Botão voltar Discurso de Lula em ato Vamos Juntos pela Pará e pelo Brasil
01:16:30

Ô vocês, o nosso próximo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

01:16:45

Oi, oi. Não, eu ia. Eu ia pedir pra acender as luzes.

01:17:04

Pra eu poder ver o rosto de vocês porque eu não tava enxergando ninguém. Eu gostaria, inclusive, de pedir às pessoas que estão segurando as bandeiras dos seus partidos, dos seus candidatos, que por favor enrolasse a bandeira pra que

01:17:23

Eu não venho todo dia aqui, eu gostaria de ver a fisionomia de vocês. Eu gostaria que você visse a minha pra saber se a gente tá falando a verdade. Vocês vejam que antigamente eu era chamado de Lula.

01:17:40

Depois eu virei presidente, eu passei a ser chamado de Luiz Inácio e agora eu fui chamado de amor.

01:17:48

E aí veio o companheiro Edmilson e fala que não há razão pa rir nesse país Edmilson pelo amor de Deus eu tô rindo atoa nesse país. Tô rindo atoa nesse país.

01:18:07

Porque é um pouco da gente estar provando a verdade para que o povo sabe o que aconteça. Mas eu não quero começar a falar antes de agradecer a cada mulher, a cada homem que estava aqui.

01:18:21

Porque e a cada criança, porque eu sei que algumas pessoas estão aqui a partir das três horas da tarde, das quatro horas da tarde, tem gente que veio pra cá muito cedo e como sempre a gente demora pra começar as coisas que a gente promete, a gente promete um horário

01:18:41

E a gente sempre chega um pouco mais tarde. Quando eu cheguei aqui, aquela menininha que tava, aquela menininha bonitinha que tava ali, falou pra mim, ô Presidente, o senhor atrasou. Olha, se ela que tava com a mãe e o pai,

01:19:00

Sentiu o nosso atraso? Imagina vocês que estão apertado aqui nessa cerca pessoas com idade inclusive. Então gente eu quero começar pedindo desculpas a vocês pelo nosso atraso e por deixar vocês ficarem tão sufocado.

01:19:18

A segunda coisa é que eu tava com saudade de vocês. A última vez que eu vim aqui foi num comício da presidenta Dilma e num comício da governadora Ana Júlia. Lamentavelmente

01:19:37

A gente perdeu as eleições aqui no Estado, mas a gente conseguiu ganhar as eleições com a Dilma. E eu lembro quanta gente tinha aqui. Eu lembro a multidão que estava naquele comício nas

01:19:54

Eu num eu num médico, ô gente, tem, se tiver algum médico aqui. Bombeiro. Se tiver algum médico, algum enfermeiro, sabe? Tem gente passando mal.

01:20:12

Lá perto daquele rapaz que tá sem camisa lá, tem gente passando mal. Sabe? Eu eu compreendo porque tá muito calor, eu compreendo porque vocês não tem água pra beber aí.

01:20:29

Eu compreendo porque vocês estão sufocado. Então é importante eu vou tentar ser breve pra ver se vocês voltam pra casa, descansam e se preparam pra votar no dia dois de outubro.

01:20:48

Mas queridas companheiras e queridos companheiros. Eu sempre fico me perguntando comé que as coisas

01:21:08

Acontece na minha vida muitas vezes até sem eu merecer ou sem eu ter capacidade de fazer as coisas. Eu sou o retirante nordestino que sai dia treze de dezembro de mil novecentos e cinquenta e dois

01:21:28

Diga-lhe a um e de Pernambuco pra ir pra São Paulo pra não morrer de fome. Era minha mãe e oito filhos. Todos menores. Eu fui pra São Paulo e por conta de ir pra São Paulo.

01:21:44

A gente ainda hoje mora em situações difícil, mas eu morava em treze pessoas num quarto e cozinha. Um quarto de cozinha e o banheiro da casa era no fundo de um bar.

01:22:01

que as mesmas pessoas que estavam enchendo a cara no bar ia no banheiro, era lá que a gente ia tomar banho, era lá que a minha mãe ia que minhas irmã vinha. Então eu conheço decore salteado, o drama do povo brasileiro.

01:22:18

Eu conheço Decora e Salteado comé que vive as pessoas que trabalham numa fábrica? Comé que vive angustiada a pessoa que fica desempregada?

01:22:28

Como é difícil uma jovem, um jovem sair atrás de emprego todo santo dia e só ouvir a resposta, não tem vaga, não precisa, não tem vaga, não precisa. E nós conseguimos provar que é possível melhorar esse país.

01:22:47

Eu sei qualé o sonho de cada uma de vocês e qualé o sonho de cada um de vocês? A gente não quer muita coisa, a gente apenas quer ser respeitado, a gente quer trabalhar.

01:23:00

A gente quer tirar os nossos filhos com resultado do nosso trabalho, a gente quer cuidar da nossa família, a gente quer almoçar, jantar e tomar café todo santo dia. A gente quer que a nossa mulher seja respeitada. A gente quer que o nosso companheiro homem

01:23:19

Quando a sua companheira trabalha, ele tem a dignidade de ir pra cozinha, ajudar no serviço da mulher, porque a CN vai ser parceiro. Companheiros e companheiras, quando

01:23:37

Eu deixei a presidência da república graças a vocês e graças a generosidade do povo brasileiro e graças a mão de Deus eu saí do governo com oitenta e sete por cento de boiótio.

01:23:56

possivelmente o governo mais avaliado em qualquer país do mundo e ao não sair só por mérito meu eu saí pela compreensão de vocês porque nós conseguimos provar

01:24:12

Que é possível colocar os meninos pobres e as meninas pobres da periferia, nas universidades desse país.

01:24:21

A gente conseguiu provar que é possível fazer casa para as pessoas pobres e subsidiar aqueles que não podem pagar uma prestação.

01:24:33

Eles acabaram com Minha Casa Minha Vida e construíram minha casa verde e amarelo e até agora não tem uma desgraçada duma casa verde e amarela. Nós vamos retomar o Minha Casa Minha Vida. Nós vamos retomar

01:24:53

E eu quero dizer pra vocês, vocês pintem a casa do jeito que vocês quiserem. Essa babaquice do que tudo tem que ser de verde e amarelo até a cadeira profissional.

01:25:12

Acabaram com a nossa cartela profissional e criaram a fantasia da carteira verde e amarela. E o que que aconteceu? Hoje os empregos estão na informalidade.

01:25:26

Não tem emprego com carteira registrada, as pessoas não tem direito a férias, as pessoas não tem direito a seguridade social, as pessoas não tem descanso semanal remunerado, ciúmes, circuleteiro, se um ciclista, se um motoqueiro cair e se machucar

01:25:43

Ele não tem nem direito a tratamento de saúde pela previdência, porque ele não paga mais. É essa carteira de trabalho que nós queremos? Não, a gente quer uma carteira de trabalho

01:25:56

Te obrigo o empresário a registrar gente e que a gente tenha fundo de garantia e que a gente seja indenizado quando é mandado embora. Esta história de tentar fazer com que o povo mais humilde pague a conta sempre.

01:26:15

Você veja uma coisa, faz muito tempo que não aumenta o salário mínimo, quando eu era presidente aumentava todo ano e nós aumentamos o salário mínimo em setenta e quatro por cento nos governo do PT.

01:26:33

Faz oito anos que ensinou aumento o salário mínimo e essa semana o presidente mandou a LDO, a Lei de Direitos Orçamentária que vai ser o orçamento do ano que vem e não tem aumento de salário mínimo.

01:26:49

Não tem aumento pro servidor público e não tem se quer reajuste na tabela do imposto de renda para que o pobre não pague tanto imposto de renda. E essa gente ainda fala que querem governar o Brasil.

01:27:07

Eu quero dizer pra vocês e vou dizer porque hoje eu não vou falar muito, quero dizer pra vocês que eu tenho vontade de voltar a governar esse país. A palavra correta não é governar, eu quero cuidar do povo brasileiro.

01:27:26

Eu quero cuidar das mulheres e dos homens desse país. Eu quero cuidar, eu quero ter o prazer de ver as crianças irem pra escola com uma roupinha limpa, com uma roupinha nova, bem calçada.

01:27:42

Eu quero ver as crianças pra escola comendo de manhã na sua casa, não precisa ter comida na escola se não precisar, porque vai ter na casa do trabalhador a comida pra dar pro seu filho. E a merenda escolar será de qualidade.

01:28:00

E as prefeituras vão comprar trinta por cento, já era na quando eu tava na presidência. A gente vai aumentar a compra da agricultura familiar para que o pequeno e médio produtor rural possa viver dignamente.

01:28:15

Eu quero dizer pra vocês que a gente vai retomar o luz pra todos, eu quero dizer Edmilson que você pode ficar tranquilo que se eu for eleito Presidente

01:28:32

Você vai ter na presidência um parceiro pra ajudar você cuidar de Belém e o Elder será os parceiro que eu vou ajudá-lo a cuidar do Pará. Vocês tem que ter certeza que quando me prenderam

01:28:51

Achava o que ia acabar com a minha vida, eu poderia ter ido pra outro país, eu poderia ter ido pra Uai Baixada, mas eu não, eu preferi ir pra Curitiba, porque eu não queria aparecer no jornal como fugitivo. Eu queria

01:29:11

E pra perto daquele juiz mentiroso pra provar que ele era mentiroso. Eu queria ir pra perto do Ministério Público de Curitiba pra provar que eles tinham votado uma quadrilha fazendo o mal não apenas pra mim.

01:29:28

Mas fazendo mal pra instituição, Ministério Público e pastor, pastor quinhentos e oitenta dias. Para que as mentira desmoronasse eu as vezes Beto Faro, às vezes Edmilson eu fico triste porque

01:29:47

Durante cinco anos esse juiz enganou a opinião pública brasileira durante cinco anos o Ministério Público enganou a televisão, enganou a revista, enganou os jornais durante cinco anos esse Moro mentiu ao país.

01:30:05

E quando a gente prova a verdade eles não tem coragem se quer de pedir desculpas porque desculpas é uma palavra que só sai da boca de gente que tem dignidade, tem gente que tem respeito, tem gente que aprendeu a cantar pessoas bem

01:30:24

E eu quero voltar a presidência com compromisso de que eu sou o único candidato que não posso errar. Qualquer um pode ir na televisão e prometer o que quiser. É fácil fazer promessa.

01:30:42

Qualquer um pode ir lá, eu não posso, porque eu já tenho um legado e eu quero dizer pra vocês, eu estou condenado a fazer mais do que eu fiz no meu primeiro governo. Estão condenado a cuidar mais da educação.

01:31:00

Estou condenada a cuidar mais da saúde e eu tenho dito ao companheiro Aluísio Mercadante que coordena o nosso programa de governo. O povo brasileiro perdeu a farmácia popular. O povo brasileiro perdeu o aqui tem farmácia.

01:31:19

O povo brasileiro perdeu mais médico, mas sabe Aloísio o que que esse povo tá precisando, num é apenas de médico não, eles tão precisando ter acesso.

01:31:31

As máquinas modernas que os ricos usa, eles tão precisando ter acesso aos especialistas, porque as vezes a gente vai no médico, ele descobre que a gente tem que ir no oftalmologista, no cardiologista, no ortopedista e a gente num vai porque num tem.

01:31:48

Então nós precisamos fazer com que o SUS faça convênio com uma rede de especialista pra que todo mundo independente da sua condição social ou da sua cor.

01:32:04

Tem acesso a medicina, inclusive Aloísio Medicina, porque hoje pode ser utilizado a tela de medicina, um médico de Londres pode consultar uma pessoa no Brasil, mas isso só existe pra rico, pra pobre é sempre a porta fechada.

01:32:23

Pa pobre é fake não, pa pobre é sempre esperar uma semana, um mês, dois mês, quantas pessoas pegam uma receita se não tiver remédio do SUS, coloca receita no criado-mudo e morre sem comprar o remédio.

01:32:41

Então, companheiros e companheiras, quando eu peguei a presidência, o desemprego era doze por cento, nós geramos vinte e dois milhões de empregos com carteira profissional assinada. Quando nós chegamos à presidência

01:32:59

A inflação era doze por cento e nós reduzimos a inflação para a meta de quatro e meio, quando nós ganhamos a presidência, o Brasil devia trinta bilhões a FMI, nós pagamos a dívida e ainda emprestamos quinze bilhões pra eles.

01:33:16

Quando nós chegamos na presidência esse país não tinha reserva internacional, hoje ele tem trezentos e cinquenta bilhões que Dilma e Lula deixaram lá nos cofres pra esse país num quebrar. Quando eu cheguei na presidência o Brasil tinha uma dívida interna pública de

01:33:36

Sessenta e cinco por cento do PIB, quando nós deixamos, ela estava só a trinta e nove. Então, não me veio falar em teto de gasto para cortar a saúde, para cortar a educação, para cortar o salário do povo trabalhador.

01:33:54

Não venham me falar em teto de gasto, porque é o teto de gasto, só foi criado para que ele cortasse o direito do povo pobre e garantisse o dinheiro dos banqueiros e garantisse o dinheiro do sistema financeiro. Eu quero dizer pra vocês

01:34:11

Que o teto de gasto é a minha responsabilidade.

01:34:15

aquilo que eles acha que é gasto, eu acho que é investimento. Eles não podem investir na educação porque é gasto, eu vou investir, porque é investimento, eles não querem investir na saúde porque é gasto, eu vou investir, porque o povo curado, o povo com saúde, é investi

01:34:35

eles não querem investir, sabe? E moradia, eu vou investir, eu vou dizer mais, eu tenho obsessão, eu tenho obsessão que é gerar emprego, eu acho que o emprego ô gente, deixa eu contar uma pequena coisa pra vocês

01:34:55

Dos oito filhos da minha mãe, eu fui o primeiro a ter um diploma primário. Dos oito filhos da minha mãe, eu fui o primeiro a ter um diploma técnico, por conta desse diploma

01:35:13

Eu passei a ganhar um salário mínimo maior e por conta disso eu pude ser o primeiro a ter uma televisão, eu fui o primeiro a ter um carro, eu fui o primeiro a ter uma casa e fui o único a virar Presidente da República. Pois bem,

01:35:31

Eu eu não posso aceitar como ser humano, como dirigente político, como governador, prefeito, Presidente da República. Eu não posso aceitar.

01:35:48

Que esse país, que é o terceiro maior produtor de alimento do planeta Terra, tem a trinta e três milhões de pessoas passando fome que vão dormir toda noite sem comer. Eu não posso aceitar que esse país fica o maior produtor de proteína animal do mundo.

01:36:07

Tem a gente vivendo na fila pra pegar um desgraçado dum osso no açougue ou pegar a carcaça de frango? É por isso que eu quero dizer, nós vamos votar e o povo brasileiro vai votar a comer um churrasquinho e tomar uma cerveja.

01:36:26

Eu vou votar para que a gente tenha crédito. Vamos acender as luzes no celular

01:36:44

Eu vou voltar para que quem quisesse ser empreendedor, pra quem quiser montar um negócio, vai ter crédito, vai ter crédito do BNDES, vai ter crédito do Banco do Brasil.

01:37:00

Vai ter crédito na Caixa Econômica, vai ter crédito no e vai ter crédito no BNB. Se uma mulher tiver abrindo um pequeno negócio, uma confeitaria, uma loja, um negócio pra produzir qualquer coisa, ela vai ter financiamento pra poder montar o seu negócio.

01:37:19

Se um homem quiser montar um negócio, ele vai ter financiamento, porque o que nós queremos é criar um país de empreendedorismo, um país com muita gente fazendo aquilo que gosta de fazer e praqueles que vão pro mercado do trabalho um salário decente, respeitoso

01:37:39

Porque se a gente quer que a pessoa produza, a gente precisa pagar direito. Vocês não sabem como é bom a gente ganhar um salário e no final de semana pegar a família da gente e levar num restaurante pra comer. O prazer

01:37:59

O prazer de uma mãe sair com o seu marido e com o filho e saber que ela não tem que lavar a louça, que ela vai comer, vai pagar, vai levantar e vai voltar pra casa.

01:38:13

Eu quero um país em que a gente possa sair e levar os filhos pra comprar uma pizza e comer, eu não sei se vocês tem visto na televisão a situação tá tão desgraçada que muitas vezes as pessoas vai no supermercado e não consegue comprar aquilo que as crianças quer.

01:38:31

Eu já vi na televisão a mãe tirando iogurte da mesa porque o filho quer e ela não pode pagar. Uma caixa de biscoito pro filho ela tem que devolver porque aquilo é luxo. E eu acho que nada disso é luxo. É obrigação do Estado garantir

01:38:50

Que as pessoas tenham dignidade pra viver agora na pandemia eu tenho filho meu que não perdeu um dia de aula porque ele tem computador porque ele tem tablet porque ele estudou pela internet.

01:39:10

E tem filho meu que não tem computador e que não tem internet e que não pode estudar, nós temos criança com dois anos de atraso sobre outra, comé que a gente vai fazer pra recuperar a capacidade dessas crianças votarem a estudar?

01:39:27

comé que a gente vai fazer? Nós vamos fazer Edmilson um mutirão, uma parceria com o Prefeito, com educadores, com governadores para que a gente possa fazer esse país ser um país defendo um país digno, um país respeitado. A gente não pode

01:39:47

Ter um um país com um governo que agora ele dá todo dia anunciando, a gasolina vai reduzir sete por cento, a gasolina vai reduzir dezoito por cento sabe por que que ele faz isso? Porque roubaram o povo o ano inteiro

01:40:07

E agora faltando um mês pra eleição ele tá reduzindo, ele tá criando salário emergencial, eu quero dizer pra vocês se cair dinheiro na conta de vocês peguem e como que comer, o que vestir.

01:40:23

Porque aquele dinheiro é de vocês mesmo, aquele dinheiro é do imposto que vocês pagam. Então gente, eu quero pedir pra vocês, eu sozinho não sou nada, mas junto com vocês nós somos muita coisa.

01:40:42

Então eu queria que cada um de vocês se transformasse no Lula a partir de hoje. Falta trinta dias. Cada um de vocês é o Lula.

01:40:54

Nós temos que pedir voto no grupo de Zap que a gente participa, nós temos que pedir voto no lugar que a gente trabalha, no lugar que a gente estuda, no nosso Twitter, ou seja, naquilo que a gente puder utilizar pra conversar, a gente tem que pedir voto.

01:41:13

Pra gente derrotar a fábrica de a fábrica de mentira criado pelo genocida é a única vez no mundo que a gente vê as pessoas morrerem afogada fora da água por falta de oxigênio como ele permitiu que acontecesse em Manaus.

01:41:32

Então, companheiros, eu já disse uma vez pra vocês, o dia que eu não puder fazer as coisas, eu quero falar pela boca de vocês, pensar pela cabeça de vocês, trabalhar pelos braços de vocês e andar pela perna de vocês e são vocês.

01:41:51

Que vão ajudar a gente ganhar essas eleições, pra gente recuperar o orgulho de ser brasileiro, pra gente voltar a sorrir e pra gente viver dignamente. Por isso gente, eu quero dizer pra vocês que é é muito

01:42:10

Eu vou descer pra cumprimentar as pessoas aí. Mas eu queria dizer pra vocês é muito fiel tivesse todo o ouro do mundo. Eu não teria como pagar a gratidão que eu tenho.

01:42:27

Pelo carinho que vocês demonstram a mim desde que eu participo de eleição nesse país. E eu quero que vocês saibam pra mim a pátria a soberania ela tem o nome chama-se povo. Se o povo não come

01:42:47

Se o povo não trabalha, se o povo não estuda, esse povo não pode ser soberano. E queria dizer pra vocês mais, a Amazônia não será mais um lugar pra ser, pra ter queimada ou pra ter derrubada.

01:43:04

Abre as doida. Vai ser estudada. Vai ser pesquisada para saber se a gente consegue através da riqueza da nossa biodiversidade. Criar condições de melhorar de vida de quase vinte e cinco milhões de pessoas que mora na Amazônia.

01:43:22

Quero dizer pra vocês que tem mais, é importante saber que a partir do dia primeiro de janeiro não haverá mais carinho ilegal nesse país. Não haverá mais garimpo na terra indígena

01:43:38

E eu quero que Deus me dê força porque eu quero a voltar a tomar um banho nas águas azuis do Rio Tapajós e não nas águas coloridas pelo mercúrio. Eu quero voltar a esse estado

01:43:58

E vou dizer mais, pa afrontar aqueles que não gosta do povo, a gente vai recriar o ministério da mulher, a gente vai recriar o ministério da igualdade racial. A gente vai recriar o ministério da pesca.

01:44:17

A gente vai recriar, a gente vai recriar, vai criar uma coisa nova. O Ministério dos Povos Originários. A gente vai ter no indígena ou uma indígena, o quilombola ou uma quilombola.

01:44:35

Sabe, sendo ministra desse país para que a gente possa conquistar respeito no mundo inteiro. E eu quero que vocês saiba, eu só posso fazer isso se vocês me ajudarem. Só posso fazer isso se vocês assumir a responsabilidade

01:44:54

E quando vocês encontrarem, quando vocês encontrarem um fascista, quando vocês encontrarem um miliciano, quando vocês encontrarem um bolsonarista falando bobagem, pergunte pra ele dizer, qual a obra que o Bolsonaro

01:45:13

fez no estado do Pará. Perguntem quantas casas ele fez, pergunte quantos emprego ele gerou, quanto luz pra todos eles fez.

01:45:31

Pergunto quantas pontes ele fez. Pergunte se ele deu aumento pro salário mínimo. Pergunto se a universidade recebeu dinheiro. Então companheiro Saulo dia dois de outubro muitos Palmeiras.

01:45:50

Um abraço e até a vitória se Deus quiser. Vamos passar até a luz do celular. Acendendo as luzes do celular. Vou acender as luzes dos celulares pessoal. E de cada mulher e de cada criança.

01:16:30 / 00:29:39
1x