essas crianças estão aprendendo de verdade e vocês podem ter certeza

01:34:34

Que esse é um compromisso de honra nosso com a educação. Não adianta falar gasta muito, gasta muito. Esse Lula gastou dinheiro com o FIES, esse Lula fez dívida do FIES, esse Lula gastou dinheiro com o PROUNI, não foi gasto, foi investimento e eu agradeço todo dia a Deus.

01:34:53

Agradeço todo dia a Deus ter me dado força quando cheguei na presidência tinha três milhões e meio de estudantes na universidade, quando saímos dia oito milhões de estudantes na universidade e é pouco

01:35:10

É pouco se comparado a Argentina, se comparado ao Chile, países pequenos, mais pequenos que o Brasil, tem um percentual do PIB, um percentual das pessoas até trinta anos de idade na universidade mais do que nós.

01:35:28

Agora o nosso país lamentavelmente perdeu muito tempo. Não sei se vocês sabem que o Peru teve a sua primeira universidade em mil quinhentos e cinquenta e quatro. E o Brasil só teve a sua primeira em mil novecentos e vinte.

01:35:47

Quatrocentos e vinte anos de atraso pra fazer a primeira universidade. E por que que não faziam universidade nesse país? Porque a elite escravista desse país não queria que o povo aprendesse, não queria que o povo lesse

01:36:07

Não queria que o povo estudasse porque senão os escravos não iam continuar sendo escravos muitos antes da conquista que eles tiveram. O nosso povo tinha que ser mantido na ignorância.

01:36:24

Quem tem dinheiro vai estudar em Londres. Quem tem dinheiro vai pra Paris, quem tem dinheiro vai pra Nova York. Quem tem dinheiro vai pra qualquer lugar. E quem não tem dinheiro vá cortar cana.

01:36:39

Ou vá trabalhar de pedreiro ou de ajudante de pedreiro e nós resolvemos dizer, nós temos orgulho de pedreiro.

01:36:49

nós temos orgulho de cortador de cana, mas nós queremos algo mais do que cortar cana e do que engenheiro e do que ser ser pedreiro, a gente quer ser engenheiro, a gente quer ser veto, a gente quer ser advogado, a gente quer ser diplomata, a gente quer ser sociólogo, a gente

01:37:09

Cê quer ser dentista? A gente quer ter uma coisa, porque a única coisa que a gente não quer é ser pobre. É a única coisa que a gente não quer. Aí meu maestro, veja uma coisa gente,

01:37:28

Vocês já repararam? Já repararam? Eu quando fui trabalhar numa fábrica com catorze ano eu percebi a desgraça de não ter profissão. Quando você não tem profissão você não tem emprego.

01:37:47

E se tiver emprego não tem qualidade e o salário é muito baixo. Eu sei a diferença do Lula sem profissão e do Lula com profissão. Quando você tem uma profissão, quando você está formado, quando você tem um diploma, quando você tem conhecimento

01:38:07

Você chegando numa empresa, chega num escritório, chega numa repartição, mesmo que não tenha uma vaga, a pessoa fica com teu currículo. Se você não tem profissão, é só não. Não. Não.

01:38:22

Não, e as vezes menina de quinze, dezesseis, dezessete, dezoito anos, que está fazendo curso técnico, que arrumar um emprego pra ajudar a família e não consegue o emprego porque não tem a maldita profissão que todo mundo deveria ter. Então, gente, eu tenho dito o seguinte,

01:38:41

Nós conseguimos fazer com que trinta e seis milhões de pessoas saíssem da miséria absoluta. Nós conseguimos elevar quarenta milhões de pessoas a um padrão de consumo de classe média baixa. Nós conseguimos aumentar o salário mínimo todo ano.

01:38:59

Nós conseguimos pagar benefício da Previdência Social, aposentadoria, auxílio maternidade, PCC e menos de vinte dia. Hoje tem uma fila de quatro anos pra alguém receber um benefício da Previdência Social e já faz anos que não se aumenta o salário mínimo.

01:39:19

Faz anos que não aumenta um salário mínimo e nós aumentávamos todo ano. A merenda escolar faz cinco anos que não aumenta e muitas escolas as crianças tão comendo biscoito seco ou biscoito com um pouco de leite. Eu queria que o Bolsonaro

01:39:37

Ou o Guedes que é o ministro da fazenda pegasse o filho dela pelo braço e levasse numa escola pra ver a qualidade de comida que as crianças tão comendo pra ver se eles gostariam de dar essa comida pro filho dele. E nós conseguimos provar a companheira Dilma.

01:39:56

Que esse país pode ser melhor, nós conseguimos provar que as pessoas podiam ter sonho de estudar, nós conseguimos provar que o nordeste não nasceu pra ser miserável, nós fizemos a transposição.

01:40:12

Do São Francisco que Dom Pedro tentou fazer em mil oitocentos e quarenta e seis e uma parte da elite brasileira não deixava ele fazer e nós fizemos para levar água para doze milhões de pessoas que moram no seriado.

01:40:29

Porque a Zeca é um fenômeno da natureza, a fome causada pela seca é um fenômeno da falta de vergonha na cara de quem governa, o país. Companheiros e companheiras

01:40:49

Eu tenho muito orgulho do orgulho que vocês tinham deste país quando a gente o governou esse país. Eu lembro que uma parte da elite brasileira começou a ficar com raiva de nós.

01:41:05

Quando chegou no aeroporto e no aeroporto tava cheio de gente trabalhadora, tava cheio de pobre viajando, as pessoas não riam mais pro seu estado de ônibus, as pessoas queriam de avião, eles ficaram muito puto

01:41:20

Quando a empregada doméstica na segunda-feira vinha trabalhar cheirando perfume que a patroa colocou na sexta-feira. Eles ficaram puto com nós quando a presidenta Dilma mandou pro congresso e sancionou a lei de legalização do trabalho da empregada doméstica.

01:41:39

Eles ficaram puto conosco quando o jardineiro começou a ter direito de comprar um carro e trocar um carro todo ano. Eles ficaram puto conosco quando o pobre, negro, gente da periferia, de escola pública, começou a entrar na universidade.

01:41:59

A universidade hoje tem cinquenta e um por cento de nervos e patos e a universidade brasileira era de brancos, era pena de branco. Você não viu um médico negro, um dentista negro, um gerente de banco negro? Você não via quase ninguém

01:42:16

Porque estudar era um privilégio da supremacia branca que os pobres também brancos não tinham o direito e nós conseguimos mostrar que esse país podia ser possível. Cês tão lembrado?

01:42:31

Quando nós entramos no governo, o Brasil tinha uma dívida com FMI, a gente pagou e ainda emprestou quinze bilhões pro FMI. Vocês tão lembrado que a gente tinha uma dívida pública de sessenta ponto cinco do PIB.

01:42:47

A gente deixou com trinta e sete por cento, vocês tão lembrado que a gente nunca teve reserva, a gente fez uma reserva pra garantir a estabilidade nesse país, vocês tão lembrado que o Brasil só exportava cem bilhões, passou a exportar quinhentos bilhões.

01:43:05

Esse país ganhou destaque, esse país começou a ter protagonismo internacional. Requião, eu fui o primeiro Presidente do Brasil a participar de todas as reuniões do G oito, todas as reuniões do G oito.

01:43:21

Porque o Brasil começou a ser levado em conta exatamente por conta das políticas, da inclusão, da política de inclusão que nós fizemos e foi no governo da presidenta Dilma, que a ONU anunciou o Brasil, saiu

01:43:38

do mapa da fome, ou seja, o Brasil estava virando um país extraordinário, não tem explicação. Não tem explicação pra nossa pobreza.

01:43:53

Não tem explicação pra ter trinta e três milhões de pessoas com fome nesse país. Não tem explicação pra ter cento e seis milhões de pessoas comendo menos caloria e proteína do que deveria comer.

01:44:08

Esse país é o terceiro produtor de alimento do mundo, é o primeiro produtor de proteína animal do mundo. Esse país tem aquela editado que diz, aonde se planta tudo dá. Então, esse país precisa voltar a respeitar o povo. Então, eu quero voltar

01:44:28

Pa dizer pra eles que outra vez o PT e o metalúrgico junto com vocês vão concertar esse país, esse país vai voltar a gerar os empregos necessários. Esse país vai voltar a respeitar as pessoas.

01:44:47

Um presidente precisa conversar com o sindicato, precisa conversar com as organizações de mulheres, precisa conversar com os negros, com o quilombola, o presidente tem que conversar com todas as religiões, tem que conversar com empresário, aquele palácio, é pa entrar empresário

01:45:06

Mas é pra entrar sem teto, é pra entrar as pessoas que catam papel na rua, é pra entrar os indígenas e por isso estejam preparadas porque vai voltar o Ministério da Mulher, vai voltar ao Ministério da Igualdade Racial.

01:45:22

Nós vamos criar o ministério dos povos originários e os indígenas vão ter direito de ter um ministério e cuidar da sua própria terra. Nós queremos dizer que o Ministério da Cultura vai voltar e cada capital vai ter um comitê cultural

01:45:42

Te prepare a tinta do Paraná, porque em cada capital vai ter um comitê cultural para que a gente possa nacionalizar a cultura brasileira.

01:45:54

E a gente não fica apenas vendo a cultura produzida no eixo Rio-São Paulo. O Brasil gosta do Rio, o Brasil gosta de São Paulo, mas o Brasil é muito mais do que Rio e do que São Paulo. O Brasil são vinte e sete estados.

01:46:11

Que produzem cultura, que tem artistas extraordinários e a gente vai recuperar porque esse país vai ser outro. E presta atenção, presta atenção numa coisa que é muito importante. A gente vai ter que voltar e fazer mais. E fazer melhor.

01:46:30

A gente vai ter que fazer mais e fazer melhor. Agora eu tô com setenta e seis anos de idade e eu quero dizer Rickão que você é um espelho. Quem tiver a nossa idade quem ainda não tiver não se sinta velho.

01:46:50

Não é os anos que pesam nas costas da gestão das perna, o que pesam nas nossas pernas é a gente ter ou não ter uma motivação pra viver, é a gente ter ou não ter uma causa pra gente lutar e eu tenho uma causa pra lutar

01:47:08

Que é o povo brasileiro e quer recuperar esse país. Então, veja, eu tenho quatro anos de mandato pra fazer o que precisa ser feito nesse país. A primeira coisa que eu quero fazer é reunião, na primeira semana.

01:47:26

É convocar uma reunião com os vinte e sete governadores pra saber o problema de cada Estado para saber o que precisa ser feito na área da educação, da saúde e da infraestrutura. Depois eu quero me reunir com os prefeitos, porque você não pode ter um país rico com cidade pobre.

01:47:46

o povo mora na cidade, é na cidade que o povo tem escola, é na cidade que o povo tem o bairro, é na cidade que o povo tem a vila, é na cidade que ele quer ter o médico, é na cidade que a sua família vive e é lá que ele quer ter acesso as coisas, então a cidade tem que ter uma vida de qualidade

01:48:06

Para as pessoas e o papel do Governo Federal é criar as condições para o desenvolvimento das cidades brasileiras. Eu vou votar Requião para que esse país volte a ser respeitado no mundo. Eu vou voltar pra dizer alto e bom só.

01:48:24

Eu tenho um profundo respeito pelos produtores rurais do agronegócio.

01:48:30

Eu tenho um profundo respeito pelo que eles produzem por esse país, mas eu quero dizer, eu tenho um profundo respeito e quero dizer que não haverá mais invasão na Amazônia, não haverá mais corte de matéria ilegal.

01:48:47

Não haverá mais garimpo ilegal neste país, o país tem terra extraordinária, terra degradada e gado pode ser criado em muita quantidade. Pequeno espaço, porque você já pode criar gado, confinado.

01:49:06

Tratar o gado até ouvindo música pra você poder exportar. Como diz que o japonês faz. Então, esse país, esse país vai ter, esse país vai ter motivação. Esse país vai ter uma política federal que funciona para

01:49:25

Para coibir e acabar com o narcotráfico nesse país. Nós vamos voltar lá em cima. Riquelme

01:49:43

As forças armadas brasileiras, as forças armadas brasileiras vai voltar a ter o papel nobre que está definido na nossa constituição, a nossas forças armadas não tinha que estar preocupado em fiscalizar a urna.

01:50:01

Quem tem obrigação de fiscalizar é a Justiça Eleitoral, os partidos políticos e o candidato, as Forças Armadas elas vão ter que cumprir com a sua função.

01:50:13

de garantir a soberania desse país contra possíveis inimigos externos de garantir a nossa soberania tomando conta do nosso território, tomando conta da nossa fronteira, tomando conta do nosso espaço aéreo e tomando conta da nossa fronteira marítima.

01:50:30

Nós queremos o as forças armadas preparada, equipada, bem formada pra ninguém se meter a invadir o Brasil. Não queremos as Forças Armadas se metendo nas eleições do nosso país e nem querendo controlar o Lula.

01:50:48

Nós, nós já lidamos com as Forças Armadas e as tratamos com muito respeito e vamos tratar com muito respeito e é preciso que alguns de lá tratem a sociedade civil como respeito, que nós

01:51:05

Sabemos cuidar de nós e não precisamos ser tutelado. Depois desse país precisa de um presidente civilizado, um presidente que saiba que mulher não quer ser mais objeto de cama e mesa, mulher quer ser o que ela quiser.

01:51:25

É preciso cumprir a constituição irregular lei para que a mulher ganhe igual o homem se fizer a mesma função ou ganhe mais. É preciso que a gente empodere as mulheres.

01:51:41

Pra gente não ver o crescimento do do feminicídio pra gente não ver todo dia na televisão a barbárie de um homem matando a sua mulher com facada, com machadada, com tiro. Esse cidadão que faz isso ele tem um caminho.

01:52:00

É a cadeia e por isso nós criamos a lei da Penha, Maria da Penha, que é para garantir o direito das mulheres.

01:52:09

que só deve viver com homem se ela tomar decisão de que vive por amor, uma mulher não pode viver com homem atrás de um prato de comida possível ou com medo desse homem.

01:52:22

Eu tô com vocês o exemplo da minha mãe dona Lindu que largou o meu pai com oito filhos, minha mãe saiu de casa com oito filhos, ninguém tinha profissão, ela foi morar num barraco.

01:52:36

E ela conseguiu criar os outros filhos mas não aceitou a imposição do meu pai em cima dela e as mulheres só vão se libertar quando as mulheres pararem de ter medo de ameaça de homem denunciar porque o cidadão que levanta a mão pra bater numa mulher

01:52:56

Não merece ser chamado de homem, merece ser chamado de táxi, merece ser chamado de qualquer outra coisa, menos de homem, mal de homem foi feita pra trabalhar ou pra fazer carinho nos seus filhos e na mulher amada e não para achar que pode bater, que é mais forte.

01:53:14

Esse país vai mudar a partir do governo. Nós vamos recompor os ministérios. Mas sobre tudo a gente quer estabelecer uma nova relação com a sociedade brasileira. Nós não somos dono do país. A gente ganha as eleições. A gente não é dono.

01:53:33

A gente é uma espécie de síndico

01:53:35

Nós vamos voltar a fazer as conferências nacionais para que vocês decidam as políticas públicas, qualé a política boa de educação, qualé a política boa de saúde, qualé a política boa de segurança, qualé a política de cultura? É vocês que decidem, não sou eu.

01:53:55

Sabe, eu às vezes tenho orgulho de não saber, porque eu não sabendo, eu pergunto, pergunto pra uma, pergunto pra duas, porque o governante ele acha que sabe tudo, ele acha que não pode perguntar e muitas vezes ele erra por ignorância.

01:54:13

Porque não tem humildade de pedir as coisas. Esse país, companheiros e companheira vai melhorar. Você não sabe que é um orgulho que eu tinha quando eu ia no nordeste. O governador falava assim pra mim.

01:54:29

O Governador falava assim pra mim, o Governador falava, ô Lula aqui o povo abandonou jumento e comprou moto.

01:54:42

O jumento tão solto nas ruas, nas estradas, sendo atropelado, porque o povo compra moto. E eu quero é que o povo compre moto, compre carro, televisão, computador e quero que LGBT quer ir mais, seja respeitado, porque nós

01:55:02

Nós temos que respeitar. Você viu o que fizeram com o menino do Real Madrid ontem, o Vinícius Júnior, aquele menino do Flamengo que foi pro Real Madrid. Cada um ao que ele marca, ele dança.

01:55:17

Ontem uma lição de preconceito acho que o diretor do Atlético Madrid com relação a ele. E nós precisamos ter certeza que o preconceito é uma coisa nojenta. É uma doença. Cada um de nós se veste como quer. Cada um de nós dança como quer.

01:55:36

Cada um de nós cuida do seu corpo como quer, porque afinal de contas o nosso corpo quer liberdade e a gente quer que ele tenha liberdade e fazer o que a gente interessa. Não veio falar pra mim de liberdade religiosa. Não venham falar.

01:55:54

Porque quem regulou a lei de liberdade fui eu em dois mil e três. Quem criou, quem criou a Marcha com Jesus fui eu. Não foram eles. Alguns mentirosos tentam se apropriar de Deus. O nome.

01:56:12

Usando o nome dele em vão, eu acho que não é necessário, eu acho que vocês compreendem, a gente não precisa, a gente não precisa que o Estado tenha religião, e a gente não precisa que a igreja tenha partido, o que a gente quer

01:56:32

É com o Estado, o Estado conviva com todas as igrejas e a gente não pode aceitar que nenhuma desrespeite outra. Eu já vi cenas aqui no Brasil.

01:56:44

De gente chutando a Paris, chutando Nossa Senhora Aparecida, eu já vi aquele país deputado xingando o papa, eu já vi aquele país pessoas tentando derrubar terreiro.

01:56:57

Da nossa famosa e querida religião de matriz africana e nós precisamos dizer a todo mundo cada um tem liberdade de seguir a sua fé e a sua religião não existe uma verdade absoluta.

01:57:15

Não existe uma única religião, não existe. Então, companheiros e companheiras, eu queria fazer um desafio pra vocês, vamos reconstruir esse nosso país, ele é nosso, ele é nosso.

01:57:35

Ele é de cada um de nós e ele é inclusive daqueles que vocês ainda vão colocar no mundo que num nasceu, porque hoje a gente tem que tá plantando o futuro, mas a gente precisa saber que as pessoas precisam comer, sem comer a pessoa fica feia.

01:57:52

A pessoa não fica inteligente, vocês sabem que se se até sete ano de idade a criança não ingeria as calorias e as proteínas necessárias essa criança vai ficar com problema de debilidade mental. Então comer, comer é bom.

01:58:10

Comer é bom, tá de barriga cheia, bonito, a fome é feia e eu já passei fome, eu já passei fome, eu fui comer pão pela primeira vez, com sete ano de idade. Num é possível? No século vinte e um

01:58:27

A gente tem que ter criança que vá dormir sem comer um pãozinho, sem ter um copo de leite, sem ter um chocolate, sem ter alguma coisa pra comer. Não é possível que as pessoas não possam ter um prato de feijão com arroz, um bifinho acebolado gente, um bifinho atebolado.

01:58:45

e quando eu falo do churrasquinho quem é que não gosta dum churrasquinho de tomar uma cervejinha gelada no sábado e domingo com a família? É pecado, não é pecado. Esse país a gente pode construir, ele está na nossas mãos, nós já aprovamos uma vez.

01:59:05

Tão companheiros e companheiras, companheiros e companheiras, eu digo a vocês que eu tô assumindo com vocês eu tô assumindo com vocês um compromisso de vida.

01:59:22

Eu quero que vocês saibam que eu tô assumindo um compromisso de vida com vocês, eu não precisava mais disso, não precisava, eu tenho setenta e seis anos de idade ah casei com a Janja dia dezoito de maio.

01:59:40

Eu penso que Deus eu quero viver cento e vinte anos, mas se não der pode ter cento e quinze, cento e dezesseis. Então, gente, eu quero que cês saibam que eu tô assumindo um compromisso de vida. Eu quando deixei a presidência, eu tinha oitenta e sete por cento de boiódio.

01:59:59

toda pesquisa eu tô dito como melhor presidente da história desse país, eu não precisaria votar, mas eu quero votar, primeiro porque eu confio em vocês, segundo porque eu confio no Brasil e terceiro porque eu confio no taco de vocês que vão me ajudar a governar esse país

02:00:19

E fazer esse país ser melhor, a gente só quer voltar a sorrir, trabalhar, morar, namorar, estudar, passear, é só isso que a gente quer, nós não queremos nada de mais. Mas tem uma elite perversa.

02:00:37

Teu elite perversa que num quer. Companheiro baixo, eu quero que você saiba que a agricultura familiar vai voltar a produzir mais comida porque se for necessário o governo vai comprar.

02:00:53

Eu tenho um profundo respeito pelo grande produtor de soja de cana, de milho, mas ele quiser comer um franguinho caipira, ele vai ter que comprar da pequena propriedade rural. Então, nós temos que

02:01:09

Nós temos que conviver com os dois da forma mais tranquila. Eu convivo com SABESP que é fazendeiro e do lado dele eu tenho uma propriedadezinha. Eu crio porque que ele vai me cobrar. Eu crio uma cadeia que ele vai querer leito.

02:01:24

Eu quis só uma vaquinha que eu não falei, compadre, não é preciso ser inimigo, é preciso apenas que a gente aprenda a conviver. Por isso, meus companheiros e companheiras, eu quero de coração dar um beijo no coração de cada um de vocês, de cada homem, de cada mulher

02:01:44

De cada metalúrgico, de cada bancário, de cada enfermeira, de cada professor e professor, de cada companheiro do Correio, de cada um que trabalha num bar, de cada um que tá desempregado. Esse país vai voltar a tratar os seus filhos

02:02:04

Com carinho, com respeito, porque eu quero que vocês saibam, eu não quero governar, eu quero cuidar, eu quero cuidar das pessoas como quero que você escute o filho de vocês. Por isso meu querido Requião, meu caro Roberto Requião.

02:02:23

Eu quero dizer pra você uma coisa, você é um exemplo a ser seguido nesse país, você é um exemplo e se o povo do Paraná tiver alguém sabe que tenha dignidade com D maiúsculo.

02:02:42

O povo do Paraná votará Requião no dia dois de outubro e na Rosário pro Senado e se sobrar depois de votar em Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador, se sobrar um pouquinho de voto, vote pra Presidente da República.

02:03:00

Lula li a paz e amor que eu agradeço a vocês, um abraço gente, um abraço, obrigado Curitiba, obrigado Boca Maldita, obrigado Paraná.

02:03:12

Nós vamos vencer essas eleições e esse país vai voltar a ser feliz, vai voltar a sorrir, não haverá mais decreto liberando arma, haverá decreto liberando um livro para que os nossos filhos possam lá estudar.

02:03:31

É isso gente, um abraço.

01:19:30 / 00:44:11
1x