Botão voltar Discurso de Lula em encontro com religiosos
01:25:44

Batemos três se vocês me permitirem eu vou falar daqui vou falar aqui do meio a pedido do meu querido Stucker aqui que ele acha

01:26:00

Que se eu for dizer aqui eu facilito a vida dele e o trabalho dele. Olhe, primeiro eu queria agradecer a todos companheiros e companheiras que tiveram a ideia, a feliz ideia e tiveram o trabalho de organizar essa reunião.

01:26:19

E esta reunião é importante porque nós vivemos no Brasil um momento eu diria diferente de quase tudo que eu vi nos meus setenta e seis anos.

01:26:36

Esse país sempre foi reconhecido como um país alegre, um país que gostava de festa, um país que gostava de futebol, um país que gostava ah de dançar, que gostava de Carnaval.

01:26:53

Eu nunca tinha visto o Brasil tomado pelo ódio como a parte da sociedade brasileira está hoje. Eu tenho lido notícias de padres que são atacado durante a missa.

01:27:11

Porque estou falando da fome, porque estou falando da pobreza, porque estou falando da democracia. Eles são atacado por pessoas que sempre conviveram com a gente e que a gente não sabia que essa pessoa tinha tanto ódio dentro dela.

01:27:28

E esse óleo é como se fosse um casulo que foi aberto, porque nós já brigamos muito no Brasil com a direita e já disputamos muita eleição, já fizemos todos os tipos de greve que tem que fazer, sabe?

01:27:44

E você falava de forma muito civilizada, as pessoas falavam, discutiam, brigava, sentava, acordava e a vida continuava. Hoje não. Hoje todo mundo tá tendo mais cuidado. Todo mundo tá sendo mais ameaçado.

01:28:02

E num é só no Brasil, é numa parte do mundo. Nós vimos o que aconteceu agora na Itália. Ou seja, a extrema-direita com a cabeça fascista ganhou as eleições lá.

01:28:19

A gente sabe o que acontece na Hungria. A gente sabe que aqui no Brasil tem representação e a família do atual presidente ela representa esse segmento raivoso da direita internacional que construiu o inimigo.

01:28:39

O inimigo dessa direita é o Foro de São Paulo, nem todo mundo aqui sabe o que é o Foro de São Paulo e eu vou contar um pouquinho pra vocês, pra vocês aí que o mundo é difícil, em mil novecentos e noventa, eu tinha

01:28:58

Eu tinha disputado as eleições com Collor. Em mil novecentos e noventa, em eu tive a ideia de convocar uma reunião com todos os partidos de esquerda da América do Sul. Da América Latina na verdade

01:29:15

Porque em mil novecentos e oitenta e cinco eu tinha dado uma declaração de que eu não acreditava que um operário pudesse chegar a Presidência da República pelo voto. Não acreditava.

01:29:32

Eu dizia que os de cima jamais deixariam a gente chegar pelo voto. Quando foi em oitenta e nove, eu cheguei tão perto, eu fui pro segundo turno e a gente chegou tão perto de ganhar as eleições que eu descobri que era possível sim.

01:29:49

Era possível a gente ganhar pelo voto sem precisar dar um tiro, sem precisar fazer nada de guerra, era só eu organizar um pouco o povo que a gente chegaria. E como na América do Sul,

01:30:01

E a América Latina tinha muitas organizações, tinha revolução, sabe? Na Nicarágua em oitenta, teve Vitorial Salvador, tinha grupo de esquerda revolucionário em tudo quanto é país. Eu fiz questão de chamar todo mundo aqui pra dizer pros caras, ô cara, a gente pode chegar pelo voto.

01:30:19

A gente pode se organizar e acreditar no povo que a gente pode chegar pelo voto.

01:30:26

E obviamente que todo mundo chegou, chegou no argentino que chegou o Chaves, chegou o Evo Morales, sabe? Chegou o Rafael, chegou o o companheiro Pepe Mujica, todo mundo participava do Foro de São Paulo e ao invés de ficar tentando organizar.

01:30:43

Lutas invencíveis, a gente organizou a luta vencível, porque a democracia permite isso, a democracia permite, veja, no nosso continente o Evo Moral ele é um país que tem oitenta por cento da população indígena.

01:30:58

Os governantes da da Bolívia sempre eram pessoas que quase não sabiam falar espanhol, só falava inglês. E de repente o Evo Morales é eleito presidente da Bolívia. Um país como o nosso que era a décima a oitava economia do mundo.

01:31:16

Quer dizer, elegeu um operário metalúrgico sem por uma universidade pra presidente, era uma ousadia do povo brasileiro, era uma coragem do povo brasileiro, comé que o povo resolveu colocar um gay igual eles porque não havia o hábito, era sempre por de cima na presidência da república

01:31:35

E o mesmo aconteceu nos Estados Unidos quando eu fui visitar o Obama logo que ele ganhou as eleições eu falei pro Obama Obama você não terá dificuldade pra governar é só você ter a coragem

01:31:51

Que o povo pobre dos Estados Unidos e os negros tiveram de votar em você. Você tem que fazer valer o teu voo o voto que você teve. É pra essa gente que você tem que governar. E agora nós estamos vendo a direita ganhar espaço em muitos lugares. E uma direita revosa.

01:32:11

Pessoas que não conhecem a palavra democracia, não conhece a palavra respeito, eu tenho lido que atritos e igreja o padre tá fazendo o sermão e aparece alguém de levanta pra agredi-lo, sabe? Fisicamente. Você todo dia vê uma briga ou já tá acontecendo morte.

01:32:30

Quando na verdade nós queremos é paz. O que nós queremos é paz, é democracia. Eu digo todo dia o povo pobre não quer muita coisa. Primeiro ninguém fez a opção pra ser pobre.

01:32:45

É a única coisa que ninguém faz opção, todo mundo gostaria de ser menos pobre. E o que que as pessoas querem? As pessoas querem morar, as pessoas querem trabalhar, as pessoas querem comer, as pessoas querem estudar.

01:33:00

As pessoas querem ter acesso a cultura, as pessoas quer poder ter um dinheirinho pra ir no cinema, num teatro, pra visitar um parente, tudo isso está na constituição. Tudo isso está na bíblia e tudo isso está na declaração universal dos direitos humanos. Então

01:33:19

Nós não estamos fazendo nada, nada, nada ilegal quando a gente começa a fazer isso. Eu tava lembrando que eu era presidente do sindicato, a gente passava um mês fazendo reivindicação, toda, mas a gente ia na porta da fábrica, fazia reivindicação, foi assembleia.

01:33:37

Entregava a pauta de reivindicação pro empresário. O empresário negava era um direito dele negar. Ele poderia não concordar. Mas a gente tinha pra oferecer ao empresário a nossa força de trabalho. Como ele não tinha atendido a nossa reivindicação.

01:33:55

A gente então deixava de trabalhar. O que é engraçado é que o Estado e o seu corpo policial nunca foram bater num padrão porque não atendeu os trabalhadores. Mas iam bater nos trabalhadores quando não atendia o patrão.

01:34:13

Ou seja, numa demonstração de que a estrutura do estado ela foi feita pra segurar os privilégios. Ela não foi feito pra garantir direitos. E é por isso

01:34:31

Que muita gente fica com ódio da gente e fica com gente de todas as pessoas da igreja progressista, das pessoas, já pode ficar certo. Eu convivi muito com a teologia da libertação, eu sei o ódio, eu conheci o Hugo Guisserre do Peru

01:34:50

Figura fantástica. Tem então companheiros, nós fomos eleito presidente da república. Qual foi a diferença do nosso governo? A primeira coisa é que eu sabia de onde eu tinha saído. E eu sabia pra onde eu ia voltar.

01:35:10

Venha votar pra mesma casa a seiscentos metro do sindicato que me levou a presidência da república. Eu não tinha, não falava inglês, nem francês, nem espanhol, eu não podia ir pra Paris, passar dois anos estudando ou pra Londres ou eu ia voltar pra São Bernardo do Campo.

01:35:28

E se o pessoal quisesse ia pra porta de fábrica fazer assembleia e discutir com os trabalhadores. O que que nós fizemos de inovação? Nós fizemos setenta e quatro conferências nacionais. No meu governo todas as políticas públicas que nós implementamos

01:35:47

Foram resultados de conferências municipais, conferências estaduais e conferência nacional. De todos os assuntos, de todos. Sabe? De cultura a pessoa com deficiência.

01:36:03

Tudo foi decidido e tudo foi implementado na medida que a gente ia conquistando espaço pra pra pra aprovar as coisas. E esse país chegou um momento de rara felicidade. Esse país estava alegre.

01:36:21

Os aeroportos tavam cheio de pobre viajando. A gente não viaja de ônibus porque a gente gosta, viaja porque não tem dinheiro pra viajar de avião. Mas quando os pobre passaram a ter um dinheirinho

01:36:35

Eles também começaram a viajar de avião e aí a elite começou dizer que os aeroportos tinham finado rodoviária. Incomodou. Como? Como incomoda os pobres em querer tomar banho de sol no Parque do Ibirapuera.

01:36:55

Não é isso? Ali é uma é um preconceito, ou seja, há um preconceito contra a ascensão dos mais pobres. Mesmo que você não queira tirar nada dos outros, mas só pelo fato do pobre chegar perto de você, já causa um certo pânico

01:37:15

Ah, o teatro que eu ia tá cheio, tem muita gente pobre. Ah, o restaurante que eu ia, tá indo muita gente pobre. O cinema e assim vai.

01:37:30

Uma coisa atrás da outra vai criando um conceito, um preconceito, um preconceito contra pobre, contra negro, sabe? E aí entra a questão do salário, a constituição diz que mulher e homem fazendo a mesma função tem direito a ganhar o salário igual.

01:37:47

Mas a constituição não foi regulamentada ainda. É só vocês olharem pra cara do Congresso Nacional vocês percebem que embora todos nós sejamos maioria a gente diminuiria lá

01:38:05

A bancada ruralista tem quase trezentos deputados, os sem-terra tem dois. Veja quantos trabalhadores e operários tem no Congresso Nacional. Veja, não tem. Então, você veja o negócio, os negros são

01:38:24

Metade desse país tem poucos, as mulheres são a maioria e tem poucas. Eu lembro que o Kunair uma Passoni foi eleita deputada federal, não tinha banheiro pra mulher no café do Congresso Nacional. Porque não tava previsto mulher.

01:38:43

Não fazia parte da cultura desse país, a mulher louvasse a deputada. Tiveram que mudar e fazer banheiro pra mulher, aliás, não podia entrar no Congresso Nacional de Calça Comprida. Imagina a barbárie que era

01:39:01

E nós conseguimos avançar e o a coisa que eu tenho mais orgulho, Gilberto Carvalho que tá aqui, ele a gente tentou fazer uma coisa que era fazer uma consolidação de todas as políticas públicas que a gente tinha feito, não deu tempo de fazer.

01:39:19

E eu também fiquei com medo de mandar pro Congresso Nacional e o Congresso Nacional joga fora o que a gente tinha feito. Esperamos pra ver se ia mudar pra melhor o congresso, mudou pra pior. Então veja, eu tenho a experiência de que só tem sentido.

01:39:39

Eu estar nessa disputa se a gente tiver como obrigação que o povo decida as políticas que a gente vai colocar em prática no país. Senão a gente não muda nada.

01:39:53

Eu anunciei esses dias que eu vou criar um ministério dos povos originários e vou criar pra que os indígenas possam ter

01:40:11

O direito de se organizar e o direito de determinar um pouco as coisas que tem que fazer. Por que que tem que ser um branco? O Lula ou Gilmar? Por que que não pode ser o indígena? Porque já tem muitos indígenas bem formado, bem preparado, tem indígena médico.

01:40:28

Por que que a FUNAI tem que ser dirigida por um branco de olhos verdes e não por um indígena? Porque o o então nós estamos vivendo esse momento difícil

01:40:46

Eu nunca vivi um momento como esse no Brasil quando houve o golpe militar eu tinha dezessete anos. Naquele tempo dentro da fábrica os mais velhos dizia que tinha sido bonito o golpe. Eu não esqueço nunca. Eu estava com medo de marmita às seis horas da tarde na fábrica de parafusos.

01:41:06

E aí um um companheiro mais velho dum meio dia tem uns cinquenta, sessenta anos. Ah graças a Deus o exército vai consertar o país. O Exército vai acabar com o comunismo. E foi assim que aconteceu o golpe com a sociedade brasileira vendo o que acontecer.

01:41:24

Com um monte de mentira, quantas pessoas de esquerda, quantas pessoas como Paulo Freire, uma pessoa como tantos outras pessoas que foram atacadas barbadamente só porque pensavam diferente. E agora a coisa piorou. O que que me deixa tranquilo?

01:41:44

É que o novo ganha as eleições Chalita. Nós vamos ganhar a eleição. E nós e nós precisamos e nós vamos precisar muito de vocês.

01:42:00

Nós vamos precisar muito da experiência de vocês, do acúmulo de experiência, do acúmulo de anos de luta que vocês tem pra gente poder fazer as nossas conferências nacionais e a gente começar a criar políticas públicas diferente.

01:42:18

Nós criamos a lei Maria da Penha, foi promulgada comigo na presidência. Eu andei na campanha de dois mil e seis, eu andei o Brasil inteiro fazendo discurso. Marido que bater na mulher agora vai ser preso na hora. Ou seja, o feminicídio cresceu.

01:42:37

A violência cresceu, sabe? E é uma questão que eu acho que tá ligado a educação, tá ligado eu eu vejo quando eu falo no comício as mulheres adentraram o mercado de trabalho.

01:42:54

Querendo trabalhar fora é orgulho o trabalho de casa é chato pra caramba fazer a mesma coisa todo dia mas o problema é que a mulher conseguiu sair pra trabalhar mas o parceiro homem não entrou dentro da cozinha pra repartir com ela as tarefas

01:43:12

Então, ela continua trabalhando fora, trabalhando dentro, ou seja, é uma dupla, tripla função que tem a mulher, sabe? Então, essas coisas nós vamos mudar como? Nós vamos mudar, tentando organizar a sociedade.

01:43:30

Criando criando, ou seja, muita coisa nova pra administrar esse país. Quem sabe criando os conceitos. Como é que eu posso enfrentar o orçamento secreto? O resultado do da eleição foi que o congresso eleito é conservador.

01:43:48

Vocês viram que foi eleito senador. Então comé que a gente vai mudar? Eu não sei se é possível Haddad, mas nós podemos tentar incluir tanto a nível de Estado quanto a nível nacional o orçamento participativo. Que foi a coisa mais sabe? Eu eu não sei

01:44:07

Não sei como é que a gente pode fazer mas hoje com esse mundo digitalizado com a internet a gente pode colocar o orçamento na internet e pedir sugestão pras pessoas. Só por pra dois mil e vinte e quatro porque o orçamento de dois mil e vinte e três já está pronto.

01:44:26

Já foi entregue ao Congresso Nacional. Então, nós vamos ter um ano muito complicado, muito complicado e aí é preciso ter a organização pra gente fazer as mudanças que precisam ser feito. A fome votou e votou pior do que tava em dois mil e três. Pior.

01:44:45

Ela votou muito mais grave eu não consigo entender comé que esse país que é o terceiro produtor de alimento do mundo que é o primeiro produtor de carne do mundo sabe? Tem a gente vivendo as custa de osso de de de carcaça de frango

01:45:03

Nós vamos precisar fazer muito trabalho social e eu acho que as igrejas podem ajudar muita gente a fazer muita coisa. Nós temos muita coisa pra cuidar. Eu diria pra vocês uma coisa, tem tanta gente com deficiência que a gente tem que cuidar.

01:45:21

Porque muitas vezes a família tenta esconder uma pessoa que tá, sabe? Portador de deficiência. Quando na verdade nós temos que criar condições, né? Nós temos um problema sério com autismo hoje no Brasil. A mesma coisa é que as pessoas mais falam pra mim, ô Lula,

01:45:38

Eu tenho um filho autista sabe? Não tem não tem como cuidar o estado não ajuda. Nós vamos ter que criar políticas própria pra isso. E o ministro da fazenda não pode dizer que não tem dinheiro. É tentar cuidar das pessoas que efetivamente mais precisam. Eu se tivesse o juízo

01:45:57

Eu não estaria concorrendo a Presidente da República, eu casei, eu casei em junho com a Janja, eu iria fazer uma viagem pra Garanhuns. Acontece, acontece que eu não posso, eu não posso.

01:46:16

Eu digo todo dia, quem tem uma causa não tem idade, não fica velho. A gente só fica velho se a gente não tiver uma motivação pra gente viver, se a gente levantar todo dia, sabe? Veja. Eu sei

01:46:36

Frei Davi, eu sei que é possível aumentar o salário mínimo sem causar inflação. Eu sei que é possível arrumar emprego pra esses trabalhadores. Eu sei que é importante a gente ajudar a pequena e média agricultura familiar nesse país.

01:46:51

Eu sei que é possível a gente aumentar as nossas exportações sem causar nenhum problema a esse país.

01:46:57

E a gente vai ter que acabar com a fome outra vez é uma das razões pelo qual eu digo todo dia, se eu voltar a presidência e esse povo voltar a tomar café, almoçar e jantar eu já fiz as missão da minha vida que é a coisa mais importante

01:47:14

Mas agora nós temos que fazer mais. Agora nós temos que fazer mais. Nós temos que ser mais desaforado. Por exemplo, com a questão climática. Aquilo tem um clima, climático vinte dias vinte anos atrás.

01:47:33

Era uma coisa muito de universidade, era uma coisa muito de bicho grilo, né? Agora não gente, agora o mundo compreende de que o os humanos que habita esse planeta

01:47:49

Assume a responsabilidade de cuidar dele ou nós todos afundaremos na desgrata causada por nós? Já está provado cientificamente que não há necessidade de derrubar uma única árvore na Amazônia?

01:48:06

Não há necessidade de invadir o Pantanal, não é necessidade de invadir nenhum bioma nosso. Nós temos trinta milhões de hectares de terra degradadas que já foram pastos

01:48:21

A gente pode recuperar esses trinta milhões e dobrar a nossa produção de grão sem derrubar uma única árvore nesse país. Ou seja, se alguém tiver que derrubar, tem que plantar outra. É a nossa vida que tá em jogo. Eu posso até dizer pra você, Alckmin, que eu

01:48:40

Os verdadeiros, os verdadeiros produtores rurais, aqueles que são sérios não derrubaram. E aquele que derruba não é não derruba como produtor, derruba como um transgressor da lei que existe nesse país. Portanto, não haverá

01:48:57

Não haverá mais garimpo ilegal em terra indígenas. Não haverá ocupação inter-indígenas. E quero dizer querida companheira. Nós vamos tentar resolver mais rápido a questão dos quilombo nesse país. Porque demora muito.

01:49:16

Demora muito até você conhecer a área até a antropologia reconhecer e até o governo eu fui visitar um um um um um quilombo e Contagem.

01:49:36

Esse foi reconhecido em dois mil e seis, eu era presidente da república. Fizeram uma festa, eu votei lá agora, esse ano, ainda não foi legalizado. Ainda não foi defendido a terra pras pessoas que moram lá.

01:49:55

Ou seja, então tudo demora muito para o pobre, tudo demora porque tem um um manual que a burocracia trabalha, sabe? O manual parece que só diz que não pode, não pode, não pode, não pode e nós precisamos fazer as coisas acontecer, porque não há tempo de esperar. Eu

01:50:14

Quero dizer pra vocês que a minha disposição e eu falo isso, as pessoas não acredita sobretudo chalita, sabe? Que eu tô com setenta e seis anos, mas eu me sinto um menino. Eu me sinto sinceramente, eu nunca tive tanta vontade, nunca tive tanta vontade.

01:50:32

De fazer as coisa como está agora. E eu sei que eu não posso esperar muito não. É começar e ganhar toma posse e começar a trabalhar. E as coisas começar a acontecer logo. Por isso eu quero que vocês saibam

01:50:51

Que esse encontro nosso não termina aqui. Ele apenas está começando. Quando a gente estiver no governo a gente vai precisar de muitas reuniões. Muitas obviamente que eu não estarei. E muitas delas. Mas ou o estado

01:51:09

Facilita a organização da sociedade e compartilha muita coisa com a sociedade. Sobretudo com aqueles que estão organizados com as igrejas. As igrejas podem suprir uma deficiência do estado muito grande. Então essas coisas eu quero que vocês saibam

01:51:28

Que eu não tô pedindo voto pra vocês, porque eu vim aqui sabendo que vocês já iam votar em mim, eu estou aqui, eu estou aqui dizendo pra vocês, esse país vai mudar, eu vim aqui pra dizer pra vocês, esse país vai mudar. É a única razão pela qual

01:51:48

Eu mereço ser presidente, é se for pra fazer as coisa diferente. Eu tenho que levantar todo dia, eu tenho que ler as coisas que eu disse durante a campanha pra mim não esquecer. Porque a gente esquece com facilidade os compromisso.

01:52:08

A gente esquece, se a gente não lê todo dia e se não tiver as pessoas cobrando da gente, cobrando de verdade. O que é duro é que muitos governantes não gostam de ser cobrado. Ah, hoje eu tô aqui, tudo legal com você, você amanhã você me cobra uma coisa pra querer cair da oposição.

01:52:26

Num deixa nem ele entrar no meu gabinete, como eu já conheço muita gente há muitos anos, é a única solução pra nós é envolver a sociedade na governança desse país, pra gente tentar ver se a gente consegue reorganizar as instituições.

01:52:44

Nós vamos ter um problema que nós vamos ganhar as eleições, nós vamos derrotar o Bolsonaro, mas o bolsonarismo tá criado. Cuba. Não, eu posso. Mas depois, depois nós temos que o que conscientizar a sociedade.

01:53:03

Pra que ela, sabe? Não crie no bolsonarismo uma política sabe? Definitiva no Brasil. Que é o que a extrema direita está tentando fazer. Aqui em outros países em quase todos os países é verdade.

01:53:19

Portanto, eu quero agradecer a você, querido. Você sabe que uma coisa que eu disse comigo, que eles ficam com muita raiva, é porque a vida tá difícil. Carne tá difícil pro povo pobre comprar. Então, o que que eu tenho dito, ó, a gente vai votar

01:53:37

A viver mais dignamente e a gente vai votar pelo menos um final de semana a gente vai reunir a família pra comer um churrasquinho.

01:53:48

Sabe ah nordestino nordestino é muito pobre mas nordestino não sabe comer sem uma cárie, seja de cabrito, seja de vodka. E e agora está difícil pro povo.

01:54:07

Tá muito difícil a situação, sabe? As pessoas pra comprar uma carne pra comer tá muito complicado. Então veja, nós temos que resolver isso gerando empregos. Nós temos que sabe quanto tempo faz que não aumenta o salário mínimo? Quatro anos.

01:54:24

Faz quatro anos que o salário mínimo não tem aumento real. Sabe quantas pessoas aí envolvida com o salário mínimo? Trinta e seis milhões. Trinta e seis milhões de pessoas fazem quatro anos que não tiveram nenhum aumento real no salário.

01:54:41

A mata salarial dos trabalhadores, que no nosso governo, noventa por cento das categorias fazia acordo em cima da inflação, agora todos tão fazendo abaixo. Comé que a gente conserta isso? Com um pouco de ousadia, um muita coragem.

01:54:59

Porque se não a gente não faz. Eu li a ousadia porque sempre haverá aqueles que vão dizer, cuidado Lula, cê não pode fazer isso, isso custa dinheiro. A gente tem que perguntar quanto custou a gente não fazer as coisas no tempo certo.

01:55:14

Quanto custou no alfabetizar esse país há cinquenta anos atrás? Quanto custou não fazer reforma gás a cinquenta anos atrás? Quanto custou esse país a gente não ter feito as universidades que era preciso fazer nesse país? Então fica mais barato fazer do que não fazer.

01:55:32

Fica muito mais barato fazer o que a gente tem retorno imediato. Eu quero, eu quero agradecer, eu quero fazer. Olha, eu já eu já, eu já, esse é um tema que eu não vou entrar porque falta só, só treze dias.

01:55:51

Falta falta treze dia pra gente votar no transe. Aí quando a gente ganhar a gente vai ver o que a gente vai fazer e muitas coisas. Tá? Eu só quero agradecer Gilberto.

01:56:09

Só quero Renato agradecer a organização, dizer pra vocês que se não tivesse nada pra justificar a minha vida uma reunião como essa justifica a existência da gente pela qualidade das pessoas que vocês são.

01:56:28

Que Deus abençoe a todos vocês, dê saúde e que no dia, que no dia trinta não se esqueça, vote no treze

01:56:39

Valeu uma alegria de se abraçar. Lula lá bom de

01:25:44 / 00:31:14
1x