Botão voltar Entrevista de Ciro Gomes para o Jornal da Itatiaia
00:00:00

O nosso entrevistado de hoje é o candidato à Presidência da República pelo PDT Ciro Gomes. Candidato, muito obrigada pela entrevista. Eu que agradeço a Edilene, cumprimento a você e toda maravilhosa gente brasileira das Minas Gerais que tá na nossa Itatiaia. É um prazer tê-lo aqui, o assunto do momento é o manifesto que o senhor fez em relação a campanha, petista pelo voto U

00:00:20

também a marcação de um posicionamento do senhor em relação ao que vem acontecendo nos últimos dias, comé que foi a repercussão desse manifesto e que impacta o senhor acha que isso tem no resultado eleitoral? Olha, o impacto basicamente funciona em duas linhas, uma pra aquietar a minha militância que tava está sofrendo um constrangimento que beira já as raias da violência antidemocrática. E eu queria dar eles um

00:00:40

Palavra de segurança, não há força humana que me faça

00:00:43

desistir ou desertar da luta pra proteger o Brasil dessa tragédia que eu considero que tá se encaminhando da gente ter que escolher entre o Lula e o Bolsonaro e aprofundar a grave divisão da nação brasileira e amanhecer o país aprofundando ódios e paixões que tão fazendo crianças sábio se estapearem na escola e inocentes se matarem nos bares

00:01:03

Do do Brasil. Nós precisamos desarmar essa bomba e eu quero reconciliar o Brasil e a minha militância então teve uma palavra definitiva até às dezessete horas e trinta minutos do dia dois eu levarei a bandeira do Projeto Nacional de Desenvolvimento.

00:01:15

e com a benção de Deus só o povo brasileiro dirá do meu destino, se é a vitória, se é ah ah enfim a derrota, em que tamanho será eventualmente a vitória ou a derrota. De outro lado eu queria dar um sinal para os meus ilustres adversários que estão promovendo essa campanha fascista, antidemocrática, porque você pedir voto é com absolutamente natural.

00:01:34

Mas na medida em que você desqualifica o seu opositor, desconsidera uma história de quarenta e dois anos, Edilene doa quarenta e dois anos de luta pela democracia no Brasil e de repente

00:01:45

A máquina de de de de difamação do Lula e do PT me associam ao Bolsonaro e ao fascismo. Isso é intolerável e eu vou dizer claramente com todos os SIS se tem alguém fascista no Brasil é a oligarquia que tomou conta do PT.

00:02:00

Se eu falar dessa coisa antes tentarem aliar o senhor ao Bolsonaro, repercutiu muito nos últimos dias o fato do senhor ter estado no debate, ter falado alguma coisa com o Bolsonaro, ter tampado a boca, o que que de fato o senhor falou ali naquele momento? Vamos lá, o povo mineiro é muito inteligente, cê acha mesmo que eu ia fazer algum tipo de conchave com o Bolsonaro na frente das câmeras?

00:02:17

Cê num vê o nível de de de de coisa, agora repõe. Eu nem atraso pelo posicionamento do senhor. É evidente, mas mas repare, eu chego num debate, eu tenho quarenta e dois anos de vida pública, eu sou um democrata visceral, eu chego no debate, eu dou um abraço, cumprimento e faço uma brincadeira com todos os meus adversários.

00:02:32

Sabe por que eu não pessoalizo a minha relação política? O que não me impediu dizer que o Bolsonaro fez corrupção. Agora repare o Bolsonaro se dirigiu a mim duas vezes no bastidor. Num ele perguntou o nome do padre. E eu devia dizer não não respondo porque eu sou contra você.

00:02:47

tenha paciência, né? E e na outra a a Soraia, a senadora Soraya disse, um estelionatário faz isso, aquilo outro ele pediu direito de resposta. Eu disse, ela não, ela não falou do teu nome, cara. Eu fico brincando, provocando, sabe? Porque eu sou assim, eu não tenho razão nenhuma pra fazer, sabe? Violência política, se eu tô dizendo que nós não podemos fazer da violência

00:03:07

Nossa linguagem da política. O senhor chegou a sofrer alguma ameaça? Chegou a ter questionar a justiça por isso? Pela primeira vez na minha extensa vida pública eu ontem por coincidência você é uma repórter muito bem informada. Eu entrei na justiça pedindo uma providência. Porque a partir desse clima fascista que o Lula está criando e o PT

00:03:25

Uma pessoa ofereceu cinquenta reais pra quem me matasse. Claro que deve ser um maluco. Mas é assim, o chefão não calcula o que que o maluco lá embaixo vai fazer. Então, ofereceu na internet e eu quis fazer uma uma notícia crime pra que a justiça faça uma providência e eu quero chamar atenção do que que estão fazendo Lula e Bolsonaro com esse país.

00:03:44

Porque nós, deixa eu te falar, nós tamo numa bolha supercercada de segurança, protegido, quem vai ser assassinado, quem tá sofrendo constrangimento é o nosso povo. Sabe, são pessoas inocentes que incitadas por essa cultura de ódio e de paixões que o Lula e o Bolsonaro tão improduzindo, tão indo as vias de fato e matando gente.

00:04:01

O senhor acha que algum de vocês candidato pode sofrer algum atentado até o pleito eleitoral? Olha, pois. Não é da tradição brasileira, embora nós temos tido o constrangimento de assistir aquele atentado em Juiz de Fora que quase matou o Bolsonaro.

00:04:15

Não é? Portanto, é bom ter precaução e esse clima é um clima muito pesado. Eu nunca vi tanto ódio, tanta paixão despolitizada, tanta falta de pudor, tanta falta de tolerância quanto eu estou vendo agora.

00:04:27

Esse clima Lula Bolsonaro vai matar o Brasil se a gente não conseguir desarmar essa bomba. Candidato, quais são as principais propostas do senhor dentro do programa de governo? Plano nacional de desenvolvimento do senhor? Eu sustento só pra gente tem que ter clareza de que o problema do Brasil é o mais trágico da história.

00:04:44

E isso não é problema de Chico Maria ou Manel, Chico Maria ou Manel ajuda ou atrapalha, mas por trás do Chico e da Marina vamos ter clareza, por trás do Lula, do Fernando Henrique, do Bolsonaro, existe rigorosamente o mesmo modelo econômico, câmara flutuante pra maior meta de inflação, teto de gasto, autonomia do Banco Central e política de preço da Petrobras.

00:05:03

Pode pode comparar, se não for igualzinho eu retiro a minha candidatura, que é o que eu tô dizendo pro petista ter clareza do que é que nós tamo falando. E do outro lado, o mesmo modelo de governança política. Deixa eu te, deixa eu te pedir pra gente parar pra pensar, o Brasil se redemocratizou em oitenta e nove, de lá Colo Cassado, Dilma cassada, Lula na cadeia, Michel Temer na

00:05:23

Cadeia, Fernando Henrique e Bolsonaro desmoralizado. Todos governaram rigorosamente concedendo a corrupção ao centrão, a fisiologia, o centro do modelo de poder. Não tô falando da corrupção como um acidente na vida da gente como pecado. O pecado é sempre uma possibilidade pro ser humano. Da corrupção sempre acontecerá.

00:05:39

problema no Brasil é que a corrupção virou um elemento central do modelo de poder do Brasil e isso eterniza cada vez mais profundo uma crise eterna. Vou vou falar eternismo, uma crise eterna pra pra fazer sabe o pleonasmo. E é isso que eu quero mudar. Quais são as principais linhas? As principais linhas é, primeiro o Brasil precisa de um plano. Onde é que nós tamo indo

00:05:59

Qual é qual é porque que nós queremos ser em matéria de divisão internacional do trabalho? Tu acha que nós vamos pagar conta da vida moderna que o nosso povo deseja? Meu diagnóstico médico, química fina, moderna, não é? Carros modernos, eletrônica moderna, celulares modernos, tablets modernos, com soja, milho, boi e porco e galinha. Não paga a conta.

00:06:18

E o Brasil tá destruindo a sua plataforma industrial. Então, onde é que nós tamo indo? Que que eu proponho pra pra pra resumir? O Brasil devia se impor a tarefa de ser um Portugal, que é o país mais pobre da Europa Ocidental em trinta anos.

00:06:30

Onde é que nós tamos hoje em matéria de renda, de matrícula, de mortalidade materna infantil, vaga pra criança em creche, nível de de acesso da garotada de dezoito a vinte e cinco anos ao ensino superior. Então, eu peguei todos esses indicador de qualidade de vida, de renda e estabeleci que pra mim nós vamos estabelecer um plano

00:06:48

Em que eu vou fazer quatro anos mas os que vierem depois vão cumprir esse mesmo plano porque nós vamos colocar na na constituição os elementos centrais e o Brasil então vai virar um Portugal em trinta anos. Isso significa que o Brasil precisa crescer cinco por cento ao ano. Nós crescemos quase sete por cento ao ano durante cinquenta anos entre trinta e oitenta. Só que agora nós estamos crescendo zero.

00:07:07

E aqui comé que vira o jogo? Aí eu começo a dizer comé que vira o jogo. Primeiro, uma política de renda mínima que banana a fome dos brasileiros, a ideia de que você em todo domicílio haja pelo menos em média mil reais.

00:07:20

De maneira que ninguém fica abaixo de quatrocentos e dezessete reais que é a linha de pobreza definida oficialmente no Brasil. Então suponho um trabalhador de salário mínimo com carteira assinada. Ele é ele, a mulher e dois filhos. Então é ele com salário mínimo e quatro boca pra comer.

00:07:35

Então divide mil e duzentos por quatro pra fazer uma conta rasa isso dá trezentos reais. Então naquela casa você tem quatro pessoas abaixo da linha de pobreza que é quatrocentos e dezessete reais. O governo complementará com como direito previdenciário. Chega de chantagem de véspera de eleição. Bolsa isso muda o nome pra bolsa aquilo. Bolsonaro é melhor do que o Lula porque o Lula pagou duzentos e o

00:07:55

Bolsonaro paga quatrocentos, sabe? Sabe, isso é ridículo, nós precisamos votar na Constituição pra que todo mundo tenha direito como aposentadoria, como renda mínima de cidadania, a complementação de renda. Então, trezentos pra quatrocentos e dezessete, cento e dezessete por cabeça, vezes quatro

00:08:09

O governo paga essa complementação. Segundo, uma política de salário mínimo que ganhe a da inflação. O Brasil, desde que eu digo ao povo brasileiro, tem o pior salário mínimo das Américas. Pra não dizer que é o pior, só perdendo só ganhando do da Venezuela. Sendo que do México pra cá, nós temos a economia mais rica do mundo. Uruguai paga dois mil e quinhentos reais, nós pagamos mil e duzentos.

00:08:28

Então é preciso recompor o poder de compra do salário mínimo que há quatro anos perde pra inflação. Depois você tem uma renegociação da dívida das famílias. Porque a caridade, a demagogia? Não. Sessenta por cento do motor que ativa a economia é o consumo das famílias. E as famílias consomem o que tiverem de renda

00:08:44

E o que tiveram de crédito. A renda por causa do desemprego e da informalidade tá no pior ciclo histórico e o crédito da colapsado porque sessenta e seis milhões e sessenta mil pessoas estão com o nome sujo no SPC.

00:08:55

e não é culpa delas, é culpa de uma política de juro criminosa que se implantou no Brasil há vinte e cinco anos com todos fazendo a mesma coisa, o Lula, Fernando Henrique, Bolsonaro rigorosamente a mesma coisa. Então resultado, eu proponho a um refinanciamento. Quando eu comecei a experimentar isso, a gente consegue descontar noventa por cento. Sabe qual é a dívida média? Quatro mil reais por cabeça. Desconto

00:09:15

Noventa por cento sobra quatrocentos reais, qualé o problema deu financiar via Banco do Brasil e Caixa Econômica em vinte vezes quatrocentos reais dá vinte?

00:09:22

reais de prestação, eu boto um jurozinho de vinte por cento, o Banco do Brasil ainda ganha dinheiro e eu tiro as família dessa humilhação eterna por um crédito com cinco, cinco pessoas se associando, uma avaliza a outra no mês que uma pra poder pagar, o outro amigo cobre, tá tudo pensado. Depois um programa igual para as empresas, seis milhões de empresas tão no Serasa, que é o SPC das empresas, tão

00:09:42

São dezoito milhões de emprego que vão pro galo. Já já se a gente não acudir essas empresas. Depois você tem um programa de gerar cinco milhões de empregos em dois anos. Eu sei fazer isso. Eu fui governador, fui prefeito. Enfim, como é que faz? Retoma quatorze mil obras paradas.

00:09:57

Já licitada, já licenciadas e com dez, vinte por cento daquilo, da onde é que vem o dinheiro? Corta vinte por cento das das renúncias fiscais. Deixa eu dizer o que é isso. Hoje no Brasil há pretexto de dispensar imposto da cesta básica do povão

00:10:10

O dos produtos de luxo foi metendo na cesta básica produtos que o Brasil o brasileiro médio só vê nas novela da Globo. Salmão, queijo suíço, sabe? Eh filé mignon estão na cesta básica pra não pagar imposto. Só o PIS COFINS. Dá oito bilhões de reais por ano. Minha irmã, com oito bilhões de reais eu boto um milhão de crianças numa creche em tempo integral.

00:10:30

um milhão de crianças. Com três anos eu boto três milhões e zero a fila de creche no Brasil. Olha aqui o que eu estou dizendo. Estou falando o que fazer, como fazer e de onde vem o dinheiro. E é possível fazer isso sem furar o teto de gastos tanto importante para o mercado? Não. Nós temos que acabar com esse teto de gastos. E a razão básica é a seguinte, não existe isso na literatura

00:10:50

E na experiência de nenhuma nação do planeta Terra. Porque o que que se vendeu pro povo? É que nós precisamos ter uma lei severa que proíbe o governo de gastar mais do que arrecada, não é isso? Todo mundo, ah, então, vamos fazer isso, porque não pode, o governo gasta mais, nós pagamos imposto demais, é muita corrupção. Só que a maior despesa do governo é juro. Juro, juro pra banco. E juro é gasto corrente.

00:11:10

Igual papel higiênico do do banheiro da da escola ou gasolina por causa da polícia. Eles tiraram o juro do do coentro. Então não é verdade? Eles mentem que é pra proteger a saúde do do outro coisa. Mas na verdade é pra tomar do povo a parte do leão.

00:11:24

Então, você tá arrochando.

00:11:25

A educação, menor investimento em dez anos, a saúde, menor investimento em dez anos, segurança pública nós tamos gastando trinta e três centavos de cada cem reais do orçamento, o segurança pública num país que tá apavorado às facções criminosas dando as cartas nas periferias, gastando trinta e três centavos de cada cem reais, um terço de um real

00:11:44

Percebe um terço de um por cento a gente gasta com segurança pública no Brasil e eu estou obrigado se eu for eleito pela revolucionária libertação do povo brasileiro estou chegando lá obrigado a gastar o que o Bolsonaro gastou mais seis por cento isso não existe eu acabo com isso no primeiro dia. E acaba como?

00:12:00

Assim como eu tô lhe dizendo, vou propor uma uma reforma à constituição que é completa, não é só essa questão. O projeto ele ele apresenta uma proposta toda, eu vou apresentar essa proposta em todas as as etapas da campanha pra que o povo ao votar em mim vote nas ideias. Isso diminui muito a distância entre

00:12:17

Um presidente que quer reformar o país que nunca tivemos e um congresso que tende a reagir, vou propor nos seis primeiros meses que é aquela hora mágica e que o deputado não fica contra um presidente que acabou de receber a generosa votação do povo, mas eu vou negociar.

00:12:31

Diferente dos mentirosos como o Bolsonaro que diz que é contra o CETRON e agora tá lá vendido, eu vou negociar só que eu vou negociar diferente, eu vou em Minas pode entender muito melhor do que a média do Brasil o que que eu vou propor, eu vou fazer um grande acordo com os governadores e prefeitos

00:12:46

Porque eles têm muito mais influência sobre os deputados do que os lobbys e os grupos de pressão e a corrupção. Que que eu tenho pra dar pros governadores? Alô alô Minas Gerais. Eu vou pegar a dívida dos estados e municípios que está asfixiando Minas Gerais.

00:12:59

Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e mais vinte e dois estados, vinte estados, são vinte e três estados que tão quebrados e essa dívida toda, gente, são seiscentos bilhões de reais, menos de dez por cento da dívida pública. Eu não vou perdoar. O que que eu vou fazer? Os americanos chamam eu vou renegociar o prazo.

00:13:18

Então eu pego o que vai vencer em Minas Gerais nos próximos quatro anos que eu vou governar o Brasil e bancho na mão do Governador que foi eleito em troca de duas coisas, um programa de investimento que vai dizer de onde vem o dinheiro pra retomar o aos empregos, o desenvolvimento do Brasil e do apoio dele

00:13:35

na na influência das bancadas pra passar essa grande reforma. E tem um fusível. No fim, uma parte disso não deu certo. O acordo não conseguiu rodar por exemplo uma reforma tributária. Eu vou convocar o povo diretamente através de plebiscito pra votar isso. E essa proposta do senhor é completamente diferente da proposta de recuperação fiscal feita pelo governo de recuperação fiscal

00:13:55

Só a matar Minas Gerais com Eduardo Azeredo. E eu disse, Eduardo, não assina isso. Diz pro Zema a mesma coisa, não assina isso. Isso é de propósito, é Brasília querendo vergar as pernas de Minas Gerais, vergar as penas do Rio Grande do Sul pra manter o monopólio da oligarquia. Lula, Lula, PSDB de São Paulo.

00:14:13

Cês tão vendo, passaram vinte e cinco anos, agora é acordo de São Paulo, São Paulo, cê num percebe não? E não é São Paulo o povão não, não é São Paulo povão não, é oligarquia, PT e PSDB.

00:14:24

Essa é a grande questão e isso foi feito pra destruir a a força política de Minas Gerais e manter o monopólio da oligarquia PT petucana no Brasil. É disso que se trata com clareza. Todo toda eleição você procura um vice de Minas Gerais se você

00:14:39

Dessa vez é tão poderosa a a a o conchavo que nem disse se lembram. Por que que o senhor acha que os governos assinaram e continuam assinando? Porque a faca no pescoço faz com que o governador de Minas não tenha dinheiro nem pra pagar os funcionários.

00:14:52

E aí ele precisa e aí tem que entrar com liminar na justiça pra não pagar a dívida em vez de ficar essa confusão como agora Minas está sob liminar. Rio Grande do Sul sob liminar. São Paulo sob liminar. Por que que eu não chamo os governadores? E e deixa eu explicar no fato o que que acontece. O que que acontece o seguinte eu não sei os números assim de mina mas vou dar a proporção.

00:15:12

Ali com com com Eduardo Azeredo quando começou essa tragédia o o Minas Gerais tinha tomado vinte bilhões de empréstimo fora com o aval da União e tal. De lá pra cá Minas Gerais pagou cem bilhões e está devendo trezentos bilhões. É igual o cidadão que entrou no crediário brasileiro. Ele foi lá comprou o micro-ondas por seiscentos, pagou duzentos.

00:15:31

O filho ficou com fome, perdeu o emprego ou a conta de energia foi cortada, a energia a pessoa não pagou a prestação, quando voltou pra tentar pagar tá devendo mil.

00:15:40

Por causa dessa política maluca de juro que mina não tem nenhuma influência sobre ela e é impagável. Além do que você tem outras alternativas pra quem como eu ama Minas Gerais e é fundamental importância de Minas, o que eu lamento é isso, é um debate marcado topo, sabe? Por paixões e ódios, as pessoas estão aí votando sem se despreocupar nem com o seu próprio interesse.

00:16:00

Mas os direitos minerários da CODEMIG eles não são líquidos, não vale dinheiro agora. Mas me dizem os especialistas que pode haver ali no no patrimônio do povo mineiro um trilhão de reais. Sabe? E a união pode perfeitamente lastrear

00:16:15

uma uma uma coisa pra pra pra libertar minas dessa dívida porque a União não precisa que esses direitos minerais sejam líquidos, ou seja, o vale dinheiro hoje, a minha a União precisa resgatar isso e Minas precisa por quê? A polícia tá sem reajuste, os professores tão sem reajuste, a situação enfim de Minas Gerais é extremamente delicada e eu quero ser o cara que vai libertar Minas Gerais. Cê é contra a privatização da

00:16:35

Eu sou completamente contra, seria uma, seria um crime, por quê? Porque eu estou lhe dizendo aqui que os direitos minerários da CODEMIG podem valer um trilhão de reais, Deus é quem sabe hoje porque isso nunca foi avaliado, isso nunca foi avaliado corretamente, percebe? E é preciso que que a União Federal

00:16:55

Respeitando a força e a necessidade do equilíbrio federativo, devolvendo prestígio a Minas e ao povo mineiro, avalie isso com paciência, com técnicalidade e sem o interesse privado corrupto que dominou o poder no Brasil. Essa é a grande verdade.

00:17:10

Hoje o jogo de Bolsonaro contra Lula é pra ver quem quem roda a manivela do mesmo modelo econômico corrupto e da mesma governança política safada do Brasil. O senhor falou da importância de Minas na composição pra uma corrida no cenário nacional a presidência da república o senhor em Minas Gerais no começo tentou ter como seu principal cabo eleitoral

00:17:30

Candidato ao Governo do Estado o ex-prefeito Alexandre Kalil que hoje é o candidato do ex-presidente Lula. Comé que o senhor acha que a saída do Kalil pro Lula pode ter impactado a candidatura do senhor em Minas Gerais? O senhor vendo hoje o desempenho do Kalil? O senhor acha que não impactou? Qual que é a leitura que o senhor faz?

00:17:44

Não, veja, eu procuro fazer aquilo que a consciência me aponta como correto. Eu talvez seja esse o preço que eu pago, não é? Por por não me vender, porque eu não tô afim de de ser presidente do Brasil deixando a alma vendida no caminho porque vou dizer de novo. Do Collor pra cá, todos os presidentes se ferraram.

00:18:02

Ou foram presos Lula e Michel Temer ou foram cassados eh Dilma e Collor ou estão desmoralizados Fernando Henrique e Bolsonaro.

00:18:11

Percebe, eu quero acabar com isso, eu quero sair, sabe? Na pela porta da frente, como eu sempre fiz quando Governador, quando prefeito, ministro da Fazenda do Itamar Franco, esse grande brasileiro das Minas Gerais. Enfim, então, eu só quero ser presidente se for pra mudar, se for fazer mais do mesmo, façam aí.

00:18:25

E eu vou chorar muita tristeza, a destruição do nosso país que eu tô assim acontecer. Percebe? E aí o que que acontece? Lá em Minas eu eu andei com o Kalil na primeira eleição dele, depois da segunda eleição ele me apoiou lá na eleição de dois mil e dezoito. Então era uma relação natural

00:18:42

Tenho muitas afinidades assim com o jeito dele, etcétera, etcétera. De repente, sem um telefonema sequer acontece. Tô reclamando de nada, apenas tô respondendo respeitosamente a sua pergunta. Ele aparece do lado do Lula. Não sei francamente se foi bom pra ele.

00:18:57

Não sei francamente, porque Minas se lembra da tragédia do PT, acabou de acontecer recentemente a eleição do Zema, né? Na sequência do Pimentel, a Dilma que foi candidata ao senado lá foi foram desmoralizados, o PT não teve na eleição de Prefeito que o Kalil fechou, apresentou um quadro respeitabilíssimo, tirou lá sei lá, porque quinto, sexto lugar

00:19:16

Por cada tragédia que aconteceu e o Kalil acreditando nessas ilusões, né? De pesquisa e tal, associou a imagem dele, um cara que era um político diferente ao ao velho político corrupto que em que se transformou o Lula. Acho que isso foi mortal pra ele. Pro Lula o senhor acha que compensou? Sim, porque lá o PT tava morto.

00:19:35

Não foi o Nilmaro Miranda, o candidato, quanto quantos votos ele teve em Belo Horizonte? Percebe quem era o candidato que o PT podia ter lá em em em em o PT não tem candidato no Rio.

00:19:45

O PT vai perder feio em São Paulo, sabe? O PT não tem candidato em Minas Gerais, como eu tava ali falando e o PT virou isso. Vamos pegar pra trás, não é palpite meu, nem desejo, nem nada, é uma análise.

00:19:58

Quantas capitais você lembra que o que o PT fez nas eleições passadas agora, há dois anos atrás? O senhor acha que o PT tem completa decadência? Completa decadência. Eh eh Lula dependente. E como o Lula está completamente decadente também, a decadência é completa. O Lula só sobrevive por causa da tragédia do Bolsonaro, senão isso é a tragédia do Brasil.

00:20:17

Se o Bolsonaro é eleito como um protesto contra o Lula o petismo corrupto e que produziu a crise econômica e agora o Bolsonaro é tão trágico, tão desastrado, tão criminoso que ressuscitou o Lula e o PT. E aí do Brasil.

00:20:30

Senhor falou da maratona do senhor pra tentar conseguir emplacar um projeto de Brasil que o senhor acredita que seja o melhor e que vá funcionar e que seja diferente de todos apresentados até então. Desculpa não há nenhum projeto alternativo pra gente comparar. Olha que tragédia. Me forra o olho. Quem tiver me ouvindo qual é qual é a proposta?

00:20:47

Sabe, o Brasil faz onze anos que não cresce nada, me perdoe, te interromper, mas é, eu tenho um projeto? Tenho, o projeto começo, meio e fim, etcétera. Pode ser ruim? Pode. Pode ser bom? Acho que quem prestar atenção vai ver que é o projeto, porque não é meu, eu fiz isso levantando a melhor inteligência do mundo e do Brasil sobre os assuntos, conheço com grande intimidade.

00:21:06

Qual é o projeto do Bolsonaro? Pelo amor de Deus, qualé o projeto do Lula? Nós tamo é ferrado se a gente for por aí. Se esse projeto é encampado pelo senhor não for vitorioso dessa vez nas eleições, que que o senhor pretende fazer? O senhor pretende agregar o projeto

00:21:20

Só que vai desistir vai ser a última? Não é desistir, sabe? Eu não faço política como meio de vida. Eu, minha última eleição fui o deputado federal mais votado do Brasil proporcionalmente. E achei aquela câmara, um ambiente tão decadente, tão podre, tão corrupto, tão sabe?

00:21:36

Irresponsável com a vida do povo brasileiro que tendo sido o deputado federal mais votado do Brasil, nunca mais quis ser. Eu fui o governador mais popular do Brasil no Ceará, nunca mais voltei, porque achei que a minha tarefa era dar caminho pra uma nova geração e consegui. Sabe?

00:21:55

Consegui produzir, o Ceará tem hoje a melhor educação do Brasil. Então, eu sou diferente, eu não aceitei as pensões, ex-deputado, ex-prefeito, ex-governador, achava em Moraes, não fui morar no palácio quando fui eleito e não é porque eu tenho mansão não, eu morava numa casa alugada. Eu sou assim.

00:22:08

Minha vida é uma é republicana, minha paixão é o povo brasileiro, mas quatro vezes é a quarta que eu sou candidato, se eu não consigo me fazer entender pelo povo brasileiro, ato por quem eu sou apaixonado, tá bom, chega, né? Porque outro venha, tome a bandeira. A presidência, o senhor não disputa mais. A nada mais. E se o senhor

00:22:25

Aí se eu ganhar eu vou fazer história no Brasil. E o senhor acha que o senhor vai ter um mandato só como propor na reforma, eu vou acabar com a reeleição. Deixa eu te falar, a reeleição é a mãe de todas as safadezas políticas que tem acontecido no Brasil.

00:22:39

Por que que o Fernando Henrique se desmoraliza? Por que que o Lula se desmoraliza? Por que que o Collor se desmoraliza? Porque entram pensando na reeleição e aí e com medo de CPI, todos com rabo palha.

00:22:51

Todos vulneráveis a a denúncia de corrupção e se acertam com o centro corrupto do poder político brasileiro pela reeleição e pras pra pra num pra num ter CPI. O que que eu posso oferecer ao povo brasileiro? Eu não tenho rabo preso. Então quem fizer uma CPI no meu governo está me ajudando porque como eu não vou roubar não rouba ninguém.

00:23:09

E quem denunciar quem tiver roubando no meu governo tá me ajudando, não me atrapalhando. Portanto, liberdade absoluta para qualquer tipo que foi Itamar Franco, aliás eu devia dizer, o único que não se desmoralizou no Brasil foi o Itamar Franco que não se entregou a essa quadrilha de bandidos que tomou conta do Palácio do Planalto com testa de ferros diferente e tal.

00:23:27

Depois o a reeleição o camarada começa a fazer conchavo. Então pra fazer a reforma do país eu abro mão da minha reeleição em troca da reforma que interessa ao povo brasileiro. Qual é a estratégia do senhor nessa reta final das eleições considerado que o que o senhor fez na segunda-feira o que parece foi um basta na ofensiva dos adversários, né?

00:23:45

É, eu eu eu veja, eu que o grande evento que falta na campanha num país gigantesco como o nosso é o debate nas organizações Globo. Estima-se que sessenta milhões de brasileiros estarão assistindo.

00:23:59

Então, eu tô botando as minhas fichas todas, evidente que eu não posso chegar lá excitada, achando que eu vou virar o jogo, não, eu vou lá tentar apresentar o resumo da minha proposta, vou tentar tocar o coração do povo brasileiro pedindo a Deus que ilumine a minha palavra.

00:24:12

de que a tragédia desse dessa polarização despolitizada vai matar a nossa nação, sabe? O Brasil vai amanhecer com ódios aprofundados, com a diferença absolutamente inconciliável e os dois representam o mesmo modelo. Desculpa, câmbio flutuante, esperado primário, meta de inflação, teto de gastos,

00:24:29

Banco Central, autônomo, portanto, fora do alcance da Presidência da República e política de preço da Petrobras. Exatamente a mesma política, Bolsonaro, Lula, Fernando Henrique, igualzinho.

00:24:40

São diferentes? Claro que são diferentes, qualquer bobinho como eu sabe que são pessoas diferentes, mas estão ali como testa de ferro desse grande sistema que tá por trás dando as cartas e que comprou o sistema político brasileiro. E eu sou o único contra o sistema e não tenho rabo de palha. Portanto, eu tô sofrendo uma ação de extermínio.

00:24:58

Que é meu nazista, que você você enfrentar o adversário é normal, não tô fazendo mi mi mi. E o que o senhor fez foi dar um basta? Eu foi um basta porque eu num abro, acabou, não abro, fim de papo só Deus e o povo brasileiro às dezessete horas e trinta minutos abaterão a minha disposição de dar ao Brasil uma saída. Agora no manifesto eu digo por quê?

00:25:15

Deixa eu te dar um número brasileiro que tá aí no SPC. Quando o Lula tomou posse, a dívida brasileira era seiscentos bilhões de reais. Hoje a dívida brasileira é sete trilhões e quinhentos bilhões de reais. E no período, eles pagaram sete trilhões de reais de juro. Cê tá entendendo?

00:25:33

O Brasil pagou sete trilhões de reais de juro e tá devendo sete trilhões, ou seja, cada trilhão que a gente paga, a gente fica devendo mais um. E isso virou uma máquina de moer gente, pra isso é preciso aviltar salário mínimo, é preciso a constranger a saúde, a educação pra gerar essa montanha de dinheiro pros super ricos que compraram o sistema político.

00:25:52

Isso é a tragédia brasileira, brigam, são diferentes, o verde e amarelo, é o vermelho, é não sei o que e tal, mas dê um passinho pra trás, como eu tenho experiência pra fazer, rigorosamente o mesmo esquema.

00:26:02

Rigorosamente. O senhor acha que no debate desta quinta-feira pode haver uma virada? Pode haver algo determinante pro resultado? Pode. Porque o povo brasileiro está induzido pelo sistema eh coisa ruim, coisa pior, coisa ruim, coisa pior. Então é o Lula ou Bolsonaro? Aí é mais fácil, qualquer um contra o Bolsonaro

00:26:17

Tende a ganhar a eleição, mas o Lula também ressuscitou o Bolsonaro que tava desmoralizado pelas pandemia, pela irresponsabilidade, pelas criações de casa, pela confusão, corrupção dos filho, culpa e não sei o que e tal, mas o PT ressuscitou o Bolsonaro que tá aí com trinta, trinta e cinco por cento.

00:26:32

Sabe? Isso é uma tragédia. E cê acha que o senhor pode pegar os indecisos? Posso pegar. Veja, será que é fácil? O senhor acha que o senhor tem chance de vencer essa eleição? Acho, acho, acho francamente. Veja, não é por nenhum nenhum tipo de alienação, eu sou uma pessoa que quero uma cumplicidade com o povo. Deixa eu dizer, comé que eu vejo hoje? Quarenta e cinco por cento do eleitorado tá dizendo que quer votar no Lula.

00:26:51

Quando a gente olha quinze desses quarenta e cinco, ou seja, um de cada três só vota no Lula por uma razão, ele é que vai nos livrar do Bolsonaro. O Bolsonaro tem trinta.

00:27:00

Desses trinta, dez por cento tá dizendo que vota no Bolsonaro só por uma razão, é o cara que não vai deixar o Lula e o PT voltar. E ainda assim, vinte, vinte e cinco não querem nenhum, nem outro. Então, cê soma vinte e cinco com com quinze, dá quarenta, com dez, tá tá cinquenta por cento, mas somos maioria. Que que nós tamo acontecendo? Tamo triste.

00:27:17

Tamo obrigado a votar no coisa ruim pra não votar no coisa pior, votar no coisa pior, pra não votar no coisa ruim. Será que Deus não vai iluminar nosso povo e a gente vai se levantar?

00:27:26

Se não vencer o senhor acha que o senhor mantenha esse terceiro lugar, o senhor acha que a Tebet tem chance de passar? E no eventual segundo turno caso o senhor não vá pra ele, o senhor fica aonde? Com quem? Tudo pode acontecer nas eleições brasileiras. Como por exemplo. Minas Gerais sabe do que eu tô falando, quem era o governador Zema dez dias antes das eleições em Minas Gerais.

00:27:44

Não é? Ele estava lá atrás nas pesquisas, de repente aparece e ganha. Tudo pode acontecer. Quem era o governador Witzel, ex-governador do Rio de Janeiro, de repente, por quê? Porque o Brasil, sabe? Primeiro pesquisa no Brasil vai errar, porque nossa base censitária tá atrasada há doze anos.

00:28:01

Nem o senso nós temos. Então a base estatística está atrasada. Quantos por cento da população de Belo Horizonte são evangélicos? Nós estamos fazendo extrapolação. E no Brasil o evangélico e católico votava igual até duas três eleições atrás. Agora está votando um no rumo e outro no outro.

00:28:17

Pobre está votando no lado rico do outro, jovem votando dum jeito, velho do outro. Então veja os o além de desonestidade violenta no Brasil, você tudo se corrompe também em institutos de pesquisa, você tem a base estatística tá errada. Portanto o que é que a gente tem que fazer? Contra tudo e contra todos, paciência, humildade, sabe? Pedir a Deus que mantenha você firme

00:28:37

E eu tô firme, eu tô levando tanta pancada minha irmã, que eu nunca supus que eu fosse levar a pancada de gente boa, sabe? De gente respeitável, de gente querida, de gente a quem eu ajudei a vida inteira. E o senhor acha que esse desgaste pode levar até bicha ficar uma oposição à frente do senhor? Pode, porque o grande objetivo não é que eu acho que vai acontecer não, eu acho que eu vou ter muito mais voto do que as pesquisas tão dizendo.

00:28:56

Acho mesmo e pode até acontecer da virada.

00:28:59

Agora, é fácil? Não, não é fácil, é necessário. Esse minuto, agora, o último candidato pras considerações finais do senhor. Bom, eu quero agradecer a você, a toda gente querida que tá nos acompanhando na nossa Itatiaia. Eu agradeço muito a essa emissora que desde sempre, há muitos anos, eu tenho a oportunidade de falar ao povo mineiro e eu quero ser aquele que vai libertar

00:29:19

Minas Gerais dessa humilhação aqui em Minas Gerais está submetida pelo poder central no Brasil. Essa Trempe aí, PSDB, do PT fizeram isso de propósito para humilhar Minas Gerais, pra humilhar o Rio Grande do Sul, como vingança, sabe? Da revolução de trinta.

00:29:33

Ninguém tá entendendo o que eu tô falando, mas eu falo a alma do povo mineiro, ao povo de Juscelino Kubitschek, ao povo de Tancredo Neves, ao povo sabe de Itamar Franca a quem eu servi, ao povo de Tiradentes, a quem eu fui homenageado no último sete de setembro. Tudo que eu peço é uma oportunidade.

00:29:48

Me dê uma oportunidade, os outros já tiveram oportunidade e tá aí o desastre brasileiro. O que eu peço é uma oportunidade pra mudar o Brasil. Ciro Gomes, candidato a Presidência da República pelo PDT, muito obrigada pela entrevista. Muito obrigado a você e a todos.

00:00:00 / 00:30:00
1x