Botão voltar Entrevista de Ciro Gomes no Programa do Ratinho
00:00:00

Boa noite, hoje nós vamos fazer o segundo encontro da série candidatos com o Ratinho e hoje estamos recebendo aqui o Ciro Gomes. Vamos conversar durante trinta minutos, ao final o senhor vai ter

00:00:16

Um minuto pras considerações e a gente vai começar e eu não sei comé que eu te chamo, eu vou te chamar de governador, tá bom? Me chamo de Sira, mais seguro. Tá bom. A de Ciro. Bom, senão eu vou chamar de vossa excelência deputado e tal. Muito bem. Ciro

00:00:31

Quero fazer uma pergunta que aqui na verdade não é, não é, eu não fico em cutucando nenhum candidato não, eu fico, eu só pergunto o que tem que perguntar.

00:00:40

Porque pra num, ah, tá do lado daquele, tá do outro lado daquele outro, num tem esse negócio aqui, o programa é porque o meu programa é um programa muito popular e o povo quer saber o que que o o novo Presidente vai fazer pra ele, é isso que o povo quer saber. Por que que o senhor quer ser presidente?

00:00:55

O que eu quero mudar a história do Brasil, nós tamos hoje na mais grave crise social e econômica da história, isso não é palavra, exagero nenhum.

00:01:02

Se você tomar, por exemplo, no mundo do trabalho, 70 de cada 100 brasileiros, ou estão no desalento, desistiram de procurar emprego ou tão desempregados, dez milhões mais cinco daquele. Ou tão empurrados pra mais selvagem informalidade. Que é assim, uma semana uma jornada de semanal, enquanto a lei manda o trabalhador trabalhar quarenta e quatro horas, nosso povo tá trabalhando sessenta, setenta horas

00:01:22

Sem o dia do domingo ou do sábado pra ir ao templo e a igreja rezar sem férias, sem décimo terceiro, sem licença maternidade e mais grave que me aperta o coração. Nós estamos mandando pro futuro daqui quinze, quinze, vinte anos, cinquenta milhões de pessoas sem nenhuma proteção previdenciária.

00:01:39

Quando você olha pelo lado das empresas, 6 milhões de empresas estão no Serasa, na de sala de quebrar. Então, você, por onde você olhar o Brasil, assim, 2 milhões de mulheres, Ratinho, fizeram a mamografia três anos pra cá, acharam um nódulo no seio, e não estão tendo condição de fazer a punção

00:01:55

para saber se aquilo é maligno ou benigno. Só que aí a diferença da vida ou da morte, porque feito um o diagnóstico precoce do câncer de mama das mulheres, cem por cento de cura. Então, e isso não se justifica, o país é um país extraordinariamente rico, um país que tem todas as condições físicas e humanas pra mudar completamente. O que que atrapalha o país? A política.

00:02:15

A política que que aceitou se vendeu, vamos ter clareza se vendeu para um sistema econômico que montou o Governo como a máquina de triturar gente, de transferir renda de quem produz e de quem trabalha para o sistema financeiro e isso também tem número. O Brasil tem quatro dos dez bancos mais lucrativos do mundo.

00:02:33

sendo uma economia que tá parada de crescer há onze anos, três de Bolsonaro, oito de PT, procê ver que aqui o problema não é Chico, Maria ou Manel, o problema é que os dois, Lula e Bolsonaro representam o mesmo modelo econômico e pior, o mesmo modelo de governança política. O senhor coloca como alternativa pra reconciliar a nação.

00:02:51

No momento em que o Brasil tá muito polarizado, ainda existe espaço pra terceira via nessa eleição? Muito apertado. Muito apertado. Mas veja, eu tenho muita experiência, muita serenidade e eu sei o tamanho do buraco que tá aí. Por isso eu só quero ser presidente se for pra mudar.

00:03:09

E aí o que que eu tô fazendo? Eu me mantenho limpo,

00:03:12

são quarenta anos de vida pública, nunca fui processado, nunca nunca fui acusado de corrupção, nem uma vez na vida, nem pra ser absolvido e apresento ao povo brasileiro uma proposta, vou deixar pra você aqui na noite de insônia, aqui tem o diagnóstico como um bom médico faz e diz como resolver o problema do endividamento das famílias, do endividamento das empresas, comé que eu vou resolver a questão dos cinco milhões de

00:03:32

Empregos em dois anos, tá tudo bem desenhado aqui porque eu sou muito experiente. Governador, prefeito infinito. Ministro, etcétera. E eu que tô fazendo o quê? Eu não tô candidato porque é fácil, eu tô candidato porque é necessário porque lamento, mas é o único candidato que propõe concretamente mudar. Muito bem. Porque deixa eu só completar quando a frase. Pois não.

00:03:50

Por que minha irmã mudar? Porque veja, há três anos e meio atrás você brasileiro indignado com mais devastador escândalo de corrupção e com a mais grave crise econômica da história do Brasil votou no Bolsonaro. Setenta por cento do povo de São Paulo, do Sul, do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, em números redondos.

00:04:09

Porque porque o Lula produziu mesmo, a mais devastadora crise econômica e a mais devastadora percepção correta de corrupção e ladroeira. Será que é razoável? Eu peço a Deus que ilumine a minha palavra pra tocar o coração do nosso povo. Será que é razoável agora a gente decepcionado com o Bolsonaro?

00:04:23

Votar no Lula que produziu essa tragédia isso é a ciência da tragédia que eu preciso desarmar essa bomba. O senhor acha que o time do Lula vai voltar inteiro com ele? Se quem duvidar é só olhar. Hoje o Lula fez uma reunião em que tava a turma do ultra esquerda brasileira do PSOL.

00:04:40

Outra esquerda brasileira, isso eu não tô condenando não, junto com o Meirelles.

00:04:44

Desse desse mato aí não sai cachorro, isso é um brutal conchado sob ponto de vista do modelo econômico, ou seja, botar o PSOL pra defender a autonomia do Banco Central que o Bolsonaro colocou é a grande fraude que permite que eu diga que tá se construindo a maior fraude eleitoral. Mas e o modelo econômico? Meu irmão o Lula foi bater na cadeia.

00:05:02

Foi bater na cadeia por quê? Porque ele me loteou o governo com com bandidos da corrupção do Brasil e sabe com quem ele tá hoje? Com os mesmos. Quer ver irmão? Procure saber, Geddel Vieira Lima na Bahia indicou o vice do PT. O Geddel é aquele da do apartamento? Geddel. É dos cinquenta e um milhões de reais nas malas. O Lula tá com ele hoje.

00:05:19

O Eunício Oliveira, um bilhão de reais de contrato sem licitação na Petrobras que o Lula foi parar na cadeia por causa desse tipo de coisa. Indicou o vice-Governador do PT no Ceará. Né? Percebe? Renan Calheiros com Sérgio Machado, com Romero Jucá, está tudo junto a mesma turma. O Lula não aprendeu rigorosamente nada.

00:05:36

E isso é a ciência. Eu quero pelo menos voltar, tô animado, acho que Deus pode me ajudar, iluminar o povo brasileiro, mas eu se eu não tiver êxito, eu vou dizer, meu filho, eu não me vendi, eu não ensinei pra você que roubar vale a pena, que o crime compensa.

00:05:50

Quero uma pergunta que todo mundo faz pra gente quando a gente fala de de Ciro Gomes, em em boteco, eu vou muito em boteco, não é novidade, sou chegado dum boteco. E a gente fala como é que. Valeu, Jandaia do Sul. Jandaia do Sul. Vou lá também. Então, eu eu quando vou vou começo a conversar com os amigos no boteco

00:06:09

Eles me falam, comé que o Ciro vai resolver o problema desse povo que tá enforcado aí, devendo, que você fala que vai tirar todo mundo da

00:06:18

Dá. Olha, isso é muito simples. Digo a você. O senhor vai conseguir mas é muito simples. O que que a gente faz? Hoje, vamos pegar aqui um exemplo prático. O camarada tá tá pendurado no crediário da Casa Bahia.

00:06:31

O o enrolado no cartão de crédito ou ou ou enrolado na nas contas de água, de luz, de telefone, etcétera. Quando isso acontece, o começa a girar uma tractana que o cabra fez um um um crediário de quatrocentos reais pra comprar um microonda.

00:06:46

Falhou com a prestação, de repente ele tinha pago duzentos, tá devendo mil e duzentos, juros, juro sobre juros. Era muita coisa. É uma esculhambação.

00:06:52

isso atinge sessenta e seis milhões e seiscentas mil pessoas. Então, qualé a ideia? A ideia é chamar Casa Bahia, você tem aí um bilhão de reais humilhando o povo ligando que vai tomar o vai tomar o celular, vai tomar o free com o microondas. Você não vai receber nada disso, porque o nosso povo não tem renda pra isso, não tem como fazer, perder o emprego, já deu os números. Querem receber alguma coisa? Me dê um desconto

00:07:12

E lá no Ceará nós conseguimos desconto de noventa por cento, mas quem duvidar entra na internet leilão do Serasa, você vai lá encontrar setenta, noventa por cento é moleza.

00:07:21

Que que eu estudei? A dívida média do brasileiro é é quatro mil reais. Se eu desconto noventa por cento, uma vez quatro, trinta e seis, eu fico mil e quatrocentos reais de dívida. Qual é o problema? Quando eu acabo de conseguir o desconto, o cidadão não tem um mil e quatrocentos pra pagar. Que que eu vou fazer? Pegar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, financiar esses mil e quatrocentos.

00:07:38

reais com juros em sadio e tal, mas a prestação em quarenta meses fica trinta e cinco reais, junto cinco pessoas pra um avalizar o outro

00:07:48

e faço curso de de de educação financeira pro cabra não cair de novo na mesma coisa e meto uma lei por isso é que a banqueirada quer ver o Satanás e não quer me ver na presidência do Lula. Os bandidos não gostam de você não é não é no pessoal é porque ele sabe que eu vou acabar a mamata meu irmão deixa eu te dizer nos últimos 12 meses o Brasil, Tesouro Nacional,

00:08:07

tirou do cofre do povo brasileiro R$ 500 bilhões para pagar juros.

00:08:12

e juro tem que ser pago porque o governo endividou-se demais eu mas eu sou o único que tem uma proposta pra consertar as contas vamos voltar lá no camarada que está devendo. Então eu financio eu financio. Vai pagar um e quatrocentos. Quem vai pagar é o próprio cidadão, não vou dar dinheiro pra ninguém não. Eu vou fazer o quê? Eu vou ser o advogado conseguindo debater noventa por cento e volta um

00:08:32

Brasil vou fazer um empréstimo. Ah então você vai financiar os eu vou dar dinheiro pra ninguém não. Por isso que eles ficam doido pro povo não entender. É simples de fazer. Eu vou financiar. Quer dizer vou vou aqui bem no popularzão. Banco do Brasil. Estou devendo dez mil reais. Dez mil reais fica mil. Fica mil. Eu vou lá no Banco do Brasil

00:08:52

Como é que eu faço? Mil, aí eu faço em quarenta vezes, boto um juro de vinte e cinco por cento, o Banco do Brasil vai ganhar dinheiro, só que eu faço o que? Eu boto na valsa, eu boto quarenta meses.

00:09:01

Tem quarenta meses que sumir. Aí ele vai voltar a consumir porque é sessenta por cento da ativação da economia brasileira que está há onze anos parada vem do consumo das famílias. Por isso que eu cheguei nessa solução. Não é só um ato de respeito a quem está humilhado hoje no SPC. Sessenta e seis milhões é a maioria esmagadora do nosso povo. Cida você fala muito de tachar grandes

00:09:21

Fortunas como é que cê

00:09:23

Isso quando cê propor isso cê não afasta os investimentos do Brasil, embora eu seja a favor, eu sou a favor da já disse no meu programa de televisão, eu sou a favor da taxação das grandes fortunas, sou muito a favor. Eu te agradeço essa pergunta Ratinho, porque você é um homem que ganhou a vida trabalhando honestamente e eu tenho muito respeito por rico que trabalho

00:09:43

E ganhou a sua riqueza trabalhando honestamente. Eu não sou o PT que esculhamba rico mas faz o serviço dos ricos fazendo a política de juro mais mais cretina. O o Lula concentrou em em cinco bancos oitenta e cinco por cento das transações financeiras do Brasil. Não tem nada igual no mundo. Se os americanos tem cinco mil. Mas vamos lá. Quando você faz um imposto muito alto

00:10:02

Nas grandes patrimônios você causa uma fuga de capitais. Por exemplo, a experiência francesa de trinta anos atrás que eles usam hoje o Bolsonaro e o Lula. Mas eu sou um cara muito experiente, eu fui ministro da fazenda. A minha proposta é cobrar meio por cento apenas nos patrimônios, na pessoa física iguais ou maiores a vinte milhões de reais.

00:10:22

Andando a pouca gente, cinquenta e oito mil pessoas, quase nada, em duzentos e doze milhões de habitantes, só que a concentração de renda é tão grande que eu acho setenta bilhões de reais aí por ano.

00:10:32

Certo. E com isso eu acabo com a pobreza no lado de cem por cento dos brasileiros. Isso daí eu sou, eu queria dizer, eu não não tô aqui relatando pra quem eu vou votar, não é esse o objetivo, mas eu tô dizendo que é um. Mas se tiver indeciso, eu quero pedir o seu voto, amadureça lá. Eu acho que é só eu acho que se dessa quantidade de dinheiro, eu acho que é uma grande solução. Meu irmão,

00:10:52

Meu irmão, se eu pegar todas as famílias brasileiras que são vinte e quatro milhões de famílias que hoje tão passando fome ou não fazendo as três refeições, eu preciso de algo ao redor de oitenta bilhões de reais pra completar um programa que garanta mil reais por família.

00:11:10

com como um direito constitucional previdenciário. E aí eu tenho o BPC, eu tenho a aposentadoria rural, eu tenho auxílio Brasil, eu tenho as as outras coisas e falta oitenta. Com esse imposto de meio por cento é cinquenta centavo, Ratinho, sobre cada cem reais apenas na pessoa física. Deixa as empresa livre. Livre

00:11:30

Nada porque o empresário tem que ser estimulado pra investir. Então no meu projeto de reforma tributária o investimento é praticamente não tem imposto. Eu quero deslocar o imposto para a pessoa física pra renda e pra retenção do patrimônio.

00:11:44

Por isso que eu acho que eu preciso dizer da onde é que vem o dinheiro, senão eu prometo a educação, saúde, o Lula tá prometendo picanha e cerveja, voltar todo mundo a ser feliz e não diz de onde vem o dinheiro, ou seja, tá mentindo pro povo. Muito bem. Então, se a gente conseguisse lá dar mil reais pro povo, não seria melhor arrumar um emprego pro camarada?

00:12:03

Sem dúvida nenhuma, só que esse projeto ele é um projeto de renda mínima pro domicílio, eu não vou dar mil reais pra pessoa. Hm-huh. Então qualé a ideia? O cidadão tem um salário mínimo, tem a carteira assinada, entra no programa, por quê? Porque ele é um cara que ganha um trabalho, mas tem três boca pra comer em casa. A mulher desempregada e dois menino.

00:12:21

Então, eu pego mil e duzentos, divido por quatro, dividido mil e duzentos por quatro dá quatrocentos. Pa quinhentos e setenta e dois, que é a renda mínima da pobreza, eu preciso completar. Então, eu vou completar essa renda. Então, a sua renda mínima seria mil reais por família. Por família e garantindo que ninguém por pessoa, por mês, ganhe menos de quatrocentos e setenta e um reais. Por quê? Porque o cidadão ganha mil e duzentos

00:12:41

mas tem quatro boca pra comer, a boca come quatrocentos, né? Mil e quatrocentos, mil e duzentos dividido por quatro, ganha trezentos, eu preciso então que ele tenha duzentos e setenta e dois reais de complementação pra que acabe a pobreza no Brasil. Agora, cê fala muito Ciro, eu tô te chamando de Ciro, por favor, eu prefiro, claro. Não sei se eu falo muito de, de, de, de, de

00:13:01

Eh eh fazer eh plebiscito, mas daí você não não esvazia o Congresso, mas o plebiscito é só um fusível pra não ter o curto circuito. Deixa ver, eu tenho pensado muito, muito mesmo com a minha experiência, comé que é o livro Brasil da corrupção?

00:13:18

que simplesmente Ratinho vamos raciocinar juntos. Você é uma pessoa da comunicação, é popular, mas tem vocação política, você tem sensibilidade política. Gosta de política. Então repare, o Collor foi o primeiro presidente eleito, foi cassado, governou com essa gente aí e foi cassado.

00:13:32

O Fernando Henrique governou com essa gente, o PSDB nunca mais ganhou eleição, nem tá disputando hoje. Tamanho é desmoralização que aconteceu. O Lula foi bater na cadeia governando com essa gente. A Dilma foi cassada governando com essa gente. O Michel Temer foi bater na cadeia andando com essa gente. E o Bolsonaro tá aí desmoralizado governando com essa gente. Ou seja, eu fico pensando.

00:13:51

Eu não quero ser presidente pra ser caçado ou preso, eu quero ir pra sair pela porta da frente, como Itamar Franco saiu.

00:13:57

Fazendo com que o povo brasileiro bata palma disso, me reconheça como o cara que mudou a vida do povo brasileiro. Como é que eu faço? Como é que eu faço? Como é que eu faço um homem experiente como eu? Vou propor. Primeiro, encher o saco da população com minha proposta. De maneira que a população em vez de votar ne mim

00:14:12

Vota aqui em mim. E na proposta. Porque isso diminui muito a distância entre um presidente que tem uma ideia, que estabelecer uma cumplicidade, um acordo com o povo, não é? Porque sou escapada da pancadaria, se elejo eu e a ideia. Mas eu quero usar aqueles seis primeiros meses, que é mágico.

00:14:28

Presidente se o Fernando Henrique tivesse proposto uma reforma dizendo ou passa isso aqui ou não passa o real? Tinha passado tudo. O Lula oitenta e seis por cento de popularidade, o líder popular mais carismático da da democracia brasileira não propôs nada pra botar a culpa no Congresso. Essa é a questão. E depois dos seis primeiros meses que é durante os seis primeiros meses o que que eu vou fazer?

00:14:48

Eu vou trocar a negociação do toma lá dá cá da corrupção, da fisiologia que tá desmoralizando todo mundo

00:14:54

Por uma nova um novo acordo com os governadores e prefeitos. De novo a minha experiência, o deputado tá em Brasília, ele só atende os lobbies, os grupos de pressão, a corrupção, o dinheiro pra campanha ou o prestígio, qualquer coisa. Nem é sempre corrupção não. Eu conheço bem o parlamento.

00:15:08

Ele só respeita mais do que isso, o Prefeito e o Governador que dão a eleição dele. Que dão a eleição. Então o que que eu vou fazer? Eu vou pegar os governadores e prefeitos e fazer um grande acordo dando em troca um refinanciamento da dívida dos estados e municípios. Então tudo quebrado.

00:15:22

Manda piso disso, piso daquilo e a lei o Bolsonaro dispensa imposto, dispensa imposto, ou seja, tá diminuindo a receita, aumentando a despesa e os menino do Ministério Público tudo botando defeito em prefeito, botando defeito em governador, tá um caos.

00:15:35

Eu pego isso, renegocio a dívida, só pra você tomar no caso de São Paulo ou de Minas Gerais ou do Rio Grande do Sul que são estados que tão Rio de Janeiro, são oitenta por cento da dívida. Eles tão mandando pra Brasília de doze a quinze reais de cada cem que arrecada. Ou seja, já não tem dinheiro pra nada e ainda manda pra Brasília. O que que eu proponho? Meu irmão, cê não vai mais mandar esse dinheiro pra Brasília.

00:15:55

Você vai ficar com esse dinheiro mediante um programa de investimento, mas eu só posso garantir essa troca se você me trouxer o voto da sua bancada toda. Passa.

00:16:03

Agora é que persistiu o empate, deu curto circuito, negociou, propôs eh e tal e ainda assim persistiu o empate com a autorização da maioria simples do congresso, eu mando isso a voto popular direto, aí eu não me vendo mais e encerro a crise política que tá matando a democracia no Brasil.

00:16:19

Muito bem, é muito difícil lidar com com o centrão, você tem essa experiência de lidar com o centrão, que dizem que é uma bancada, conheço todo mundo, fui colega deles, fui colega, fui ministro, manejei, fui Governador e tal. Veja, o que que aconteceu? Quem ensinou isso ao aos políticos foi o MDB.

00:16:36

Então, o MDB no passado era enorme, enorme partido que não tinha responsabilidade nenhuma e que não apresentava nem candidato a presidente pra exigir e chantagear.

00:16:45

Essa pedaceira de PP, PL, não sei o que, tá? Aprendeu isso, se juntaram e fizeram uma espécie de sindicato do o sindicato do morre. Isso só acontece com um presidente que não tem moral, que não tem autoridade. Por quê? Quando você chega lá querendo a reeleição e com o filho enrolado

00:17:02

Sabe em confusão e corrupção e tal, cê fica apavorado com CPI e quer sua reeleição, aí vende a alma. Eu chego lá o seguinte, vida limpa, não tem filho ladrão, nem respondeu os os dois que tão aí liderando tem filhos acusados de de de de coisas graves, de corrupção. Eu chego limpo.

00:17:19

Não tenho nada, nenhum processo de coisa nenhuma, nem nem ter o filho enrolado em coisa nenhuma e nem jamais vou ter. E eu não quero a reeleição, eu vou trocar a minha própria reeleição, vou acabar com isso em troca da reforma que o país precisa. Portanto, eu não tô na mão deles.

00:17:32

Vou negociar nessa base, tá aqui, eu me me acertei com o povo, propus isso assim, assim, assado, o imposto sobre grandes fortunas, um programa de renda mínima, renegociar dívida com das famílias e tal. E o povo me deu eleição. Se o povo me der eleição. Então, você, meu irmão, vai ficar contra mim, tá ficando contra o povo.

00:17:47

Eu vou trazer o seu Governador, o seu Prefeito pra lhe dar os conselho aqui e tal e tal. Num deu. Eu vou chamar o povo pra votar. Você acha disso todos esses projetos que você vem falando? Eu tenho te assistido aí nos podcast da vida aí e isso foram bastantes. Eh você

00:18:05

Qual dessas propostas você acha que chama mais atenção do seu eleitor?

00:18:09

Sobre o ponto de vista popular é a refinanciamento da dívida, mas hoje uma carga de propaganda do sistema financeiro porque isso é a nova escravidão. As pessoas acham que é necessária, as pessoas acham que é uma coisa justa, que é uma coisa muito boa, mas tão todo dia bombardeada com o deboche pra dizer que não é possível.

00:18:25

Uhum. E é perfeitamente possível e muito simples de fazer. Eu só quero que passe a bola pra mim que eu resolvo isso nos seis primeiros meses. Corrupção que todo mundo fala, todo mundo falou da corrupção, tiraram o a Dilma quer dizer fiscal, né? É aquela pedalada fiscal e corrupção, corrupção a gente sempre tá falando disso

00:18:45

Você acha que o Ciro consegue acabar com a corrupção? Quem prometer isso pro povo não passa de um mentiroso? Mentiroso grande. Por quê? Porque a corrupção é que nem o pecado é uma fraqueza humana. Então você mexeu com o dinheiro dos outro. Lá se vai a tentação de você pegar o dinheiro.

00:19:03

O que eu posso prometer? Eu posso prometer que eu não me corrompo?

00:19:07

e eu digo, como assim? Eu já tenho quarenta e dois anos de vida pública. Se eu quisesse me corromper, eu tinha acontecido no passado. Eu fui prefeito da quinta capital do Brasil, governador do oitavo estado brasileiro, ministro da fazenda, canetonador, tesouro nacional estava na minha mão. Nunca respondi por nenhuma acusação injusta. Nunca, nenhuma vez, na vida, nunca, pode pesquisar

00:19:27

Então, primeira providência é o exemplo. Se o de cima não rouba, ele não tem que passar a mão, nem passar pano pra ninguém debaixo que rouba. Segundo, nós temos que mudar as instituições que previnam a corrupção. E você tem um milhão de coisas pra fazer. Hoje em dia, Ratinho, até o até a questão do crime organizado.

00:19:44

Você tem uma ferramentaria tecnológica com algoritmos em que você rastreia o dinheiro

00:19:49

Mas rapaz é é quase como se você tivesse vendo o fato acontecer o que a eletrônica, a tecnologia pode permitir de fazer. E o Brasil tem um governo analógico, tudo no papel justamente pra

00:19:59

Permitir que a venda de dificuldade, quer dizer, a criação de dificuldade pra vender facilidade. Por exemplo, vamos vamos dar um exemplo do Rio de Janeiro que ninguém consegue consertar aquela aquela briga e sobe polícia e dá tiro e aquilo. Você tem uma ideia pro Rio de Janeiro?

00:20:13

Eu tenho uma ideia pro Brasil, deixa eu explicar pra você que tem uma sensibilidade muito grande. Hoje as periferias do Brasil não estão mais sob o controle do estado brasileiro, nem das nossas autoridades.

00:20:23

Comento isso com grande tristeza, mas hoje quem dá as cartas de forma terrorista na periferia do Brasil são as facções criminosas. No Rio com um agravante de ter uma disputa de facção criminosa com milícia que também já está começando a se espalhar. Isso aconteceu nos últimos vinte e cinco anos.

00:20:39

Conversa fiada de esquerda, não sei o que e pá pá pá e tal, ninguém mudou uma linha pra enfrentar isso, mas o pior Ratinho, deixa eu dizer pro nosso povo.

00:20:47

E o pior é que neste período que explodiu a violência e o terror e se organizaram essas poderosas facções criminosas

00:20:55

O orçamento da União para Segurança Pública não variou de R$ 0,30 a cada R$ 100,00 do orçamento. Isso mesmo que eu estou dizendo pra você. Explodiu o problema da violência e hoje o Brasil gasta 30, 0,33, um terço de um por cento do orçamento em segurança pública.

00:21:11

Então eu quero assumir pra mim, pra Presidência da República, eu vou federalizar o combate ao crime organizado. De novo, né? Porque eu quero ser o valentão não, esse é um negócio difícil, mas é porque eu aprendi com a minha experiência que a polícia local não tem capacidade de resolver isso por uma circunstância, o policial é trabalhador e por ser trabalhador, ele e a família dele moram na periferia

00:21:31

Ele sai pra trabalhar, a família fica ali ou ele tem um pacto de não agressão com a facção criminosa o terror vai tomar conta e ele vai relativizando, ele acha olha eu vou combater aqui o narcotráfico quando eu sei que o burguês lá da zona sul do Rio

00:21:44

Falando de de combater o fascismo está cheirando cocaína desbragadamente e nunca houve uma batida policial nos apartamentos do sabe da esquerda caviar do Rio de Janeiro que presta um desserviço mortal ao Rio e ao Brasil.

00:21:57

Percebe? Eh e isso eu vou assumir pra mim por isso, porque o policial local ele não tem condição de fazer, mas que invés de ser aparato, subir com exército, tudo isso é mentira. A experiência internacional mostra que o que você faz é tecnologia, inteligência policial, reconhecimento facial, siga o rastro do dinheiro.

00:22:16

Muda a legislação pra expropriar o patrimônio na no ponto da lavagem de dinheiro e isto resolve o problema. E aí, quando prender, prender, cirurgicamente, o chefe. Corta a cabeça. Leva pra um presídio federal, muda a legislação, proíbe a comunicação do chefão, com a sua base, mesmo e especialmente ao que meus colegas vão achar ruim.

00:22:35

Com os advogados, cê não pode deixar um chefão do crime organizado estabelecer comunicação confidencial, nós temos que mudar a legislação, OK? Pode ser protegida, fica lá gravado, sem ninguém devassar, mas não é possível mais fazer o enfrentamento do crime organizado sem inovar tecnologicamente, com

00:22:52

inteligência policial e com uma mudança na legislação e mudança no orçamento. Reforma tributária, cê vai conseguir fazer com esse congresso a reforma tributária? Tá escritinha aqui todos os processos, veja, o Congresso Brasileiro tem muitos defeitos, reforma tributária pra quem não sabe é quando tem que pra baixar pra todo mundo pagar menos imposto.

00:23:12

Eu tenho dito, Ratinho, que no Brasil, PT, Bolsonaro, eles fazem uma denúncia de você é da esquerda ou de você é direita? Ah, meu projeto é de centro-esquerda.

00:23:23

O que eu sinto é o seguinte, apoiar quem produz e quem trabalha. Eu eu já me cansei muito de conversa mole. No Brasil até esses termos de esquerda foi roubado pelo PT. Que aliás o PT se você deixar bote sua carteira virou uma organização criminosa. Tem umas exceções? Tem. Mas infelizmente é o é duro de eu dizer isso e é por isso que eu me afastei

00:23:42

nunca mais chegar perto dessa gente porque o mal que o Lula tem feito ao Brasil é muito extenso. Seu raciocínio então veja o que está errado em Brasília não está errado porque tinha um manual de fazer certo e os caras são tão safados e sabe que vão lá e fazem tudo errado só pra machucar a gente. Não é. É que o sistema tributário brasileiro transformou o nosso país num paraíso

00:24:02

Caldos super ricos e como o Estado tá inchando a dívida pública explodiu, a o buraco da previdência explodiu, os impostos tão aumentando o tempo todo, mas aumenta aonde? Aumenta nas costas do povo que nem se quer tem tido o direito de saber. Então a dona de casa que tá nos ouvindo lá na periferia de Caucaia, em Fortaleza,

00:24:19

Não é? Essa dona de casa quando faz uma ligação no pré-pago 40% da conta é imposto. E o super rico quando bota no bolso um bilhão de reais de lucros e dividendos que recebeu da Petrobras bota no bolso não paga nem um centavo de imposto. O IPTU, o IPTU da cidade de São Paulo por mês

00:24:39

arrecada o que o imposto territorial rural da grande fazenda mais competitiva do agronegócio do mundo, com meu apoio e admiração, paga por ano.

00:24:47

Então, você tem que fazer o quê? Você tem que simplificar o modelo tributário, diminuir os impostos sobre o povão e transferir a carga tributária, que já é muito alta, ou seja, você tem que diminuir aqui pra transferir pro imposto sobre grandes fortunas, o imposto mais progressivo sobre o imposto de renda. No Brasil o seguinte, cabra ganhou dois salário mínimo, começa a pagar

00:25:07

Imposto de Renda. E aí um futebolista, a minha mulher não gosta que eu fale futebolista, mas eu quero um jogador de futebol famoso, ganha um milhão e setecentos mil reais de salário por mês, paga vinte e sete e meio por cento. O seu câmera aqui ganha doze mil, dez mil, oito mil, ah, se fosse, né? Paga vinte e sete e meio por cento também.

00:25:24

Num tá direito, eu fiz quando eu fui, quando eu fui Ministro da Fazenda, num tô falando nada e o mundo inteiro faz, tá tá tudo escritinho aqui. Por que que nunca ninguém fez? Vou explicar. Porque hoje os estados tão quebrados.

00:25:36

Eu já falei aqui antes e vou dizer agora por esse outro ângulo. E o sistema de imposto mais perverso do Brasil é o que se cobra sobre o consumo. E a substância dele é o ICMS. Então o que acontece? Lá o Ratinho. O governador do do do está fazendo um belo trabalho do Paraná. Ele tem lá uma indústria.

00:25:54

Quando esse produto industrial do Paraná é vendido no Ceará, o camarada paga o imposto lá e o imposto vem com crédito na origem aonde foi produzido. Ora, quarenta e dois por cento da produção industrial do Brasil quando isso foi montado, era em São Paulo.

00:26:08

E São Paulo tá com uma linha na orelha. O resto da da oitenta por cento é Minas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Então, 80% da indústria brasileira tão nesses quatro estados. Resultado, eles vendem pro Brasil inteiro e o crédito na origem traz o dinheiro de volta. Estão quebrados. Eles não podem abrir mão de um centavo.

00:26:25

Por isso que não passa. Quando eu digo, eu vou pegar os seiscentos bilhões de reais da dívida dos estados e vou renegociar, eu digo pra eles, ó, me ajude a fazer a reforma tributária que eu lhe compenso tirando a faca do pescoço da dívida que aí é absurdo. Não, deixa eu te explicar.

00:26:41

A dívida pública brasileira tá se aproximando de oito trilhões de reais, oito trilhões, são sete sete trilhões e seiscentos bilhões de reais.

00:26:51

Toda a dívida dos estados e municípios juntas, seiscentos bilhões. Eu não tô falando de perdoar, tô falando de renegociar, botar isso pra vencer daqui dez anos pra descomprimir a finança dos estados e viabilizar o apoio dos governadores e prefeitos pra não vender a presidência da república por ladrões do centrão ou seus sucessores.

00:27:08

Bom, nós ainda temos quatro minutos, eu tenho as coisas pra perguntar aqui pa eu queria perguntar da saúde, se alguém perguntar, vai melhorar a saúde se você for presidente, que que cê me responde? Vai, desde que eu tenha duas coisas, uma eu revogo o teto de gasto porque o Brasil gasta um oitavo do que a Inglaterra. Tá todo mundo prestando atenção no enterro da rainha.

00:27:26

O sistema inglês lá é parecido com o Brasil e lá eles gastam oito vezes por por cabeça o que o Brasil gasta com o SUS. O que nós tamo fazendo aqui é um verdadeiro milagre, o nome desse milagre é servidor público, são os governadores que tão compensando o buraco da conta, são os prefeitos que tão compensando o buraco da conta, só que eles tão

00:27:44

Já no limite não poder fazer. Então, eu preciso aumentar o financiamento, mas eu não posso aumentar o financiamento em cima de um sistema que tem problemas gerenciais, problema de gestão gravíssimos. Então, eu quero reestruturar toda a gestão e aqui eu tenho muita vivência, porque eu nem boto no meu currículo, mas eu fui secretário de saúde do Ceará.

00:28:01

A ideia básica é o seguinte, é que você tenha cada pessoa com um prontuário eletrônico na unidade básica de saúde. E eu preciso fazer o seguinte, eu organizo o Brasil em

00:28:11

Em cento e cinquenta unidades de saúde, porque eu não posso fazer uma tomografia, uma ressonância em cada lugar. Então, eu vou pegar o Paraná, dividir setecentos mil habitantes aqui, setecentos mil habitantes aqui. Cada lugar desse você vai ter um hospital regional, vai ter um um tomógrafo, a policlínica, etcétera. Isso já funciona no Ceará.

00:28:28

Nós já fizemos isso, regionalizamos hospitais terciários de alta sofisticação, temos policlínicas universalmente acessíveis pra fazer exame com especialistas e a urgência que eu quero me comprometer é que nos cem primeiros dias eu vou fazer um grande mutirão de cirurgias eletivas, eu não admito dormir com a ideia

00:28:46

De que uma mulher tem um nódulo no seio e não consegue fazer a punção e isso pode ser a diferença de vida ou da morte, mas tem muita cirurgia de câncer. Comemorar pra você, se eu terminar e dar um abraço pro mais mais um minutinho pouquinho. Tá bom.

00:29:00

Bom, tamo batendo um papo aqui depois. Bom, você foi, fez um bom trabalho com o Governador também na educação, da educação, me dá, fala um minuto da educação. 87 das 100 melhores escolas públicas do Brasil, dado quentinho que saiu anteontem do IDEB, estão no Ceará, um Estado muito pobre.

00:29:17

Ou seja, se você tiver compromisso verdadeiro e essa gente já teve a oportunidade, a educação brasileira tá numa das piores lugares do mundo, no PISA.

00:29:26

Percebe? Isso de novo é financiamento? É, mas é retreinamento do professor, trocar o jeito de ensinar, ao invés desse decoreba que os alunos não tem a menor graça em tempos de internet, de óculos de realidade virtual, fazer uma uma escola que sabe emancipadora, que prepare o profissional do mundo digital. Eh eu não sei comé que tá o tempo Garratinho, mas eu quero

00:29:45

Te agradecer muito e ao SBT essa oportunidade, porque o meu grande problema é falar pro povão.

00:29:52

Tudo que não presta no Brasil hoje tá acontecendo e o sistema tá empurrando pro povo escolhendo coisa ruim ou coisa pior. E o Einstein dizia que a ciência da insanidade é você repetir as mesmas coisas para resultado diferente. Que que eu tô pedindo? Uma oportunidade, você tem uma eleição em dois turnos.

00:30:09

Ora meu irmão, se você acha que eu tenho boas propostas, quer conhecer melhor, me dá um voto agora, me dá oportunidade, no segundo turno se eu não tiver lá, como ele, ah não ganha, não ganha, ora, quem ganha não ganha é quem você decidir, cê não tá vendo que tão tomando até a sua liberdade de votar, me dá oportunidade e aí eu faço história, eu mudo o Brasil.

00:30:27

Mais um minuto que cê tem aí. Opa, que coisa linda. É. Então, deixa eu te falar, olha, o Brasil tem tudo, nós temos o maior estoque de terras férteis por por ocupado do mundo. Nós temos

00:30:40

A província mineral mais rica do mundo, petróleo a não contar, todo ano aumenta vinte, trinta por cento a capacidade do Brasil de explorar, o Brasil tem água potável, o Brasil cheguei da Amazônia, a biodiversidade mais enriquecedora do mundo e o Brasil foi a economia que mais cresceu na história do planeta Terra e esse meu livro mostra isso entre mil novecentos e trinta e oitenta.

00:30:59

De repente em oitenta a gente para crescer de sete por cento pra dois e meio e agora crescemos zero. Ora se o céu abençoado pelo Cruzeiro do Sul da nossa tradição cristã é o mesmo. O chão é o mesmo e o povo é o mesmo? Por que que a gente não cresce? É a política meu irmão. Está na sua mão mudar.

00:31:14

Olha, eu queria te agradecer muito por estar aqui. Amanhã nós temos a candidata e no dia vinte e dois, é vinte e dois, quinta-feira o o ex-presidente Lula vai estar presente aqui. Um abraço. Querido Ratinho.

00:00:00 / 00:31:34
1x