Botão voltar Discurso de Lula em ato com povos da Floresta, em Belém
01:12:48

Bem eu queria cumprimentar a companheira também nossa grande apresentadora chefe do cerimonial aqui a nossa companheira Odel

01:13:05

Também a nossa apresentadora e cumprimentando as duas eu quero cumprimentar todas as mulheres que estão aqui presente. Quero cumprimentar o companheiro Márcio Mene e dizer pra ele

01:13:21

Que ele foi o presidente da FUNAI quando eu fui presidente da república e ele fez um trabalho extraordinário porque foi nesse período que a gente criou o Conselho Nacional Indígena.

01:13:35

E a gente tirou da FUNASA a saúde para criar uma secretaria especial de saúde indígena. Quero cumprimentar o nosso querido senador Randolfe do Amapá, companheiro de muita grandeza, o Paulo Rocha, nosso senador da república.

01:13:54

O nosso futuro candidato a Senador da República, o Márcio que é da direção nacional do PT, o Aluísio Mercadante que é da Fundação Perseu Abramo e coordenador do nosso programa de governo, o nosso Edmílson prefeito de Belém, que vocês também conhece.

01:14:13

A esposa do Edmílson, eu vou apresentar também a Janja que é minha mulher, que é minha companheira bem, vocês viram que na programação original foi cortado muita gente

01:14:33

Porque eu tenho um problema de avião que eu tenho que embarcar para o Maranhão daqui a pouco. Eu não sei Cunha, eu não sei se eu tenho a grandeza para representar o povo da floresta.

01:14:52

O que eu posso dizer pra vocês é que só tem uma razão pra eu voltar a ser candidato a Presidente da República. É fazer mais do que eu fiz no meu primeiro mandato.

01:15:10

Cuidar melhor das pessoas, é por isso que eu tenho dito que as pessoas precisam se preparar porque nós vamos criar o ministério, sabe? Dos povos originários. Quero dizer pra vocês que o presidente da FUNAI

01:15:29

Não precisa ser um branco igual a mim, ele pode ser um indígena ou um indígena pra dirigir a FUNAI. Eu quero dizer pra vocês que a quantidade de médico que já tem formado indígena, eles próprios pode cuidar da saúde indígena, sendo o cara responsável pela saúde.

01:15:49

Portanto eu acho que vocês terão representação oficial para que vocês não fiquem sendo tratado como se fossem crianças mimadas que não sabem o que querem. Quero dizer pra vocês que

01:16:08

A boiada não vai passar mais. Porque nós temos que criar na sociedade brasileira a consciência de que a manutenção da floresta em pé é mais saudável, é mais rentável do que tentar.

01:16:27

Derrubar a árvore pra plantar soja, pra plantar milho, pra plantar cana ou pra criar gado. Até porque os grandes produtores que tem responsabilidade porque vendem os seus produto no mercado estrangeiro não querem correr o risco de serem prejudicado porque estão

01:16:46

Praticando violência contra a nossa Amazônia. O que nós precisamos é evitar que aqueles que agem com irresponsabilidade, aqueles que fazem discurso sabe de que é preciso desmatar, é preciso fazer queimada.

01:17:03

Essa gente não é as pessoas responsáveis que trabalham dignamente para produzir, para vender e para ganhar a vida do nosso país. Então eu quero assumir um compromisso com vocês de que a partir de janeiro as coisas irão mudar.

01:17:22

Nós, nós estamos fazendo um programa de governo, nós colocamos a proposta original na internet, já deve ter mais de trinta mil pessoas que mandaram proposta pra nós e nós não queremos fazer um programa de um partido político.

01:17:41

Nós não queremos fazer um programa de um candidato, nós queremos fazer um programa que represente a síntese daquilo que é a necessidade do povo brasileiro envolvendo todos os povos da floresta porque vocês conhecem como ninguém.

01:17:59

O mundo que vocês vive. Eu quero dizer aos reitores me disseram que tem bastante reitores aqui aos nossos cientistas que estão aqui de que esse país só será um país evoluído e grande quando a gente não entender

01:18:17

O investimento na ciência e tecnologia como gasto vai entender como

01:18:22

E investimento e a gente tem que investir muito em incenso e tecnologia para que a gente seja competitivo do ponto de vista internacional para que a gente possa ser mais capacitado na produção e na qualificação daquilo que nós produzimos.

01:18:40

Por isso é preciso mais escola técnica, é preciso mais instituto federal, é preciso melhorar o ensino fundamental, é preciso mais universidade para que o Brasil se transforme num país em que a sua juventude tenha emprego qualificado, com salário responsável.

01:19:00

Eu quero dizer pra vocês que ontem essa semana foi mandado para o Congresso Nacional a LDO e a LDO chama-se Lei de Diretriz Orçamentária. É a proposta do governo para o orçamento de dois mil e vinte e três. E lá

01:19:19

Nem tem a continuidade do auxílio emergencial e nem tem aumento do salário mínimo. O que é uma vergonha, porque já faz vários anos que o salário mínimo não aumenta e no nosso governo o salário mínimo aumentava todo ano.

01:19:36

Quero assumir o compromisso com vocês e eu sei que é isso que vocês querem. A Amazônia não precisa ser transformada num santuário da humanidade.

01:19:49

Amazônia tem vinte e cinco milhões ou vinte e oito milhões de pessoas que dela vive e nela mora. O que nós precisamos é ter a competência de investir em pesquisa cada vez mais pesquisa.

01:20:04

Fazer parceria com outros países para que a gente tenha o dinheiro suficiente para pesquisar e tentar transformar parte da riqueza da nossa biodiversidade em possibilidade de melhorar a vida do povo que mora na Amazônia, a vida do povo que mora na floresta

01:20:24

a vida dos pescadores e quero dizer aos pescadores também que nós vamos recriar o ministério da pesca. Nós vamos recriar o Ministério da Pesca porque é uma vergonha, um país que tem oito mil quilômetros de Costa Marítima, um país que tem doze por cento de água doce do mundo

01:20:44

A pesca está ligada ao Ministério da Agricultura. Da mesma forma que nós vamos recriar com muita força o Ministério da Cultura e em cada capital. Em cada capital haverá um comitê de cultura para que a gente tente mudar de uma vez por todas no Brasil.

01:21:04

Sabe o conceito de cultura? Cultura não é a gente ficar assistindo apenas as danças dos famosos, costura não é apenas a gente ficar assistindo as novelas que vem do centro-sul, cultura é o país inteiro conhecer a riqueza

01:21:22

Da nossa diversidade cultural que existe em todos os cantos do mundo. A riqueza cultural, indígena, a riqueza cultural quilombola, a riqueza cultural dos extrativistas, a riqueza cultural de tanta gente espalhada por esse país que vive no anonimato, porque não reconhece.

01:21:41

A gente quer um país megadiverso do ponto de vista da cultura para que a gente possa garantir, sabe? Que o povo brasileiro se compreenda. Religiosa! A gente precisa criar condições

01:22:00

Para que o povo brasileiro se compreenda e ele sabe o que ele é. Ontem eu tive uma reunião no teatro, aquele teatro maravilhoso que eu nunca tinha ido e tive uma reunião com muitos artistas, muitos intelectuais.

01:22:20

E pude ver aquele teatro, ele foi criado no ciclo da borracha, no tempo em que o empresário da borracha mandava lavar a sua roupa em Paris, demorava quase seis meses pra ir voltar uma roupa pa ser lavada.

01:22:40

E aquele teatro certamente ele não foi construído pensando em estratigista assistir peça lá ó pela não foi não foi pesado para que os indígenas pudessem frequentar lá os trabalhadores da periferia de Belém.

01:22:56

Certamente ele foi pensado para que a elite pudesse trazer os grandes óperas da Europa, trazer os grandes cantores, sabe? Da Europa e graças a Deus o povo conseguiu se organizar e ontem

01:23:13

o metalúrgico teve o prazer de entrar no teatro, no Teatro da Paz, pra assistir o encontro cultural. Então, a eu eu quero que vocês saibam que eu tô assumindo um compromisso delicado com vocês

01:23:33

Eu tô assumindo um compromisso delicado porque qualquer candidato pode fazer promessa porque ele nunca fez nada. Agora eu não posso assumir fazer promessa porque eu já governei e eu preciso cuidar melhor dos indígenas

01:23:52

Demarcar o território e garantir a demarcação, não permitir o garimpe legal na Amazônia em lugar nenhum. Ou seja, esses dias eu fui visitar, esses dias eu fui visitar um quilombo em Contagem, Minas Gerais.

01:24:10

Esse quilombo ele foi reconhecido quando o quilombo quando eu era presidente em dois mil e oito. Eu saí da presidência em dois mil e dez. Estamos em dois mil e vinte e dois e ainda não foi documentado oficialmente o quilombo. Ou seja

01:24:27

Doze anos esperando, sabe? Que a escritura definitiva saia, que a posse definitiva. Essa é uma coisa que nós vamos ter que mudar porque demora muito e o povo que mora no quilombo não pode esperar a burocracia decidir o momento correto.

01:24:46

Nós vamos nós vamos cuidar daqueles que o Estado precisa cuidar. Obviamente que um Presidente da República tem que cuidar de todo mundo, mas nós temos que cuidar.

01:24:59

Sabe preferencialmente das pessoas mais carente, das pessoas mais necessitadas, das pessoas que precisa da mão do Estado, sabe? Por isso é que nós vamos, os companheiros que vivem do extrativismo, nós vamos melhorar a política que nós tínhamos para o extrativista.

01:25:17

Nós vamos melhorar, vai ter mais crédito e vocês vão ter que criar condições de produzir muito mais, porque é preciso que a creche e criar mercado. Os companheiros da agricultura familiar sabe que nós tínhamos aprovado uma lei querendo escolar.

01:25:34

Teria que ser comprado da agricultura familiar. Isso não foi feito porque muitos prefeito tem é dono do supermercado e ele compra dele mesmo. Pois então agricultura familiar se prepare para produzir mais. Porque nós vamos criar uma coisa chamada mais alimento.

01:25:53

Para que aumenta a capacidade produtiva, para que tenha mais comida no mercado e para que a inflação não proíba o povo de comprar o que comer. No mais, eu quero que vocês saiba que se ganhar as eleições. Vocês

01:26:13

Não serão pessoas estranhas ao Palácio da Alvorada, ao Palácio do Planalto. Vocês serão convidados. A hora que quiserem para conversar, para reivindicar e para nos ensinar como fazer as coisas. Queria conversar

01:26:33

Queria conversar com os povos de terreiro que estão aqui. Primeiro, o Estado brasileiro não pode ter religião, o Estado brasileiro é laico, eu sou católico, e eu acho que da mesma forma que o Estado

01:26:52

Não pode ter religião, a igreja não pode ter partido. Então eu quero que vocês saibam que todas as religiões desse país serão profundamente respeitada.

01:27:09

Todo mundo tem o direito de crer no seu Deus e todo mundo tem o direito de professar a sua fé. Então, haverá respeito a todas as religiões, a religião de matriz africana.

01:27:26

aos evangélicos, aos católicos, aos judaicos, aos islâmicos, todo mundo será respeitado, porque é isso que está na Constituição brasileira. Aliás, se vocês não sabe, foi no meu governo.

01:27:44

Que a gente criou a lei de liberdade religiosa, liberdade que não é igreja, foi no meu governo, foi no meu governo que a gente criou a marcha com Jesus. Foi no meu governo que nós criamos o maior grau de liberdade para professar a religião.

01:28:03

Que cada um deseja, por isso companheiros, eu saio daqui honrado, saio daqui porque me nomearam, me nomearam o pajé, depois me nomearam o avião da floresta, eu não sei se eu tenho capacidade de ser os dois.

01:28:19

Mas junto com vocês nós seremos guardiãs até do mundo quanto menos da floresta. Um abraço no coração Fui. Obrigado pela apresentação. Só um instantinho. Pra vocês eu adoraria. Eu adoraria.

01:28:37

Descer e dar um abraço em cada pessoa, fazer uma selfie com cada pessoa, mas o horário não me permite, porque senão eu vou perder o horário do voo. Então, eu quero pedir desculpa a vocês que eu vou sair, sabe? Rapidinho

01:28:56

Pra poder pegar avião. As pessoas, as pessoas que querem tomar as pessoas que querem tomar posse as pessoas que querem fazer uma selfie a gente vai ter que aguardar. Vamos ajudar gente.

01:29:15

Deixa ele terminar de falar, por favor. De cada homem, de cada mulher e até a nossa vitória. Eu só queria dizer, se a gente quiser ganhar as eleições, vocês precisam se transformar no Lula. Vocês precisam do Dante vinte e quatro horas por dia

01:29:34

A gente tentar convencer as pessoas de que nós poderemos ser a melhor solução pra esse país. Um abraço e um beijo.

01:29:43

Luna

01:12:48 / 00:17:09
1x