Botão voltar Discurso de Lula durante ato em Florianópolis
01:17:04

Queridas companheiras e queridos companheiros do estado de Santa Catarina.

01:17:14

Outro dia eu tinha marcado pra vir aqui e não foi possível por vários problemas

01:17:33

Até de local, quando eu vi na imprensa um senador que deve ser amigo do Randolfe, deve ser amigo do Dario, amigo não, deve estar no mesmo

01:17:48

Porque alguém com aquela cabeça não pode ser amigo de alguém que gosta de democracia. Mas ele disse que eu não deveria vir a Santa Catarina. Porque essa aqui é terra de Bolsonaro. E que eu

01:18:07

Não seria bem recebido aqui.

01:18:11

tira do bolsonarista.

01:18:31

Eu eu queria certamente ele não tá vendo e acompanhando pela internet esse nosso ato. Mas eu queria pedir pro companheiro Dario

01:18:51

E pro companheiro Randolfe que quando o Senado voltar a funcionar leve a fotografia aérea desse encontro aqui. Pra ele saber

01:19:07

Que na vida política dele nem que ele gastar, o orçamento secreto inteiro ele vai conseguir juntar a quantidade de gente que tem hoje aqui nessa praça.

01:19:25

O Toca essa pessoa precisa aprender algumas coisas e o nosso papel é ensinar.

01:19:42

Caraca, puxado pra você. Eu pedi por quero trazer duas bandeiras aqui porque normalmente uma eu te amo! Normalmente

01:19:59

Um fascista que não tem partido político que nunca organizou um partido político que não gosta do povo, que não respeita ninguém. Ele diz o seguinte, o meu partido é o Brasil.

01:20:19

E eu queria dizer pra eles que o Brasil não é partido, o Brasil é o nosso país. E que essa bandeira aqui

01:20:38

Não é bandeira de um partido. Essa bandeira aqui é a bandeira de duzentos e quinze milhões de brasileiros que amam esse país. Ele utiliza essa bandeira

01:20:57

Porque ele não tem o orgulho que eu tenho de dizer, esse é o meu partido. Essa bandeira é do meu país e essa bandeira é do meu partido, do Partido dos Trabalhadores.

01:21:15

Que muito me dá orgulho de ter criado esse partido. Então companheiros e companheiras eu nem queria falar um assunto que o Décio tocou aqui.

01:21:34

Eu não vou falar de problema da Lava Jato, porque eu costumava dizer nunca antes na história do país alguém fez isso, nunca nas horas do país e eu queria que nós passássemos a desafiar

01:21:52

Os bolsonaristas nesses treze dias pra ele mostrar uma obra que o Bolsonaro fez nesse estado. Uma obra que ele fez nessa cidade.

01:22:08

Por que eu acabo de fazer uma viagem pelo Pará? Ninguém conhece uma obra dele. Eu acabei de visitar o estado do Amazonas a única obra dele é o desmatamento e garimp ilegal.

01:22:26

Eu acabei de visitar o Maranhão, não tenho uma obra dele, eu acabei de visitar Montes Claros, em Minas Gerais. O pouco de obra que ele fala de uma é obra que nós deixamos em construção do PAC e que eles acabaram alguma coisa.

01:22:44

Só pra vocês terem ideia a transposição do rio São Francisco eu a Dilma fizemos oitenta e oito por cento. O golpista fez sete e ele fez três por cento e colocou na televisão que foi ele que levou água pro povo do nordeste.

01:23:04

Não é possível que o povo não entenda Bia que a gente não pode ser governado por uma mentira. Ontem à noite eu vi uma outra mentira. Ele queria uma ofila emergencial

01:23:23

De duzentos reais. A oposição no congresso brigou por seiscentos e foi aprovado seiscentos. Ele reduziu pra quatrocentos e como na pesquisa ele está com medo de perder no primeiro turno.

01:23:40

Ele resolveu recriar os seiscentos, resolveu dar filho pra motorista de táxi, retoquei o David pa motorista de caminhão. E ele disse que só vai valer até dezembro e se está na LDO.

01:23:57

LDO é a lei de diretrizes orçamentária que o Poder Executivo manda no mês de agosto para que o Congresso Nacional vote. Pois bem, ele não tem auxílio a partir de janeiro, porque

01:24:15

Só vale até dezembro, mas ele disse depois que ele perdeu mais um ponto na pesquisa que ele vai continuar e ontem ele anunciou outra barbaridade. Quem ia arrumar emprego ele vai dar mais duzentos reais.

01:24:33

Ou seja, essas eleições demorar um pouco mais é capaz dele oferecer esse império do Tribunal de Contas por Minha Casa Minha Vida. É bem possível.

01:24:49

Olha, um companheiro aqui, tem uma pessoa passando mal, por favor, aqui na minha frente, aqui na minha frente. Água, água e e tirar ela desse sufoco aí. Tem que tirar ela desse sufoco.

01:25:05

até aqui. Companheiros e companheiras

01:25:25

Eu acho que nós temos que assumir a responsabilidade mais uma vez de devolver ao país a alegria, a esperança

01:25:44

A felicidade, o direito de sorrir, o direito de comer três vezes ao dia, o direito de almoçar, jantar e tomar café. O direito de sonhar com universidade, o direito de sonhar com uma escola técnica.

01:26:02

O direito de sonhar em poder cuidar da sua família dignamente, que é o sonho de todos nós, nós não queremos tirar nada de ninguém, o que nós queremos é ter uma casa, o que nós queremos é poder criar nossos filhos em paz, em harmonia.

01:26:18

O que nós queremos é que os nossos filhos possam estudar. O que nós queremos é que os nossos filhos possam tirar um diploma de doutor porque não é privilégio dos ricos, é direito de todos. O que nós queremos é que o nosso jovem possa

01:26:35

Depois de formado ter um emprego de qualidade, nós precisamos fazer mais universidade, mais escola técnica, nós investimos mais em ciência e tecnologia, sabe? Investimos mais na internet pra que a gente tenha banda larga em todo território nacional.

01:26:55

Em todo espaço desse país para que a gente possa enfrentar o conhecimento digital e não ficar pendurado no conhecimento americano ou no conhecimento chinês. A nossa juventude é inteligente. A gente pode criar, a gente pode inventar

01:27:14

A gente pode não ficar dependendo da indústria de dados deles, ou seja, explorado por eles, o que nós precisamos é apenas dar oportunidade, não é o Estado que faz, o estado abre a portas e quem vai fazer é a juventude brasileira na hora que ela tiver.

01:27:34

Oportunidade de trabalhar. Bem companheiros e companheiras, eu tenho consciência do que nós fizemos quando estávamos no governo. Vocês se lembram e eu faço questão que vocês saibam.

01:27:53

Que quando eu ganhei as eleições de dois mil e três eu tentei fazer um discurso bem simples, fazer uma promessa bem simples, porque eu tinha muito medo de não conseguir cumprir aquilo que eu tava prometendo. Não há nada pior dessa, não há nada pior.

01:28:12

Da gente prometer aquilo que a gente sabe que não vai fazer. Eu lembro que quando eu era dirigente sindical tinha companheiro sindicalista que pedia aumento cem por cento ou nada. Cem por cento ou nada. E eu começava a pensar cem por cento ou nada é burrice.

01:28:31

Porque pode ter noventa e nove, porque pode ter noventa e oito, entre os cem e nada, nós temos uma oportunidade de negociar extraordinária. Então, quando eu tomei posse, eu resolvi dizer, se quando eu terminar o meu mandato,

01:28:51

Cada homem, cada mulher e cada criança tiver comendo três vezes por dia eu já terei feito a missão da minha vida. Lógico, lógico que esse discurso não vale pra todo mundo.

01:29:09

Porque não é todo mundo que passa fome, não é todo mundo que não tem o almoço hoje, que não tem o almoço amanhã, mas são trinta e trinta e três milhões de pessoas.

01:29:22

Ou seja, a gente não pode morando no terceiro produtor de alimento do mundo, ter trinta e três milhões de pessoas de fome. A gente não pode sendo o maior produtor de proteína animal do planeta, vê uma mulher na fila do açougue e pegar um osso.

01:29:40

Ô comé que arcada de frango? Ou só comprar pescoço ou pé? Porque num consegue comprar uma sobrecoxa e as pessoas que tem fome tem vergonha de dizer que tão com fome. Ninguém gosta de dizer, ninguém gosta de dizer que é pobre.

01:29:57

Num é bonito ser pobre, num é orgulhoso ser pobre, nós todos que estamos aqui queremos ter um padrão de vida de classe média, a gente quer ter carro, a gente quer televisão, a gente quer poder tirar férias, a gente quer viajar, não viajar de ônibus, viajar de avião.

01:30:16

A gente quer é um direito nosso, é um direito nosso que tá na constituição, no capítulo cinco da Constituição, está lá o nosso direito, está na Bíblia, ninguém pode passar fome.

01:30:32

Está na declaração universal dos direitos humanos, ninguém pode passar fome. É o mais elementar. Então, o que que nós queremos? O que a gente pode fazer? Nós provamos com o Minha Casa Minha Vida

01:30:49

É possível construir casa e nós fizemos o maior programa habitacional da história desse país. Nós provamos que é preciso levar saneamento básico. Eu estava comentando com o Décio.

01:31:02

Eu não sei se a companheira Dilma sabe, não sei se o Alckmin sabe. O Dario sabe porque foi prefeito. O Dario não é possível uma cidade Dário, não é possível numa cidade bonita como Floripa, que a gente chega aqui a orla marítima, parece que você tá em Munique.

01:31:22

Parece que você tá na Áustria de tão bonito, paias maravilhosa que fez o mapa, enganou o gaúcho e paranaense e ficou com todas as praias daqui pra Santa Catarina. As praias maravilhosas e aí eu fico sabendo que Floripa não tem.

01:31:41

Coleta de esgoto e tratamento de esgoto. Aí quando você fica sabendo que nessas praia é bonita o esgoto é jogado em natura dentro da praia. Eu fico imaginando alguma coisa está errada com a elite brasileira.

01:32:01

É aí eu mesmo respondo, não tá, não tem nada errado com a elite brasileira é que ela não gosta de fazer esgoto porque é embaixo da terra e ninguém vê o que eles gosta de fazer ponte é de fazer vioduto, é de fazer coisa que alguém enxerga.

01:32:20

Mas saneamento básico que é investimento em saúde, que gera emprego e que qualifica a vida das pessoas, não é importante, eu vou enterrar dinheiro, o povo não vai ver, eu vou deixar a orla bem bonita, agora quando você adentrar

01:32:38

dez quilômetro depois da orla, você já começa a ver a pobreza. Eu sei que muita gente aqui nesse estado fala, Santa Catarina não tem fome, eu sei, eu sei, mas eu sei que nesse estado aqui tem pelo menos quinhentas mil pessoas passando fome.

01:32:58

Eu sei disso, porque o estado do IBGE demonstram isso e as pessoas tentam esconder as pessoas tenta esconder, num é possível. Se a gente sabe que tem quinhentas mil, vamos dar comida pra essas quinhentas mil, vamos dar emprego pra essas quinhentas mil.

01:33:17

Que as pessoas se auto alimentam. Tão companheiros e companheiros, nós estamos vivendo uma situação em que você tem um presidente que conta sete mentira por dias. O presidente que foi ontem no enterro

01:33:36

Tem um boné amor porque tá muito sol. Mas preto? Ué, eu pisei no momento. O. Empresta seu boné do PT pra mim.

01:33:51

Do PT, do PT. Não, eu quero um boné do PT. Eu quero do PT. Perceba. Ele é meu gosta de usar boneco.

01:34:09

Não, não, não, é esse aqui ó. O gente, imagina vocês, imagina vocês

01:34:29

Que a gente é governado por um presidente que ontem, como ele tá precisando de imagem a nível internacional, ninguém nunca convidou ele pra viajar, ninguém quer vim aqui, ele então se ofereceu

01:34:48

Pra ir no enterro da rainha da Inglaterra. É louvável a decisão dele de ir, ele foi pensando que vai encontrar com muito chefe de estado e ontem ele teve que fazer um discurso no balcão da Embaixada Brasileira.

01:35:06

E sabe o que que ele foi criticar? A esquerda. Ele foi criticar a esquerda dizendo que a esquerda não vai voltar mais. Ora não seria melhor que esse genocida tivesse visitado?

01:35:24

Família de pessoas que tiveram gente que morreu do covid. Não seria melhor que esse cidadão tivesse falado menos bobagem e tivesse liberado a vacina assim que a ciência mandou liberar.

01:35:40

Não seria mais correto esse cidadão ter feito uma reunião, criado um comitê de crise com os cientistas brasileiro porque o Brasil tem o Instituto Butantan tem o instituto lá no Rio de Janeiro que a gente pode fazer vacina nesse país.

01:36:00

Quando teve a gripe H um N um, ou seja, nós em três meses nós vacinamos oitenta e três milhões de pessoas. Esse país sempre foi respeitado no mundo pela sua capacidade de vacinação.

01:36:17

E no governo desse cidadão ele trocou em pouco meses quatro ministro da saúde e o último que ele colocou foi o general e esse general não conhecia o SUS, esse general não conhecia a saúde e esse general resolveu permitir

01:36:34

que houvesse um conluio entre uma república de corrupto pra tentar cobrar um um dólar por cada vacina importada. E a CPI descobriu isso. Não é o Lula que está dizendo? Aí a CPI descobriu isso.

01:36:52

E ele para evitar que o Ministério Público abrisse um processo, condução general da vacina, ele fez um decreto dando sigilo de cem anos.

01:37:06

Como é Lidel, sigilo de cem ano para rachadinha, como é pra tudo que acontece de pobre no governo dele. Pois bem, esse cidadão vai saber do seguinte, a primeira coisa que nós vamos fazer

01:37:25

É revogar os decreto do sigilo. Nós queremos saber o que que ele está escondendo.

01:37:35

Aqui eu queria que vocês compreendesse que tem momento na vida da gente

01:37:55

Em que a gente tem que tomar decisões, às vezes muito séria. Tem muita gente boa, muita gente até boa, que acreditou na Lava Jato. Era um massacre, era um massacre.

01:38:14

Eu tive treze horas de Jornal Nacional contra mim, eu tive o seiscentos e oitenta primeira página de jornais, eu tive cinquenta e nove capa da revista, o Aécio num guentou uma, a revista já se escondeu. E você veja uma coisa.

01:38:32

Eu nem culpo a imprensa por isso, porque eu acho que a imprensa foi vítima de uma mentira, de um conluio feito entre o Ministério Público, não o Ministério Público, a força tarefa do Paraná e o juiz que agora a gente começa a conhecer quem é

01:38:52

E o objetivo era não deixar o Lula voltar em dois mil e dezoito, eles pensaram não, o Lula já tá não sei com quantos ano e dois mil e vinte e dois ele vai tá velhinho, ele não vai poder concorrer. Ah.

01:39:08

Ele não sabe o que é, um pernambucano apaixonado. Ele não sabe o que é, uma pessoa que tem setenta e seis anos e me sinto com energia de trinta.

01:39:27

Ele não sabe que o que deixa a pessoa velha não é a idade, é a falta de motivação pra viver. É a falta de uma causa. E eu tenho uma causa. A minha causa chama-se Brasil.

01:39:44

A minha cauda chama-se povo brasileiro e esse povo vai voltar a ter emprego, vai voltar a comer, vai voltar a passear, vai voltar a rir e vai voltar a ser feliz outra vez.

01:39:58

Eles têm que saber. Que nós não fizemos opção de ser pobres. Eles têm que saber.

01:40:15

Nenhum de nós tem orgulho de ser pobre, de não ter profissão. Porque veja, tem gente que consegue escolher a sua profissão, um jornalista, escolhe ser jornalista, um médico que escolhe ser médico, pudesse escolher ser advogado, você escolheu o que Bian? Eu sou microempreendedora. Microempreendedora?

01:40:34

Agora a maioria do povo brasileiro não teve chance de estudar, ele não teve opção, ele é um Zé ninguém porque eles fizeram a gente sem o Zé Ninguém. Aí eu comecei trabalhar catando pedaço de ferro numa prensa, eu pensava que era uma profissão e aquilo não era profissão.

01:40:52

E quando a gente não tem profissão, a gente vai procurar emprego numa loja. Ao que cê tá pra fazer? Nada. Então, não tem vaga. Aí é numa fábrica. O que cê sabe fazer? Nada. Então, não tem vaga

01:41:07

E a gente fica peramulando, eu fiquei um ano e cinco meses andando com carteira no e isso hoje acontece com meninas de dezessete ano, de dezoito anos, com menino de dezoito anos formados, concurso médio, pronto, que não consegue emprego, porque não tem experiência.

01:41:26

E nós temos que garantir que essas pessoas tenham emprego, porque o emprego que dá dignidade a gente. Vocês não sabem o orgulho de um chefe de família.

01:41:38

ou de uma mãe trabalhar, receber no final do mês um salário e saber que ela vai poder garantir a comida da família, que ela vai garantir a luz, a água, o leite, que ela não vai ficar mendigando favor a ninguém e muito menos do Estado. Muito menos do Estado

01:41:58

A gente não quer ser pedinte, a gente quer ser cidadão de primeira classe, quer acabar com essa história de pensar que pobre não gosta de coisa boa. Ah, pobre só gosta de carne de segunda, dá músculo pra ele que ele gosta, dá não sei o que.

01:42:17

Não, tá bobagem. A gente adora se vestir bem. A gente adora comer bem.

01:42:24

A gente adora passear, a gente adora ir pra praia, a gente adora pegar um avião. Quem é que não quer conhecer outro país? Quem é que não quer ir pra outro país? Todo mundo quer. Por que que só alguns podem? Não, é um direito de todos poderem. Por isso é que esse país vai melhorar.

01:42:43

Por isso é que eles ficaram com raiva de mim, da Dilma, porque dizia os aeroporto tão muito cheio, os aeroporto tão virando uma rodoviária. Ora, se estou incomodado porque os pobres tão andando, peguem ônibus no lugar deles pra ver se é bom.

01:43:00

Quando nós chegamos no governo, tinha menos de cinquenta milhões de pessoas viajando de avião. Quando nós deixamos o governo tinha cento e dez milhões de pessoas viajando de avião. Significa

01:43:18

Foi por isso que nós tiramos trinta e seis milhões da miséria absoluta, foi por isso que nós colocamos quarenta e dois milhões até um padrão de consumo de classe média baixa, foi por isso que nós pegamos esse país com três milhões de jovens estudando na universidade e largamos com oito milhões

01:43:38

É por isso que a gente só tinha branco na universidade e hoje cinquenta e um por cento é negros e pardo na universidade. É por isso que a gente no dia jovem de escola pública na universidade e hoje a gente tem. Porque é um direito de todos.

01:43:56

E não é o estado que faz o que que a gente faz? A gente cria oportunidade, a gente abre a porta e depois deixa o povo andar. É assim que a gente vai fazer companheirada, veja o que vai acontecer nesse país, veja o que vai acontecer. A primeira coisa

01:44:15

É que nós vamos recriar alguns ministérios importante. O ministério da mulher vai ser criado como Ministério da Mulher. O Ministério da Igualdade Racial vai ser criado como ministério. A gente vai votar que não é o Ministério da Pesca.

01:44:34

Porque esse país tem oito mil quilômetros de fronteira marítima mais doze por cento de água dócil do mundo, não tem sentido, o Ministério da Pesca ser uma secretaria do Ministério da Cultura, da da agricultura e a gente vai criar o Ministério da Cultura.

01:44:52

Com uma novidade em cada capital nós vamos criar um comitê de cultura. Pra quê? Porque nós precisamos nacionalizar.

01:45:10

A diversidade cultural desse país que me desculpe mas os canais de televisão não pode ficar mostrando pra nós

01:45:19

Apenas as coisas produzida no eixo Rio-São Paulo. A gente quer saber o que acontece no Pará, o que acontece em Santa Catarina, o que acontece no Amazonas, o que acontece no Amapá, o que acontece em Garanhuns, o que acontece na Bahia. Essa diversidade cultural

01:45:38

Tem que ser estampada nos meios de comunicação para que o povo saiba que o Brasil não é só a dança dos famoso, o Brasil tem muito mais coisas além da dança dos famosos. Se bem que eu gosto da dança dessa voz.

01:45:54

É uma pena que eu não seja famoso pra ir dançar, mas eu gosto. Bom, então, companheiros, eu queria que vocês soubessem de uma coisa, esse país é um país que tem jeito.

01:46:11

Cê veja uma menina que fez o discurso, aquela menina eu conheci ela em Chapecó, ela era muito novinha quando eu conheci ela e ela me abraçava, ela chorava, chorava e falava e chorava e falava, hoje encontrei com ela, tá uma moça.

01:46:30

O que ela falou é o retrato da maioria da cabeça de vocês. Todos vocês são inteligentes, todos vocês tem coisa pra dizer, todos vocês tem coisa pra fazer. O que que precisa fazer? É criar

01:46:46

Oportunidade pra vocês fazerem, pra vocês falarem, pra vocês pesquisarem, pra vocês dizerem comé que vocês quer o mundo, é por isso que eu vou criar as conferências nacionais outra vez, todas as políticas públicas serão definidas em reunião, sabe?

01:47:06

Que a gente faça, por exemplo, as conferências municipal, estadual e nacional. Não é o presidente que tem que saber das coisas. O presidente fará muito se ele tiver competência e capacidade de ouvir o nosso povo.

01:47:21

e hoje a gente tem um presidente que não gosta de negro, que não gosta de indígena, que não gosta de mulher, que não gosta de LGBT que é mais, que não gosta, sabe? De sindicato, que não gosta de pequeno negócio. Ele não gosta de nada, ele só gosta de miliciano. Não é possível

01:47:41

Então esse país eu vou terminar dentro pra vocês uma coisa, eu tenho setenta e seis anos de idade. Quis deus, quis Deus que eu chegar, são setenta anos com a saúde que eu tô. Eu acredito tanto em mim

01:48:00

Eu casei outra vez. Eu eu poderia só ter ficado com a Janja. Eu poderia só ter ficado com ela. Agora eu falei na minha terra

01:48:18

Quando Doula Lindu me põe no mundo, ela falou, filho da Nona Lindu, não fica não, ele casa, ela assume responsabilidade. Então eu quero que vocês pense o seguinte, eu quero que vocês pensem o seguinte, pense bem.

01:48:35

Eu saí da presidência da república com oitenta e sete por cento de boiote. Eu saí daí presidente da república e até hoje todas as pesquisas mostram que eu fui o melhor presidente da história desse país.

01:48:50

Então, por que que eu não me meter a voltar com setenta e seis anos de idade se eu poderia aproveitar a minha vida agora com a Xuxa? Sabe por que que eu vou votar? Porque eu tenho certeza que nunca o Brasil precisou tanto do seu povo

01:49:09

Como ele tá precisando agora e eu tenho certeza que a gente vai poder em quatro anos recuperar e reconstruir esse país. A gente vai conseguir fazer mais e eu tenho a obrigação de fazer mais, eu não posso nem empatar e nem fazer menos.

01:49:29

Vocês percebem que o meu compromisso é muito sério, eu tenho que fazer mais, porque senão vocês vão me ver como traidor num cumpriu o que falou, eu vou cumprir, eu vou cumprir, eu quero que mais gente vem aqui como aquele companheiro que deu declaração.

01:49:47

Eu quero mais gente vivendo, o microempreendedorismo minha vai ser uma das forma que nós vamos encontrar pa desenvolver esse país, vai ter credo para o micro e médio empreendedorismo nesse país.

01:50:00

Vai ter crédito para agricultura familiar, vai ter crédito para as cooperativas desse país a chamada economia criativa. Nós vamos ter que colocar a nossa criatividade pra funcionar. Quem quiser abrir o negócio a gente vai ter crédito.

01:50:19

O BNDES não vai ficar emprestando dinheiro pagando as empresas não, o BNDES vai ter que emprestar dinheiro pra pequena e média e microempreendedor pra ficar certo você é da faixa Lula na cabeça se você tiver um empreendimento você vai encontrar crédito

01:50:37

Pra você tocar a vida e a gente vai criar um fundo garantidor para que se o companheiro não conseguir pagar a gente resolva o problema pra não sufocar o companheiro. Esse país, esse país está nas nossas mãos. Esse país tá nas nossas mãos.

01:50:56

E por isso eu não poderia deixar de vir a Santa Catarina. Eu vim aqui porque esse companheiro aqui eu conheci o Décio prefeito de Blumenau. Ele já mancava.

01:51:15

Amanhã acaba ele já andava assim com essa perninha, com a deficiência, mas o problema não é a perna, o problema é que o tem a cabeça perfeita. O déficit é uma inteligência ímpar.

01:51:32

Eu Decio é um companheiro que tem um coração muito maior do que o tamanho dele. Eu acho que tá na hora de Santa Catarina dar uma chance a alguém, alguém que conhece a alma do povo.

01:51:50

Alguém que conhece o mundo do trabalho, alguém que conhece porque essa gente for eleita e São José foi eleito, eu quero dizer nunca mais vai haver o que aconteceu com o canceler, nunca mais o reitor vai se jogar pela pressão da polícia.

01:52:09

A gente vai dizer que se a gente quiser prender alguém por corrupção, primeiro a gente prove, dê o direito de defesa e depois você pode condenar, mas não fazer nenhuma sacanagem como fizeram com o nosso querido reitor que certamente ele está lá em cima.

01:52:29

Olhando ideia e falando, vai baixinho, vai baixinho que vai dar certo essas eleições. Queria dizer pra vocês que é importante a bandeira que é importante, eu preciso, eu preciso de senador,

01:52:46

E eu preciso de deputados e deputadas. Então é importante vocês terem noção de que é importante votar nesse companheiro para senador da república pra que ele possa nos ajudar.

01:53:02

É preciso votar nos nossos deputados chamado time do Lula, dos partidos que me apoiam, porque se a gente ganhar a gente vai ter que dar um jeito no centrão. A gente vai ter que mexer no orçamento secreto.

01:53:19

A gente vai ter que cumprir o salário da enfermagem nesse país. A gente vai ter que melhorar o peso dos professores. Porque essa gente quiser melhorar a educação, saúde, a gente tem que contratar mais gente. E a gente tem que pagar.

01:53:38

É por isto gente que eu tô otimista pense, quando vocês votarem em facada hoje pensa o seguinte, esse Lula ele tá mentindo pra nós ele não tem setenta e seis, ele só tem trinta anos de idade.

01:53:57

Eu quero que vocês saibam que a minha energia é muito forte. Eu tô com muito mais vontade do que eu tava em dois mil e dois. O Brasil tá precisando muito mais de nós do que já precisou. E quando eu chego aqui

01:54:15

Me desculpe eu dizer o nome de uma mulher, quando eu chego aqui e fico sabendo que a nossa querida Luci Schurn vai ser candidata a deputada também, eu fico feliz. Desculpa os outros candidato de eu citar o nome da da nossa querida

01:54:34

O é uma pérola. Ah como ela falava comigo. Lá em Brasília ela falava porque ô Lula eu sou trabalhadora rural. Eu sou trabalhadora rural.

01:54:46

Eu achava fantástico uma pessoa dessa ser deputada federal agora se Deus quiser vai ser estadual e se Deus quiser você vai criar a tua família com muita defesa e dignidade como você criou. Gente é o seguinte se vocês quiserem esse baixinho vai na minha posse.

01:55:05

É só, é só no dia dois votar treze pra governador, treze pra presidente. É nós treze. E voltar aqui quatrocentos pro Senado. É simples.

01:55:24

e votar no nosso deputado e deputadas e depois no Décio é o seguinte eu eu realmente olha a diferença eu vou escolher um homem pra ser meu vice oh o Décio escolheu uma mulher bonita

01:55:42

Além de bonita, inteligente e a lei de inteligente empreendedora que vai ensinar o Décio ajudar o povo de Santa Catarina a serem empreendedor. Meus queridos companheiros, primeiro agradecer a Deus por permitir esse dia de hoje.

01:56:01

A gente. Olá, pediram pra ler aquela faixa lá. A gente olhava o celular, a gente olhava o celular e a gente falava, vai tá muito frio em Santa Catarina, vai tá muito frio no Rio Grande do Sul e vai tá muito frio no Paraná. Eu acho que a gente não vai poder ir.

01:56:21

Fica aquele negócio, mas eu precisava vir pra poder desmentir o Senador que disse que isso aqui é terra de Bolsonaro. Eu te dava vídeo. E eu e eu quero eu quero agradecer a Deus. Porque

01:56:39

Deus nos dá esse dia de hoje. Nem tanto frio como a meteorologia previa. E ainda no meio da primavera me desculpe eu vou dizer uma coisa que eu disse a vida inteira.

01:56:57

Esse texto da primavera, deixa eu contar um caso, em oitenta e dois eu tava fazendo um comício numa cidade chamada Catanduva, em São Paulo. E naquele tempo a gente tinha pouco voto, mas tinha muita popularidade

01:57:11

Porque era um metalúrgico que tinha acabado de fazer as greve, então eu tava famoso e tinha muita artista junto com a gente. Eu dava, eu dava mais autógrafo do que do que do que voto que eu tive. E eu tô nessa cidade, eu não lembro que eu tava com um artista Beth Mendes fazendo um comício e veio uma menina

01:57:30

E me entrega um papelzinho, me entrega um papelzinho e sai correndo. Eu depois procurei, não consegui porque essa coisa eh num num tem autor. Aí o papelzinho tava dizendo o que eu vou dizer pra vocês, dizia assim, os poderosos podem.

01:57:49

Matar uma ou duas rosas, mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera e a primavera chegou no mês de setembro para lavar a nossa alma.

01:58:04

No dia dois de outubro, nas eleições para presidente, para governador, para senador, para deputado. Eu tenho certeza que nós vamos chegar lá e tenho certeza que vocês sentirão orgulho

01:58:20

Do nosso novo Governo, porque nós precisamos fazer mais e melhor e eu não quero governar a palavra governar vai desaparecer da minha boca. Eu quero ganhar para cuidar do povo brasileiro para cuidar do país.

01:58:35

Um beijo no coração, gente e até a vitória, se Deus quiser. Um grande beijo.

01:17:04 / 00:41:50
1x