Botão voltar Discurso de Lula em evento "Brasil da Esperança"
04:23:53

Vocês sabem que a gente vai ficando com um pouco mais de idade e a gente vai ficando com a emoção mais a flor da pele.

04:24:09

E o correto seria vocês pedirem para que eu não falasse. Eu só agradecesse vocês porque eu já derramei muitas lágrimas ouvindo vocês falarem.

04:24:28

Eu não esperava que vocês tivessem a disposição de vir a um evento sinceramente extraordinário.

04:24:47

O PT tem quarenta e dois anos. Nós nunca conseguimos fazer um evento dessa magnitude e eu quero ô Janja, eu quero já que não me deram uma nominata, não me deram o que organizou, não me deram quem convidou vocês.

04:25:07

Eu quero Janja, em teu nome, agradecer a cada mulher, a cada homem, a cada um de vocês que compareceu hoje. Porque foi uma coisa pra mim muito emocionante.

04:25:26

Eu quero compartilhar esse dia de hoje com a minha querida companheira Dilma Rousseff. Quero compartilhar com meu vice o companheiro Alckmin

04:25:45

E quero compartilhar com o companheiro que se depender de mim será o futuro governador do estado de São Paulo

04:26:02

O companheiro Fernando Haddad. A quem eu devo muito. Pela sua passagem pelo Ministério da Educação. E pela revolução que foi feita.

04:26:20

No ano a educação brasileira eu tô emocionado além daquilo que eu já me emocionei na vida inteira. O Marciel Melo

04:26:40

É um cantor pernambucano que quando eu era presidente da república eu tinha um companheiro que me dava alguns discos dele e eu via no avião presidencial ouvindo as músicas do Maciel Melo

04:26:58

E fazia tempo que eu não encontrava com Marcel Melo, eu fui fazer um ato em Pernambuco, encontrei com Maciel Melo. E depois de uma semana, duas semanas eu recebi dele como presente essa música pra minha utilizar na campanha.

04:27:16

E eu espero que os companheiro da campanha tenham colocado essa música todos os dias no comício antes de eu chegar. Eu quero Marcelo Melo de agradecer de coração porque como eu quero agradecer a Daniela Mercury.

04:27:35

Essa figura encantadora sabe que não mede sacrifício pra lutar pela democracia nesse país como eu quero agradecer a todos aquele menino o Marinho que veio aqui fazer

04:27:54

Poema extraordinário, esse moleque eu conheço ele desde menino, ele era muito ligado aos companheiro do PSB, viu Márcio França?

04:28:08

Esse ato também eu quero compartilhar com você que será, se Deus quiser, o futuro do senador do estado de São Paulo. Mas o o Marinho era um companheiro do PSB. Mas toda vez que eu ia a Pernambuco

04:28:26

O Eduardo do Campo convidava o Marinho pra ir falar porque eu adorava ele, falava a mãe dele também, o pai dele, o avô dele, será que o tataravô dele? Todo mundo lá eh eh poeta, todo mundo é músico, todo mundo é artista.

04:28:44

E quando eu vi o Marinha aqui eu falei, graças a Deus esse menino de Pernambuco vai encher os olhos de lágrimas e o coração de alegria do povo de outros estados brasileiro porque ele é realmente uma figura

04:29:03

Excepcional, uma figura que às vezes não aparece na televisão nacional. Uma figura que fica lá por Pernambuco como fica praticamente toda a cultura desse país.

04:29:21

Que não pertence ao eixo Rio São Paulo, né? A gente não sabe muitas vezes o que acontece de cultura na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Pará, sabe o que acontece em Rondônia e Roraima? O que acontece em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul? A gente não sabe.

04:29:39

Porque lamentavelmente a gente não vê nos nossos meios de comunicação. Não aparece. E é uma pena. E isso nós vamos discutir depois das eleições. Se eu for eleito presidente da república

04:29:56

Eu tenho tanta coisa pra falar eu tenho tanta coisa se eu pudesse retribuir o que eu ouvi aqui e o gesto de vocês

04:30:15

Eu certamente iria derrotar o Fidel Castro na quantidade de horas que ele falava. Não com a competência dele, com a qualidade dele, mas com a minha rouquidão.

04:30:31

E eu tô caprichando pra não ficar rouco porque a minha fonoaudióloga tá aí. Ela disse que veio pra cá porque ela acha que eu sou muito relaxado com a minha garganta e com a minha voz. Eu vou começar a me cuidar melhor. Mas vamos ao que interessa.

04:30:51

Pra mim eu acredito que para o Brasil eu se eu chorar vocês me perdoem porque eu tô chorando na novela Pantanal eu chorei quando a Juba teve filho.

04:31:10

É mole? Eu fico eu tô quando vem do Rio tomar um tiro eu fiquei triste com o nosso Osval Prado.

04:31:25

Eu sei que é novela mas puxa vida, por que dar um tiro no numa praga tão bonzinho que ele é? Então companheiros e companheiras estamos a seis dias da eleição mais importante das nossas vidas. Uma eleição que pode por fim a guerra

04:31:44

Que tomou conta desse país desde a chegada do atual presidente. Uma guerra que dividiu famílias, que transformou velhos amigos em inimigos, que fez até mesmo irmão atirar em irmão dentro da igreja. Isso precisa acabar.

04:32:03

O quanto antes melhor. O Brasil não tem guerra com nenhum outro país. Não faz sentido brigarmos entre a gente. Não somos donos. Não somos dois países dividido por um muro intransponível de concreto e intolerância.

04:32:22

Somos o único país, uma grande nação, falamos a mesma língua, somos personagem da mesma história, amamos a mesma terra, a mesma bandeira e o mesmo verde amarelo que não pertence a este ou aquele candidato e sim a totalidade do povo brasileiro.

04:32:41

Precisamos de paz. Se vocês de vez em quando baterem o palma dá pra mim tomar água aqui senão.

04:32:55

Precisamos de paz para trabalhar, estudar, passear, namorar, criar nossos filhos. O Brasil precisa de união.

04:33:12

E é em nome dessa união que nós estamos aqui. Estamos aqui em nome daqueles que já não podem estar porque foram vítima da covid e da violência. Estamos aqui também em nome daqueles que ainda não que ainda virão.

04:33:30

E que não merece nascer e viver entre as ruínas de um país arrasado pelo ódio e pela desesperança. Somos filhos e filha do amor e da esperança. Duas palavras eternizadas no hino mais bonito do mundo. O hino nacional brasileiro.

04:33:49

E é sobre os alicerces do amor e da esperança que nós vamos erguer de novo este país. Este é o meu primeiro compromisso com o povo brasileiro. Trazer de volta a paz a união, a prosperidade, o amor e a esperança.

04:34:09

Minhas amigas e meus amigos, nunca me canso de repetir a lição do nosso grande mestre Paulo Freire. É preciso unir os divergentes.

04:34:27

Para melhor enfrentar o Santagônico. Quando em abril deste ano convidei o companheiro Alckmin para ser meu candidato a vice. Muita gente achou estranha. Porque pensou que nós éramos inimigos.

04:34:43

Mas a verdade é que eu e Alckmin nunca fomos inimigos, fomos adversários e um dia nós sentamos para conversar, botamos a divergência na mesa e chegamos a conclusão de que devíamos nos unir em nome de uma causa muito maior, a pacificação.

04:35:01

E a reconstrução do Brasil e de lá para cá e de lá para cá esse movimento de união só fez crescer.

04:35:21

No inícios éramos apenas três partidos, hoje somos dez. Fomos ganhando cada vez mais adesões de outras forças políticas, inclusive de ex-candidatos a presidentes que em alguns momentos foram adversários do PT.

04:35:38

Nunca antes na história deste país tantos partidos, movimento populares, sindicatos, centrais sindicais, associações de classe, trabalhadores, empresários

04:35:50

Profissionais liberais, artistas, intelectuais, atletas, pessoas de diferentes cores, religiões e orientações sexuais e preferências políticas se uniram já no primeiro turno de uma eleição para dizer.

04:36:04

Basta de tanto ódio, de tanta destruição, de tantas mentiras, de tanto sofrimento e de tantas morte. Nós vamos agora mesmo no dia dois de outubro reconstruir o país.

04:36:20

Que sonhamos e no qual merecemos viver e criar nossos filhos. Meus amigos e minhas amigas, trinta e três milhões de brasileiros e brasileiras não tem se quer um prato de arroz com feijão ou um copo de leite ou um pedaço de pão para dar aos filhos.

04:36:39

Dez milhões estão desempregados, trinta e nove milhões vivem na informalidade. Todas essas pessoas tem uma coisa em comum, além de serem vítimas do sofrimento

04:36:52

Importo pelo atual governo, elas nunca perderam a esperança porque sabem que a dor por mais tempo que dure.

04:37:01

É passageira e porque já viram antes este país renascer das cinzas e sabe que seremos capazes de reconstruir outra vez o Brasil. Não há

04:37:14

Não há força maior no mundo que a esperança de um povo que sabe que vai voltar a ser feliz. Nós vamos de novo.

04:37:31

Acabar com a fome no Brasil, companheira Dilma, e ela nunca mais voltará a assombrar os lares da família brasileiras. O povo o povo sabe que a volta da fome

04:37:48

O desemprego recorde, a inflação fora de controle, os preços abusivos dos alimentos, do gás e da energia elétrica, a destruição das políticas de inclusão, ou endividamento das famílias e a violência política, todo esse sofrimento provocado pelo atual governo

04:38:07

Faz parte de uma das páginas mais infelizes de toda a nossa história. Nós vamos juntos reescrever a história. Minhas queridas amigas e meus queridos amigos. Em vez de promessa de campanha apresento compromisso.

04:38:26

Tenho como avalista o extraordinário legado dos nossos governos. Nós tiramos trinta e seis milhões de brasileiros da extrema pobreza. Criamos vinte e dois milhões de empregos com direitos garantidos. Elevamos o Brasil ao porto de sexta maior economia do mundo.

04:38:44

Pagamos a dívida com a FMI e nos tornamos credores do fundo, deixamos trezentos e setenta bilhões de dólares em reserva e foi graça a isso que o Brasil não quebrou, apesar da incompetência ao Governo.

04:39:00

Nos tornamos respeitado internacionalmente internacionalmente pela nossa política externa ativa e altiva e pelas nossas políticas de inclusão social que se tornaram referência para diversos países. Esse tempo vai voltar.

04:39:17

E o Brasil será novamente um país soberano e soberania é mais do que cumprir a importante missão de defender nosso território e nossas fronteiras. É antes de tudo defender o povo brasileiro. Sei.

04:39:32

Fake é preciso fazer muito mais, reconstruir um país devastado por um presidente incompetente e desumano, que não sabe governar.

04:39:49

E foi incapaz de derramar uma lágrima sequer, pelas mais de seiscentas, oitenta mil pessoas morta pelo covid e pela irresponsabilidade criminosa do seu governo. O desafio é imenso, mas tenha experiência de quem já fez uma vez e

04:40:08

Consciência de quem pode fazer ainda mais e melhor e não estou sozinho, mas sim cercado das pessoas mais competentes e comprometidas com o Brasil e com o povo brasileiro. Vamos voltar a investir em infraestrutura para melhorar a vida do povo brasileiro.

04:40:27

Vamos retomar o Minha Casa Minha Vida e gerar de novo um milhão de empregos com carteira assinada. Vamos fortalecer outra vez o salário mínimo dando aumento real acima da inflação. Vamos garantir o Bolsa Família de seiscentos reais com mais cento e cinquenta reais para cada criança de até seis anos.

04:40:46

Setenta por cento das famílias brasileiras estão endividadas. Vamos renegociar essas dívidas para limpar o nome de que hoje está no Serasa e no SPC. Vamos corrigir as distorções do imposto de renda.

04:41:01

Oi de quem ganha menos é que paga mais e essa injustiça prejudica sobretudo a classe média penalizada também pela queda do seu poder de compra e pelos preços abusivos dos planos de saúde e das mensalidades escolares.

04:41:17

Vamos voltar a investir em pequenos remédios produtores rurais e na agricultura familiar para garantir a produção de alimentos saudáveis de melhor qualidade e mais barato. Vamos oferecer crédito a juros baixos para quem quiser empreender.

04:41:36

E vamos assegurar os direitos dos trabalhadores de aplicativos. E os bancos públicos voltarão a financiar o micronegócio e as pequenas e médias empresas.

04:41:46

As nossas crianças vão voltar a ter merenda de qualidade em grande parte comprada de agricultores familiares e de pequenos produtores rurais. Como acontecia no nosso governo.

04:41:59

Nossas crianças não querem comer bolacha seca, não querem ser obrigadas a definir um único ovo com outras crianças. Elas querem, elas querem e vão voltar a comer tudo aquilo que uma criança tem direito.

04:42:18

Nós vamos investir em creches, em ensino em tempo integral e o ensino técnico profissionalizante voltará a ser prioridade. A universidade tem que ser para todos e todas que desejarem. Vamos fortalecer o Enem, o PROUNI e o FIES e garantir a lei de cotas nesse país.

04:42:37

É inaceitável que num país da grandeza do Brasil o sonho da juventude seja de ir embora para o exterior.

04:42:56

Em busca de oportunidade que hoje lhe são negadas. Vamos levar a internet a todos os cantos desse país. Vamos fazer uma revolução digital e esse país será um país totalmente conectado.

04:43:11

Vamos retomar e ampliar as boas políticas de saúde que fizemos em nossos governos, o SAMU, as UPAs, o Farmácia Popular e o Saúde da Família serão fortalecido.

04:43:24

Vamos garantir aos usuários do SUS o acesso a consultas com médico especialistas. É inaceitável que uma pessoa receba o diagnóstico de alguma doença grave e tenha que esperar até oito meses para ser atendida por um especialista.

04:43:42

Enquanto a doença aos poucos e consome a vida, ninguém mais morrerá por falta de vacina, por falta de remédio e de oxigênio nesse país.

04:43:52

Meus queridos e minhas queridas companheiras, nós vamos governar para todos, mas sempre com atenção especial para os que mais precisam, ou melhor,

04:44:12

Governar é pouco, vamos cuidar com muito carinho do Brasil e da família brasileira. Chega.

04:44:23

de desvio de recurso dos medicamentos do combate à violência contra as mulheres, o tratamento para o câncer e da merenda das crianças para alimentar o orçamento secreto do centrão. Não

04:44:37

Meus amigos e minhas amigas, não haverá sigilo nas contas públicas.

04:44:53

Não haverá sigilo de cem ano nem de dez ano, nem de um dia. E o Portal da Transparência voltará a funcionar a companheira Dilma e a lei de acesso a informação será cumprida.

04:45:12

E vou dizer uma coisa pra vocês no primeiro dia de governo nós vamos fazer um decreto. Eu digo nós porque eu vou compartilhar com vocês. Para acabar com esse sigilo de cem ano porque eu quero ver.

04:45:31

Eu quero ver o que esse cidadão está escondendo do povo brasileiro. Nós vamos fortalecer as empresas nacionais, estratégicas a exemplo da Petrobras.

04:45:49

Que pertence ao povo brasileiro e que aos poucos eles tentam tomar. Vamos cuidar da Amazônia e de todos os nossos biomas recuperando os órgãos de preservação e fiscalização como o IBAMA, a ICMBio, o INPE e o CONAMA e a FUNAI.

04:46:09

Todos voltarão a funcionar em plenitude para que a gente possa cuidar da nossa fauna, da nossa floresta e da nossa água. Vamos cuidar com carinho de um dos maiores patrimônio do povo brasileiro que é a cultura. A cultura

04:46:28

Será tratada como um bem de primeira necessidade. Porque porque ela alimenta nossas almas. Nós precisamos de música, cinema, teatro.

04:46:43

Dança, artes plásticas, nós precisamos de mais livros, invés de mais armas, vamos recriar o Ministério da Cultura e criar.

04:46:55

E se preparem porque nós vamos exigir muito de vocês, porque nós vamos criar comitês culturais em cada capital deste país.

04:47:11

Para que a cultura seja de novo reconhecida como fonte de geração de emprego e de milhões, sabe? De dinheiro para pagar salário a quem trabalha com arte nesse país. Chega de miséria.

04:47:31

Vamos também trazer de volta o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério das Mulheres. E uma das novidades é que nós vamos criar o ministério dos povos originários.

04:48:08

E eu quero eu quero que fique bem claro. Eu vou repetir,

04:48:28

Eu quero que fique bem claro, não haverá garimpo ou qualquer atividade legal em área indígena. Não haverá derrubada de floresta.

04:48:42

Não haverá necessidade de colocar soja, cana ou gado ou milho, sabe? Dos nossos biomas. Hoje manter uma árvore em pé, é tão ou mais importante do que você criar uma cabeça de gado. O Brasil

04:49:00

O Brasil não precisa derrubar uma asa, nós temos trinta milhões de hectares de pastos degradado nesse país, basta que a gente tenha a competência de recuperar essa terra.

04:49:14

A gente pode dobrar a nossa produção de grãos sem precisar derrubar uma única árvore na Amazônia, no Pantanal ou no Cerrado. Meus queridos amigos e amigas.

04:49:31

Estamos a um passo da vitória em dois de outubro. Falta um tiquinho, só um tiquinho. Nesses poucos dias que restam é preciso trabalhar para conquistar o voto de toda e de todos. Daqueles que ama a democracia.

04:49:49

Digo sempre que a democracia não é um parque de silêncio, ela é ruidosa, ela é barulhenta, porque nela ecoou muitas vozes e é indefesa da democracia que tantas vozes estão hoje aqui reunidas nesse palco.

04:50:08

Chegou a reta final desta campanha feliz, como poucas vezes na vida. Primeiro,

04:50:17

Oh Mônica estou me cuidando hein?

04:50:32

Veja por que que eu sigo feliz? Primeiro porque eu pude voltar a andar por este país abraçando, conversando, ouvindo o povo brasileiro, olhando dentro dos olhos de homens e mulheres

04:50:51

De todos os canto desse Brasil. E o que eu vi e o que eu vi nos olhos desse povo foi o brilho da esperança. Estou também especialmente feliz porque a nossa campanha veio confirmar aquilo que eu disse no sindicato dos metalúrgicos do ABC antes de me apresentar

04:51:11

Naquela noite fadida que a Polícia Federal eu dizia os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera.

04:51:25

E a primavera chegou, chegou no calendário e eu sei que a primavera chega porque na minha casa tem uma árvore e tem um sabiá.

04:51:43

E esse sábia canta todo dia, ele já namorou, a fêmea já colocou um ovinho, ele já tá chocando. E é isso que vai acontecer no Brasil. Nós vamos voltar a fazer esse país cantar.

04:52:01

Esse país ser feliz e a primavera que chegou no calendário chegou também no coração do povo brasileiro. É com a primavera minha querida companheira Leci Brandão. É com a primavera no peito que nós vamos as urnas no dia dois de outubro.

04:52:20

Quero quero terminar devendo olho no olho de cada brasileiro e de cada brasileira. No dia dois de outubro você é a pessoa mais importante desse país. É você que vai defender.

04:52:39

Não apenas o seu futuro, mas o futuro de duzentos e quinze milhões de homens e mulheres e crianças. O tempo do ódio, o tempo da guerra, o tempo da discórdia e das união está chegando ao fim. Cabe a nós.

04:52:57

Inaugurarmos um novo tempo, um tempo de paz, de democracia, união, prosperidade, amor e esperança. Eu queria antes de dar um grande abraço a vocês, dizer pra vocês

04:53:14

Que eu nunca tive tanta fé e tanta esperança como eu tenho hoje. Eu sei que a jornada é muito difícil. Eu sei que a situação a situação do Brasil hoje é mais grave do que a situação que eu peguei em dois mil e três. E vocês se lembram.

04:53:32

Porque quando nós pegamos a inflação estava doze, nós levamos elas pra quatro e meio. Vocês se lembram que nós tínhamos doze por cento de desempregados e nós conseguimos criar vinte e dois milhões de empregos.

04:53:46

Vocês se lembram que o Brasil de uma dívida pública interna de sessenta ponto cinco por cento nós reduzimos pra trinta e sete. Vocês se lembram que o Brasil devia pro FMI nós pagamos e emprestamos dinheiros e temos trezentos e setenta milhões em caixa como eu já disse.

04:54:05

E vocês se lembram, se lembram muito bem de que o salário mínimo aumentava todo ano.

04:54:13

Vocês se lembram do benefício que foi criado pra nossas queridas empregada doméstica que passaram a ter revista em carteira, décimo terceiro ou salário, férias, hora de almoço e não era mais tratada como escrava? Tudo isso gerou muito ódio companheira Dilma.

04:54:32

E você foi vítima de uma parte desse ódio e a gente vai voltar pra fazer mais e melhor como eu já disse no meu discurso. Porque senão não tem sentido. Veja eu você vira Janja.

04:54:50

Eu casei dia dezoito de maio, eu poderia não tá mentindo nessa briga política, poderia tá no bem bom só namorando. Acontece que Deus quis que eu fosse do jeito que eu sou.

04:55:07

A dona Lindu me foi no mundo do jeito que eu sou e eu não posso desistir porque eu tenho uma causa e a Jane já sabe que eu tenho uma casa e ela compartilha essa causa. Eu não posso aceitar a ideia de que a fome voltou nesse país.

04:55:27

Eu não posso aceitar a ideia de que alguém atacado, alguém é violentado porque anda com a bandeira vermelha ou com a camisa vermelha. Eu não posso aceitar as pessoas acharem que não adianta investir em educação, em ciência e tecnologia.

04:55:46

As pessoas cortaram o dinheiro da merenda escolar, acabaram com farmácia popular, mas que entupidez que é essa tanto de esforço que nós fizemos pra criar o mínimo de decência pro povo pobre desse país?

04:56:01

É inaceitável que o preconceito ainda vigore como se tivéssemos no tempo da escravidão. E eu quero voltar. Porque é preciso acabar com isso. É a razão principal pela qual quero votar.

04:56:18

Não é pra governar esse país, é pa cuidar do povo brasileiro, pra gente conquistar aquilo que todas as pessoas têm direito no mundo. E vocês sabem o que nós queremos.

04:56:35

Nós não queremos nada que seja impossível, tudo que nós queremos está garantido na Constituição de oitenta e oito e é o estado que não cumpre. Tudo que nós queremos está na bíblia. E os governos cristão e não cumpre.

04:56:52

Tudo que nós queremos está na declaração universal dos direitos humanos, mas não se encontre. Então se prepare porque eu vou precisar de vocês. Primeira coisa é que nós temos que eleger muitos deputado do nosso time.

04:57:09

Eleger muitos deputados, eleger os nossos senadores, porque se nós, sabe? Tomarmos posse, nós precisamos de gente pra mudar as coisas. Esse país não pode continuar com orçamento secreto.

04:57:23

Não pode, eu vou escreve-a a gente ter um orçamento secreto em que os deputados é que diz, aonde vai o dinheiro? É uma excrecência. A gente vê o nosso país retroceder.

04:57:41

Retroceder naquilo que era o mais elementar. E eu vou dizer pra vocês meninas negras e negros, pobres da periferia incomodam a muita elite brasileira quando eles entram na universidade.

04:57:59

Nós não fomos feito para sermos doutores, nós fomos feitos para fazer trabalho doméstico, para trabalhar de pedreiro, de servente, de pedreiro, nós não fomos feito para ser doutor.

04:58:12

Eles acham que nós não gostamos de coisa boa. Eles acham que nós gostamos de comida de segunda, de carne de segunda, de fruta de segunda, de alface de segunda, que nós não gostamos de nos vestir bem, que nós não gostamos de passear, que nós queremos ficar em casa trabalhando e morando mal, eles acham que é nós temos que ser tratado

04:58:32

E nós temos que ter coragem de dizer não, nós gostamos de coisa boa, nós queremos trabalhar, queremos ganhar bem, queremos comer bem, queremos nos vestir bem, queremos é o teatro, a um cinema, queremos pegar um avião sem ninguém dizer que o aeroporto virou rodoviária.

04:58:50

Porque nós somos cidadãos e temos o direito disso. Por isso, eu quero terminar dizendo pra vocês, se eu tivesse

04:59:07

Sabe o os braços maiores do mundo. Eu ainda assim não conseguiria abraçar todos vocês. Se eu tivesse a maior boca do mundo eu ainda assim não conseguiria beijar todos vocês. A única coisa que eu tenho grande é o meu coração.

04:59:27

Para agradecer, agradecer de corpo e alma, em nome meu e da Janja, em nome da minha família, dos meus filho, dos meus neto, dos meus bisneto, agradecer a vocês esse gesto de vocês. Mas eu queria alertar uma coisa.

04:59:43

Todas as eleições que eu participei eu tentei ganhar do primeiro turno, todas, todas as minhas da Dilma. A gente sempre quis ganhar, não pensa que a gente gosta de ir pro segundo turno, a gente gosta de ganhar. A gente gosta de ganhar no primeiro turno. Mas esse ano

05:00:03

É um ano que nós estamos mais arrojado, vocês tão mais maduro, mais politizado e vocês perceberam que a gente vai votar, por exemplo, pra fazer o Minha Casa Minha Vida, num é uma casa verde e amarela pinte a cada das cores que vocês quiserem, até de vermelho você pode pintar a casa de vocês.

05:00:22

Ah tem gente que fica incomodada quando eu termino meu discurso dizendo ah se preparem porque a gente vai arrumar a casa e a gente vai votar no final de semana.

05:00:41

Consegui reunir pai, mãe, vô, avó, sobrinho, neto, aquela molecada pra brigar, pra escutar um outro, pra chorar e a gente vai colocar numa churrasqueira feita de latão, a gente vai ter o prazer de voltar comer uma picanha assada.

05:00:58

Colocar aquela gordurinha na farinha e tomar uma cerveja eh eh tudo que a gente precisa, é tudo que é elementar. Então gente, esse país é feito de coisas simples e o povo precisa de coisas simples.

05:01:17

E as coisas simples que nós queremos está ao nosso alcance. Eu só preciso de vocês pra duas coisas pra me colocar lá e pra me ajudar a fazer o que eu estou prometendo aqui. Tá? Porque se não tiver

05:01:34

Se não tiver a força de vocês e outra coisa que eu quero que vocês saibam, nós vamos voltar a fazer as conferências nacionais para que as políticas públicas sejam determinada por vocês. Nós vamos decidir

05:01:51

Nós vamos decidir a política pública, cês vão fazer conferência municipal, conferência na estadual, conferência nacional e todas conferências nacionais foram em Brasília com a participação desse que vos fala.

05:02:07

Pra isso ser cumprido é só vocês no dia dois digitar o treze, não precisa nem escrever meu nome que é difícil, é só o treze e a gente vai tirar esse genocida do Palácio do Planalto e colocar de volta a democracia.

05:02:27

Um abraço, gente. Que Deus abençoe cada um de vocês. E a Janja, num sei se a Janja tá aqui, ou a Janja tá aqui atrás. A Janja tem que vim aqui, porque agora de verdade. Agora, porque agora, da minha parte acabou e agora é o seguinte,

05:02:47

Agora, agora eu quero dar um beijo de agradecimento. A melhor parte do dia. Gente, cês acham que acabou? Cês querem que acabe? Amor,

04:23:53 / 00:39:12
1x