Botão voltar Entrevista de Ciro Gomes no Jornal Nacional
00:00:10

Olá, boa noite. Nós estamos entrevistando nesta semana os candidatos a presidência mais bem colocados na pesquisa Datafolha de intenção de voto divulgada no dia vinte e oito de julho.

00:00:29

Pela ordem determinada em sorteio com a presença dos assessores dos partidos Ciro Gomes do PDT é o entrevistado de hoje. Na quinta-feira será Luiz Inácio Lula da Silva do PT e na sexta Simone Tebet do MDB. O candidato a reeleição Jair Bolsonaro do PL foi o entrevistado de ontem.

00:00:48

Em quarenta minutos nós vamos abordar os temas que marcam essas candidaturas. E o candidato vai ter ainda um minuto pra se considerações finais. Candidato Ciro Gomes, boa noite.

00:01:00

Boa noite Bonner, boa noite Renato. Boa noite. Boa noite a todos. Boa noite candidato. Privilégio de estar aqui. Obrigada pela sua presença e o seu tempo começa a contar a partir de agora.

00:01:10

A defesa da democracia e o apaziguamento do país tem sido um tema centrais nessas eleições. O senhor mesmo tem criticado o clima de polarização entre ãh os candidatos que estão à frente nas pesquisas.

00:01:26

Mas o senhor tem se referido a eles em termos bastante duros. Eu diria até em alguns casos ofensivos. É com esse discurso que o senhor pretende unir o país?

00:01:37

Eu pretendo unir o Brasil ao redor de um projeto e esse projeto tem um diagnóstico. Eu acho que o o Brasil vive hoje a mais grave crise se nós tomarmos em atenção os números do desemprego, da fome, fome, fome, fome, trinta e três milhões de pessoas estão com fome, cento e vinte, não fizeram as três refeições hoje. E a

00:01:55

Pessoas e grupos políticos responsáveis por essa tragédia. E eu acho francamente que a maior ameaça à democracia é o fracasso dela na vida do povo. Mas eu vou me esforçar pra unir o Brasil. A unir unir o Brasil, reconciliar o Brasil. O que não me parece a ver com tradição.

00:02:10

Eh esse é um tema que não é banal, é um tema extremamente importante pelo nível de polarização que nós temos enfrentado, é importante atentar como governante, o eventual governante vai lidar com o contraditório, eventuais adversários. E eu volto a insistir na pergunta, o senhor tem se referido aos principais ãhn

00:02:28

Os candidatos que estão à frente nas pesquisas com termos bastante duros eu volto a lhe fazer a pergunta é dessa com esse discurso ele não agrava esse clima de polarização?

00:02:38

Eu talvez deva levar em consideração sua pergunta, mas repare, a corrupção é praticada por pessoas e o desastre econômico, o privilégio que faz com que o Brasil tenha cinco pessoas acumulando a venda dos cem milhões nacionais.

00:02:51

Brasileiros mais pobres de classe média é responsabilidade de pessoas e de grupos. Elas têm que ser apontadas, indicadas ou responsabilizadas mas não olhando pra trás. Olhando pra frente porque a ciência da insanidade dizia o Einstein, talvez o maior cérebro da idade moderna. A ciência da insanidade é você repetir as mesmas coisas e esperar resultado diferente.

00:03:10

eu estou tentando mostrar o povo brasileiro que essa polarização odienta que eu não ajudei a construir pelo contrário estava lá em dezoito tentando advertir que as pessoas não podiam usar o o vamos dizer a promessa enganosa do Bolsonaro pra repudiar a corrupção generalizada e o colapso econômico gravíssimo que foram produzidos pelo PT

00:03:30

Isso aconteceu no Brasil e agora está se tentando repetir uma espécie de dois mil e dezoito. Portanto a gente tem que denunciar isso, recompreendendo, respeitando, vou levar em consideração as suas ponderações.

00:03:41

Mas nós temos que ser duro, sabe? A corrupção é um flagelo no Brasil. Estou me referindo especificamente aos termos usados a gente é importante lembrar que hoje esses adversários tem juntos setenta e nove por cento das intenções de voto. Então o senhor está dizendo aqui que reavalia esse discurso.

00:03:57

Eu devo sempre reavaliar. Eu faço esse esforço de humildade permanentemente. Eu minha tarefa é reconciliar o Brasil. Deixa eu lhe explicar aqui. O Brasil tem hoje como eu lhe falei pessoas que estão passando fome numa conta de metade da população.

00:04:10

E eu tenho um programa, um programa de renda mínima com status constitucional que vai entrar como uma ferramenta da previdência social, ou seja, pra nos proteger das manipulações de véspera da eleição. Pra que eu viabilize isso, eu tenho que confrontar aqueles que mandaram no Brasil durante esses anos todos. E às vezes eu sim, eu sou, eu tenho, eu venho de uma tradição

00:04:29

Vamos dizer do nordeste. A nossa cultura política é palavrosa digamos assim. Às vezes no sul, no sudeste as pessoas não entendem bem. Não me custa nada rever sabe certos temas e tal especialmente na proporção em que meu sonho é reconciliar o Brasil. O senhor trouxe a baila agora a economia então o senhor falou até do programa de renda mínima né?

00:04:48

O governo atual aumentou o o auxílio Brasil pra seiscentos reais só até dezembro. Esses duzentos reais a mais só até dezembro vão custar aí vinte e seis bilhões de reais. O senhor mencionou. O senhor tem aí um um plano de garantir uma renda mínima de

00:05:07

Mil reais pra todas as famílias brasileiras de baixa renda e em caráter permanente. Como candidato. Essa é uma boa pergunta porque eu peço as pessoas pra me darem oportunidade numa eh Ciro TV ponto com ponto BR. Ela vai estar no ar competindo com a Rede Globo a partir de sábado.

00:05:27

Brincadeira, né? Mas eu quero explicar ali, né? Mas você me dá a oportunidade. Veja, o que eu estou propondo é uma perna de um novo modelo previdenciário. Então, eu vou pegar o BPC, Benefício Prestação Continuada, a aposentadoria rural de muitos brasileiros que ainda remanecem que não contribuíram no passado.

00:05:43

O seguro desemprego e pegar todos os programas de transferência especialmente o novo Bolsa Família que é o é o é o auxílio Brasil

00:05:50

transformar num direito previdenciário constitucional, ou seja, ninguém mais vai depender de político A, político B, eleição A, como está acontecendo, ameaças e tentativas de manipular o sofrimento mais humilhado do nosso povo, das mães de família que estão vendo seus filhos dormir hoje com fome, isso me dói o tempo todo, né? Essa é a minha história de vida. E esse essa consolidação

00:06:10

Dá duzentos e noventa bilhões de reais. Essa conta fecha candidato? Fecho porque eu vou agregar para fechar os duzentos e noventa e sete bilhões dos recursos que já existem eu vou agregar um tributo sobre grandes fortunas apenas e tão somente sobre os patrimônios superiores a vinte milhões de reais.

00:06:25

Entenda bem, só cinquenta e oito mil brasileiros tem um patrimônio superior a vinte e oito milhões de reais. Vinte milhões de reais. O que quer dizer o seguinte, que cada super rico no Brasil vai ajudar a financiar com cinquenta centavos apenas de cada cem reais da sua fortuna.

00:06:40

A sobrevivência digna de oitocentos e vinte e um brasileiros abaixo da linha de pobreza, ou seja, aqueles domicílios que as pessoas ganham quatrocentos e dezessete reais ou menos por cabeça, por mês. O seu plano de governo, além dessa proposta de garantir renda mínima, prevê ainda também reformas, né? Tem reforma, tributária,

00:06:59

Tem reforma fiscal e esse tipo de assunto precisa ser resolvido com o apoio do Congresso Nacional. O que nos leva à questão do isolamento. O senhor tem quarenta anos de vida pública, o senhor foi prefeito, foi governador, foi deputado, ministro de estado, o senhor

00:07:18

Hoje eh disputa a presidência da república pela quarta vez. E no entanto o seu partido PDT não conseguiu formar alianças nessa eleição. É fato a candidatura Ciro Gomes pelo PDT é uma candidatura como se diz puro sangue né? É uma chapa sem alianças. Como é que o senhor

00:07:37

Pretende formar a maioria no congresso pra aprovação das suas propostas? Eu proponho mudar o modelo econômico que é uma tarefa profundamente complexa e difícil e eu pretendo mudar também o governo modelo de governança política. Pedindo as pessoas para pensarem juntos juntas comigo.

00:07:54

O Brasil se redemocratizou se nós tomarmos eleições diretas pra presidente em oitenta e nove. O Collor governou com esse modelo e foi cassado. O Fernando Henrique o PSDB nunca mais ganharam eleição nacional

00:08:05

Governando com esse modelo, o Lula foi parar na cadeia governando com esse modelo. Que modelo o senhor se refere especificamente? É o que se convencionou chamar de presidencialismo de coalizão na expressão elegante do Fernando Henrique ou nessa adesão vexaminosa e corrupta ao centrão.

00:08:20

Mas a questão básica pra explicar. Então se a gente não chegar a conclusão Bonner eh eh Renata de que este modelo é a certeza de uma crise eterna. Lula pra cadeia, Dilma cassada, Collor cassado, Fernando Henrique e o PSDB nunca mais disputaram a eleição nacional e cola o caçado. E o Bolsonaro desmoralizado agora.

00:08:38

Então veja, qualé a minha proposta? A minha proposta é transformar minha eleição isso é muito importante pra dona de casa que está nos ouvindo, pro cidadão brasileiro. Transformar a minha eleição não num voto pessoal.

00:08:49

Mas no plebiscito programático eu vou tentar forçar uma mão em todas as ocasiões que eu tiver oportunidade mais uma vez agradeço a vocês, aos senhores, estão me chamando o senhor, né? Está aqui pra que a gente discuta ideias, porquê? Com isso eu celebro um uma uma nova cumplicidade com o povo brasileiro.

00:09:06

Isso diminui muito a distância entre um presidente que quer reformar o país como eu quero e um congresso que tende a ser reativo naturalmente porque é filho grande. Se eu só completar são três mais três argumentos breves sim. Então primeiro propor as ideias e não o deixa que eu chuto que tem sido a característica do populismo de lado a lado é de direita e de esquerda.

00:09:25

Propondo nos seis primeiros meses é uma hora mágica. Se o Fernando Henrique propõe ali na sequência do Real eu estava lá. Não é? Está aqui as reformas sem o que o real não vai sobreviver. Tinha passado tudo. Não propuseram nada. O Lula não propôs nada. Perderam aquela hora mágica. Terceiro aí está a chave de inteligência de como é que eu tiro o Brasil dessa crise eterna. Negociar.

00:09:43

Quem quer que o povo eleja eu peço que elejam deputados do PDT eles começam com o número doze então é tradição no Brasil que o presidente elege uma vez eleito elege com ele cinquenta dez por cento do Congresso mas todos eles só elegem isso termino então propor a ideia propor nos seis primeiro meses e ampliar a negociação com governadores e prefeitos

00:10:02

Estabeleci um pacto novo libertando a falência dos estados e municípios. Eu tenho os números todos. São seiscentos bilhões de reais de dívida que estão levando quinze por cento da receita dos estados e municípios pra Brasília. Eu reestruturo essa dívida, reforço o caminho do investimento dos estados e municípios e os governadores e prefeitos vem pra mediação. Ponto.

00:10:21

Acabou. Persistiu o impasse neste ou naquele ponto? Chama o povo pra votar diretamente através de plebiscitos. Ó, vamos falar de plebiscito daqui a pouco, mas o que chama atenção, quer dizer, isso é um projeto. É porque em diversas eleições nós já vimos candidatos eh apostarem muito nesses seis meses mágicos, né? Tem uma lua de mel como se chama na política

00:10:41

Muitas vezes os candidatos apostam no capital político de uma vitória nas urnas para imaginar que ao longo dos seis meses terão a ao seu lado não apenas os eleitores mas uma facilidade maior para como o senhor acabou de dizer convencer

00:10:56

Governadores recém eleitos a formarem eh essa essa força de mudança digamos assim. No entanto não é o que se tem visto na prática.

00:11:05

O senhor tem uma receita pra que isso aconteça sem repetir o fracasso de tentativas anteriores nesse sentido que o senhor mesmo mencionou? A receita eu lhe repito, é tentar transformar a minha eleição numa eleição de ideias. Então você fala isolamento, o Bivac é presidente da União Brasil, me pediram, jantamos juntos, me pediram pra deixar a porta aberta até o último dia

00:11:24

E no fim foi honesto. Disse olha o problema do Ciro não é eh a pessoa dele que nós queremos bem gostamos e queremos são as ideias dele. Então e e é basicamente isso a gente tem que entender que eu represento uma espécie de movimento abolicionista num sistema escravista.

00:11:39

Você não vai esperar que o escravista ajude o abolicionista. E é basicamente o que eu estou tentando fazer. Mas deixa eu lhe fazer. Se nós puxarmos a história brasileira recente nenhum presidente de verdade tinha concepção pra mudar o Brasil. Qual foi a proposta que foi feita pelo mágico momento que nós elegemos o Fernando Henrique com um real?

00:11:57

Não teve o primeiro ano transcorreu em Alves como a gente diz no direito ou seja em branco não é? Propôs mudar só o conceito de empresa nacional de capital nacional. Qual foi a concepção estratégica do Lula? Ambos se prostraram ao modelo econômico que produz desigualdade. Desemprego, informalidade é a mais grave da história do Brasil e destruição.

00:12:16

Dos serviços públicos, a infraestrutura do Brasil está caindo aos pedaços. Então aproveitando esse nosso debate sobre governança, modelo de de governança é o senhor citou a ferramenta do plebiscito e já disse em outras ocasiões. Tem impasse, se houver impasse, plebiscito.

00:12:33

Mas o que a história tem mostrado é que os plebiscitos tem sido usados por líderes populistas especialmente na América Latina como um instrumento pra esvaziar o congresso, o poder legislativo criando crises institucionais graves.

00:12:48

Esse tipo de democracia, digamos, democracia direta pode pôr em cheque a nossa democracia representativa. Como é que o senhor pode evitar isso? É, olhando mais pra Europa, pros Estados Unidos do que pra Venezuela. Eu acho o regime da Venezuela abominável. Eh então é assim, é muito clara a minha distinção entre com esse populismo sul-americano.

00:13:08

que infelizmente o PT replica aqui eh Ortega na na Carágua o acesso tudo isso trágico.

00:13:14

Qual é a questão aqui? É um é um modelo, é uma tentativa de se libertar o Brasil de uma crise que corrompeu organicamente a presidência da república, transformar a presidência da república numa espécie de esconderijo do pacto de corrupção e fisiologia do Brasil. Nós chegamos ao limite da emenda do emenda do relator.

00:13:31

Que é um negócio que formalizou. Eu vi ontem o cidadão aqui falando que não tem corrupção. A corrupção no Brasil está está se institucionalizando tal é o despudor com que se manipula os dinheiros públicos no Brasil hoje. Então qual é a minha ideia? Primeiro fazer com que a eleição seja um plebiscito programático. Isso faz uma diferença importante na tradição brasileira.

00:13:50

Por exemplo, quando nós somos com Fernando Henrique na na eleição era o real que estava em debate, não era a personalidade do Fernando Henrique. Isso dá uma força mágica, o tempo da reforma é a qualidade da reforma que diz, mas repare, o mais importante talvez seja alargar a negociação.

00:14:07

Estabelecer uma mediação com os governadores e prefeitos que são as forças políticas eu tenho muita experiência que tem prevalência sobre os grupos de pressão e os lobbys a corrupção e a fisiologia.

00:14:17

Eu tenho como fazer com que os governadores e prefeitos se envolvam nesse redesenho porque eu vou libertar quinze por cento da receita de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul que estão falidos

00:14:28

Pegando liminar pra não pagar dívida eu vou fazer o quê? Eu vou reestruturar isso esses quinze por cento. Vão ficar na mão dos governadores. Nós vamos combinar um grande projeto de investimento por onde eu vou dizer de onde virão cinco milhões de empregos nos dois primeiros anos que é um dos elementos centrais também do meu projeto que eu peço atenção das pessoas pra especializar como é que eu vou fazer lá.

00:14:47

E aí eu vou conseguir uma mediação generosa. Persistindo em passe Renata é o congresso que interessa chamar a população pra deslindar esse impasse. Por exemplo, imposto sobre grande fortuna. Cinquenta e oito mil brasileiros em duzentos e doze milhões de pessoas

00:15:02

São muito poderosos, dão as cartas, sabe? Controlam as os elementos da política, centrais e tal. Eles vão ser contra isso. Ainda ontem tive uma discussão fraterna

00:15:11

Com um amigo velho querido que é contra hostil demais com isso que é o o presidente do grupo Guararapes. Meu amigo o Flávio Flávio Rocha e disseram que era bate-boca. Não é bate-boca é uma questão de modelo. E eu não estou querendo cobrar nada. Mas veja essas pessoas vão dizer não isso é ruim.

00:15:26

Isso vai fazer fuga de capital. Eu vou dizer não. Se a alíquota fosse alta, sim, mas eu vou fazer uma alíquota moderada, calibrada com o IOF da remessa de lucro da remessa de dinheiro pro estrangeiro. De maneira que fica cinquenta centavos em cada cem reais. E cada super rico vai pagar

00:15:43

A vida digna com mil reais por domicílio de oitocentos e vinte e um brasileiros mais pobres. Isso é sério.

00:15:49

E aí vamos dizer o congresso persiste em passe vamos pedir ao povo que vote. Uhum. Mas a estratégia não parece ser tão simples assim. O senhor está contando que o Congresso aderirá. Mas se o Congresso se opor essa estratégia a crise está instalada, né? Não. Ah eu vou energizar a política brasileira. Porque a crise brasileira está instalada e tem trinta anos.

00:16:06

Deixa eu lhe dar aqui alguns rápidos breves números de quem acompanha a vida nacional e deu-se ao povo brasileiro por paixão e amor que é a minha vida inteira. O Brasil tinha trinta e quatro por cento da sua riqueza tirado da indústria que paga os melhores salários, que dá os melhores empregos, quem era

00:16:21

menos de dez por cento, destruíram a indústria nacional brasileira. A tradição do desemprego no Brasil é quatro por cento, cinco por cento. Nós batemos em doze, estamos aí na faixa de dez por cento. A informalidade está mandando pra pra velhice

00:16:34

Minha irmã, deixa eu lhe dizer, perdoa aqui a expressão, é, mas é um, é, é uma irmandade, uma fraternidade que eu estou pedindo. Nós estamos mandando pra velhice daqui quinze anos cinquenta milhões de brasileiros que não terão nenhuma cobertura previdenciária.

00:16:47

Só eu estou preocupado com isso. Não é possível. A política não pode ser reduzida a essa coisa odienta. Sabe? De de o Bolsonaro é um protesto contra a corrupção e a crise econômica que o PT produziu. Agora a frustração com o Bolsonaro a gente vai voltar ao passado sabe? O Brasil não aguenta mais isso. Agora candidato além do capital político obtido com uma

00:17:07

Expressiva nas urnas, além do apoio de governadores que o senhor descreveu aqui, além de uma União Nacional em torno de uma ideia que o senhor venda ao longo da campanha o senhor chegou a mencionar também mais de uma vez que o senhor pretendia assumir um compromisso com o eleitor brasileiro de não concorrer a reeleição.

00:17:26

Não terá sido o primeiro político a prometer isso mas a questão que se apresenta é a seguinte. De que maneira um compromisso desses de olha não vou concorrer a eleição poderia ajudá-lo a formar maioria no Congresso. Como o senhor chegou

00:17:44

a explicar em alguns momentos da sua campanha. Eu reafirmo aqui solenemente pode me cobrar porque o senhor não tinha dito hoje mas é é porque você me interrompeu e eu estava sendo extenso porque são quatro providências e um gesto. Ah. Então as quatro providências plebiscito programática ou seis meses negociação com a mediação de governadores e prefeitos plebiscito para os

00:18:04

impasses então somente pra eles. O gesto abre mão da reeleição a partir de agora. Mas então por que que abre mão da reeleição significaria pro senhor facilitar as suas relações com o Congresso Nacional? Porque o que der pau o que destruiu a a governança política brasileira nesse modelo que eu estou lhe falando é a é a reeleição.

00:18:20

O presidente se coloca infenso com medo dos conflitos porque quer agradar todo mundo pra fazer a reeleição.

00:18:26

O presidente se vende a esses grupos picaretas da política brasileira. Desculpa a expressão. Não é? Eu tenho que a pedido da Renata trocar um pouco as expressões. Assim, mas esses grupos de pouca pouco escrúpulo republicano eu também tenho essa essa esses expressões. Sabe? Por quê? Porque tem medo de CPI e porque querem se reeleger.

00:18:43

Eu tenho outra relação com a questão moral. Sabe? Eu me garanto. Eu não eu não sou corrupto. Eu eu resolvi fazer uma vida republicana.

00:18:51

Então eu não tenho medo de CPI pelo contrário num governo como o meu CPI vai me ajudar porque se eu não roubo não vou deixar ninguém roubar. Então quem denunciar a corrupção no meu governo estará cooperando comigo. E eu abrindo mão da reeleição eu vou cuidar só de fazer a reforma que o país precisa. Veja, essa é a minha história. Mas avisa deixa eu só completar porque essa é a minha história. Eu fui governador do Ceará.

00:19:10

O mais popular governador do Brasil nunca mais voltei. A minha questão é uma vez colocado como não candidato a reeleição o senhor diz assim eu estou eleito e eu vou fazer um mandato só. Eu vou ficar quatro anos na presidência. O senhor diz que com isso

00:19:29

O congresso vai olhar com pro senhor de uma forma menos belicosa ou com maior boa vontade na aprovação dos seus projetos? Isto ajuda muito, acredite com a experiência que eu tenho ajuda muito, mas deixa eu lhe dizer, eu vou é

00:19:45

Olá, boa noite. Nós estamos entrevista

00:20:05

Nesta semana os candidatos à presidência mais bem colocados na pesquisa Datafolha de intenção de voto divulgada no dia vinte e oito de julho.

00:20:13

Pela ordem determinada em sorteio com a presença dos assessores dos partidos Ciro Gomes do PDT é o entrevistado de hoje. Na quinta-feira será Luiz Inácio Lula da Silva do PT e na sexta Simone Tebet do MDB. O candidato a reeleição Jair Bolsonaro do PL foi o entrevistado de ontem.

00:20:32

Em quarenta minutos nós vamos abordar os temas que marcam essas candidaturas. E o candidato vai ter ainda um minuto pras considerações finais.

00:20:42

Candidato Ciro Gomes, boa noite. Boa noite Bonner, boa noite Renato. Boa noite. Boa noite a todos. Boa noite. Obrigada pela sua presença e o seu tempo começa a contar a partir de agora.

00:20:54

A defesa da democracia e o apaziguamento do país tem sido temas centrais nessas eleições. O senhor mesmo tem criticado o clima de polarização entre ãh os candidatos que estão à frente nas pesquisas.

00:21:10

Mas o senhor tem se referido a eles em termos bastante duros. Eu diria até em alguns casos ofensivos. É com esse discurso que o senhor pretende unir o país?

00:21:21

Eu pretendo unir o Brasil ao redor de um projeto e esse projeto tem um diagnóstico. Eu acho que o o Brasil vive hoje a mais grave crise se nós tomarmos em atenção os números do desemprego, da fome, fome, fome, fome, trinta e três milhões de pessoas estão com fome, cento e vinte, não fizeram as três refeições hoje. E a

00:21:39

Pessoas e grupos políticos responsáveis por essa tragédia. E eu acho francamente que a maior ameaça à democracia é o fracasso dela na vida do povo. Mas eu vou me esforçar pra unir o Brasil. A unir unir o Brasil, reconciliar o Brasil. O que não me parece a ver com tradição.

00:21:55

Eh esse é um tema que não é banal, é um tema extremamente importante pelo nível de polarização que nós temos enfrentado e é importante atentar como governante, o eventual governante vai lidar com o contraditório, eventuais adversários. E eu volto a insistir na pergunta, o senhor tem se referido aos principais ãh

00:22:12

Outros candidatos que estão à frente nas pesquisas com termos bastante duros eu volto a lhe fazer a pergunta é dessa com esse discurso ele não agrava esse clima de polarização?

00:22:22

Eu talvez deva levar em consideração sua pergunta, mas repare, a corrupção é praticada por pessoas e o desastre econômico, o privilégio que faz com que o Brasil tenha cinco pessoas acumulando a venda dos cem milhões de nacionais, brasileiros mais pobres de classe média, é responsabilidade de pessoas e de grupos. Elas têm que ser apontadas, indicadas, responsabi

00:22:42

Mas não olhando pra trás. Olhando pra frente porque a ciência da insanidade dizia o Einstein talvez o maior cérebro da idade moderna. A ciência da insanidade é você repetir as mesmas coisas e esperar resultado diferente. Eu estou tentando mostrar ao povo brasileiro que essa polarização orienta, que eu não ajudei a construir, pelo contrário, eu estava lá em dezoito.

00:23:01

Tentando advertir que as pessoas não podiam usar o o vamos dizer a promessa enganosa do Bolsonaro pra repudiar a corrupção

00:23:10

Generalizada e o colapso econômico gravíssimo que foram produzidos pelo PT.

00:23:14

Isso aconteceu no Brasil e agora está se tentando repetir uma espécie de dois mil e dezoito. Portanto a gente tem que denunciar isso recompreendendo, respeitando, vou levar em consideração as suas ponderações mas nós temos que ser duro, sabe? A corrupção é um flagelo no Brasil.

00:23:29

Estou me referindo especificamente aos termos usados a gente é importante lembrar que hoje esses adversários tem juntos setenta e nove por cento das intenções de voto. Então o senhor está dizendo aqui que reavalia esse discurso. Eu devo sempre reavaliar. Eu faço esse esforço de humildade permanentemente. Eu minha tarefa é reconciliar o Brasil.

00:23:47

Deixa eu lhe explicar aqui. O Brasil tem hoje como eu lhe falei pessoas que estão passando fome numa conta de metade da população. E eu tenho um programa, um programa de renda mínima com status constitucional que vai entrar como uma ferramenta da previdência social, ou seja, pra nos proteger das manipulações de véspera de eleição.

00:24:04

Pra que eu viabilize isso, eu tenho que confrontar aqueles que mandaram no Brasil durante esses anos todos. E às vezes eu sim, eu sou, eu tenho, eu venho de uma tradição

00:24:13

Vamos dizer, do Nordeste, a nossa cultura política é palavrosa, digamos assim. Às vezes no sul, no sudeste as pessoas não entendem bem. Não me custa nada rever sabe certos temas e tal, especialmente na proporção em que meu sonho é reconciliar o Brasil. O senhor trouxe

00:24:27

A baila agora, a economia, então, o senhor falou até do programa de renda mínima, né? O governo atual aumentou o o auxílio Brasil pra seiscentos reais só até dezembro. Esses duzentos reais a mais só até dezembro vão custar aí

00:24:44

Vinte e seis bilhões de reais. O senhor mencionou, o senhor tem aí um um plano de garantir uma renda mínima de mil reais pra todas as famílias brasileiras de baixa renda e em caráter permanente. Como candidato

00:25:00

Essa é uma boa pergunta porque eu peço as pessoas pra me darem oportunidade numa eh Ciro TV ponto com ponto BR. Ela vai estar no ar competindo com a Rede Globo a partir de sábado. Brincadeira, né? Mas eu quero explicar ali, né? Mas você me dá a oportunidade. Veja, o que eu estou propondo é uma perna de um novo modelo previdenciário.

00:25:19

Então eu vou pegar o BPC Benefício Prestação Continuada a aposentadoria rural de muitos brasileiros que ainda remanescem que não contribuíram no passado o seguro desemprego e pegar todos os programas de transferência especialmente o novo Bolsa Família que é o é o é o auxílio Brasil

00:25:34

Transformar num direito previdenciário, constitucional, ou seja, ninguém mais vai depender de político A, político B, eleição A, como está acontecendo, ameaças e tentativas de manipular o sofrimento mais humilhado do nosso povo, das mães de família que estão vendo seus filhos dormir hoje com fome. Isso me dói o tempo todo. Não é? Essa é a minha história de vida.

00:25:53

E esse essa consolidação dá duzentos e noventa bilhões de reais. Essa conta fecha candidato? Fecho porque eu vou agregar para fechar os duzentos e noventa e sete bilhões dos recursos que já existem eu vou agregar um tributo sobre grandes fortunas apenas e tão somente sobre os patrimônios superiores a vinte milhões de reais.

00:26:10

Entenda bem, só cinquenta e oito mil brasileiros têm um patrimônio superior a vinte e oito milhões de reais. Vinte milhões de reais. O que quer dizer o seguinte, que cada super rico no Brasil vai ajudar a financiar com cinquenta centavos apenas de cada cem reais da sua fortuna

00:26:24

A sobrevivência digna de oitocentos e vinte e um brasileiros abaixo da linha de pobreza. Ou seja aqueles domicílios que as pessoas ganham quatrocentos e dezessete reais ou menos por cabeça por mês. O seu plano de governo além dessa proposta de garantir renda mínima prevê ainda também reformas né? Tem reforma tributária.

00:26:43

Tem reforma fiscal e esse tipo de assunto precisa ser resolvido com o apoio do Congresso Nacional. O que nos leva a questão do isolamento. O senhor tem quarenta anos de vida pública, o senhor foi prefeito, foi governador, foi deputado, ministro de estado. O senhor

00:27:02

Hoje eh disputa a presidência da república pela quarta vez. E no entanto o seu partido PDT não conseguiu formar alianças nessa eleição. É fato a candidatura Ciro Gomes pelo PDT é uma candidatura como se diz puro sangue né? É uma chapa sem alianças. Como é que o senhor

00:27:21

Pretende formar a maioria no congresso pra aprovação das suas propostas? Eu proponho mudar o modelo econômico que é uma tarefa profundamente complexa e difícil e eu pretendo mudar também o governo modelo de governança política. Pedindo as pessoas pra pensarem juntas juntas comigo.

00:27:38

O Brasil se redemocratizou se nós tomarmos eleições diretas pra presidente em oitenta e nove. O Collor governou com esse modelo e foi cassado. O Fernando Henrique, o PSDB nunca mais ganharam eleição nacional

00:27:50

Governando com esse modelo. O Lula foi parar na cadeia governando com esse modelo. Que modelo o senhor se refere especificamente? É o que se convencionou chamar de presidencialismo de coalizão na expressão elegante do Fernando Henrique ou nessa adesão vexaminosa e corrupta ao centrão.

00:28:04

Mas a questão básica pra explicar. Então se a gente não chegar a conclusão Bonner eh eh Renata de que este modelo é a certeza de uma crise eterna. Lula pra cadeia, Dilma cassada, Collor cassado, Fernando Henrique e o PSDB nunca mais disputaram a eleição nacional e cola o cassado. E o Bolsonaro desmoralizado agora.

00:28:23

Então vejam qualé a minha proposta, a minha proposta é transformar minha eleição isso é muito importante pra dona de casa que está nos ouvindo, pro cidadão brasileiro. Transformar minha eleição não num voto pessoal

00:28:33

Mas no plebiscito programático eu vou tentar forçar uma mão em todas as ocasiões que eu tiver oportunidade mais uma vez agradeço a vocês, aos senhores, estão me chamando de senhor, né? Eh está aqui pra que a gente discuta ideias, porque com isso eu celebro um uma uma nova cumplicidade com o povo brasileiro.

00:28:50

Isso diminui muito a distância entre um presidente que quer reformar o país como eu quero e um congresso que tende a ser reativo naturalmente porque é filho grande. Se eu só completar são três mais três argumentos breves. Sim. Então primeiro propor as ideias e não o deixa que eu chuto que tem sido a característica do populismo de lado a lado. É de direita e de esquerda.

00:29:09

Propondo nos seis primeiros meses é uma hora mágica. Se o Fernando Henrique propõe ali na sequência do Real eu estava lá. Não é? Está aqui as reformas sem o quê? O real não vai sobreviver. Tinha passado tudo. Não propuseram nada. O Lula não propôs nada. Perderam aquela hora mágica. Terceiro aí está a chave de inteligência de como é que eu tiro o Brasil dessa crise eterna. Negociar.

00:29:27

Quem quer que o povo eleja eu peço que elejam deputados do PDT eles começam com o número doze então é tradição no Brasil que o presidente elege. Uma vez eleito elege com ele cinquenta, dez por cento do Congresso. Mas todos eles só elegem isso. Terminam. Então propor a ideia, propor no seis primeiro mês e ampliar a negociação com governadores e prefeitos.

00:29:46

Estabelecer um pacto novo libertando a o a falência dos estados e municípios. Eu tenho os números todos, são seiscentos bilhões de reais de dívida que estão levando quinze por cento da receita dos estados e municípios pra Brasília. Eu reestruturo essa dívida, reforço o caminho do investimento dos estados e municípios e os governadores e prefeitos vem pra mediação. Ponto.

00:30:05

Acabou. Persistiu o impasse neste ou naquele ponto, chama o povo pra votar diretamente através de plebiscitos. Ó, vamos falar de plebiscito daqui a pouco, mas o que chama atenção, quer dizer, isso é um projeto. É porque em diversas eleições nós já vimos candidatos eh apostarem muito nesses seis meses mágicos, né? Tem uma lua de mel como se chama na política.

00:30:25

Muitas vezes os candidatos apostam no capital político de uma vitória nas urnas para imaginar que ao longo dos seis meses terão a ao seu lado não apenas os eleitores mas uma facilidade maior para como o senhor acabou de dizer convencer

00:30:40

Governadores recém eleitos a formarem eh essa essa força de mudança digamos assim. No entanto não é o que se tem visto na prática.

00:30:49

O senhor tem uma receita pra que isso aconteça sem repetir o fracasso de tentativas anteriores nesse sentido que o senhor mesmo mencionou? A receita eu lhe repito é tentar transformar a minha eleição numa eleição de ideias. Então você fala isolamento ou o BIVAC é presidente da União Brasil? Me pediram, jantamos juntos, me pediram pra deixar a porta aberta até o último dia

00:31:08

E no fim foi honesto. Disse olha o problema do Ciro não é eh a pessoa dele que nós queremos bem gostamos e são as ideias dele. Então e e é basicamente isso. A gente tem que entender que eu represento uma espécie de movimento abolicionista num sistema escravista.

00:31:23

Você não vai esperar que o escravista ajude o abolicionista e é basicamente o que eu estou tentando fazer. Mas deixa eu lhe fazer. Se nós puxarmos a história brasileira recente nenhum presidente de verdade tinha concepção pra mudar o Brasil. Qual foi a proposta que foi feita pelo mágico momento que nós elegemos o Fernando Henrique com um real?

00:31:41

Não teve o primeiro ano transcorreu em Alves como a gente diz no direito ou seja em branco não é? Propôs mudar só o conceito de empresa nacional de capital nacional. Qual foi a concepção estratégica do Lula? Ambos se prostraram ao modelo econômico que produz desigualdade, desemprego, informalidade e a mais grave da história do Brasil e destruição.

00:32:00

Dos serviços públicos, a infraestrutura do Brasil tá caindo aos pedaços.

00:32:04

Estou aproveitando esse nosso debate sobre governança, modelo de de de governança é o senhor citou a ferramenta do plebiscito e já disse em outras ocasiões. Tem impasse se houver impasse, plebiscito.

00:32:17

Mas o que a história tem mostrado é que os plebiscitos

00:32:21

Tem sido usados por líderes populistas especialmente na América Latina como um instrumento pra esvaziar o congresso, o poder legislativo criando crises institucionais graves. Esse tipo de democracia, digamos, democracia direta pode por em cheque a nossa democracia representativa. Como é que o senhor pode evitar isso?

00:32:41

Eh olhando mais pra Europa, pros Estados Unidos do que pra Venezuela. Eu acho o regime da Venezuela abominável. É então é assim, é muito clara a minha distinção entre com esse populismo sul-americano que infelizmente o PT replica que eh Ortega na na Carágua quase tudo isso trágico.

00:32:59

Qual é a questão aqui? É um é um modelo, é uma tentativa de se libertar o Brasil de uma crise que corrompeu organicamente a presidência da república, transformar a presidência da república numa espécie de esconderijo do pacto de corrupção e fisiologia do Brasil. Nós chegamos ao limite da emenda do emenda do relator.

00:33:15

Que é um negócio que formalizou. Eu vi ontem o cidadão aqui falando que não tem corrupção. A corrupção no Brasil está está se institucionalizando. Qual é o despudor com que se manipula os dinheiros públicos no Brasil hoje. Então qual é a minha ideia? Primeiro fazer com que a eleição seja um plebiscito programático. Isso faz uma diferença importante na tradição brasileira.

00:33:35

Por exemplo, quando nós fomos com o Fernando Henrique na na eleição era o real que estava em debate, não era a personalidade do Fernando Henrique. Isso dá uma força mágica, o tempo da reforma é a qualidade da reforma que diz, mas repare, o mais importante talvez seja alargar a negociação.

00:33:52

Estabelecer uma mediação com os governadores e prefeitos, que são as forças políticas e eu tenho muita experiência. Que tem prevalência sobre os grupos de pressão e os lobbys. A corrupção e a fisiologia.

00:34:02

Eu tenho como fazer com que os governadores e prefeitos se envolvam nesse redesenho porque eu vou libertar quinze por cento da receita de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul que estão falidos.

00:34:12

Pegando liminar pra não pagar dívida.

00:34:15

eu vou fazer o quê? Eu vou reestruturar isso, esses quinze por cento, vão ficar na mão dos governadores, nós vamos combinar um grande projeto de investimento por onde eu vou dizer de onde virão cinco milhões de empregos nos dois primeiros anos, que é um dos elementos centrais também do meu projeto, que eu peço a atenção das pessoas pra especializar como é que eu vou fazer lá e aí eu vou conseguir uma mediação generosa. Persistindo em paz

00:34:35

Renata é o Congresso que interessa chamar a população pra deslindar esse impasse. Por exemplo, imposto sobre grande fortuna. Cinquenta e oito mil brasileiros em duzentos e doze milhões de pessoas

00:34:46

São muito poderosos, dão as cartas, sabe? Controlam as os elementos da política, centrais e tal. Eles vão ser contra isso. Ainda ontem tive uma discussão fraterna com um amigo velho querido que é contra hostil demais com isso que é o o presidente do grupo Guararapes. Meu amigo, o Flávio Flávio Rocha.

00:35:02

e te disseram que era bate-boca. Não é bate boca é uma questão de modelo. E eu não estou querendo cobrar nada. Mas veja essas pessoas vão dizer não isso é ruim.

00:35:11

Isso vai fazer fuga de capital. Eu vou dizer não. Se a alíquota fosse alta, sim, mas eu vou fazer uma alíquota moderada, calibrada com o IOF da remessa de lucro pro da da remessa de dinheiro pro estrangeiro. De maneira que fica cinquenta centavos em cada cem reais. E cada super rico vai pagar

00:35:27

A vida digna com mil reais por domicílio de oitocentos e vinte e um brasileiros mais pobres. Isso é sério.

00:35:33

E aí vamos dizer o congresso persiste o impasse vamos pedir ao povo que vote. Uhum. Mas a estratégia não parece ser tão simples assim. O senhor está contando que o congresso aderirá. Mas se o congresso se opor essa estratégia a crise está instalada né? Não. Ah eu vou energizar a política brasileira. Porque a crise brasileira está instalada e tem trinta anos.

00:35:51

Deixa eu lhe dar aqui alguns rápidos breves números de quem acompanha a vida nacional e deu-se ao povo brasileiro por paixão e amor que é a minha vida inteira. O Brasil tinha trinta e quatro por cento da sua riqueza tirado da indústria que paga os melhores salários, que dá os melhores empregos, que gera

00:36:05

Está com menos de dez por cento. Destruíram a indústria nacional brasileira. A tradição do desemprego no Brasil é quatro por cento, cinco por cento. Nós batemos em doze. Estamos aí na faixa de dez por cento. A informalidade está mandando pra pra velhice.

00:36:18

Minha irmã, deixa eu lhe dizer, perdoa aqui a expressão, é, mas é é uma irmandade, uma fraternidade que eu estou pedindo. Nós estamos mandando pra velhice daqui quinze anos cinquenta milhões de brasileiros que não terão nenhuma cobertura previdenciária.

00:36:32

Só eu estou preocupado com isso não é possível. A política não pode ser reduzida a essa coisa odienta. Sabe? De de o Bolsonaro é um protesto contra a corrupção e a crise econômica que o PT produziu. Agora a frustração com o Bolsonaro a gente vai voltar ao passado sabe? O Brasil não aguenta mais isso. Agora candidato. Além do capital político obtido com uma

00:36:52

Expressiva nas urnas, além do apoio de governadores que o senhor descreveu aqui, além de uma união nacional em torno de uma ideia que o senhor venda ao longo da campanha o senhor chegou a mencionar também mais de uma vez que o senhor pretendia assumir um compromisso com o eleitor brasileiro de não concorrer a reeleição.

00:37:10

Não terá sido o primeiro político a prometer isso mas a questão que se apresenta é a seguinte. De que maneira um compromisso desses de olha não vou concorrer a eleição?

00:37:23

Poderia ajudá-lo a formar maioria no Congresso? Como o senhor chegou a explicar em alguns momentos da sua

00:37:31

eu reafirmo aqui solenemente pode me cobrar porque o senhor não tinha dito hoje mas é é porque você me interrompeu e eu estava sendo extenso porque são quatro providências e um gesto. Ah tá. Então as quatro providências é plebiscito programático ou seis meses negociação com a mediação de governadores e prefeitos plebiscito para os impasses então somente pra eles. O gesto. Abrir mão da reeleição

00:37:51

A partir de agora. Mas então, por que que abri mão da reeleição significaria pro senhor facilitar as suas relações com o Congresso Nacional? Porque o que o que destruiu a a governança política brasileira nesse modelo que eu estou lhe falando é a é a reeleição. O presidente se coloca infenso com medo dos conflitos porque quer agradar todo mundo pra fazer a reeleição.

00:38:10

O presidente se vende a esses grupos picaretas da política brasileira, desculpa a expressão não é? Eu tenho que o a pedido da Renata trocar um pouco as expressões. Assim, mas esses grupos de pouca pouco escrúpulo republicano eu também tenho essa esses expressões sabe? Por quê? Porque tem medo de CPI e porque querem se reeleger.

00:38:28

Eu tenho outra relação com a questão moral. Sabe? Eu me garanto, eu não eu não sou corrupto. Eu eu resolvi fazer uma vida republicana.

00:38:35

Então eu não tenho medo de CPI pelo contrário de um governo como o meu CPI vai me ajudar porque se eu não roubo não vou deixar ninguém roubar. Então quem denunciar de corrupção no meu governo estará cooperando comigo. E eu abrindo mão da reeleição eu vou cuidar só de fazer a reforma que o país precisa. Veja, essa é a minha história. Mas a visão deixa eu só completar porque assim a minha história eu fui governador do Ceará.

00:38:55

O mais popular governador do Brasil nunca mais voltei. O o a minha questão é uma vez colocado como não candidato a reeleição o senhor diz assim eu estou eleito e eu vou fazer um mandato só. Eu vou ficar quatro anos na presidência. O senhor diz que com isso

00:39:13

O congresso vai olhar pro senhor de uma forma menos belicosa ou com maior boa vontade na aprovação dos seus projetos? Isto ajuda muito, acredite com a experiência que eu tenho ajuda muito, mas deixa eu lhe dizer, eu vou é milícias.

00:39:29

Narcotráfico contrabando de armas e e lavagem de dinheiro e crimes do colarinho branco da política passam a ser integralmente federais a partir da investigação até o segmento eh eh penitenciário. Eh candidato eh nós não temos mais tempo pra explorar alguma nova questão estouraríamos o tempo

00:39:49

Então eu vou agradecer a sua presença e concedar agora o senhor aquele minuto adicional que o senhor pode se dirigir aos seus eleitores eh pras considerações finais. Das cinco propostas que eu me propus a trazer hoje eu ainda não lhes falei de uma que é inédita que é a lei antiganância. Eu quero colocar uma lei em vigor no Brasil que eu conheço na Inglaterra

00:40:09

que é assim todo mundo do crédito pessoal do do cartão de crédito, do cheque especial, ET cetera ao pagar duas vezes a dívida que tem fica quitado por lei essa coisa. Isso é uma polêmica, eu estou apresentando aqui em homenagem a a William Bonner e a e a Renata né? Em primeira mão isso vai virar o Jornal Nacional. É o Jornal Nacional certamente que me deu essa oportunidade. Mas a você meu irmão

00:40:29

Eu peço só uma oportunidade. A partir de sábado vai estar no ar a Ciro TV ponto com ponto BR. Me ajude, me dê uma oportunidade de mudar o Brasil. É o que eu lhe peço. A ciência de errar é repetir as mesmas coisas do passado

00:40:42

E imaginar que vai ter resultado diferente. Não vai. Me ajuda a livrar o Brasil dessa bola de chumbo do passado. Vamos nos esperançar de novo. Você que vota no Bolsonaro porque não quer o Lula de volta. Me dá uma chance.

00:40:53

Você que vota no Lula porque não quer mais o Bolsonaro há um país pra governar. Me dê uma oportunidade e você indeciso. Sabe quantos são vocês? Mais da metade da população. Mudar o Brasil. Acabou o seu tempo candidato. Perdão. Obrigada mais uma vez pela presença. O Jornal Nacional volta daqui a pouco.

00:00:00 / 00:41:18
1x