Botão voltar Entrevista de Ciro Gomes no Roda Viva
00:10:13

Olá, boa noite. Sejam muito bem-vindos ao Roda Viva. Estamos ao vivo pra todo o Brasil pela TV Cultura e emissoras afiliadas e conectados ao mundo por meio das nossas plataformas digitais.

00:10:26

Nós damos continuidade hoje às sabatinas com os principais candidatos à presidência da república. Ele está na sua quarta campanha presidencial. Depois de ficar em terceiro lugar em dois mil e dezoito, façam os últimos quatro anos preparando essa nova tentativa de chegar ao Planalto.

00:10:44

O que ele diz será útil. Em pouco menos de dois meses pra tentar crescer nas pesquisas que o colocam de novo na terceira posição. Mas bem distante de Lula e de Jair Bolsonaro. Pra isso ele aposta em o seu no seu projeto nacional de desenvolvimento.

00:11:02

E não poupa nenhum dos dois de críticas incisivas, inclusive pela recusa de ambos em participarem da maioria dos debates e entrevistas até aqui. O Roda Viva recebe pela décima primeira vez em trinta e um anos, o candidato do PDT à presidência da república, Ciro Gomes.

00:11:23

Ciro Gomes nasceu em Pindamonhangaba no interior paulista. Aos quatro anos mudou-se com os pais para Sobral no sertão cearense onde cresceu sendo o mais velho de cinco irmãos. Estudou em escola pública e depois de formado aos vinte e três anos passou a exercer a advocacia e a dar aulas de

00:11:43

Na universidade de Fortaleza. Foi eleito duas vezes deputado estadual. Tornou-se prefeito da capital cearense em mil novecentos e oitenta e oito. Dois anos mais tarde foi eleito governador do estado. Também foi ministro da fazenda no governo Itamar Franco e da integração nacional no primeiro governo Lula.

00:12:03

Em noventa e oito e dois mil e dois foi candidato à presidência. Em dois mil e seis tornou-se deputado federal e em dois mil e dezoito voltou a disputar a presidência.

00:12:14

Filiado desde dois mil e quinze ao PDT e prestes a completar sessenta e cinco anos Ciro Gomes disputa pela quarta vez o Palácio do Planalto. Para entrevistar o Ciro Gomes nós convidamos André Guilherme Vieira repórter de política do jornal Valor Econômico.

00:12:32

Beatriz Bula, repórter do jornal O Estado de São Paulo, Flávio Costa, jornalista e escritor. Malu Gaspar, colunista do jornal O Globo e Vinicius Torres Freire, colunista e editorialista da Folha de São Paulo. Contamos ainda com os desenhos em tempo real do nosso Paulo Caruso.

00:12:51

Antes de começar eu queria relembrar só algumas informações. A entrevista vai ter duas horas de duração. As respostas do candidato serão conferidas em tempo real pela agência de checagem aos fatos.

00:13:02

E eventuais imprecisões serão submetidas a ele por nós ao longo da entrevista. Foram convidados os quatro primeiros colocados na pesquisa Datafolha no dia vinte e oito de julho.

00:13:14

Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes e Simone Tebet. Agora sim boa noite candidato, obrigada por estar aqui conosco essa noite. Boa noite Vera, é um privilégio pra mim voltar aqui ao Roda Viva, cumprimentar todos os brasileiros

00:13:27

De todos os rincões do nosso país, cumprimentar os jornalistas e agradecer mais uma vez essa oportunidade. É bom que agora presencial, sem aquela tela, né? Estava com febre, achando que tinha o pego covid. Exato.

00:13:39

Eu vou começar pela capa da Veja, candidato que trouxe o senhor, estampou o senhor e o colocou como fiel da balança dessa eleição. Não só pela possibilidade de o senhor vir a apoiar um ou outro caso se configure esse segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Mas também porque o senhor é o

00:13:57

terceiro colocado o o que é mais possível de quebrar essa polarização ou também como eles apontam na reportagem a possibilidade de que haja um derretimento dessa sua votação na reta final pra que se decida a eleição no primeiro turno caso haja essa possibilidade. Queria ver se o senhor se vê nessa posição ou

00:14:17

Como o senhor se vê diante dessa polarização que parece consolidada nesse momento? Eu acho que a percepção de polarização é muito forte, mas ela não é, não é cristalizada como aparentemente dizem todos os editoriais, todos os analistas. E eu digo isso com muita serenidade e com muito profissionalismo.

00:14:34

Quando a gente olha a pesquisa, a gente tem que entendê-las como um retrato. E a vida é filme. Né? Então em primeiro lugar as pesquisas representam um momento

00:14:43

E qualé o momento brasileiro? O momento brasileiro são dois presidentes extremamente

00:14:49

Vistosos, figurantes, né? O Bolsonaro, enfim, fala bobagem aos milhões por dia. O Lula é o candidato desde oitenta e nove em todas as eleições por si ou quando botou alguém, alguém foi com a máscara dele. Desde oitenta e nove é uma coisa pitoresca da gente imaginar que o mundo progressista brasileiro só tem um líder.

00:15:07

Não estou é absolutamente natural que sejam absolutamente notórios. Todo mundo tem opinião sobre os dois, todo mundo odeia, todo mundo ah o ama. Enfim. O que que eu vejo entretanto? Apesar de toda esta forçação de barra compreensível que eu vejo com muita humildade ao redor de trinta por cento do eleitorado brasileiro não quer isso.

00:15:26

Quando você pergunta explicitamente sobe pra quarenta. Ainda agora na questa eles perguntaram você prefere Lula, Bolsonaro ou alguém que não seja o Lula e o Bolsonaro? Dá quarenta e dois por cento. Então isso eu tenho segurança. Depois quando a gente olha os quarenta e cinco do Lula, um de cada três, ou seja, quinze

00:15:44

Tem um motivo pra não pra votar no Lula. Ele é que vai nos livrar do Bolsonaro. Quando a gente vê os vinte e sete, trinta do Bolsonaro, nove por cento dizem do Bolsonaro, é o cara que não vai deixar o Lula e o PT voltarem. Se você somar trinta mais esse universo de quinze mais nove há um universo de eleitores pra ser buscado

00:16:02

que é claro difícil é penoso, complicado tal, mas é perfeitamente praticável. E eu não sou candidato porque é fácil, eu sou candidato porque é necessário, o Brasil não aguenta mais, não aguenta mais. Se não repare, setenta por cento do eleitorado dos centros mais dinâmicos da vida brasileira, São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul, votaram no

00:16:22

Bolsonaro em dezoito. Foi pruma obra? Não tinha essa obra, foi por uma proposta generosa? Não tinha essa proposta. Qual for a razão? Se a gente tiver a humildade a razão é muito simples. O povo votou magoado.

00:16:34

por conta da mais severa crise econômica da história que é essa que está aí que foi produzida pelo PT mas o escândalo generalizado de corrupção. Será que é razoável que dá agora com a frustração da enganação geral que o Bolsonaro representa da corrupção orgânica que o Bolsonaro representa da falta de educação da da da vamos dizer

00:16:54

Antes sala do fascismo que o Bolsonaro representa a solução pro Brasil seja voltar ao sistema que deu causa a ele eu francamente acho que o Brasil não aguenta mais isso. E só fazendo um registro que eu acho que é importante porque muita gente diz que o senhor não votou né? No segundo turno e eu fui resgatar tem uma entrevista do senhor saindo da votação o senhor falou

00:17:13

Qualquer que seja o resultado a radicalização vai aumentar e isso vai piorar então fazendo esse registro. Flávio. Prazer, boa noite, boa noite. Eh como é que você conseguiu chegar eh nessa quarta campanha sua ah a presidência mais isolada do que das anteriores.

00:17:30

Você não conseguiu o apoio do Gilberto Kassab do PSD? Você não conseguiu o apoio do ONE no Brasil que você negociou com o Luciano Bivar e ACM Neto você não tem nenhum outro partido te apoiando e você falou aí né? Que há um universo de pra serem pra serem buscados mas você o fato é que você só tem oito por cento né? Na melhor das hipóteses

00:17:50

Precisam de voto. Isso não revela uma inabilidade política da sua parte? Hum. Talvez mas talvez ah se a gente se lembrar da luta dos abolicionistas nenhum deles foi ajudado pelos escravistas.

00:18:01

E é disso que se trata, não é falta de habilidade não. Eu sou um vitorioso na vida pública e estou postulando a presidência da república porque representa um projeto de país que antagoniza com o sistema eh eh econômico e com o sistema de governança política que estão liquidando o Brasil. Eu posso especializar os números. Nós estamos há onze anos sem crescer nada.

00:18:20

Onze anos é quatro de três de Bolsonaro e oito de PT. Por quê? Porque o modelo econômico é o mesmo. Herdade do Fernando Henrique Mário Meta de inflação. Agora agravado por autonomia do Banco Central e teto de gasto. Isso é um desastre.

00:18:33

É um desastre que setenta por cento do povo trabalhador sente na pele ou pelo desemprego aberto ou pela pela informalidade mais selvagem da história ou porque a renda média está no menor valor desde a série histórica ou porque o salário mínimo tem o pior poder de compra ou porque a inadimplência atingiu sessenta e seis milhões e seiscentos mil brasileiros

00:18:51

Sabe, é um desastre a olhos vistos, mas a elite brasileira quer manter isso. Por quê? Porque é uma fração pequena da nossa elite ganha muito dinheiro com isso. E a desgraça do Brasil é que os hábeis da política se venderam a esse sistema.

00:19:04

O Lula beijou a cruz, o Bolsonaro repete qual é o modelo econômico? As pessoas ah o Ciro está criticando. Estou fazendo uma reflexão. É ou não é o mesmo modelo econômico? Campo flutuante com maior meta de inflação. Fernando Henrique, Lula, Dilma, Michel Temer e Bolsonaro. É o mesmo e o modelo de governança política irmão?

00:19:22

O Bolsonaro está filiado no partido do Valdemar Costa Neto que vem a ser o cara que o Lula deu o DNIT pra roubar, foi condenado e preso no mensalão preso e condenado no Mensalão. O Roberto Jefferson que aparece na defesa do Collor naquela noite do impeachment era governador, lutei pelo impeachment. Surge como dono dos Correios que o Lula deu pra ele roubar

00:19:41

E detona o escândalo do Mensalão e aparece agora lugar tenente do Bolsonaro. Se a gente não perceber isso Flávio então repare é defeito meu? Não não sou eu assim que vou me auto elogiar. Mas eu tenho uma vida

00:19:54

Pública relativamente exitosa que mostra que alguma arte eu tenho nessa área. Agora eu represento porque eu não quero ser presidente do Brasil pra replicar esse modelo e veja no que deu. Olha o que que aconteceu, o que que a gente precisa parar pra pensar. Todas as eleições Collor governou com essa gente e com esse modelo foi caçado.

00:20:11

Fernando Henrique governou com essa gente o PSDB perdeu a condição de disputar a eleição nacional o e não foi cassado não é? Mas o Lula pediu o impeachment dele. Lula governou com essa gente e foi parar na cadeia. Dilma governou com essa gente e foi caçada. Michel Temer governou com essa gente. Foi preso. Sabe?

00:20:28

Não é possível Bolsonaro está desmoralizado. Está alguma em alguma inabilidade? Você vai dizer como jornalista independente. Agora eu creio que é muito mais o a o trabalho de um abolicionista que não vai ser ajudado por um escravista.

00:20:42

André. Tudo bem candidato? Pegando esse gancho que o senhor falou, o senhor não acha que de repente a a o eleitorado de uma forma generalizada se cansou da temática anticorrupção? Que foi esgarçada com tantos anos de Lava Jato?

00:20:54

e essas pesquisas que o senhor diz que não estão cristalizadas, mas que desde lá de trás até agora, cinquenta dias da eleição mostram o cenário ali com o Lula com um percentual mais alto, Bolsonaro em seguida e o senhor lá na terceira posição com seis, oito vai e dez que seja. Isso num num pode ser o indicativo de que as pessoas se cansaram dessa dessa questão não se preocupam com essa questão

00:21:14

Que o Lula, o PT foram supostamente corruptos e que o Bolsonaro supostamente é corrupto e isso não está pautando a decisão do eleitor? Sem dúvida nenhuma a centralidade do tema corrupção cedeu o lugar ao drama social e econômico do povo brasileiro.

00:21:29

Mas o mais grave aqui e essa é a tarefa que eu quero é sustentar e eu não sou candidato porque é fácil vou repetir eu sou candidato porque é necessário repare se você tem uma elite intelectuais, cientistas, artistas, juventude, relativizando valores essa sociedade está doente.

00:21:48

Percebe porque o papel dos intelectuais numa sociedade minimamente sadia se a gente pode falar em doença social e eu acho que o Brasil é um corpo socialmente muito doente você tem hoje todo mundo relativizando percebe? Então é uma deserção do do combate das das vanguardas intelectuais do país

00:22:07

Por quê? Porque cá embaixo o que que está acontecendo na população brasileira? Está se relativizando de uma forma absolutamente chocante de que corrupção é uma inerência da política. Hum. Isso destrói uma nação. Se você pedagogicamente ensina pro jovem na adolescência

00:22:23

Que sabe? Corrupção política é uma coisa normal que é o que está acontecendo. Bolsonaro e Lula são dois corruptos, dois corruptores e nós estamos fazendo de conta que não estamos vendo isso por quê? Porque no meio do povo o drama do desemprego, do desalento, da caristia, a inflação, dos alimentos, tem quinze por cento.

00:22:40

Então o desespero da população é tão grande e a sensação cínica que a elite passa de que corrupção é isso mesmo? Que todo mundo é corrupto. Eu não aceito isso porque eu não sou. Mas a pesquisa não mostra desculpa a a pesquisa não mostra que pode ser que não haja um ponto de retorno?

00:22:54

Ou seja, no sentido de de um de um outro nome que não uma das impertinências dessa corrupção de costumes do Brasil é a frequência com que bancos pagam pesquisas no país. Pra quê? Pra sistematizar esse efeito psicológico de antecipar a decisão popular

00:23:12

De maneira que todos os candidatos aceitos pelo sistema se obrigam ao mesmo sistema, ao mesmo modelo.

00:23:18

Sem parar não é nenhuma nisso. É uma coisa absolutamente objetiva. Por que que o comércio, a indústria não pagam pesquisas no Brasil? E nós estamos há dois anos produzindo isso. Vocês vai ver o que vai acontecer. Agora quando começar a tomar centralidade no imaginário popular com a televisão. Porque a nossa esmagadora da maioria do nosso povo não tem internet.

00:23:36

Não tem tablet, não tem celular com com imagem pra participar desse debate que está dando isso daí. Você vai ver o que vai acontecer.

00:23:44

Bom queria pegar então esse gancho das pesquisas. O senhor falou das pesquisas que as pesquisas são financiadas por bancos e por isso elas constatação? Sim. Mas isso significa que elas sejam menos confiáveis o senhor acha? Não pesquisa retrato não serei eu uma pessoa que dou valor à ciência que vou negar então. Você precisa saber ler pesquisa.

00:24:04

Pesquisa. Esse é o problema. É que no Brasil não só os bancos pagam as pesquisas como a leitura também.

00:24:10

É fato FSB, BTG, não sei quem, XP, não sei quem pra atual. É é um fato, é uma constatação, você não acha exótico. Qual é a pergunta? Não, a pergunta era justamente como o senhor usou agora o resultado de uma pesquisa pra dizer que quarenta e dois por cento das pessoas prefere alguém que não seja Lula e nem Bolsonaro? Por outro lado

00:24:30

pesquisas estão mostrando que cerca de setenta por cento mais ou menos da população já afirma já ter decidido o voto e acabou também de falar que existe uma eh como se fosse uma forçação o senhor usou esse termo uma forçação pra que se mantenha essa disputa entre os dois o sistema no Brasil é muito profissionalmente disciplinado pra

00:24:50

Confinar quando o Lula assina a carta aos brasileiros ele se demite de uma história de vida. Então só e o Lula está dizendo agora pra elite que ele quer salvar o Brasil do fascismo. Por com isso ele relativiza todas as contradições sociais, econômicas e morais. Percebe?

00:25:06

e ficamos só no fascismo. Como se não houvesse um dia seguinte um país destruído, uma terra arrasada por ser reconstruída. Só um minutinho pra concluir o raciocínio. Porém veja. Não estou indo. O que é? Ela nem fez a pergunta ainda. Aí eu interrompi. É ela fez um exatamente. Maluco qual é a pergunta? A pergunta era o seguinte. É porque eu me lembrei de

00:25:26

o seu atual marqueteiro João Santana esteve aqui ele disse que ele sabia qual era a fórmula pra quebrar a polarização e inclusive meio que cantou o senhor ao vivo dizendo que tinha o candidato que o candidato seria o senhor. O senhor contratou o João Santana, João Santana ganha trezentos e quinze mil reais por mês o senhor não saiu do seis sete por cento nas pesquisas.

00:25:46

Eu entendo que o senhor está relativizando as pesquisas, porém o senhor também usa as pesquisas na sua leitura, como o senhor falou. Então afinal, não existe maneira nessa eleição de quebrar a polarização o João Santana não tinha a forma que ele disse que tinha, que que aconteceu?

00:26:01

Claro que existe a forma de quebrar a polarização é ter humildade, disciplina, frequentar os debates, as sabatinas e tentar mostrar ao povo brasileiro a necessidade de construir uma alternativa.

00:26:13

É o que eu estou fazendo. Falta dois meses, só nem dois meses. E você recomenda então que eu desista? Não, não sei, é que eu quero saber o que que o povo eu confio no povo brasileiro e acho que a minha candidatura não é fácil, é necessária. O Brasil não aguenta mais. Tome nota no que eu estou lhe dizendo. Se eu não conseguir salvar

00:26:32

O Brasil desta absurda e despolitizada polarização o aprofundamento dos ódios, das paixões despolitizadas está produzindo a maior o maior estelionato eleitoral da história do Brasil. Com uma crise tão grave, tão profunda que aí sim

00:26:49

Nós vamos ver que valor tem a democracia pra sociedade brasileira. Que hoje é quase nenhum.

00:26:54

Hoje é quase nenhum. Eu fico vendo as elites. Você quer me interromper ôh lhe osso? Não só queria saber se então o senhor acha que o Lula também ameaça a democracia é isso? Se por acaso salvar. Deixa ele responder. Se eu não conseguir salvar o Brasil dessa polarização adianta e o Lula se eleger com a expectativa de picanha e cerveja que ele está deixa

00:27:14

Conservar como se as tarefa que a elite toda está com ele ou a parte importante da elite dizendo que o problema é derrotar o fascismo no dia seguinte vai ser o maior estelionato eleitoral da história do planeta Terra. Você vai ver o desastre se eu não conseguir salvar o Brasil. Beatriz.

00:27:30

Candidato boa noite. Boa noite. A senhora está fazendo críticas aos dois principais eh adversários aí no primeiro e no segundo lugar nas pesquisas. Eh o senhor pretende repetir a estratégia que o senhor adotou em dois mil e dezoito e não se posicionar caso o senhor não passe pro segundo turno como indicam as pesquisas? Ou neste ano o eleitor do senhor verá o senhor tomar uma posição?

00:27:49

Eu tomei posição. Isso é mais uma das mentiras do Lula.

00:27:52

a a Vera na introdução aqui da nossa disse que recuperou as imagens mas tão simples aí na internet todo mundo pode ver. O senhor foi votar, mas o senhor viajou pra Paris quando eu declarei o meu voto no Haddad, participei de uma reunião da executiva nacional do partido e e pesei porque o partido

00:28:12

Queria declarar neutralidade, eu pesei em favor do Haddad. Agora ir a um palanque de gente que eu considero organicamente responsável pelo desastre econômico, pelo desastre social e pelo desastre de corrupção generalizada que aconteceu lá e irmã querida, desculpe eu lhe dizer, está acontecendo agora.

00:28:29

O Lula não aprendeu nada, o Lula está agarrado com Renan Calheiros que presidiu o Senado no golpe contra a Dilma. Lula está agarrado com Eunício Oliveira a quem deu um bilhão de reais de contrato sem licitação na Petrobras. O outro está agarrado com Geddel Vieira Lima. Aquele dá cinquenta e um milhões de reais nas malas na Bahia. É a mesma gente.

00:28:48

A sábia a definição do Einstein, o maior cérebro da idade moderna brasileira pra insanidade é você repetir as mesmas coisas e esperar resultado diferente. Isso é o que está acontecendo hoje no Brasil. Vinícius.

00:29:03

Boa noite. Eh o seu programa está falando muito em mudar o modelo econômico, está tudo a mesma coisa. No seu programa tem lá uma tem uma um programa de aumento de gastos grande e um programa de aumento de receita

00:29:17

Parece até agora do idoso. O senhor fala que vai aumentar o investimento pra criar cinco mais cinco milhões de empregos. Vai dar aumento da do salário mínimo além do crescimento do PIB. Quer dizer vai aumentar a despesa com a previdência.

00:29:28

Eh vai bancar parte do da renegociação de dívida das pessoas físicas. Eh vai ter um programa de renda mínima universal que vai ser maior que o o gasto com auxílio Brasil. Eh vai até bancar a parte do financiamento do smartphone pra todos vamos dizer assim o programa do

00:29:45

Eh é que eh o senhor está fazendo uma comparação com o Luz Pra Todos e tem eh financiamento pra complexo industrial, pra política industrial, pagava estudante secundário com dinheirinho pra por desempenho.

00:29:58

A educação integral pra todo mundo, ET cetera. E aí tem um programa de aumento de imposto assim e eu fiz uma conta balançando uma conta conservadora de aumento de gasto. E muito esperançosa de aumento de imposto que você não dá números pra nada. E assim vai pra lá de um vai pra lá de um e meio por cento do PIB e e talvez as coisas se equilibrem.

00:30:16

E a gente já está no máximo, né? A gente vai ter desde dois mil e quatorze a gente está com déficit mesmo descontando gastos com juros a gente está com déficit esse ano equilibra transitoriamente esse ano vai ser um desastre. É o déficit vai ser zero né? Primário. Mas assim eh com com essa despesa contratada.

00:30:36

Então assim, no máximo a gente equilibra e se a gente equilibra o déficit primário, a dívida vai continuar crescendo, a gente vai ter mais pagamento de juro. Bom, então qual é o pulo do gato aqui? Vai ter um aumento de imposto ainda maior do que o que eu estou imaginando aqui, que o senhor já explicitou. Eh ou o senhor vai tentar descontar isso nos juros, né? Que o senhor falou lá que vai ter que dar um jeito na na no pagamento de juros, né? Que o senhor vai

00:30:55

Senhor disse que ia estar livre pra se entender como quiser com os os tubarões do mercado financeiro.

00:31:00

Eh então assim qual é o pulo do gato? Da onde vai sair essa essa medida pra evitar que a dívida continue aumentando? O pagamento de juros continua aumentando. Eu li também. Mas o senhor precisa contar pras pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de ler o seu livro? Pois é, o pulo do gato no meu caso está escrito

00:31:16

E é um compromisso solene. Cada providência que eu estou propondo

00:31:21

Guarda absoluta coerência com a fonte de receita e a estimativa. Aliás é o único programa se quem quiser transformar esse debate num choque de egos de paixões e e ódios fica lá com os dois da polarização. Agora se alguém quiser discutir as causas do problema brasileiro.

00:31:37

Soluções práticas, concretas, objetivas de um administrador público treinado. Que não tem uma história de fazer promessa nem nem de desequilíbrio na conta, nem uma vez. Prefeito de capital, governador de estado, ministro da fazenda deu um único dia em que eu tenha gasto mais do que arrecadei. Isso é só biográfico pra me apresentar pros eleitores que ainda não me conhecem bem.

00:31:57

Mas veja, quando você faz essa lista, ela ela corre um risco de é uma parte pequena, né? É, eu tenho um projeto completo. Tem um projeto completo. Então, a ideia de botar toda a garotada no ensino médio em tempo integral, profissionalizante, com estágio remunerado pelo governo nos seis primeiros meses. Enfim, isso tudo está pensado e a fonte de receita. Só que quando você faz isso, você mistura

00:32:17

Terminadas eh fontes de receita que não são necessariamente tesouro. Por exemplo quando eu anuncio que vou fazer uma reestruturação, refinanciamento da dívida dos sessenta e seis milhões e seiscentos mil brasileiros que estão no SPC a fonte aqui não é tesouro. A fonte aqui é empréstimo bancário do Banco do Brasil e da Caixa Econômica no primeiro momento.

00:32:36

E e é com juro rentável. Eu apenas vou trocar o juro de trezentos e cinquenta por cento criminoso que se cobra hoje do. Vai ser subsidiado de alguma maneira isso não é subsídio, basta ver custo de captação versus rentabilidade do banco. Eu sei bastante bem fazer. Não pense que tem nenhum centavo de dinheiro público nisso aqui.

00:32:56

Nenhum centavo é apenas eu vou emancipar sessenta e seis milhões e sessenta mil pessoas que tomaram crediário de seiscentos reais pagaram trezentos estão devendo mil.

00:33:06

Porque o Brasil virou um um um lugar sem dono onde se se se destrói a economia popular e seis milhões de empresas também serão chamadas ao refinanciamento. O lastro aqui, reservas cambiais. Em que eu vou trocar juro brasileiro por juro de zero.

00:33:22

Internacional o câmbio está numa posição de equilíbrio que não vai precisar nenhum tipo de red mais caro e eu faço com que haja uma retomada do investimento empresarial. Agora no tesouro está também a está realmente a minha chave.

00:33:35

Pra outras questões, por exemplo, quando eu anuncio um programa de renda mínima de cidadania de mil reais em média por domicílio

00:33:42

Eu estou com o lastro todo fechado. Domicílio com necessidade, né? Não pra todos. Não, pra todos os pobres, só pra Auxílio Brasil a extrema pobreza. A linha de pobreza toda. Quinhentos e e dezessete reais por cabeça por pessoa é a faixa de corte. Isso está muito detalhadamente estudado. Por quê

00:34:02

Porque eu tenho um um conjunto de fontes do auxílio Brasil antigo Bolsa Família o o BPC que é um benefício prestação continuada uma fração do seguro desemprego pra quem ficar no seguro desemprego no domicílio menos do que a renda que a que tire da linha da pobreza e um tributo sobre grandes fortunas.

00:34:20

De meio a um e meio por cento sobre os patrimônios superiores a vinte milhões de reais eu atinjo sessenta mil contribuintes. Candidato. Selvagem dele não espera um pouquinho. Calma. Então veja bem isso aqui eu estou propondo. Eu estou propondo que nós façamos uma progressividade maior do imposto de renda.

00:34:36

Eu estudei tudo isso, eu fui ministro da fazenda, eu cobrei uma alíquota de trinta e cinco por cento no supersalários, combater a pejotização com a forma de evasão fiscal absolutamente criminosa no mundo inteiro e que no Brasil é legal.

00:34:49

Você é um futebolista ganha um milhão e meio de de de reais, um artista ganha um milhão e meio de reais na pessoa jurídica paga quinze por cento, a classe média trabalhadora paga vinte e sete e meio por cento. Eu sei fazer tudo isso. Isso é uma tributação sobre lucros e dividendos eu já cobrei. Só o Brasil, a história e a Colômbia não cobram.

00:35:07

Percebe o vazio que o Brasil virou um paraíso fiscal do super rico. Deixa eu te dar aqui um número do ITR. Meu irmão que está me ouvindo. Em São Paulo o IPTU que vocês pagam em São Paulo por mês equivale ao que o Brasil rural na fazenda do agronegócio. Mas é rentável do planeta Terra paga por ano. Ciro.

00:35:26

Percebe, o dinheiro eu sei onde está. Eu vou pedir uma pausa então, eu acho que tudo isso tem ainda que ser desdobrado, mas a gente precise ir pro intervalo, a gente volta já já, já estamos em terceiro lugar entre os assuntos mais comentados do Brasil no Twitter. Então, conversa é boa, a gente já volta.

00:35:43

Inovar para evoluir.

00:36:00

Bradesco. Dá pra ensinar alguém a ser escritor? Não existe aprender a escrever. Existe um tentar, né? Um brincar de mas a oficina dá uma questão que que pra mim foi essencial que é o grupo.

00:36:19

As outras pessoas em torno, as pessoas que também estão escrevendo. Tá junto iscrevendu e pensando nosso tempo ahm fica um pouco mais leve, né? Aline Bay, autora de livros lindos e intensos vem ao provoca de terça, dez da noite.

00:36:35

No Legião Estrangeira desta quarta-feira o cerco a imprensa na Nicarágua, esporte e política e em tempos de guerra. Brasil crescem os movimentos em defesa da democracia. Legião estrangeira com Alberto Gaspar.

00:36:55

Quarta, dez da noite, logo após o Jornal da Cultura. Quinta-feira no Opinião, a menos de dois meses das eleições vamos conversar sobre os principais desafios do estado de São Paulo.

00:37:08

O deputado federal Vinícius Poit candidato do Partido Novo. Esperamos você nessa conversa às oito e meia da noite. Até lá. No linhas cruzadas dessa semana o vamos falar sobre liberalismo.

00:37:23

Aqui nos Estados Unidos tem um sentido e aqui tem outro. Quando é afinal o que quer o liberal?

00:37:30

Se a gente for tentar resumir isso, liberar o que é que o vizinho não se meta na vida dele, que o Estado não se meta da vida dele, mas que as leis façam com que essa possibilidade aumente cada vez mais. Linhas cruzadas nesta quinta, dez da noite.

00:37:48

Nessa sexta-feira a sétima arte é o assunto do Estação Livre. O protagonismo dos profissionais negros no cinema vem crescendo à medida que grandes produções estão sendo lançadas. Doar uma feijoada constitui como primeiro momento

00:38:07

De autorreflexão do negro sobre o cinema. Já o Zito Araújo e Juliana Vicente estão falando das suas experiências na indústria. Já é um absurdo fazer um filme no Brasil pra falar da população brasileira.

00:38:24

Com protagonistas louros e olhos assim. Etcétera, etcétera, etcétera. O Estação Livre é nessa sexta-feira às dez da noite. Dá pra ensinar alguém

00:38:38

A ser escritor. Não existe aprender a escrever. Existe um tentar, né? Um brincar de mas a oficina dá uma questão que que pra mim foi essencial que é o grupo. As outras pessoas em torno, as pessoas que também estão escrevendo. Tá junto, escrevendo e pensando nosso tempo.

00:38:57

Ah fica um pouco mais leve, né? Aline Bay, autora de livros lindos e intensos vem ao provoca de terça, dez da noite. No Legião Estrangeira desta quarta-feira, o cerco, a imprensa na Nicarágua, esporte e política e em tempos de guerra.

00:39:16

Brasil, crescem os movimentos em defesa da democracia. Legião estrangeira com Alberto Gaspar. Quarta, dez da noite,

00:39:27

Estamos de volta com o Roda Viva que hoje recebe o candidato do PDT à presidência Ciro Gomes. Ciro, a agência aos fatos checou uma informação da primeiro bloco que você disse que a maioria esmagadora da população

00:39:47

não tem acesso a internet e em comparação com os dados coletados aí em dois mil e dizenovi a conexão de internet nos domicílios aumentou em todos os extratos e notadamente na classe D e E que é de sessenta e um por cento. Então a maioria tem acesso, pode ser que não esteja se informando mas o acesso a minha informação

00:40:07

que a maioria da pessoa não tem tablet nem nem smartphone de maneira a conhecer imagens etcétera etcétera acesso a internet todo mundo tem porque todo mundo tem Zap. Era sim. Mas eu estou falando no no mantém uma informação de que a maioria esmagadora não tem tablet nem smartphone. Eu vou manter a discussão dentro da do programa de combate à pobreza

00:40:27

Porque você falou da sua eh do seu programa que você vai criar de mil reais? É isso me dá ocasião pra corrigir desculpa. Tá. Em vez de quinhentos e dezessete ao ponto de cota é quatrocentos e dezessete reais.

00:40:37

houve um nesse fim de semana uma espécie de leilão entre Lula e Bolsonaro em torno do Auxílio Brasil. Os dois foram a lives eh e e na do Lula ele disse que o Bolsonaro acabaria com o auxílio Brasil. O Bolsonaro estava num podcast. Disse que vai manter os seiscentos reais pro ano que vem. Eh tem sido normal essa acusação

00:40:57

que quem vencer vai acabar com o programa social. Então esse uso dos programas sociais como uma espécie de chantagem sobre o eleitor. Queria saber em relação ao auxílio Brasil você vai substitui-lo por esse programa? É isso? Acabar o auxílio Brasil? E vem um novo programa acabar é com esta molecagem política que eu conheço de verdade, de perto, de humilhar o nosso

00:41:17

Na véspera de cada eleição ou ameaçando fazer ou fazendo o dobro. O que revela os limites de uma política social compensatória que no caso brasileiro foi introduzida como se fosse de esquerda e todo mundo deveria saber que isso é uma política neoliberal. O que que eu vou fazer? O programa de renda mínima Eduardo Suplicy que eu estou propondo é uma homenagem ao ao senador

00:41:36

Deputado, vereador, enfim, que luto a vida inteira por isso, eu vou dar status constitucional e vou transformar isso numa das três pernas do novo modelo previdenciário que eu estou propondo.

00:41:47

Então ele vai entrar como um direito constitucional portanto livre agora de ser Partido Verde, Partido Azul, Partido Encarnado, se vai fazer, se não vai fazer vai ser um direito previdenciário, vai ser parte do orçamento da seguridade social, numa das três volta repetida, uma das três pernas do novo modelo de previdência que eu vou propor.

00:42:04

Certo e aí o auxílio Brasil deixa de existir e entra vai ser consolidado todas as transferências de renda serão consolidadas nesse programa com status constitucional. Perfeito. Roda está aberta Vinícius quer perguntar alguma coisa? Então já vamos falar de bilhões. O senhor falou que pelo menos vai ter um aumento de imposto aí que o senhor falou em trezentos mas

00:42:22

Na no na no total no líquido vai ser uns pelo menos duzentos bilhões dois dois por cento do PIB por aí né? E o senhor disse que vai tributar mais rico e vai acabar com algumas isenções fiscais eh alguns descontos de impostos eh

00:42:37

Que hoje somam trezentos e quarenta bilhões de segunda receita mas não é bem isso aí na hora que você cobrar esse dinheiro não aparece mas vamos vamos supor que seja isso. Eh e as principais isenções são simples né? O pessoal que ganha eh que paga imposto pelo simples que pega uma boa classe da

00:42:52

Parte da classe média alta e o grosso do do do do da isenção fiscal é zona franca

00:42:58

cesta básica, desconto de IR de saúde e educação, essas coisas. Então você vai ter que pegar muita coisa dura. Então o seu o seu o seu pacote de imposto é duzentos bilhões pelo menos dois por cento do PIB ou mais. Isso vai aumentar imposto de rico, tributar fortuna e como é que você vai mexer aqui nessas isenções? Principalmente as que mexe com salário e isenções pra classe média de saúde, educação.

00:43:18

cesta básica. A meta Vinícius é cortar vinte por cento das renúncias fiscais que são ao redor de trezentos e cinquenta bilhões de reais. É. Então eu vou te dar alguns exemplos da da nós vamos dizer da minha técnica pra que o nosso povo possa entender do que que eu estou falando. A cesta básica você já mencionou. Ela tem isenção na pretensão de baratear.

00:43:36

mais sete por cento o povão paga de imposto sobre o ICMS na cesta básica. Agora veja, salmão, queijo suíço, também tem izesão. Sabe, mas é são trinta e seis produtos santuários só na cesta básica de PIS COFINS os produtos santuários deixam de recolher oito bilhões de reais por ano.

00:43:56

Com oito bilhões de reais pras pessoas entenderem a lógica do projeto nacional eu boto um milhão de crianças numa creche em tempo integral. Então eu sei fazer, eu fui ministro da fazenda sabe cobrar imposto no Brasil é só dos ricos e superrriscos que não pagam nada.

00:44:13

Deixa eu dizer de novo, o imposto de soberanças, as grandes heranças acima de cinco, seis, sete milhões de reais no mundo inteiro pago entre quarenta, cinquenta, sessenta por cento. No Brasil é quatro, Vinicius, ou oito. Quatro por cento no Ceará é oito.

00:44:29

Por quê? Porque o Senado impõe um teto de oito. Então eu eu o que eu quero fazer com o Brasil só aquilo que as melhores práticas internacionais e a melhor literatura sobre o assunto faz. Agora deixa eu dizer pra pra Malu você tem ideia de quanto o governo brasileiro pagou desse mesmo cofre.

00:44:46

De juro pra banco e pras dez mil famílias abaixadas do Brasil de maio a maio? Não. Quinhentos bilhões de reais. Sabe o que representa quinhentos bilhões de reais? Meio trilhão de reais? Quase o dobro do que o Brasil gasta com o SUS e com educação.

00:45:01

que é trezentos bilhões de reais e mais o Bolsa Beatriz a Beatriz. Beatriz? Opa. A outra Beatriz Bia eh o senhor está falando de mudanças tributárias, o senhor está falando de políticas sociais, programas sociais. Eh isso tudo exige e exigirá no ano que vem ainda mais na situação que

00:45:21

estamos no país é negociação com o congresso. O senhor é o Flávio já mencionou está chegando essa campanha mais isolada do que nas anteriores. O senhor tem concorrentes? A Simone Tebet tem menos eh menos intenções de voto que o senhor segundo as pesquisas e conseguiu atrair dois partidos além do dela próprio. Eh o ex-presidente Lula está chegando com um amplo número

00:45:41

De partidos. Como o senhor pretende governar eh e e aplicar portanto conseguir concretizar essas promessas que o senhor coloca como candidato eh tendo somente o PDT

00:45:53

E aí pergunto também eh não é preciso de um certo grau de pragmatismo na política pra conseguir fazer acordos e implementar as suas ideias e o seu dúvida não é possível que essa altura da minha vida eu seja confundido com algum marciano ingênuo que acabou de chegar na praça não é? Deixa eu dizer pra vocês olha

00:46:11

Eu recuperei, vou recuperar de novo esse modelo de governança política só produz desastre e crise, sem exceção. E como Fernando Henrique eu eu sou eu quero só reforçar porque se a gente repetir a mesma prática, vai dar no mesmo resultado.

00:46:26

Sabe, você imagina o Lula se eleger, deixar o o povo acreditar que ele vai trazer o paraíso pra terra, essa memória afetiva do passado, ele mesmo tem a menor noção do que mudou na numa questão brasileira e do mundo. Está completamente parado no tempo e no espaço vai ser a maior tragédia pro país.

00:46:43

Então eu me tenho me dado o trato essa bola. Como é que eu vou resolver isso? Eu vou resolver com um gesto e quatro providências. Qual é o gesto? Eu abro mão publicamente da minha reeleição em troca da reforma. Vocês não tem ideia de como isso distensiona o ambiente. Por quê? Eu passo a não ter medo de CPI

00:47:00

Passa não precisar de fazer conchave com centrão me vender e vender o Brasil por ladrões da da economia brasileira e que empolgaram a presidência da república.

00:47:08

tanto faz Chico, Maria Manel são os mesmos que mandam. Pra esclarecer. Dentro dessa vocês estão interrompendo no meio da um gesto e quatro é só um o gesto é abrir mão da reeleição. Quero saber se o senhor vai mudar a constituição e impedir a reeleição ou se só pro senhor. Não, eu vou impedir a reeleição, eu vou propor no

00:47:28

Conjunto de reformas que serão então vamos lá. Eu eu vou trocar a minha reeleição por uma reforma do país. Segundo eu vou fazer o máximo que eu vou como estou procurando fazer aqui agora. Transformar a minha eleição num plebiscito programático.

00:47:42

Então vamos discutir. O Vinicius vai dizer, cadê os bilhões? Está aqui a proposta. Duvido que alguém tenha alguma proposta. Eu estou estou dando a cara pra bater. Vai ser aqui, vou cobrar imposto acolá e tal. Então os o lobista do do salmão vai trabalhar muito contra mim. A Localiza né? A Localiza não paga imposto.

00:47:59

era o secretário de de de privatização do Bolsonaro, o Salim Matar eu escolhi por isso. Pra dar um exemplo de como é que a farra fiscal por super ricos no Brasil. Regime especial de compra no no Direto sem passar pelos concessionários. ICMS antecipado. E o carro que roda em Rondônia em Fortaleza em Santana do Livramento

00:48:19

O emplacamento é em Belo Horizonte pra não pagar IPVA. Em Minas Gerais quebrado com a liminar sem pagar a dívida com a União Federal. Esse é o problema. Percebe? Não é questão de habilidade política.

00:48:30

Você imagina por que então que a Tebet com um por cento sendo uma pessoa muito valorosa? Eu tenho uma estima, afeto, respeito, mas por quê? Vamos nos perguntar por que que ela cumpre o centro, consegue três partidos e eu não? Você acha que é por inabilidade? E as quatro providências?

00:48:47

Eu estava dizendo. Então as quatro providências é primeiro o gesto é abrir mão da reeleição. Portanto eu não tenho medo de CPI e nem preciso fazer conchave pra me reeleger. Vou governar o país pra fazer a reforma. Vou transformar a minha eleição num plebiscito programático.

00:49:00

Que que eu vou fazer? De onde vem o dinheiro? Quanto custa? Etcétera, etcétera, etcétera, etcétera. Segundo, isso diminui muito a distância entre um presidente reformista e um congresso que não é propriamente corrupto. É um congresso municipalista, que tende a a repetir com muita simplicidade os lobbys, etcétera, etc. Terceiro

00:49:17

Propondo os seis primeiros meses. Então a ideia é que o país assim que eu me eleger entrará num grande debate, profundo debate para aprofundar nos seis meses pra gente apalavrar essa grande esse grande novo consenso ao redor do projeto brasileiro. Terceiro, negociar.

00:49:34

Por favor, eu fui deputado federal, mais votado proporcionalmente do Brasil, eu fui deputado estadual, líder do governo Tasso Jereissati, um governo extraordinariamente fecundo no Ceará, mas foi um governo de ruptura política grave. Eu fui, eu mesmo, prefeito, lidei com vereadores, eu fui governador, lidei com a Assembleia Legislativa.

00:49:51

Eh enfim eu conheço como é que funciona essas coisas. Essa gente aí toda eu conheço mais ou menos de perto. E por que vinte e dois? Negociar? Sim vamos negociar. Agora qualé a diferença minha pro Lula e pro Bolsonaro? Eu vou negociar o pacto que eu acertei com o povo brasileiro e vou alargar a negociação no redesenho do pacto federativo rasgado.

00:50:11

Hoje vinte e três dos vinte e sete estados do Brasil estão quebrado antes dos vinte bilhões de reais que o Bolsonaro tirou dos estados pra fazer subsídio ao lucro exorbitante da Petrobras pra tentar falsear a política de preço na véspera da eleição. Os estados que já estavam quebrados perderam vinte bilhões de reais. Então todos liquidados. São Paulo

00:50:31

Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, responde por sessenta por cento dessa quebra.

00:50:36

eu vou chamar todos eles, libertar esses estados, reestruturar sua dívida. São seiscentos bilhões de reais. Dá pra fazer isso com tranquilidade e em troca de um grande e generoso novo pacto nacional em que governadores e prefeitos estarão envolvidos na mediação do novo entendimento do país. Resistiu

00:50:56

assistiu o impasse quarta providência, mandarei o que persistir tão somente o que persistir direto a plebiscito popular, voto direto do povo. Flávio. Esse essa história de impacto nacional, todo mundo, até o Temer, né? Falava muito de impacto nacional, pacificação. Não me confunda, por favor. Não, não estou confundindo, só estou citando só o Temer, né? Mas assim, eh você fala em plebiscitos após seis meses.

00:51:16

Isso não é tensionar mais essa relação com o congresso de que é dominado hoje por Arthur Lira Ciro Nogueira essas raposas do centrão assim Flávio eu não eu não vejo eu também terminar Ciro eh eu não vejo como o simples ato

00:51:32

de eh eh renegar ou não ou não, né? Disputar a reeleição, vai fazer, sabe? Vai distensionar essa né? Vai ser mais fácil eh conseguir aprovar suas medidas, né?

00:51:46

Eh eu vejo muita retórica, mas assim eu gostaria de saber mais como você vai conseguir realmente como a a Beatriz falou, negociar com essa com essa gente, né? Porque é a gente que domina o congresso. Dá pra vocês me ouvirem, eu vou repetir. Red by Leaps. Né? Então primeira providência, eu abro mão da reeleição.

00:52:03

Isso não duvide tem um efeito extraordinariamente relevante em mim. Porque se eu não estou como Lula e o Bolsonaro atrás de me perpetuar no poder eu estou lá pra servir ao país e fazer a reforma pra casa. Isso faz uma diferença da água pro vinho. Eu não tenho um filho ladrão.

00:52:19

Sabe? Eu não tenho medo de CPI como no meu governo vai ter um padrão de de enfrentamento da corrupção também institucionalizado que eu não acredito em Salvador da pátria e venho de uma experiência sem nenhum processo em quarenta e um anos de vida pública isso tem um efeito.

00:52:33

Deixa que os experientes possam afirmar pra você e lhe livrar desse sexismo que é muito ruim para a sociedade brasileira. Senão meu irmão você me joga na vala comum de explicar que tem que ser assim mesmo. Não, não tem que ser assim mesmo. Não está matando a nação brasileira.

00:52:47

Está destruindo no imaginário do jovem brasileiro a própria confiança na linguagem da democracia que é a política. Eu não quero ser presidente pra repetir essas práticas. Agora deixa eu dizer se eu transformo a minha eleição. Repare bem a a premissa é que eu estou é eleito. Se eu estiver eleito é uma revolução que eu terei produzido na cabeça do brasileiro.

00:53:06

Que aliás a nossa grande mídia etc etc fala contra o fascismo mas o fascismo é uma luta que você combate na cabeça das pessoas. Só no Brasil a esquerda não vai ao debate, cancela os debates e quer vencer o fascismo. Vencer o fascismo é uma luta de valores na cabeça das pessoas. Então eu vou propor um plebiscito programático ao redor da minha eleição.

00:53:26

Acabar com o populismo. Candidato. Sabe só um minutinho? Não é possível. Assim está porque é uma coisa crítica. Porque consulta se eu sou capaz ou não sou capaz de entregar um projeto que tem um debate dentro disso. Não, mas eu vou estou terminando aqui. Então na segunda etapa seis meses. Por quê? Porque nenhum presidente propôs.

00:53:44

Sabe, esse é um tempo mágico. Você não tem ideia do que é. Se o Fernando Henrique propõe a reforma dizendo isso aqui é o real morre, tinha passado tudo.

00:53:53

Se o Lula chega ali em extraordinário o líder popular e tal que chega e propõe não tinha concepção. Beijaram a cruz são neoliberais. Um apenas de fixe do outro negócio de dourar pílula, de humanizar o caminho. Está aí a tragédia que produziram.

00:54:06

Então o seguinte, nos seis primeiros meses é mágico, o presidente tende a passar o que quiser. Isso é da vida brasileira. O Itamar Franco passou por um real, estava lá. Ajudei a fazer por medida provisória. Terceiro, envolveu uma grande negociação essa parte que você não quis ouvir.

00:54:22

Só que ao invés de eu negociar com Lira em gabinete toma lá dá cá e rouba em quarenta por cento e trinta por cento e entregar a minha alma e amar a alma do povo brasileiro eu vou negociar um grande generoso pacto nacional com os governadores que receberão um prêmio extraordinário qual é? Eu tiro a faca do pescoço dos estados. Candidato posso? É menos de dez por cento da

00:54:42

pública brasileira eu boto isso pra pra capitalismo pro fim e deixo quinze por cento da receita corrente líquida do estado de São Paulo na mão do governador se ele me der um apoio da da bancada de setenta deputados e os prefeitos juntos percebe eu conheço como é que funciona isso a única prevalência sobre os discurso e não entrevista eu estou tentando é

00:55:02

O senhor já falou isso tudo pra Beatriz? A gente mas ele fez de conta que não ouviu. Não. Que não ouviu. Ele só reforçou. Eu quero

00:55:11

pra gente só voltar a fazer uma entrevista aqui. Uhum. Eh dentro disso que ele está desculpa isso não é discurso não. Isso é uma resposta objetiva pra uma pessoa que não ouviu o que eu falei pro outro. É. Eu ouvi sim uma condição uma situação dentro disso. A gente tem dezenove bilhões de reais e pra que todas? Não não é hostilidade

00:55:31

O senhor foi assistir comigo, eu tentei lhe interromper umas duas vezes. Mas você está fazendo essa cada vez que eu faço uma resposta complexa. Então por favor não me interrompa. Faz um sinal que eu não não é impossível não interrompê-lo candidato porque a gente só tem duas horas certo?

00:55:45

Eh o que eu ia dizendo é que nós temos dezenove bilhões no orçamento do ano que vem já contratados pras tais emendas do relator que o Supremo está discutindo a inconstitucionalidade. O senhor diz que vai acabar no seu primeiro dia de primeiro dia acaba.

00:55:58

E o senhor diz que acaba não executando. Sim, claro. Mas aí a gente cria um uma situação de impasse com o congresso e aquilo que o senhor acha que está pacificando com o congresso eles podem tentar vir com a faca no seu pescoço caso o senhor não execute. É possível o senhor acabar com o orçamento secreto sozinho sem que o Supremo decrete a inco

00:56:18

Constitucionalidade? Essa é a pergunta. Brasileiro irmão quatro trilhões e oitocentos bilhões de reais é o orçamento da república. Você se esfola de trabalhar e produzir pra pagar imposto quatro trilhões com T de tapioca e oitocentos bilhões. Sobra sabe quanto depois da farra de juro, de banqueiro, ET cetera? Vinte e cinco bilhões de reais.

00:56:37

O Bolsonaro entregou dezenove bilhões de reais dos vinte e cinco que sobra pra turma roubar. Vocês estão defendendo isso está perguntando como é que isso acaba no primeiro dia do meu disso? E eu arrosto as consequências disso.

00:56:54

Com essa brigando não, negociando. Como? Respostas anteriores duplamente repetidas. Eu eu fiz uma pergunta se o senhor acha que precisaria o supremo decretar a suprema corte brasileira precisa entender que continua sendo muito grave aquela afirmação do velho Rui Barbosa de que tem sido o poder que mais tem faltado a república.

00:57:14

Sabe essa emenda kamikaze é flagrantemente inconstitucional. Se você olhar sistemicamente a Constituição brasileira o teto de gasto é uma emenda constitucional absolutamente inconstitucional. Como essa emenda do relator é o fundo do poço da inconstitucionalidade do crime.

00:57:31

Do crime só pra esclarecer

00:57:37

Não se trata de hostilizar mas o senhor falou até um termo aí municipalismo né? O fisiologismo do congresso o Bolsonaro ele ele levou isso pra um outro nível né? Ele colocou a a a a coisa num nível em que realmente como é que o próximo presidente independentemente de quem for

00:57:52

Vai conseguir não ser refém desse desse congresso. Queria que o senhor respondesse objetivamente o seguinte, explicando como, porque o que a gente já sabe. Como? É é uma coisa relativamente simples. Você é o seguinte, negociar com deputado.

00:58:06

da participação a partir dos políticos na governança do país, prestigiar deputado, liberar sem qualquer tipo de condicionamento ou discriminação emendas individuais e emendas de bancada. São as melhores práticas internacionais. Por que que eles vão mudar isso? Se isso está ótimo pra eles ainda mais falando o que que vai ser mantido e é isso que se

00:58:26

Faz, o resto é proibido, não pode roubar. Não pode roubar, isso já estava proibido antes. O problema nosso é a prostração porque o Lula não tem a menor moral pra partir pra cima do da roubalheira do Bolsonaro e eu tenho.

00:58:40

Essa é a questão, é uma questão de autoridade e de exemplo. Filho, e a Malu pra última do bloco que ela ainda não estou aqui pedindo a bola. Eu estou aqui pedindo tem alguma coisinha? Tem. Posso te dar que estamos falando em bilhões. Eu fui eh o senhor tem falado que vai fechar o capital da Petrobrás

00:59:00

Né? Não que isso? Sim estatizar o a Petrobras pra comprar, recomprar as ações da Petrobrás. O senhor disse isso nesse ano na crise dos combustíveis que seria fácil a solução porque o senhor iria comprar as ações que estavam no na mão do mercado. Isso é fechar o capital. Ficar na mão do governo.

00:59:19

Sim. Opa, nunca disse isso. Qual então? Comprar até sessenta por cento. Ela tem cinquenta vírgula um, cinquenta vírgula X, eu preciso comprar nove vírgula X pra fazer sessenta por cento do capital. Só isso, eu não vou fechar o capital da Petrobras. Por favor, eu nunca disse isso.

00:59:36

Então quanto que o senhor vai gastar comprando esse capital da ações? Hoje a Petrobras vale quatrocentos e trinta e cinco bichos de dez por cento dá quarenta bilhões de reais. Tá quarenta bilhões de reais. Aí o senhor vai gastar tudo isso. Não, não vou gastar, vou sacar das reservas cambiais, eu vou trocar.

00:59:55

Um ativo que está aplicado a zero e por um ativo real que se remunera com dividendos. E isso está isso não está no seu programa não não está aqui não está no meu não está está do TSE não dá.

01:00:11

Não, se manda o TSE é um é um resumo que ele só tinha aceitaram só aceitaram três bits e uma pergunta era três tá são quarenta quarenta e três bilhões o senhor vai encontrar dez por cento das ações pra fechar o capital? Não vou fechar o capital querida desculpa deixa eu explicar a sociedade economia mista permanecerá aberta com a

01:00:31

sociedade me assenhoriar de sessenta por cento pra quê? Para transformá-la numa grande e poderosa empresa global de energia limpa. Mas se o governo tem trinta e sete por cento das ações então pra chegar em sessenta o senhor precisa comprar mais do das votantes.

01:00:48

Desculpa o governo tem cinquenta vírgula fração das das ações preferenciais com direito a voto. OK. Comprar nove vírgula X pra tubar o controle do conselho de administração. OK. Passou uma das ações com direito a voto. Então o senhor vai gastar quarenta e três bi. Não vou gastar. Eu vou trocar um ativo financeiro por um ativo real.

01:01:07

Pega um parto, uma pressão da reserva e aplico em ações da Petrobras. Vamos lá, viu? OK, entendi. Pra fechar o bloco mesmo. Em vez de falar de milhões, se a gente está falando de constituição, como é que o senhor vai fazer pros militares voltarem pros quartéis e paraíso dar palpite? Olha, o nome disso é hierarquia e disciplina.

01:01:24

E eu assumirei o comando e chefe das forças armadas e começo com algumas questões normativas e outras de maior profundidade. Normativa, militar da ativa não participará mais de cargo comissionado político. Todos estarão proibidos disso porque haverá uma norma também nos primeiros dias do meu governo.

01:01:38

Na sequência eu vou eu vou fazer um esforço imenso eu tenho aqui uma das pessoas que mais entende disso Valdo Rebelo de restaurar a condição de qualificação e de os critério de promoção quando eu vejo um general como Pazuello sabe chegar ao Generalato alguma coisa profundamente está errada e quem promoveu foi o PT.

01:01:58

Certo, com isso então a gente fecha o nosso segundo bloco, vai todo mundo tomar uma água, você também e a gente volta já já com mais

01:02:05

Inovar para evoluir. Bradesco.

01:02:23

Dá pra ensinar alguém a ser escritor? Não existe aprender a escrever, existe um tentar, né? Um brincar de mas a oficina dá uma questão que que pra mim foi essencial que é o grupo.

01:02:39

A as outras pessoas em torno, as pessoas que também estão escrevendo, tá junto, escrevendo e pensando o nosso tempo, fica um pouco mais leve, né? Aline Bay, autora de livros Lindos e Intensos vem ao Provoca de Terça, dez da noite.

01:02:55

No Legião Estrangeira desta quarta-feira o cerco a imprensa na Nicarágua, esporte e política e em tempos de guerra. Brasil crescem os movimentos em defesa da democracia. Legião estrangeira com Alberto Gaspar.

01:03:14

Quarta, dez da noite, logo após o Jornal da Cultura.

01:03:19

Quinta-feira no Opinião a menos de dois meses das eleições vamos conversar sobre os principais desafios do estado de São Paulo com o deputado federal Vinícius Poit candidato do Partido Novo. Esperamos você nessa conversa às oito e meia da noite. Até lá.

01:03:35

No linhas cruzadas dessa semana o Condé e eu vamos falar sobre liberalismo. Que nos Estados Unidos tem um sentido e aqui tem outro. Quando é afinal o que quer o liberal? Se a gente for tentar resumir isso, liberar o que é.

01:03:53

Que o vizinho não se meta na vida dele, que o Estado não se meta na vida dele, mas que as leis façam com que essa possibilidade aumente cada vez mais. Linhas cruzadas nesta quinta, dez da noite.

01:04:08

Nessa sexta-feira a sétima arte é o assunto do Estação Livre.

01:04:16

O protagonismo dos profissionais negros no cinema vem crescendo à medida que grandes produções estão sendo lançadas. Dogma Feijoada se constitui como primeiro momento de autorreflexão do negro sobre o cinema.

01:04:31

Já o Zito Araújo e Juliana Vicente estão falando das suas experiências na indústria. Já é um absurdo fazer um filme no Brasil pra falar da população brasileira. Com protagonistas

01:04:46

Louros de olhos, etcétera, etcétera, etcétera. O Estação Livre é nessa sexta-feira às dez da noite. Dá pra ensinar alguém a ser escritor? Não existe aprender a escrever. Existe um tentar, né? Um brincar de

01:05:04

Mas a oficina dá uma questão que que pra mim foi essencial que é o grupo. A as outras pessoas em torno, as pessoas que também estão escrevendo. Tá junto, escrevendo e pensando o nosso tempo.

01:05:16

Ah fica um pouco mais leve, né? Aline Bay, autora de livros lindos e intensos vem ao Provoca de Terça, dez da noite. No Legião Estrangeira desta quarta-feira, o cerco à imprensa na Nicarágua. Esporte e política. E em tempos de guerra.

01:05:35

Brasil, crescem os movimentos em defesa da democracia. Legião estrangeira com Alberto Gaspar, quarta, dez da noite, logo após o Jornal da

01:05:48

Istamus de volta com o Roda Viva com o candidato do PDT à presidência Ciro Gomes.

01:06:02

Ciro eu queria que o senhor explicasse pro pro nosso telespectador o que o senhor pretende por no lugar da autonomia do Banco Central da qual o senhor é um crítico?

01:06:12

Eu primeiro preciso mandar um abraço pra dona Roberta essa discussão aqui é só os assuntos que do Brasil. Eu tenho muito afeto e respeito por todos eles. Então é só porque eu sou meio veamente mandou mensagem que ele estava brigando muito comigo. Obrigada. Mas não estou brigando não. Enfim deixa eu te falar. Eu vou substituir a autonomia que o

01:06:32

Com Lira fizeram em plena pandemia numa votação virtual de novo o Supremo Tribunal Federal pelo amor de Deus votar autonomia do Banco Central ou seja tirar a autoridade gestora da dívida pública portanto de toda a questão fiscal brasileira

01:06:47

Da ingerência da presidência da república no meio de uma pandemia na votação virtual é uma dessas aberrações que acontecem no Brasil que a gente não pode ficar calado. Agora qualé a proposta que eu tenho? É dar ao Banco Central brasileiro um mandato

01:07:02

Em que ele tem autonomia pra obedecer e executar um mandato e esse mandato é duplo. Como os bancos centrais mais civilizados do mundo inteiro. Qual é o mandato duplo? Perseguir a menor inflação a pleno emprego. Porque senão nós vamos ter essa aberração. A inflação americana é a maior dos últimos quarenta anos. Oito por cento a taxa de juro é dois.

01:07:21

A inflação europeia, a maior dos últimos vinte anos, a inflação oito por cento, o juro é três.

01:07:26

No Brasil nós estamos com uma taxa de juros de treze ponto vinte e cinco por cento o Bolsonaro está quase quebrando o recorde do PT que colocou em catorze ponto vinte e cinco por cento. Isso está destruindo a economia do Brasil. Está levando a nação brasileira a liquidez.

01:07:42

A dívida pública brasileira só não galopou pra perto de cem por cento já pelas pedaladas fiscais escandalosas que o Guedes está fazendo durante o silêncio.

01:07:51

Sabe como ele é da turma? Eh o silêncio impera. Mas o o o Guedes pegou quase quinhentos bilhões de reais de remuneração das reservas cambiais que é uma conta que você nunca sacou pro tesouro e meteu na dívida. Nós fizemos um projeto deputado Mauro Benevides Filho está aqui.

01:08:07

Pra dar cento e setenta bilhões de reais de fundo setoriais de natureza legal e não constitucional pra lastrear o o socorro emergencial. O Guedes meteu no no saco sem fundo da dívida. Esse país está sendo assaltado. Isso é que eu quero acabar.

01:08:21

Está aberta a roda, vamos lá. Ciro. Eh queria que você esclarecesse uma uma fala sua na última entrevista que você deu pro Valor Econômico. Você se classificou como se referiu a si mesmo como abolicionista em terras escravistas, né? Mas nessa mesma entrevista você comentando como seria, né? Um eventual governo Lula.

01:08:39

Você falou que Lula ia botar um banqueiro na na economia e entregar as políticas de papo furado

01:08:45

Palavras suas, mulher, índio e negro para o PT se divertir. Como é que a abolicionista fala esse tipo de coisa? Eu queria que você esclarecesse o que é que são polícias de papo furado pra você. Não, o o PT só trata essas questões como papo-furado. Deixa eu te dar. É isso, é, não põe a que eu estou dizendo que não, você eu estou eu estou citando. Sim, mas é uma interpretação

01:09:03

Está aqui oh eu só citei essa frase então reinterprete se eu lhe disser que eu estou acusando o PT de ter só conversa fiada em relação a essas políticas. É isso que eu quis dizer. Porque isso o Lula o Lula é o seguinte. O dinheiro fica com os banqueiros o orçamento com o centrão e a roubalheira e entrega pro PT fazer essas essa retórica balofa e ociosa.

01:09:22

Da homenagem às grandes causas brasileiras, mulheres, negros, jovens, etcétera. Deixa eu te dar um número. Quando o Lula tomou posse o Brasil tinha duzentos e oitenta mil pessoas presas.

01:09:33

O Lula meteu a lei treze mil infração, treze mil trezentos não sei das quantas, eu não sei direito o número da lei. Mas é copiando dos Estados Unidos a o combate às drogas, a guerra contra as drogas. Meteu quase oitocentos mil jovens negros e pobres da periferia na cadeia. Enquanto faz a o discurso.

01:09:50

Sabe, apologia as as grandes questões. Papo furado é isso. Não é eu que acho que isso é papo furado não. E o que o senhor faria de diferente então na na política essa lei por exemplo revogada?

01:10:00

Essa lei vai ser revogada. O avião do tráfico, por exemplo, ele vai vai ter pena se a gente não descriminalizar, vai ter pena diferente da de cadeia. Se não tiver cometido violência. São coisas simples, o mundo inteiro aprendeu a fazer. O mundo inteiro sabe qual é a lógica hoje? É o seguinte, a polícia pra fazer de conta que está enfrentando vai lá e prende o garoto.

01:10:18

que não tava cometendo violência nenhuma, mete num presídio condenado, num naquela noite ele passa a ser um perigoso elemento das facções criminosas que estão mandando e desmandando na periferia do Brasil.

01:10:29

Sabe quantos homens tem a Polícia Federal brasileira e mulheres, né? O efetivo policial, não é burocrata. Tem onze mil e seiscentas pessoas. A descriminalização está no seu horizonte? Não. As drogas? A descriminalização não, o tipo de pena. Sim.

01:10:44

Está no Berta Roda Vinícius. Eu queria voltar na história do do Banco Central. É que o senhor disse no final das contas parece que o seu programa tem uma espécie de equilíbrio de gasto gasto corrente, né? Que fora juros e despesas. E a gente não vai ter superávit. Quer dizer, não vai ter arrecadação maior que a eh despesa fora juros. E com isso a dívida continua crescendo.

01:11:03

Aí o senhor disse que o teto de gastos é o problema que é uma das maiores aberrações econômicas, né? Eh então a impressão que dá é que ãh a despesa vai aumentar, não vai ter teto ou vai ter alguma limitação que eu não sei qual é do crescimento da dívida e que ao mesmo tempo só vai dar um jeito de segurar juros.

01:11:22

o senhor disse que vai ter um mandato, vai ser vai ter um mandato, você só pode já dar o mandato hoje em dia. É só chegar lá, é moderno no comitê de de no Conselho Humanitário Nacional e dizer qual é o que que o Banco Central pode fazer, mesmo sendo autônomo. Agora eh o que concretamente eu não estou entendendo, o senhor não vai não vai ter teto. Vai ter um equilíbrio de de primário. Vai ter ainda déficit

01:11:42

Por causa do gasto com juros. Então como é que vai ser essa como é que vai ser essa contenção? Ao mesmo tempo? Do aumento da dívida e o senhor vai ter um controle maior sobre política humanitária. Como é que vai ser isso? Vai vai manter? Você. Inflação baixa, juro baixo e vai gastar mais. Você tem duas formas de calcular o que que eu pretendo fazer. O que eu já fiz

01:12:01

Ou o que eu proponho explícito e claramente. Então o que eu já fiz? Eu fui ministro da fazenda. Sim. Sobre o meu comando esteve o Banco Central brasileiro. Qual foi a heresia que eu cometi? Nenhuma. Sabe qual foi o superior primário que eu que eu produzi na boca do caixa? Cinco ponto dois por cento do PIB. Eu fui governador do estado.

01:12:17

Sabe o senhor vai fazer um superávit primário? Isso é evidente, menos menos para ganhar confiança do mercado e mais pra não precisar do mercado. Então agora deixa eu lhe explicar o que que eu estou pretendendo fazer com clareza. Primeiro a proporção dívida PIB é uma fração cujo o numerador é dívida e o denominador é PIB.

01:12:37

Se PIB tende a zero ou negativo, dívida tende a infinito.

01:12:41

Isso é matemática básica pra quem está com insônia. E esse é o problema. Faz onze anos que o Brasil não cresce. Aqui a minha obsessão é voltar o país a crescer. Quando o país voltar a crescer toda esta equação que lhe parece incongruente se resolve.

01:12:58

Agora como é que o país cresce? O país cresce se eu restaurar o consumo das famílias que está colapsado porque a renda está na menor sede histórica, o desemprego aberto desde a do PT saiu de quatro, cinco pra doze, agora está em dez, nove e meio e nunca mais desceu daí.

01:13:14

e o crédito. Se o emprego e renda vem depois o crédito é onde eu vou fazer uma política pública. A coerência do modelo é isso, é um projeto que está pensado, está escrito, tem experiências internacionais, a boa literatura, só quero a oportunidade de mostrar isso pra população brasileira. Vou fazer o mesmo com as empresas, seis milhões de empresas brasileiras estão indo

01:13:34

Dimplentes quer dizer de agora ter um surto de calote na empresa brasileira? Não é o juro absolutamente criminoso. Há vinte e seis anos o juro brasileiro é consistentemente mais alto do que a rentabilidade média dos negócios. Isso é crime.

01:13:47

Isso é corrupção institucionalizada, isso não há nenhuma explicação técnica que justifique isso. Eu estou lhe dizendo com a experiência de quem vivenciou. Terceiro movimento é o movimento de retomada do investimento público.

01:13:58

Em tempo de depressão econômica que é do que se trata o Lord Case nos ensinava mas agora o Green e o do do do do Biden o que a Alemanha está fazendo o que a China fez a vida inteira o que a Coréia fez. É um esforço de infraestrutura, de tecnologia, de ganho de produtividade pra economia

01:14:16

respirar novamente. E quarto, um processo de reindustrialização forçada por alguns caminhos que são óbvios. Por exemplo, o meu livro previa o Complexo Industrial da Saúde, veio a pandemia, nós vimos duídamente o que que eu estava querendo falar. O Brasil importando máscara, irmão. Importando, sabe? Eh, coisas rudimentares,

01:14:36

De vacina. O Brasil importa oitenta por cento do fertilizante da agricultura mais competitiva do mundo, da Rússia, subiu duzentos por cento, está aí o povo pagando tomate lá em cima o preço. Por quê? Porque a Rússia

01:14:47

Eu perguntei uma confusão com a Ucrânia e o Brasil importa tendo aqui dentro tudo pra produzir o complexo da defesa, eu subi as paredes quando eu vi a a Embraer ser alienada pra ser fechada pela Boeing. Por quê? Porque nós temos uma uma uma estrutura militar ali de defesa.

01:15:03

com com com com com KC trezentos e noventa que é uma coisa espetaculosa em matéria de emprego de de difusão tecnológica de efeito civil e por fim o petróleo gás e bioenergia qual é o sentido de um país como o Brasil comprar em dólar diesel que era ausente de aviação quando a gente sabe fazer aqui dentro? Beatriz. Candidato eh eu tenho duas uma

01:15:23

Rápida e engatando na pergunta do Flávio o senhor eh vai se comprometer em algum tipo de eh número de mulheres ou eh negros e diversidade no seu ministério no seu governo se o senhor for eleito? O senhor tem isso previsto no seu plano de governo? Tem.

01:15:39

Agora eu tenho mais a minha biografia. Eu fui prefeito da quinta maior cidade brasileira mais da metade do orçamento foi dirigido por mulheres. Fui governador do oitavo estado brasileiro mais da metade do orçamento foi dirigido por mulheres. A minha vice está comigo aqui.

01:15:52

Professor, advogado, administradora, petroleira, Ana Paula.

01:15:56

né? No Matos que é a vice-prefeita de Salvador que já é um sinal bastante claro de que eu pretendo empoderar o máximo que eu puder as mulheres. E uma outra pergunta, mas de certa forma relacionada também, mais de um milhão de pessoas assinaram uma carta em defesa da democracia do processo eleitoral, incluindo o senhor. Eh o senhor vê a democracia brasileira em risco hoje em dia sobre o governo do Jair Bolsonaro? Eu vejo, mas

01:16:16

É muito menos pelo Bolsonaro que tem o Dalirio golpista na cabeça dele. A gente tem que vigiar. Mas é o mais é pelo fracasso da democracia pra vida do povo. Isso é o que eu quero ponderar as pessoas. A democracia brasileira hoje é uma abstração absolutamente marciana.

01:16:32

A esmagadora maioria do povo brasileiro que está vivendo é o pão que o diabo amassou. O senhor vê o mesmo risco entre governo Bolsonaro e governo eventual governo Lula. Pra democracia do país. Espera aí.

01:16:43

O Lula é um corrupto, é um demagogo, é um populista, mas é do campo da democracia. Antes de passar pra Malu e pro André, há esse propósito, eu queria só entender uma declaração que o senhor deu numa entrevista recente ao analisar

01:16:56

se os militares embarcariam ou não nesse, nisso que o senhor chamou de delírio do Bolsonaro, o senhor disse que dos comandos militares, doze são legalistas e quatro são suscetíveis aos apelos dele, o senhor poderia especificar quais são esses quatro? Mais do que isso? De dezesseis comando, doze tem posição legal

01:17:16

firme e quatro dúbias. Não sou propriamente nenhum deles é golpista. É são informações dos meus diálogos ao ministro da defesa o senhor acha que ele tem golpista medularmente e pior uma tragédia é um desastre completo. Malu se o senhor for eleito o senhor pretende colocar assim me dá seu voto

01:17:36

Fica mais o meu voto só é simbólico. O senhor vai precisar de muitos milhões mas na hipótese do senhor ser eleito o senhor o senhor vai colocar os militares nos seus devidos lugares? Eu pergunto por causa dessa questão de interferência no TSE será restaurada a hierarquia, a disciplina que é a base em que se organiza uma força militar. E como?

01:17:53

É autoridade não tem muito se explicitar não. Normativo a única coisa que eu vou proibir militar da ativa de ocupar cargo político. Isso é uma excrescência três mil e oitocentos militares estão dobrando salário hoje ocupando cargo político. O símbolo trágico disso era o era o Pazuello um general da ativa.

01:18:10

Completamente incompetente a corrupção correndo solta em assuntos dramaticamente graves e agora um politiqueiro que inclusive descumpriu os os regulamentos militares fazendo comício com o presidente.

01:18:20

Os militares eles precisam eh eh serem respeitados. É de são uma força absolutamente essencial na sustentação de um projeto nacional de desenvolvimento. Eu escrevo sobre isso também. Na defesa? Será o Aldo Ribeiro que está ali?

01:18:34

O pra ser pra ser qualquer coisa mas nesse momento o plano é que ele seja senador por São Paulo. Malu já foi ministro da defesa. Mas ela não serviu na sua no seu ministério geral civil sem nenhuma dúvida.

01:18:47

maluco. O senhor falou que vai fazer um padrão de enfrentamento à corrupção institucionalizada. Pelo que eu entendi o senhor vai recuperar parte do aparato de combate à corrupção que foi destruído no pelo governo Bolsonaro. Acho que é isso. É muito mais do que isso. Então é isso que eu queria entender. A gente está falando de lista tríplice pra procurador geral da república de

01:19:07

Do COAF, do que que a gente está falando exatamente? Bom, lista tríplice eu tenho dúvidas sobre isso por pelos abusos que o Ministério Público infelizmente acabou cometendo contra a minha defesa.

01:19:19

Eu ajudei a rabiscar esse estatuto de de de autonomia do Ministério Público acho fundamental que a gente tenha um Ministério Público autônomo com autoridade pra defender os os interesses difusos, o patrimônio históricos, o patrimônio imaterial, o meio ambiente e e que e tem a capacidade de fazer valer a lei.

01:19:37

não é? O que é um desastre o que está acontecendo aí. Será que é a lista tripla não está na não está nesse não está na parte eu não cheguei a conclusão ainda. Nesse momento eu estou avesso a ideia da lista tríplice mas ainda vou encontrá-los. Tem uma um encontro marcado com a Associação Nacional deles pra eu fazer as minhas preocupações. O que eu entretanto estou fazendo é um conjunto de

01:19:57

Que se reunimos nos reunimos aqui em São Paulo e nós temos coisas importantíssimas. Por exemplo, nós estamos na iminência de de acertar uma agência. De criar uma agência corrupção. Sim. Exatamente. Mas assim, os órgãos CGU

01:20:13

Não é? O a próprio COAF, o COAF volta de novo claramente sai do do do Banco Central você botar o COAF no Banco Central é o que o Bolsonaro fez pra acobertar os filhos bandidos dele. Não é só pegando o bonde o senhor vai criar mais uma agência porque o que não falta no Brasil é instrumento de corrupção né? Sim.

01:20:31

Tá? Os os tribunais eh controladoria geral da União, TCUs, Ministérios Públicos todos eles tem essa atribuição de. Veja. Combate com o Tribunal de Contas faz uma uma uma uma acompanhamento meio que a posteriori embora ele tenha eminências contemporâneas ao fato.

01:20:47

O o caso é como é que você no governo organiza. Essa essa esse grupo de juristas está me fazendo um punhado de sugestões. Eles não serão anunciadas proximamente. E uma das possibilidades não está batido o martelo ainda é uma agência independente. Que naturalmente vai unificar os outros.

01:21:03

Do executivo porque isso é uma coisa para o executivo. Uhum. Candidato, qual é sua política em relação a essa legislação de franqueamento do uso do porte e da posse de armas que o Bolsonaro aprovou por meio de decreto? Será o oposto? Sim. Mas o senhor vai revogar ou? Vou revogar tudo.

01:21:21

Tudo. Arma na rua vai ser só exclusividade da polícia. Inclusive nas áreas rurais. Não, na área rural dentro do domicílio eu considero razoável porque ali não tem um cento e noventa pra você ligar. Então

01:21:33

O exercício da da da autodefesa infelizmente é uma é uma é um imperativo do das populações isoladas em base rural. Eu fui convencido disso. Mas na rua, no ambiente urbano, arma só só com a gente são esses craques, colecionadores, caçadores. Andou na rua, vai ser, vai ser apreendido. Certo.

01:21:51

Se ele quiser ir pro clube de tiro e é um colecionador etcétera etcétera vai desmontada aí tudo bem. Explica essa história de que você vai criar cinco milhões de empregos num prazo de dois anos e meio

01:22:03

Da onde vem de que setores? Quatorze mil obras paradas hoje há no Brasil. Qual é a característica delas? Já foram licenciadas que é uma coisa penosa já foram eh eh licitadas que é outra coisa muito penosa. E eu vou fazer. Já estive aqui na Abdib e vou fazer uma comissão de pessoas que vão fazer um filtro

01:22:22

de ver quais são aquelas que podem eh terminar mais rápido, aquelas que podem fazer eh um efeito mais sistêmico na produtividade da economia e elas serão as prioridades. A ideia é subir o morro.

01:22:34

título da terra, título da casa, título do terreno, urbanização de favela, drenagem, macrodrenagem, pavimentação, saneamento básico, água água encanada e grandes elementos de infraestrutura. Transnordestina, FIOL, etcétera, etcétera que são obras que já estão no elenco das prioridades que nós vamos fazer. Ciro Gomes, me pergunte de onde veio o dinheiro que eu também

01:22:54

Eh a carga tributária federal não que ache o nível necessariamente um grande problema em si mas ela está no nível mais alto desde noventa e cinco. O senhor está dizendo que vai botar pelo menos dois por cento o PIB a mais isso aí.

01:23:07

Não, você não descontou o que eu vou abater dos já descontei, era três. Uhum. Descontei foi pra dois. Então faz um desconto grande aí de uns noventa e cem bilhões. Então a carga tributária vai aumentar. Eh isso vai ter que cobrar imposto. E algumas coisas só vai voltar a cobrar imposto.

01:23:24

Eh então além do tributação de rico simples nacional que vai pegar a classe média alta, altíssima e rica. Ele só quer tirar algumas eh isenções.

01:23:35

Zona Franca de Manaus vai ficar como tá? Vai ficar e vai ser prestigiado. Então você vai continuar a isenção que é uma das maiores né? Mas repare por favor o polo industrial de Manaus produz oito por cento da produção industrial brasileira.

01:23:51

Ali é um elemento de integração nacional. Ali não é sede de nenhum dos insumos. E ali não é sede do do do mercado doméstico. Do o mercado interno também. Então é um passeio dos insumos e um passeio da mercadoria. Se não houver

01:24:06

uma uma indenização desse passeio nós vamos destruir oito por cento da produção industrial brasileira no meio daquela delicadíssima cambiência econômica que é a Amazônia. Isso é um equívoco grosseiro que o Bolsonaro está cometendo fazendo política de corte de linear de IPI. É só a gente fazer uma coisa direito. É só fazer uma

01:24:26

direita é entrar ali também com uma ferramentaria de tentar nacionalizar o máximo, tentar diversificar a nós temos a Carol Braz é que é nossa candidata a governadora nós estamos estudando juntos diversificar sabe? Tirar coisa só de ser uma maquiladora tudo vem do estrangeiro pra você produzir com conteúdo

01:24:46

Nacional incentivado e diversificar pro interior. Pra que a pra que elas se justifiquem como elemento de integração nacional. Simples, o pessoal vai pagar normal.

01:24:56

Mas o pessoal que não está pessoal que paga muito menos imposto de renda efetiva por causa do simples vai pagar imposto como assalariado? Não o continua como está apenas nós precisamos tomar cuidado porque durante um certo tempo o simples passou a ser fraudado com a abertura de diversos CNPJs.

01:25:12

De uma grande corporação que faz essa fraude. Isso daí será combatida. Aliás a fraude será combatida com muita severidade. Voltará a pena

01:25:21

De cadeia para a sonegação. Então com isso a gente fecha o nosso terceiro bloco dessa entrevista com o Ciro Gomes. Estamos no do Twitter, a audiência na TV também está altíssima. Voltamos pra mais dois blocos já já.

01:25:34

Inovar para evoluir, Bradesco.

01:25:50

Dá pra ensinar alguém a ser escritor? Não existe aprender a escrever, existe um tentar, né? Um brincar de mas a oficina dá uma questão que que pra mim foi essencial que é o grupo. As outras pessoas em torno, as pessoas que também estão escrevendo.

01:26:10

Tá junto iscrevendu e pensando nosso tempo ahm fica um pouco mais leve, né? Aline Bey, autora de livros lindos e intensos vem ao Provoca de Terça, dez da noite. No Legião Estrangeira desta quarta-feira, o cerco, a imprensa na Nicarágua.

01:26:29

Esporte e política e em tempos de guerra. Brasil crescem os movimentos em defesa da democracia. Legião estrangeira com Alberto Gaspar. Quarta, dez da noite, logo após o Jornal da Cultura.

01:26:45

Quinta-feira no Opinião a menos de dois meses das eleições vamos conversar sobre os principais desafios do estado de São Paulo com o deputado federal Vinícius Poit candidato do Partido Novo. Esperamos você nessa conversa às oito e meia da noite. Até lá.

01:27:02

No linhas cruzadas desta semana o Condé e eu vamos falar sobre liberalismo. Que nos Estados Unidos tem um sentido e aqui tem outro. Quando é afinal o que quer o liberal? Se a gente for tentar resumir isso, liberar o que é.

01:27:20

Que o vizinho não se meta na vida dele, que o Estado não se meta na vida dele, mas que as leis façam com que essa possibilidade aumente cada vez mais. Linhas cruzadas nesta quinta, dez da noite.

01:27:35

Nessa sexta-feira a sétima arte é o assunto do Estação Livre.

01:27:43

O protagonismo dos profissionais negros no cinema vem crescendo a medida que grandes produções estão sendo lançadas. Dogma Feijoada se constitui como primeiro momento de autorreflexão do negro sobre o cinema.

01:27:58

Já o Zito Araújo e Juliana Vicente estão falando das suas experiências na indústria. Já é um absurdo fazer um filme

01:28:07

No Brasil, pra falar da população brasileira, com protagonistas, louros, de olhos azuis, etcétera, etcétera, etcétera. O Estação Livre é nessa sexta-feira, às dez da noite.

01:28:22

Dá pra ensinar alguém a ser escritor? Não existe aprender a escrever, existe um tentar, né? Um brincar de mas a oficina dá uma questão que que pra mim foi essencial que é o grupo.

01:28:35

A as outras pessoas em torno, as pessoas que também estão escrevendo. Tá junto iscrevendu e pensando o nosso tempo ahm fica um pouco mais leve, né? Aline Bay, autora de livros Lindos e Intensos vem ao Provoca de Terça, dez da noite.

01:28:51

No Legião Estrangeira desta quarta-feira o cerco a imprensa na Nicarágua, esporte e política e em tempos de guerra. Brasil crescem os movimentos em defesa da democracia. Legião estrangeira com Alberto Gaspar.

01:29:11

Quarta, dez da noite, logo após o Jornal da Cultura.

01:29:16

Istamus de volta com mais Ciro Gomes no Roda Viva, candidato amanhã a posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE e deverá ser tipo um último capítulo de novela, vão tá lá

01:29:36

todos os candidatos, vários ex-presidentes, pessoas que se odeiam, um ministro da defesa, a quem o senhor dedicou algumas palavras de amor agora pouco. Eh qual é o símbolo primeiro dessa solenidade? O que que a presença do Bolsonaro lá indica e como o senhor vê uma narrativa que ganhou corpo aí nas últimas semanas

01:29:56

Da qual eu já digo que eu duvido de possibilidade de acordo em que o Alexandre de Moraes acatasse uma parte das sugestões das forças armadas que já se mostraram inexequíveis tecnicamente? Bom eu também vou

01:30:09

Porque considero que é um elemento simbólico da convivência civilizada. Lamentável que na segunda década do século vinte e um

01:30:16

A gente precise fazer um gesto dessa natureza, assinar manifestos pela democracia quando a agenda do povo é tão gravemente trágica como está sendo e essa é a minha preocupação. Desemprego, sabe? Inadimplência, humilhação do SPC e violência e doença, etcétera. Enfim, mas nós estamos aí obrigados a esses rituais.

01:30:35

Acho que o Bolsonaro eh está refletindo um pouco o delírio dele é o seguinte, está marcado pro dia sete de setembro. Dez, quinze dias, vinte, trinta dias atrás, vinte dias atrás estava um tal de já ganhou do Lula e ele então recrudesce

01:30:50

Não é a negação do sistema, a negação das urnas e não sei o que e tal. De repente começaram aí a falar como se as pesquisas já tivesse tudo cristalizada, mudou tudo. Nos últimos dez dias já começou outra conversa diferente. É que agora não mais, que o Bolsonaro está crescendo e está aí, ele diminui um pouco. Como isso está acontecendo agora, se não publicar outra pesquisa ele vai.

01:31:10

Não é? Agora o gesto de de de de de cordialidade do Bolsonaro é pura falsidade. Pura falsidade. Agora vale a pena a gente ver lá. Agora uma coisa que eu considero grave é o Tribunal Superior Eleitoral

01:31:23

Ou ou os tribunais eleitorais ficarem dando trela pra militar enquanto militar nestes assuntos civis. E eu quero dizer isso com todos os acho um erro grave. Que que o Ministério da Defesa tem a ver com urna? Nada. Quer dizer vá pastar ser general. Vá pastar. Porque aqui quem manda é a lei, a constituição.

01:31:42

Mano, mas todo mundo tem medo dos militares, né? A gente não resolve essa essa. Menos eu. Malu, bom, tem dois episódios das o cretino é o PT passar quatorze anos e não alterar nada os critérios nem de promoção e nem de formação. Pra gente ficar nesse tipo de coisa aí.

01:31:59

Pois é, falando em PT eu ia perguntar sobre dois episódios da sua trajetória de convivência com o Lula. Eh sobre os quais eu tenho muita curiosidade. Uma é sobre dois mil e dezoito quando o senhor volta de Paris e o senhor faz uma live em que o senhor diz eh que naquele momento o senhor não se posicionaria, até o senhor disse assim, todo mundo preferia que eu com o meu estilo

01:32:19

Tomasse um lado e participasse da campanha. Mas eu não quero fazer isso por uma razão muito prática que eu não quero dizer agora.

01:32:26

eh se eu não posso ajudar atrapalhar é que eu não quero. Depois em setembro de dois mil e vinte vocês se encontraram novamente eh no Instituto Lula. Foi uma conversa costurada pelo Camilo Santana da qual se soube pouco. Houve um clima de pacificação mas também houve uma conversa dura. Também eh nunca lhe vi falar sobre

01:32:46

Isso o que que foi falado? Será que agora a gente pode saber o que que foi falado nessas conversas e por que que elas eram tão não se podiam revelá-las naquele sabe o que é? Porque eu falo coisas muito claras. Diretamente pro Lula. Eu cultivo a lealdade, a decência é coisa que ele não faz.

01:33:04

Então eu eu disse pra ele olha a direção do PT transformou-se numa organização criminosa e fui dizendo fulano beltrano o ah você sabe não é bem assim eu não sabia e tal sabia eu lhe disse

01:33:19

Eu lhe disse, eu lhe disse do Eduardo Cunha. Na véspera você me disse que não ia entregar Furnas pra ele. Eu lhe disse que o Sérgio Machado tinha estava roubando já junto com Romero Jucá, Renan Calheiros na Transpetro. Eu lhe disse. E fui dizendo não você sabe como é, Ciro, a vida é difícil, não sei o que e tal. Eu falei não, não acredito nada disso não. Enfim, lamentavelmente

01:33:39

Vi o Lula se corrompendo e a o PT virou a direção. Tem muita gente boa. Né? Mas a direção do PT virou uma organização criminosa.

01:33:48

Parte dessas pessoas que solicitou por exemplo Eduardo Cunha está no União Brasil que é o partido do Luciano Bivar ao qual o senhor tentou com o qual o senhor tentou fazer uma aliança. Deixa eu explicar de novo a aliança? Vocês ficam atribuindo a mim uma coisa que como se assim esse aqui

01:34:05

Eu não consegui a aliança porque eu não fui hábil. Eu fiz uma pergunta não afirmei. Se faltou inabilidade. Exatamente. Então repare. O União Brasil é um partido que derivou de uma fusão de de gato, sapato, cachorro. Um monte de coisa junto. Ali eu tinha o DEM que com quem eu fiz aliança na eleição passada.

01:34:24

Nós fizemos a Ana Paula é vice do do do do Bruno Reis ganhamos no primeiro turno em Salvador. Como é que com esse negócio apoiamos o Ronaldo Caiado no no no no em Goiás apoiamos o Mauro Mendes. Então repare essas pessoas pedindo deixa a porta aberta.

01:34:41

E eu deixei a porta aberta. Aí o Bivá pra minha homenagem disse o seguinte, não, o problema do Ciro não é ele que é gente muito boa. O problema do Ciro são as ideias dele. Esse pelo menos me fez a homenagem. Evidente que eles não vão vim no meu socorro. Pelo menos como organização. Então aí agora eu sou o culpado de não ter e de ter também. Não é porque essas pessoas que o senhor critica estão nesse

01:35:01

Então eu não sei como é que se deixei de criticar o Eduardo Cunha. Que que eu tenho a ver com o Sérgio Moro? Certo.

01:35:08

Sérgio Moro filiou-se na União Brasil. Sérgio Moro pra mim sempre foi um grande picareta. Quantas vezes eu disse isso? E aí não saiu a aliança então? Beatriz. Candidato. Candidato. Agora eu quero ser presidente com essa gente mandando no meu programa.

01:35:25

Não quero eleja o Lula. Mas tudo bem o senhor vai chegar lá se o senhor for eleito aí o senhor tem que fazer uma coalizão. O senhor começa.

01:35:32

Ah todas as vezes no Brasil nenhum presidente na história do Brasil isso é que é trágico nas nossas análises. Olha olha o mal que faz a falta dos intelectuais críticos no Brasil e os intelectuais de conveniência. Cem por cento dos presidentes brasileiros

01:35:51

Foram ao poder e a partir do poder montaram suas respectivas coalisões. Sem exceção de nenhum. Sim. Sem exceção de nenhum. O mais brilhante de todos foi o Juscelino Kubitschek.

01:36:02

Né? Enfrentou tentativa de golpe, etcétera. O Getúlio fez história no Brasil. A pessoa chega lá e faz o quê? Começa pelo BMDB dos. Não, eu começo pelo União Brasil e pelo PSD que não tem candidatos. O meu partido, se eu for eleito, por favor o Lula quando foi candidato em oitenta e nove, ninguém deslegitimou, o Lula não tinha dez deputados.

01:36:21

Ninguém deslegimou o cara. Percebe? Meu partido elegeu vinte e nove deputados na eleição passada. Eu agora posso fazer quarenta, cinquenta deputados se eu for eleito? Percebe? Então começa com cinquenta é dez por cento. O que que o PT vai fazer?

01:36:36

Fez cinquenta e quatro esse é um problema que é de qualquer um nesse presidencialismo à brasileira. Qual é a diferença eu estou aproveitando eu começo por aqui mas veja nas reformas eu me comportarei como chefe de estado.

01:36:55

Eis a diferença de quem tem treinamento. Então nas reformas não será um jogo de governo contra a oposição. O governo vai ter uma maioria simples. Que eu monto ali entre a eleição e a posse. Você tem dúvida? Beatriz. Falei nada. É. Eu queria falar um pouquinho de conjuntura externa e política externa.

01:37:13

eh qual vai ser a relação se o senhor for eleito? Qual vai ser a relação que o governo do senhor manterá com os Estados Unidos? Já ouviu o senhor fazendo algumas críticas por exemplo? Sugerindo que o FBI teve eh ingerência nas questões jurídicas nacionais e etcétera. Qual seria a postura do senhor na relação que está corrupção

01:37:33

Pode passar com todo respeito e carinho é só uma questão, você não pode passar tão aligeiradamente nisso não. O Sérgio Moro utilizou o FBI no Brasil fora dos canais diplomáticos. Isso está errado. Nós não podemos aceitar isso.

01:37:46

Isso fere um negócio chamado soberania nacional. Autodeterminação dos povos. Mas a minha preocupação não é tanto essa. A minha preocupação é que nós flagramos elementos de espionagem dentro da sala da presidenta Dilma.

01:38:00

E da da da primeira ministra Ângela Merkel. Isso foi foi nota de protesto nas Nações Unidas. E eu qual é a relação com os americanos? Eles são a nação mais semelhante que há com o Brasil. Mas eu não sou vassalo.

01:38:14

Percebe que se eu pudesse ser presidente do Brasil eu vou restaurar nossa autoridade moral no concerto das nações que está hoje liquidada.

01:38:21

né? Eu vou ter uma amizade profunda, histórica, pan-americana. OK, isso é natural. Nós somos uma nação judaico-cristã como eles. Nós temos a chaga da escravidão como eles. Nós temos uma série de similitudes. Mas eu disse inclusive agora ao encarregado de negócio que me convidou. Eu fui visitá-lo. Fui recebido com muito respeito e cordialidade. Eu disse pra ele algumas

01:38:41

Confianças nós temos que remover. Percebe? Porque é fato eles desenvolveram uma legislação que o permite a um juiz singular de Nova York colocar um interventor dentro da Petrobras e outro dentro da Embraer. Comigo não, violão. Não vai ter.

01:38:55

Então vai mudar a política que existe hoje. Devassalagem absoluta vai mudar você sabe por exemplo no começo do meu governo acaba com a concessão de lateral de visto. Percebe porque isso é um princípio. Se você não se dá valor ninguém lhe dá valor.

01:39:10

Por que que o brasileiro grama na fila dos consulados pra tirar um visto e nós abrimos mão unilateralmente é o único caso na história da diplomacia brasileira como sabujo. E qual seria o eixo da política externa do senhor? O eixo da política externa do Bolsonaro. Haverá dois eixos. Haverá dois eixos. Um eu vou restaurar os princípios do Barão do Rio Branco.

01:39:29

é a ideia de que o Brasil atuará no concerto internacional nos aforamentos multilaterais, bilaterais e todos os nossos votos e influências enfim guiados pelo princípio da autodeterminação dos povos, da não intervenção em assuntos domésticos de outras nações e na solução pacífica dos conflitos. Então isso será um princípios que

01:39:49

guiar a posição do Brasil. Por exemplo, os americanos invadiram a Coréia lá atrás, o Brasil é contra. A Rússia invadiu a Ucrânia, o Brasil é contra, porquê? Porque são princípios

01:40:00

que vão nos guiar embora a humanidade seja ainda guiada pela prepotência, pela violência e pela força o Brasil vai ter vai ter que atuar pela virtude, pela questão moral, pela pelo pelos valores morais. Porém haverá uma política externa de grande energia

01:40:16

Naquilo que o Brasil por esse projeto nacional guiado vai buscar na ordem internacional um regime de preferências comerciais industriais pra dar abrigo para o esforço de reindustrialização do Brasil um regime de uma busca de um regime de preferências de transferências tecnológicas sensíveis.

01:40:34

Por exemplo, eu disse ao encarregado de negócio americano. Por que que o Brasil não tem direito de lançar seus próprios satélites?

01:40:39

Por que que há uma uma hostilidade tão tão grave

01:40:43

Porque o Brasil tem uma tradição pacifista. Nós estamos mais de cento e cinquenta anos sem uma um conflito. Fizemos uma opção unilateral poupou não nuclearização do território brasileiro e e ter por influência brasileira de todo o conisul da América da América Latina.

01:40:59

Enfim, por que não nos respeitar com essa e por fim um regime rebelde de financiamento rebelde às interdições de Bretton? Em relação ao meio ambiente nessa política externa o senhor acha que o Brasil deve ser mais compensado por preservar a Amazônia, por cumprir as metas de transição energética por exemplo? Como vai ser a sua negociação com os outros países

01:41:19

Esse aspecto. Comigo o Brasil vai buscar seu líder mundial da questão ambiental. Né? Contra, contra pela descarbonização da economia, contra enfim pelas providências todas que permitam a gente eh prevenir o desastre das mudanças climáticas. E nós temos massa crítica pra isso. Não é? O que nós não temos é em Foursement, que é

01:41:38

O assoreamento real do território. Esse ministro da defesa me processou. Sabe por quê? Porque eu disse uma obviedade. Que aquele território onde mataram o jornalista e o indigenista lá. Aquilo ali é terra de ninguém. É dominado por um por uma do crime.

01:41:53

E uma de um crime tão extensamente dominante no território não aconteceria se não fosse a omissão ou a conivência das forças armadas. Eu sei categoricamente o que eu estou dizendo. André. Eu queria puxar um pouquinho pra questão das reformas. Né? Eh no caso da reforma da previdência o que que o senhor pretende mexer? Como é que seria?

01:42:11

Posso explicar a causa do problema porque isso é necessário. O Brasil é o de três países do mundo que mantém o sistema de repartição como organização da sua previdência. Isso não funciona. Portanto não houve reforma nenhuma. É uma mentira que a que se pregou na sociedade brasileira.

01:42:28

Hostil aos pobres, aos trabalhadores que desfez o contrato e empurrou milhões de brasileiros pra informalidade destruindo finalmente o sistema, por quê? Porque ele vive da formalidade do mercado de trabalho, a fonte da renda é a carteira assinada e a demografia jovem que já não é mais verdade pro nosso país.

01:42:47

Então eu estou propondo um novo sistema previdenciário que tem três pernas. Um nós já examinamos que é o programa de renda mínima. Vai entrar como elemento de seguridade social. O outro é ainda um regime de repartição transitório com um teto que será de seis, de sete, de oito, de nove mil, dependendo de negociação.

01:43:04

Que vai valer pra todo mundo que entrar no sistema. Daquele dia em diante. Ou seja, todo mundo que está hoje pra não pegar a mentirada do PT fica com seus direitos adquiridos

01:43:13

Guardados. Ninguém vai ser alterado em coisa nenhuma e tal. Porém quem entrar no judiciário, no legislativo, no Ministério Público, no serviço privado, no serviço público, vai ter um teto. Bancado pela repartição.

01:43:27

E o terceira perna é para quem quiser um regime de capitalização público controlado pelo coletivo de trabalhadores com contribuição patronal. E a reforma trabalhista o que milhares de trabalhos precarizados entregadores de aplicativo, motoristas de

01:43:44

Essa é uma nova classe de trabalhadores que eu não vejo a esquerda eh falando com essas pessoas. O que tenho a dizer pra eles? A esquerda brasileira se for considerada pelo PT uma gracinha. Né? A esquerda mais reacionária do planeta Terra. O que você tem a dizer? É eu vou convocar um novo código brasileiro do trabalho.

01:44:03

A ideia aqui é que nós consolidemos esse novo código brasileiro do trabalho em substituição a selvageria dessa reforma trabalhista e em evolução da nossa CLT que não tem mais também tantas respostas para essas novidades que aconteceram.

01:44:18

Dali nós vamos ter duas grandes guias pra esse código nascer. Primeiro as convenções internacionais que o Brasil assinou na OIT e que não estão em vigor. Vou colocá-las todas em vigor. Segundo um conjunto de coisas que estão judicializadas, questões principiológicas que estão judicializadas e que eu retirarei do judiciário.

01:44:36

Por substituir por uma nova ordem. Por exemplo terceirizado não pode receber salário diferente se fizer a mesma jornada a mesma natureza de trabalho. São um exemplo prático dessa dessa segunda categoria. E o teletrabalho home office essas coisas todas nós vamos ter que regulamentar e oferecer algumas as garantias.

01:44:55

A minha ideia é que pelo menos férias, décimo terceiro salário e contribuição previdenciária patronal sejam introduzidas. Só pra gente encerrar esse capítulo e bem rapidinho que eles já estão me mandando sair pro intervalo. Essa história de consignado do Auxílio Brasil que o senhor disse que é o mêscrescência. O senhor vai revogar e negociar aquele

01:45:15

Que chegaram a contratar a Excrecência, como é que vai ser o fim disso daí? Todo mundo está entendendo, nós criamos com status emergencial de constituição um negócio pra dar comida pro nosso povo. Comida não tem que ser todo dia? Sim. Sabe o que que faz o Bolsonaro?

01:45:32

O Bolsonaro entrega o cadastro por lei, entrega o cadastro dos miseráveis, famintos brasileiros pro sistema financeiro cobrar oitenta, cem por cento de juro. Antecipando isso, ou seja, se antecipa que mês que vem vai comer o quê?

01:45:46

E vai deixar metade o cara o cara recebe três mil e fica devendo cinco mil. É uma eu concordo como que acaba. É tão é que felizmente eu consegui denunciar que o sistema financeiro mais tradicional recusou-se a fazer.

01:46:00

É uma dessas aberrações. Isso daí será criminalizado. Não façam porque será criminalizado. Certo. Então com isso a gente sai

01:46:09

Pro nosso intervalo e volta já já com mais um bloco da entrevista com Ciro Gomes que tá em segundo lugar, não mais em terceiro, entre os assuntos mais comentados do Brasil. Tá vendo ó, passei do terceiro pro segundo. Viu?

01:46:21

Inovar para evoluir. Bradesco.

01:46:37

Dá pra ensinar alguém a ser escritor? Não existe aprender a escrever, existe um tentar, né? Um brincar de mas a oficina dá uma questão que que pra mim foi essencial que é o grupo.

01:46:52

Ah as outras pessoas em torno, as pessoas que também estão escrevendo, tá junto iscrevendu e pensando o nosso tempo ahm fica um pouco mais leve, né? Aline Bay, autora de livros lindos e intensos vem ao Provoca de Terça, dez da noite.

01:47:09

No Legião Estrangeira desta quarta-feira o cerco a imprensa na Nicarágua esporte e política e em tempos de guerra. Brasil crescem os movimentos em defesa da democracia. Legião estrangeira com Alberto Gaspar.

01:47:28

Quarta, dez da noite, logo após o Jornal da Cultura.

01:47:33

Quinta-feira no Opinião a menos de dois meses das eleições vamos conversar sobre os principais desafios do estado de São Paulo com o deputado federal Vinícius Poit candidato do Partido Novo. Esperamos você nessa conversa às oito e meia da noite. Até lá.

01:47:49

No linhas cruzadas desta semana o Condé e eu vamos falar sobre liberalismo. Aqui nos Estados Unidos tem um sentido e aqui tem ou tem afinal o que quer o liberal.

01:48:04

Se a gente for tentar resumir isso, liberar o que é que o vizinho não se meta na vida dele, que o Estado não se meta na vida dele, mas que as leis façam com que essa possibilidade aumente cada vez mais. Linhas cruzadas nesta quinta, dez da noite.

01:48:22

Nessa sexta-feira a sétima arte é o assunto do Estação Livre.

01:48:31

O protagonismo dos profissionais negros no cinema vem crescendo a medida que grandes produções estão sendo lançadas. Feijoada se constitui como primeiro momento de autorreflexão do negro sobre o cinema.

01:48:45

Já o Zito Araújo e Juliana Vicente estão falando das suas experiências na indústria. Já é um absurdo fazer um filme no Brasil pra falar da população brasileira.

01:48:57

Como protagonistas louros de olhos ruídos etcétera etcétera etcétera. O Estação Livre é nessa sexta-feira às dez da noite.

01:49:07

Dá pra ensinar alguém a ser escritor? Não existe aprender a escrever, existe um tentar, né? Um brincar de mas a oficina dá uma questão que que pra mim foi essencial que é o grupo.

01:49:23

A as outras pessoas em torno, as pessoas que também estão escrevendo. Tá junto escrevendo e pensando o nosso tempo ahm fica um pouco mais leve, né? Aline Bay, autora de livros lindos e intensos vem ao Provoca de Terça, dez da noite.

01:49:39

No Legião Estrangeira desta quarta-feira o cerco a imprensa na Nicarágua, esporte e política e em tempos de guerra. Brasil crescem os movimentos em defesa da democracia. Desde andando estrangeira com Alberto Gaspar.

01:49:58

Quarta, dez da noite, logo após o Jornal da

01:50:02

Istamus de volta pra entrevista com Ciro Gomes e o meu disafiu é fazer esse bloco caber em dezoito minutos.

01:50:17

Candidato, o senhor é a candidata do MDB Simone Tebet, fizeram nas redes sociais uma espécie de um jogral cobrando Lula e Bolsonaro pra que eles compareçam a debates, algo com que eles ainda não se comprometeram nesta eleição. Eh o senhor acha que eles vão comparecer aos debates? Qual a importância de que isso aconteça e essas conversas entre o senhor e ela? Na semana passada ela

01:50:37

TV aí nessa cadeira e disse que conversaria com o senhor. Ela se estendem pra algo além dessa cobrança pro debate? O que está errado no Brasil eh Vera? Não está errado porque tinha um manual de fazer certo e os cara em Brasília são tão perversos que vão lá e fazem tudo errado.

01:50:53

O que está errado no Brasil está pra proteger um interesse minoritário que está que está conseguindo engessar as instituições brasileiras para eternizar isso. Miséria de massa, informalidade brutal e selvagem e o Brasil tem cinco tem cinco bancos monopolizando oitenta e cinco por cento das transações financeiras.

01:51:10

O juro do cartão de crédito visa America Express é quinze por cento nos Estados Unidos na praça deles. Aqui é trezentos. Essa é a questão. E a gente só vai mudar isso se a gente celebrar uma cumplicidade com o povo. Isso que eu estou falando a gente precisa transformar a eleição num plebiscito em que a gente faça o grande generoso debate sobre o diagnóstico. Quais são os problemas?

01:51:30

O que que o Brasil quer o país que mais crescia no mundo de repente é o país que menos cresce? O céu mesmo o chão mesmo o povo é o mesmo que está fracassando é a política. E a terapêutica exige novas novos laços, novos contratos da sociedade brasileira. Por isso o debate é vital. Eu digo de novo se eu não se nós não conseguirmos salvar o Brasil dessa polarização

01:51:49

Tirando o Brasil disso vai ser o maior estelionato eleitoral da história o ódio vai se aprofundar a decepção e a frustração aí sim a democracia brasileira que é um protocolo pra maioria esmagadora das pessoas Simone Tebet eu tenho afeto e respeito por ela como eu estou na estrada já há algum tempo eu era amigo do pai dela

01:52:08

O senador Ramos Tebet que é uma figura absolutamente honrada, correta como ela. Ela foi uma boa prefeita e acho que ela vai fazer um papel muito importante na na na disputa brasileira. Esse diálogo com ela é simples, é fácil. Não é no plano pessoal.

01:52:23

O que eu tenho é uma curiosidade eu digo a ela quando nas oportunidades que tenho eu digo a ela que eu quero se ela quero ver se ela entende o problema desse modelo econômico que infelizmente ela tende a replicar. Entendi. Então a nossa divergência como ela fala é uma divergência sobre a engenharia mesma das instituições.

01:52:41

Do modelo eh econômico brasileiro. Eu não tenho a menor dúvida que sou o ponto de vista da da governança política ela faria uma diferença brutal porque ela é limpa. Diferente dos dois que estão na diferente disputando a

01:52:53

eh o senhor está tendo alguns problemas no Ceará pra composição da teve né? Pra composição das alianças né? Houve até um mal estar na sua família um rompimento do senhor com seus irmãos por uma questão de apoios né? Eles queriam que o senhor apoiasse a Isolda e o senhor que está apoiando o Roberto Cláudio que é do seu partido. Eu queria perguntar duas

01:53:13

Coisas por que que os seus irmãos não ficaram do seu lado e se o senhor não acha que essa divisão que houve lá pode acabar entregando a eleição pro candidato bolsonarista ao governo que é o capitão Wagner no seu estado.

01:53:25

Eu não rompi com os meus irmãos. Eis que eu rompiram com o senhor. Não. Não, nem eles romperam comigo. Tá até aqui eu não estou sabendo desse rompimento. É. É uma coisa doída pra mim, mas assim, só revela uma coisa que é o meu estilo. Visão. É o meu estilo de de de atuação na política. Eu não sou coronel mesmo.

01:53:41

Então eu eu costumo emitir minha opinião e respeito a opinião dos outros. Veja, nós entramos numa dinâmica lá de tentar enfrentar o candidato do Bolsonaro que é muito forte. E por esse critério nós achamos o Roberto Cláudio. Roberto Cláudio é quem? É o que está melhor com melhor desempenho na pesquisa.

01:53:59

É o melhor prefeito da história de Fortaleza, é o que mais domina o assunto, é o mais experiente de todos e e resultou numa votação extremamente aberta com nome, todo mundo e tal. Enfim, o resto é fofoca e lação e traição muita.

01:54:15

só que dessa parte eu não vou comentar. Ah agora que está ficando bom. Pois é. Mas aí isso resultou de um candidato do PT apoiado pelo ex-governador Camilo Santana e na saída da Isolda que é vem de Sobral é responsável em grande parte pela revolução da educação de Sobral e do Ceará e que é

01:54:35

malhada da vida toda do senhor. O senhor não acha que pode ter saído um pouco caro? E pelo fato dela ser uma governadora no cargo, ela não tinha o direito de disputar a reeleição. O partido tem essa tradição no Ceará. O partido valoriza muito o projeto. O projeto é coletivo. E aí os quatro que se credenciaram

01:54:54

Lembrando que a ISODA vem de Sobral, tem amizade de cinquenta anos com o marido que foi prefeito de Sobral, foi secretário, meu amigo, etcétera, ET cetera. E os quatro se habilitaram. Quando se habilitam quatro e só um vai ser escolhido é aqui haver um critério pra escolha. Então o que aconteceu? Eles passaram o ano inteiro.

01:55:12

Fizeram dez reuniões regionais debatendo o Ceará o que estava bom, o que estava errado, o que precisava consertar, quais são as novas ideias. E afunilou. Quando afunilou o Lula foi lá, atravessou o samba, convidou o Camilo pra ser ministro e daí pra gente tudo desandou. Porque eu não quero mais comentar além do que eu já acabei de fazer. As pessoas vão julgar se é razoável.

01:55:31

Seu Camilo tinha perdido eleição pra prefeito de Barbalha quando nós achamos que ele tinha o talento e a capacidade e eu assim a lista de do que eu fiz por ele o Ceará sabe e ele sabe mais do que ninguém. Ele achou sem me dar um sequer um telefonema que o caminho agora era outro OK. Seja feliz.

01:55:48

Pra tratar de pode. Seguinte, eh falando de dinheiro ainda, o senhor é a favor de destolarizar o preço da Petrobras. Então é acabar com esse sistema de paridade. Bom

01:56:01

Tudo mais constante? Se você não cobra o preço internacional, a Petrobras fatura menos, o crédito dela pior, ela vai pagar mais juros, a receita do governo diminui com o impostos da Petrobras. E o senhor também quer gastar um dinheiro pra recomprar o a o controle da Eletrobras. Né?

01:56:18

Eh primeiro caso o senhor não acha que eh o senhor vai

01:56:23

Causar mais problema, desdolarizando a Petrobras do que deixando a política como táxi, o senhor não vai perder receita? O senhor não vai deixar o crédito da da Petrobras pior? E pra que que o senhor vai gastar dinheiro recomprando a Eletrobras? Que que o o seu projeto de governo ganha com isso ganhando controle sobre a receita malcriadas, quer dizer, respostas malcriadas, se eu achasse não propunha.

01:56:43

Mas deixa eu explicar pras pessoas agora mal é bem criadamente. Veja a Petrobras foi criada e financiada com o sacrifício de gerações de brasileiros por uma razão estratégica. Proteger o Brasil das oscilações especulativas de preço de petróleo.

01:57:03

Petróleo primeiro, né? Não entendi. É pra procurar petróleo primeiro, né? Sim, mas a intenção era proteger o Brasil ao atingir a autossuficiência, não é proteger o Brasil para fazer o nosso o nosso derivado em real.

01:57:16

Com as nossas energias, com nossas economias, etcétera, etcétera e proteger o Brasil dessas desses ciclos especulativos. Nós aceleramos isso na década de setenta quando aconteceram choques de petróleo e ET cetera. E ela se ouve muito bem. Com uma política de preço que vigiau de dois mil de de mil novecentos e cinquenta e cinco

01:57:34

Até dois mil e dezesseis quando o país sofreu um golpe de estado. Por quê? Porque tínhamos uma presidenta muito ruim mas que não cometeu crime de responsabilidade. O Lula esqueceu de tudo isso mas eu não esqueci e estou na mesma linha.

01:57:48

Eu estava quando me demiti e fui pra rua que o Ceará deu dois terços dos votos contra o impeachment. Foi o único estado brasileiro. Hoje o Lula está agarrado lá com Eunício Oliveira junto com Camilo Santana. Isso é que é o progressismo de goela que eu vou enfrentar derrotado um povo do Ceará. Eu tenho tanto crédito comigo que o que o povo do Ceará fez.

01:58:05

O que fizer está muito bom porque também eu estou com o peso de uma responsabilidade já de trinta anos

01:58:09

Que tem uma hora que também dá vontade de outro ver pra ver as pessoas se sentirem falta do que foi um governo de de e que foi um que foi um modelo de política decente, sem um escândalo de corrupção com o estado tendo recorde de educação, recorde de saúde, recorde de industrialização, pode ser que esteja na hora da gente

01:58:27

Entregar pro capitão Wagner lá o cara do Bolsonaro quem sabe a gente aprende o a dar valor ao que tem senão OK voltando aqui então veja no mundo inteiro do petróleo não existe competição essa é a questão né? O Brasil tem não é legal mas o napólio na prática da Petrobras

01:58:46

Então se houvesse uma competição OK os preços seriam garantidos pela livre concorrência. Não tem essa competição ou você tem um cartel das sete irmãs ou você tem o grande oligopólio da UPE e as estatais dominam oitenta por cento. Qual é o sentido de você cobrar em dólar?

01:59:05

Por preço de oportunidade um custa dez dólares pra eu produzir eu vou cobrar cento e quarenta porque a Rússia invadiu a Ucrânia. De quem nós estamos cobrando isso? Da dona de casa que não tem mais de condição pagar gás de cozinha.

01:59:18

Do caminhoneiro que não sabe mais calcular o frete quando sai do do São Paulo pra Salvador e não sabe o frete de retorno quanto vai custar. Percebe? E aí está pra evidenciar a aberração? Dá. A Petrobras de janeiro a a a março distribuiu quarenta e oito bilhões de reais sem pagar um centavo de imposto de dividendos.

01:59:36

E pra esfregar no nariz da gente dos miseráveis pro povo brasileiro, dos taxista, dos motoristas de aplicativo a a Petrobras distribuiu oitenta e oito bilhões de reais no segundo trimestre do ano. E pra que recomprar o controle da Eletrobras? Porque o regime de águas do país está em jogo.

01:59:55

Quem está correto? O Brasil ou a França? A França acabou de estatizar uma empresa privada de energia elétrica que é de base nuclear.

02:00:03

No caso brasileiro. Ele vai comprar o resto das ações. Ele já era dono de oitenta e quatro mil controle com as devidas indenizações por uma circunstância simples. Por uma circunstância simples. A hierarquia de uso da água está determinada na constituição. Pro engenheiro elétrico. Quando ele olha uma barragem como Sobradinho como Itaipu ele vê que lote ora

02:00:23

mas eu sou nordestino, eu vejo o abastecimento d'água de Fortaleza. Eh qual negociar isso em Xangai com com com uma multinacional? Não tem cabimento. Qual é a sua posição sobre a regra pra demarcação de terras indígenas? Existe uma questão no Supremo eh propondo aí um marco legal, temporal

02:00:43

Né? Que seria na época da constituição quem comprovar que estava lá antes da promulgação da constituição. Qual a sua posição rei? Isso é uma grande é uma é uma é uma grande atalho pra não resolver uma questão que é relativamente simples de ser resolvida neste país. Francamente eu quero pra mim também está no meu programa. Eu quero pra mim

02:01:00

Sabe a a referência histórica do presidente da república que zerou toda a demanda por regularização fundiária da das comunidades tradicionais brasileiras? E sem levar em conta esse marco por quê? Porque isso é uma luta pela terra se os antropólogos não localizam aquilo até boa parte dos índios eram nômades.

02:01:19

As comunidades o senhor arbítrio em favor de quem? Em favor do mais pobre sempre. Como eu fiz quando governei o Ceará? Não tinha nenhum conflito de terra. Eu ia lá sem ter o poder desapropriar comprava indenizava e e assentava o pessoal do MST.

02:01:35

E a atitude foi tomada de concreta contra presentes a presença de militantes da chamada um grupo de extrema direita chamada Nova Resistência que se infiltrou nos quadro do PDT

02:01:47

Entre essas pessoas a negacionistas do holocausto negacionistas de vacina a gente que critica a militância LGBT e e do movimento negro. Eh em junho Carlos Lupi afirmou que iria expulsar esses esses

02:02:01

Militantes mas até agora nada foi feito você tinha tinha conhecimento disso porque nada foi feito até agora? Não tenho nenhuma nenhuma informação mas garanto a você que qualquer neonazista, neofascista, racista, seja lá o que diabo for não vai estar no no PDT. E não preciso eu dizer isso o Lupi guarda isso com muito zelo. Tu tem notícia disso? Não?

02:02:20

Beatriz. É. Tem dois meses antes. Foi publicado num congresso em foco. Dois meses que o Lucas disse que ia expulsar e até agora nada foi feito. Sim irmão eu não sei de nada eu posso mandar pra você informação porque eu não tenho informação nenhuma aqui disso. Certo. Cris. Eh

02:02:32

o senhor mencionou no começo do programa eh o número de eleitores, a o percentual de eleitores que gostaria de ter um candidato que não fosse nem presidente Bolsonaro, nem o ex-presidente Lula. A respeito disso, quando a gente olha o percentual, o senhor tem menos porcentagem de votos válidos nas intenções de voto que teve em eleições passadas e o senhor é um dos candidato

02:02:52

Mais conhecidos. Então aqui o senhor credita então a dificuldade de conseguir atrair eh parte desse eleitorado em torno do seu nome e no que o senhor aposta nessa entramos amanhã oficialmente na fase de campanha eleitoral. No que o senhor aposta então daqui até o primeiro turno que nós vamos começar amanhã a campanha eleitoral.

02:03:11

é uma aposta simples. Agora deixe com muita modesta e humildade lhe dizer do tamanho do desafio da minha candidatura. Ela não está posta porque é fácil. Ela está posta porque é necessária. É a única alternativa infelizmente de mudança do modelo econômico e do modelo de governança política. Com esses Rs com números, quanto custa? De onde vem o dinheiro? Pra tenta

02:03:31

Livrar o Brasil dessa tragédia de novo. Por que o senhor acha que não consegue atrair esse eleitorado em torno já estava ali respondendo. Porque nós temos dois presidentes ultra luminosos. Ultraluminosos. Então você tem o seguinte. O que aconteceu nas eleições de dois mil e dezoito? Eu estava lá também.

02:03:48

É só as pessoas pararem pra pensar eu estava lá também. Por que que eu não consegui? Porque o Collor ganhou. Por que que o Collor ganhou? Percebe? Estava lá o Brizola, estava lá o Mário Covas, estava lá o Aureliano Chaves, estava lá o Ulisses Guimarães. Por que que o Collor ganhou? Percebe porque o nosso povo é vítima de um processo

02:04:08

de propaganda, de esmagadora com esmagador confinamento do da vontade do povo em quem beija a cruz e eu sou o único cara que está propondo com clareza cobrar imposto dos rico etc etc eu não serei ajudado por eles.

02:04:23

Agora eu tenho um elemento instável no qual eu acredito e boto a minha paixão e meu amor, o povo brasileiro. Será que ele virá em meu socorro? Não sei, é a quarta e última vez que eu vou competir. Porque se eu for eleito, já disse, vou abrir mão da reeleição em troca da reforma do país. E se eu não for eleito, eu terei dado a minha contribuição e terei muita autoridade moral

02:04:42

Não é pra dizer, eu não falei porque eu estava lá em dezoito. Eu tentei. Setenta por cento Beatriz, do eleitorado de São Paulo, do Rio de Minas, do Rio Grande do Sul, escolas políticas muito importantes do Brasil. Votaram no Bolsonaro. Não foi porque o Bolsonaro tinha uma obra.

02:05:00

Nem porque ele tinha uma proposta nem a mais superficial que houvesse votaram magoados com o que aconteceu de tragédia econômica e de tragédia de corrupção generalizada que o Lula e o PT produziram no Brasil. E agora a grande questão é meu irmão brasileiro. Será que a solução

02:05:17

Pra votar, sabe? Contra o contra o a corrupção do PT votar no Bolsonaro agora pra protestar contra o Bolsonaro nós vamos votar no PT de novo?

02:05:24

Cê não percebe onde é que nós tamo indo. Nossos últimos minutos pra um tema que a gente não abordou. O ano que vem dois ministros do Supremo se aposentam. Sua proposta é manter a o critério atual de indicação. Sim. De ministro do supremo, o senhor acha que está correto? Sim.

02:05:40

Malu. De novo em linha com as melhores práticas de internet. Eu ia perguntar só colando aí nessa nessa declaração que o senhor acabou de dar que se o senhor não for eleito o senhor não vai mais disputar. Da última vez que o senhor falou isso no SBTC

02:05:53

senhor disse que o senhor iria enfiar a viola no saco porque eu virei o bicho falante o chato não entendeu é grilo falante aquele personagem estava escrito na fica dizendo olha o problema olha o problema olha o problema prestar atenção o senhor falou isso então o senhor virou o grilo falante o chato

02:06:13

Destemperado. O senhor tem essa imagem? O senhor acha que o senhor criou essa imagem? O senhor acha injusto?

02:06:19

Olha eu não não estou na luta política pra ficar com mimimi isso é um país onde todo mundo é ladrão, incompetente o que dizem de mim é que eu sou destemperado eu sabia está de bom tamanho. Entendi. Mas eu não sou não. Eu era o garoto prodígio da política brasileira.

02:06:34

Aí de repente eu fiz a intervenção do Banespa do Banes, acabei com a roubalheira de emissão secundária de moeda que liquidaram, que até hoje São Paulo, Rio de Janeiro pagam um preço caro, disso aí decidi em diante, eu passei o seu destemperado. O Bolsonaro não dá pra me chamar de ladrão.

02:06:49

Eu não sou. O dá pra me chamar de incompetente. Eu tenho uma uma história muito interessante, sabe? Então vai chamar o quê? Adversário quando não tem defeito ensina o povo lá do interior do meu estado. A gente bota. Ou então inventaram essa. Ou as vezes ajudam porque eu sou homem livre. Maluco. Eu sou homem livre. Eu não sou um

02:07:09

Carreirista, sabe que ela é meu último mandato? Deputado Federal mais votado proporcionalmente do Brasil. Em vez de estar lá agarrado com negócio de emenda, não sei o que e tal, eu simplesmente não quis mais. Que achei aquilo um lixo.

02:07:21

Sabe conviver com Eduardo Cunha? Com, com, com, com Michel Temer, com esse bando de ladrão mandando na república, eu preferia ir embora. Nunca mais quis um mandato. Eu sou livre. Essa é a diferença. Eu incomodo que eu sou um livre. Não faço da política meio de vida. Estou aqui pra servir ao Brasil.

02:07:37

O Bolsonaro tem dito que todo mundo acha que ele vai ser preso, ele tem repetido que ele vai ser preso, que os filhos dele não vão ser presos. O senhor acha que ele vai ser preso? Vai. Vai ser preso. Porque é um criminoso. Por faz crimes. Da pandemia ou. Da pandemia especialmente. Mas repara aqui. Vamos lá.

02:07:56

Vamos pra gente não ter exagero nenhum eu eu me refugio nos números. O Brasil tem três por cento da população do mundo. Aqui morreram onze por cento da população do mundo. Qual é a explicação? Nós não somos um país do fundão da África que não tem

02:08:10

Acesso a a vacina nada. A explicação chama-se Jair Messias Bolsonaro. Negacionismo, superfaturamento, roubalheira, botou o Brasil no fim da fila da da da da vacina, briga com o Dória sobre o negócio de vacina, matou o nosso povo, matou o nosso povo, tem que responder por isso.

02:08:28

Certo, obrigada candidato agradeço também a essa bancada que dividiu os trabalhos comigo, André Guilherme Vieira, Beatriz Gula, Flávio Costa, Malu Gaspar, Vinícius Torres Freire e Paulo Caruso que teve trabalho pra desenhar toda essa entrevista.

02:08:47

Obrigada a você pela nossa audiência. Hoje e sempre. Esta foi a segunda sabatina com os principais nomes a presidência da república. Lula e Jair Bolsonaro ainda não responderam ao nosso convite feito. Que vergonha. E reiterado diversas vezes desde então. Feio hein seu Lula?

02:09:05

O Roda Viva, como tem feito desde que estreou em mil novecentos e oitenta e cinco, está de portas abertas pra recebê-los até o primeiro turno, porque é fundamental que aqueles que pretendem merecer o voto do eleitor brasileiro para conduzir o seu destino

02:09:20

Por quatro anos apresentem as suas propostas e se submetam ao contraditório. Em entrevistas com a imprensa profissional e em debates com os seus concorrentes. Você fica agora com o Senhor Brasil e o Roda Viva volta na próxima segunda-feira às dez da noite. Até lá.

02:10:17

Inovar para evoluir. Bradesco. Dá pra ensinar alguém a ser escritor? Não existe aprender a escrever. Existe um tentar, né? Um brincar de mas a oficina dá uma questão que que pra

00:10:13 / 02:00:23
1x