Botão voltar Discurso de Lula em reunião da coordenação da campanha para o 2º turno
00:02:19

Olha, a primeira coisa é que nós somos especialista em ganhar eleições no segundo turno. Foi assim, em dois 2002, foi assim em 2006, foi assim em 2010, foi assim em 2014.

00:02:37

Quase assim em 2018 teve problema sério na campanha e vai ser assim agora. E fundamentalmente aqui é que nós temos um programa pro país. Nós temos uma discussão sobre a questão climática.

00:02:55

Sabe? Para nos opor ao nosso adversário, inclusive, para mostrar não apenas ao povo brasileiro, mas ao mundo a importância da gente cuidar da questão ambiental com respeito e com carinho que eles não cuidaram. Nós temos a questão do desemprego que pra nós é muito cara.

00:03:14

Inclusive, a discussão da regulação do mundo do trabalho, a nova relação entre capital e trabalho, que embora você não queira voltar ao que você tinha antigamente, você não pode continuar com uma regulação do mundo capital de trabalho em que o trabalhador não tem nenhum direito.

00:03:29

Nós temos a questão do SUS que pra nós é uma questão sagrada, sobretudo depois da pandemia. A necessidade de fortalecer o SUS coisa que ele tira dinheiro do SUS.

00:03:41

Então nós temos muita, muitas coisas. Nós temos a questão das mulheres, nós temos a questão, sabe? Do movimento do povo negro, ou seja, nós temos muitos assuntos pra gente colocar na campanha, pra gente debater e pra gente ganhar as eleições. Eu estou convencido, eu disse ontem pra vocês que nós apenas retardamos um pouco

00:04:01

Ou seja, retardamos um pouco, talvez por culpa nossa mesmo. Ou seja, eu até de vez em quando sou obrigado a agradecer a Deus a oportunidade de me fazer outra vez chegar no segundo turno. Porque vocês sabem que havia muita gente que não queria que a gente tivesse na situação que a gente está.

00:04:19

Ou seja, essa polarização ela existe desde o começo do ano, ela não mudou. Ninguém conseguiu evitar, por mais que se falasse em terceira via, por mais que se tentasse achar candidato, por mais que se inventou candidato, ou seja, não se conseguiu acabar com a polarização porque ela é irreal.

00:04:38

Ela tem hoje dois lado, tem um lado que defende a democracia, defende o bem-estar, o estado de bem-estar social e tem outra sabe que a gente poderia dizer que foi genocida,

00:04:50

que carrega nas costas a responsabilidade de pelo menos metade das pessoas que morreram por falta de responsabilidade, por falta de comportamento governamental. Nós sabemos que é importante

00:05:03

sabe? Que a gente continue garantindo ao povo brasileiro que ele vai continuar recebendo o auxílio emergencial. Pode ser na forma do Bolsa Família com condicionantes garantindo que a mulher coloque o filho na escola, garantindo que a mulher cuide da saúde das vacinas do filho. E garantindo que os filho até seis anos de idade recebam

00:05:23

um aumento de R$ 150,00 por pessoa. Ou seja, a gente, na verdade, vai aproveitar o segundo turno pra fazer o debate que não foi possível fazer no primeiro turno. Até porque no debate da televisão era muita gente, era difícil você fazer um debate. O segundo turno, eu acredito

00:05:42

que as coisas serão mais organizadas. E a sociedade brasileira vai aprender com muita rapidez a diferença entre a nossa candidatura que defende a verdade e a democracia, que defende o estado de bem-estar social, que defende a participação efetiva da mulher, dos negros na política

00:05:59

E do outro lado, um candidato que não gosta de democracia, que não gosta de cultura, que não gosta de livro, que prefere falar em armas, alguma pessoa que não têm piedade, nem compaixão da fome de 31 milhões de pessoas nesse país. E isso é que vai ficar muito visível a partir de amanhã.

00:06:17

Porque a partir de amanhã nós já estamos em campanha. Né? Nós ainda temos que fechar alguns acordos. Nós temos que conversar com todas as pessoas neste país que não votaram conosco no primeiro turno. Agora a escolha não é ideológica.

00:06:34

Agora a gente não vai dizer assim, vou conversar com fulano porque fulano eu sei que gosta de mim ou fulano eu sei que me adora, não. Agora nós vamos conversar com todas forças políticas que tem o voto, que tem uma representatividade, que tem significancia política nesse país para que a gente consiga somar

00:06:53

num bloco os democratas contra aqueles que não são democratas. Eu não ia dizer outra palavra, não disse parecer ofensivo, sabe? Mas a verdade é essa, é que nesse instante nós temos consciência de que 60% do povo brasileiro rejeitou esse governo.

00:07:13

Rejeitou as eleições, é importante lembrar que é pela primeira vez alguém que tem o cargo de presidente, perde no primeiro turno. É importante lembrar, é a primeira vez que alguém exercendo o cargo de presidente

00:07:31

perde as eleições no primeiro turno e vai perder muito mais vezes o segundo porque a nossa distância vai aumentar muito. Aliás, aliás, se a minha memória não for curta eu não costumo ter menos

00:07:49

Eu não costumo ter menos de 60 no segundo turno. Então nós estamos esperando alargar a nossa margem de voto. Nós vamos conversar mais com o povo. Nós vamos voltar a percorrer o Brasil todos os estados que tiver segundo turno. E alguns estados que não tiver segundo turno nós vamos.

00:08:08

Porque eu estou convencido que nós vamos alargar a nossa vantagem no Nordeste. Estou convencido que a gente vai alargar a nossa vantagem em Minas Gerais. Eu vou visitar regiões de Minas que eu deveria ter visitado e que eu não pude visitar. Então,

00:08:25

um conselho que eu dou pros meus companheiros que fazem parte, sabe? Do comando da nossa campanha. A partir de amanhã é menos conversa entre nós e mais conversa com o eleitor. A gente não precisa conversar com o que a gente já conhece.

00:08:42

Com que a gente sabe que já votou na gente ou com quem a gente sabe que vai votar. Nós precisamos conversar com aqueles que parece que não gostam da gente, que parece que não votam na gente, que parece que não gosta dos nossos partidos. É com esse que nós vamos começar. E nós temos muita coisa.

00:09:00

Nós temos muitos deputados que foram eleitos, federais, estaduais em cada estado e essa gente agora, ao invés de ficar comemorando a vitória, vão ter que vim pra rua nos ajudar. Porque aqui em São Paulo o compromisso é duplo. É eleger o presidente da República e eleger o governador do estado.

00:09:19

É isso que é o compromisso mais importante. Se for necessário conversar com os adversários do Haddad aqui em São Paulo não se preocupe que eu converso também. Não se preocupe. Só preciso conversar com o Rodrigo e com outros candidatos.

00:09:36

O Lulinha paz e amor estará todo pronto pra conversar com todo mundo. Se for preciso conversar com o candidato do Rio Grande do Sul, estou totalmente disposto a conversar e com outros candidatos espalhados pelo país. Nós temos estados em que nós temos dois candidatos possivelmente nos apoiando.

00:09:54

Nesse nós vamos ter que tomar cuidado porque a gente não vai se meter no lugar em que a gente não deve se meter. Mas aonde a gente puder conversar com pessoas, nós vamos conversar com pessoas. O movimento estudantil vai ter que voltar pra rua com muita força.

00:10:09

Porque a ideia básica é diminuir a capacidade de investimento na educação, é a ideia básica é diminuir investimento na ciência e tecnologia, ciência sem fronteira nem pensar que eles não pensam nisso. Então hoje é o dia de reflexão

00:10:26

Eu quero agradecer cada um de vocês pelo carinho e quero dizer pra vocês que valeu, valeu. Ou seja, obter ontem a vitória que nós obtivemos é uma coisa

00:10:40

que eu obviamente que tenho que agradecer vocês, agradecer aos partidos político, agradecer aos apoio popular, mas a gente tem que agradecer a Deus sobretudo, porque somente sabe um poder superior é capaz de fazer com que a gente enfrentando tudo que a gente enfrentou.

00:10:58

A quantidade de dinheiro colocado na campanha, a quantidade do uso da máquina na campanha, a tentativa de achar que eles poderiam ganhar as eleições e a gente ter a vitória que nós obtivemos é uma coisa que a gente deve agradecer primeiramente a Deus.

00:11:17

depois a vocês e aos eleitores brasileiros, porque quem teve a vitória que nós tivemos ontem seguramente essa vitória será aumentada para o segundo turno. No mais, um abraço gente, não sei se vai ter perguntas. Mas ao terminar essa reunião aqui

00:11:37

cada um se prepare, porque daqui pra frente é menos conversa entre nós e mais conversa com as outras pessoas que nós precisamos convencer. Tá? Quem tiver partido político pra conversar, vamos conversar.

00:11:50

Sabe, quem tiver alguém, olha, tal pessoa de tal partido. Eu fiquei sabendo que o Tasso Jereissati declarou apoio a nós. Eu fiquei sabendo que o Roberto Freire já fez uma nota declarando apoio. Ou seja, nós vamos nós vamos, inclusive,

00:12:07

no meio de vocês jornalista, fotógrafo, câmara e jornalistas tiver alguém indeciso, por favor, me aguarda ali no canto que nós vamos ter uma conversinha pra convencer vocês. Um abraço gente.

00:02:19 / 00:10:04
1x