Botão voltar Entrevista de Lula ao UOL
00:00:40

Olá, bom dia. O Alma entrevista hoje, o ex-presidente Lula participam comigo a jornalista Carla Araújo e o jornalista Alberto Bombick. Ambos colunistas aqui do UOL.

00:00:55

Esta é a primeira entrevista do ex-presidente Lula desde que a sua candidatura foi oficializada na semana passada numa convenção do PT. Ele é líder nas pesquisas e favorito pra vencer a eleição presidencial de dois de outubro. Veja agora um resumo da carreira política do ex-presidente.

00:01:11

Lula nasceu em Garanhuns, Pernambuco em mil novecentos e quarenta e cinco. Aos sete anos migrou com a mãe e os irmãos para São Paulo.

00:01:19

Viajando num caminhão pau de arara. Trabalhou como engraxate, pintor e vendedor no Guarujá, no litoral paulista. Aos dezesseis anos fez curso de torneiro mecânico e começou a trabalhar em uma siderúrgica que produzia parafusos.

00:01:35

na juventude passou meses desempregado até conseguir trabalho em uma grande empresa metalúrgica de São Bernardo do Campo no ABC Paulista. A projeção nacional começou em mil novecentos e setenta e sete. Como líder sindical. Nos anos seguintes ele comandou as primeiras greves operárias da ditadura milita

00:01:55

De mil novecentos e sessenta e quatro. Em abril de mil novecentos e oitenta Lula foi preso por comandar as paralisações. Enquadrado na antiga lei de segurança nacional pela ditadura passou um mês na sede do DOPS em São Paulo. No mesmo ano ele fundou o Partido dos Trabalhadores do qual foi o primeiro presidente.

00:02:15

Teve participação de destaque no movimento das diretas já. Em mil novecentos e oitenta e seis foi eleito deputado federal e participou da Assembleia Nacional Constituinte.

00:02:26

Lula se candidatou a presidente em mil novecentos e oitenta e nove, mil novecentos e noventa e quatro e mil novecentos e noventa e oito. Disputas nas quais saiu derrotado. Em dois mil e dois venceu a corrida pelo Palácio do Planalto.

00:02:40

Em dois mil e seis o petista foi reeleito presidente da república. Em dois mil e dez ele concluiu seus mandatos com oitenta por cento de aprovação e conseguiu transferir sua popularidade para Dilma Rousseff. A primeira mulher a ser eleita presidente da república.

00:02:56

Em abril de dois mil e dezoito acusado de corrupção ele foi preso pela operação Lava Jato. O que impediu a sua participação na eleição presidencial daquele ano no qual era líder nas pesquisas. O petista passou quinhentos e oitenta dias na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Foi solto em oito

00:03:16

de novembro de dois mil e dizenovi após nova interpretação do STF que proibiu a prisão imediatamente após a condenação em segunda instância.

00:03:26

Em dois mil e vinte e um a maioria do supremo anulou as condenações contra Lula no âmbito da Lava Jato considerando que ele não teve um julgamento justo da parte do então juiz Sérgio Moro e que a décima terceira vara federal de Curitiba não tinha competência para julgá-lo.

00:03:43

A decisão do Supremo devolveu os direitos eleitorais a Lula. Neste ano o petista concorre pela sexta vez a presidência da república e lidera as intenções de voto para dois de outubro. Olá presidente, bom dia pro senhor, muito obrigado por nos dar essa entrevista, hein

00:04:03

Estou a inteira disposição Lua Kennedy da Karen do Bombigue para responder todas as perguntas que eu souber responder. A quem não souber eu devolvo pra vocês. Obrigado presidente. Bom dia Carla.

00:04:20

Bom dia Kennedy, bom dia Bombig, bom dia presidente. Obrigada por por receber e atender esse pedido de bom dia Carla. Bom dia Bombig. Bom dia Kennedy, bom dia Carla, bom dia presidente. Obrigado por senhor ter esse convite. Bom dia Valmir.

00:04:37

Presidente, o senhor é líder nas pesquisas e caso o senhor vença a eleição presidencial de outubro, eu queria saber quais serão as medidas que o senhor vai tomar nos primeiros cem dias pra gerar rapidamente primeiro emprego e combater a fome e a miséria. Atualmente trinta e três milhões de brasileiros passam fome.

00:04:54

Dezenas de milhões passam mal e convivem com uma inflação alta que corrói o poder de compra. Atualmente há um auxílio Brasil no valor de seiscentos reais que vai até dezembro o Ministério da Economia disse que no ano que vem o valor voltará a ser eh de quatrocentos reais. Eu quero saber do senhor. O senhor vai recriar imediatamente o Bolsa Família?

00:05:14

Pará seiscentos reais de maneira contínua, vai recriar o Minha Casa Minha Vida, vai retomar o PAC, que é o programa de aceleração de crescimento com obras e infraestrutura. Que que vai tá nos seus cem primeiros dias, presidente? Ô, ô, Kendle, na verdade não existe

00:05:30

Nenhuma possibilidade de eu tentar apresentar a solução do Brasil em sete dias. Eu nunca fiz isso em nenhum mandato e não vou fazer agora. Eu vou ganhar as eleições. Pretendo ganhar as eleições, pretendo disputar da forma mais democrática possível.

00:05:47

Em meio das eleições eu vou governar pra quatro anos. Eu tenho um programa de governo. Nós temos uma diretriz que depois nós vamos conversar sobre ela. Eu pretendo retomar algumas políticas que foram sucesso. O fundo o o o Minha Casa Minha Vida é um programa ah ah que precisa ser retomado.

00:06:06

Ele pode se aperfeiçoado mas foi o mais importante programa feito nesse país que levava em conta as pessoas que não podiam pagar e a gente subsidiava. Foram contratadas mais de quatro milhões de casos.

00:06:19

Simplesmente acabou isso inventou-se uma coisa de cada verde e amarela quando o povo tem que ter liberdade de escolher a cor que ele quiser na sua casa. A segunda coisa é a questão sabe do Bolsa Família. O Bolsa Família não era um programa eleitoral. Era um programa

00:06:35

sabe? Que permaneceu vivo durante dezoito anos, ele tinha condicionantes, a mulher recebia o seu cartão, a mulher tinha que colocar o filho na escola, a mulher tinha que tomar vacina, tinha que dar, fazer os exame, dar vacina nas crianças, era uma coisa quase que perfeita. Simplesmente mudar de nome

00:06:55

Bobagem. Nós vamos retomar o Bolsa Família seiscentos reais. Obviamente que você tem que levar em conta o número de pessoas por família, não tem que ser igual pra todo mundo.

00:07:04

E nós vamos retomar obras e eu vou fazer um novo pacto. Eu tenho dito o seguinte, uma das primeiras coisas que eu quero fazer é se ganhar durante é fazer uma reunião com todos os vinte e sete governadores desse país para que a gente faça um levantamento das três principais obras em cada estado

00:07:22

de infraestrutura envolvendo a questão da educação, da saúde pra gente começar a trabalhar ainda antes do Carnaval. Porque não tem muito tempo não, são quatro anos em que a gente pretende fazer aquilo que o Juscelino fez cinco e cinquenta

00:07:37

Nós vamos fazer ou melhor, cinquenta e cinco, nós vamos tentar fazer quarenta e quatro porque o Brasil precisa de muita urgência pra recuperar, sabe? O seu emprego e a qualidade de vida do povo. Presidente, o senhor já disse que vai recriar os Ministério da Cultura, igualdade racial,

00:07:55

E também diz que criaria um ministério pra questão indígena. Eh que é um dos ministérios aí que o senhor pretende recriar, por exemplo, pode recriar esportes, cidades, comunicação social. Vai separar, fazendo planejamento, falo justamente de criar um ministério da Amazônia, que seria uma coisa inovadora.

00:08:10

O senhor já está pensando nisso? Como é que está esse desenho eh eh da estrutura de governo? Oh Vivi tem algumas coisas que você eh precisa saber da minha boca que eu vou fazer. Sabe? Os ministérios que eu tinha eu vou recria-los. Ministério da igualdade social, ministério dos direitos humanos, ministério da pesca.

00:08:30

Sabe eu vou criar os ministérios das causas indígenas desse país e terá que ter o mínimo no ministério. Não precisa ser um branco de terno e gravata. Pode ser o índio. Sabe? Quem vai tomar conta da Funai não precisa ser um advogado, não precisa ser um militar. Pode ser um indígena.

00:08:46

Eles estão preparados? Eles se formaram e se prepararam? Conhecem o problema deles? Sabe quem vai cuidar das ONGs? Por que que não pode ser um indígena formado em medicina? Então nós vamos fazer aquilo que for necessário porque no nosso mandato a Amazônia ela vai ter um papel especial.

00:09:06

Eu sou a Amazônia, mas os outros biomas do cerrado, a Mata Atlântica, por quê? Porque é preciso que a gente leve muito a sério a importância climática, sabe? No planeta Terra. E o Brasil tem muita responsabilidade.

00:09:20

Ao invés de ficar brigando na Amazon é minha, na minha, minha, na minha, ou seja, a Amazonas tem que ser de todo mundo, embora o Brasil tenha soberania sobre ela, a gente pode construir.

00:09:30

Os cientistas do mundo inteiro com os governos do mundo inteiro o jeito de pesquisar a Amazônia explorar todo o seu potencial de desenvolvimento sabe na indústria de fármacos na indústria

00:09:43

Sabe de de de cosmético e outro tipo de indústria para que a gente gere emprego pras pessoas que trabalham na Amazônia porque são mais de vinte e cinco milhões de pessoas. Então nós vamos criar os ministérios se for necessário criar sabe? Eu eu acho que é uma bobagem uma bobagem a gente imaginar que ministério custa muito

00:10:02

Na verdade se a gente for ver a da agência reguladoras quanto mais do que os ministros. As cidades e esportes o senhor vai recriar e fazenda e planejamento? Vão ser separadas ou vai ficar pro Ministério da Economia?

00:10:14

Veja, eu não posso, eu não posso dizer tudo que vai acontecer. Mas obviamente que um país do tamanho do Brasil não pode deixar de ter o Ministério do Planejamento. Esse país tem que ser planejado de curto, de médio e de longo prazo. Esse país tem que ter uma prateleira de projeto feito pelo Ministério do Planejamento.

00:10:33

A desse país tem uma costa marítima extraordinária nós temos que levar muito a sério a nossas empresas de navegação. Nós temos que ter uma indústria naval poderosa nesse país. Então nós vamos criar aqueles ministérios que for necessário porque quando você coloca uma coisa importante

00:10:53

Sabe como a a cultura que já foi do Ministério do Esporte, que já foi do Ministério da Educação, que agora é do Ministério não sei das quantas, quando você coloca uma coisa importante, sabe? Num lugar secundário, é porque você não está dando importância. Então a cultura vai ser uma coisa muito importante.

00:11:11

Muito importante, além de criar o ministério, nós vamos criar comitês estaduais de cultura pra ver se a gente consegue nacionalizar a cultura nesse país. Pra ver se a gente começa a mostrar o que acontece do ponto de vista cultural em Roraima, no Amapá, no Amazonas, no Pará.

00:11:28

Sabe, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no interior de São Paulo, no interior do Rio Grande do Sul, é preciso que a gente dê a cultura uma compreensão inclusive de uma indústria geradora de milhões de emprego nesse país.

00:11:43

É preciso tratar isso com muito carinho porque a riqueza cultural do Brasil é excepcional. É só andar o Brasil pra gente conhecer o que que é a riqueza cultural. Acho que poucos países no mundo têm a riqueza cultural do seu Brasil.

00:12:01

E é preciso fazer com que isso sabe? Aflore e que o povo possa ter conhecimento das coisas boas que o Brasil tem. Chega de coisa ruim na televisão. É preciso colocar coisas boas. Presidente, eh em relação ao Ministério da Economia, eh o senhor e o PT evitam falar em nomes ainda, né?

00:12:20

Pros nomes. Mas o senhor tem na sua cabeça já eh em relação ao Ministério da Economia e do planejamento que o senhor disse que vai precisar? Que tipo de perfil o senhor quer? Um perfil mais técnico ou um perfil mais político com interlocução com o congresso? O o Carla eu nunca em nenhuma eleição que eu disputei. Eu discuti

00:12:40

A questão do ministério antes. Aí oitenta e nove por exemplo os eram muito novas devia ter acompanhado isso. Ou seja as pessoas queriam que anunciasse o ministério antes. É como imaginar que o Tite vai

00:12:53

Sabe escalar a seleção antes de começar a Copa do Mundo. Não é possível você fazer isso porque você arruma mais inimigo do que amigos. Sabe? Os meus ministros serão as pessoas mais competentes pra cada cidade.

00:13:07

Obviamente. Eu sei, presidente, mas mas o perfil presidente, ninguém está pedindo o nome do ministro da fazenda, mas eu lembro que em dois mil e dois se falava muito que ia ser um empresário Eugênio Staub e na hora Hall o senhor indicou o Antônio Palocci que tinha trânsito no Congresso. A Carla está perguntando o perfil. O seu ministro da fazenda, por exemplo.

00:13:24

É mais importante ele ser um economista, um técnico ou ele ter trânsito político com o congresso? A gente vê que o Guedes não tem nenhum por exemplo. É a importância disso. É o perfil presidente do ministro da fazenda. Sem o nome. OK me diz. Você sabe que a ansiedade e a pressa não ajuda. Eu ia responder essa pergunta que a Carla fez.

00:13:44

Então responde. Das pessoas porque eu quero sempre a pessoa com o perfil com a cabeça política. Ele pode ser advogado, ele pode ser médico, ele pode ser empresário, ele pode ser eh catador de material reciclável. O que eu quero é que ele tenha cabeça política.

00:14:02

Se ele pensar politicamente correto. Se ele tiver bastante versatilidade política esse cara pode ser o ministro da economia. E ele pode ser economista. O que eu não quero é fazer um governo burocrata.

00:14:16

O que eu não quero é fazer um governo só de técnico porque se técnico eu resolvesse os problema eu ia na rua e pegaria todos os cheques e colocaria no governo ou ia em rabo de buscar os maiores especialistas. Quem tem que dirigir é a política. E por isso que eu todos os meus ministro terão que ter cabeça política

00:14:36

Se ele tiver cabeça política boa, ele monta a equipe com os melhores técnicos do mundo, com os melhores assessores e tudo vai ser uma maravilha nesse país. Eu quero que vocês saibam que eu estou voltando a disputar uma eleição desse país porque eu tenho

00:14:51

Confiança e tenho certeza que nós vamos recuperar esse país. Fazer ele voltar a crescer, a gerar emprego, a distribuir renda, a investir na cultura, na educação porque é disso que o Brasil precisa. E é isso que nós vamos fazer. Eu e o Geraldo Alckmin.

00:15:08

Presidente, o senhor vai retomar a política de correção do salário mínimo acima da inflação? Com reajuste real? Vai acontecer, vai acontecer, é importante que o Brasil saiba que nós conseguimos uma proeza extraordinária.

00:15:24

Antes de eu ser presidente na década de oitenta se dizia que não podia aumentar o salário mínimo porque causava inflação. Nós aumentamos o salário mínimo em setenta e quatro por cento do meu governo e não houve aumento da inflação.

00:15:40

A inflação que era dez e meia chegou a quatro e meio por cento dentro da meta durante muito tempo. E nós vamos continuar do mesmo jeito. A inflação a inflação será a resposta para o salário mínimo. Todo trabalhador terá direito a reposição inflacionária. E todo trabalhador vai ter o aumento com relação ao PIB.

00:16:00

O PIB só tem interesse em crescer pra gente distribuir. Distribuir a riqueza, distribuir o PIB.

00:16:06

Se o PIB cresce e a gente não distribui ou seja só alguns vão ficar mais rico e o povo vai continuar ficando pobre. Então nós temos que saber que muita gente recebe um salário mínimo e que ele vai ter aumento com relação ao aumento do PIB. Presidente

00:16:23

Presidente, o senhor vai instituir alguma regra pra substituir o teto de gastos? Por exemplo, vai ter uma meta de primário eh e se houver se excluído dessa meta seria considerado investimento? Sei lá, saúde, educação, infraestrutura, como é que o senhor tá planejando isso? O Bombic.

00:16:42

Eu eu eu eu eu tenho a sorte de ter ao meu favor o meu mandato. Só pra você saber de todos os países que participava do G vinte. O Brasil foi o único país que fez superávit primário todo ano.

00:17:00

Tentar lembrado que em dois mil e quatro eu mantenho o superávit pra quase trinta e cinco. Até muita gente saiu do PT porque eu mantenho superar primático. Mas deixa ah eu não preciso de lei de perto de gasto. Quando você faz uma lei de teto de gasto é porque você é irresponsável.

00:17:18

Porque você não confia em você, porque você não confia no seu táxi, porque você não tem segurança o que sabe fazer. Quem é que obrigou o governo a fazer o teste de gasto? Foi a Faria Lima? Foi o sistema financeiro que queria garantir o seu? Sem se importar que o povo tem direito a uma parte?

00:17:36

Tem que importar que você quando coloca um teto de gato você tem que colocar investimento pra saúde. Investimento pra acabar com a fome, pra gerar emprego, pra aumentar salário, pra melhorar as coisas nesse país.

00:17:48

Então eu não preciso de técnicas. Eu digo sempre o seguinte o argumento era controlar a a expansão dos gastos públicos. Acabou compreendendo os gastos sociais. Alguma regra tem lá? Vai ter meta de superávit primário? Só o dado Kennedy. Soldado. Hum. Um dado. Desse país.

00:18:07

Não precisa de teto de gasto. Esse país precisa de um governo que tenha credibilidade. Que garanta estabilidade que tenha previsibilidade. Isso eu e o vamos fazer com muita competência.

00:18:23

Eu vou fazer com muita competência. Eu, eu, eu, eu, eu sei, aprendi, eu digo sempre, eu digo, ganhei oitenta e nove. Eu aprendi economia com uma mulher analfabeta que pegava o meu holerite de pagamento pra distribuir as coisas dentro de casa. Pra saber o que pagar, o que que cada filho ficava.

00:18:42

Eu sei que eu não posso gastar mais do que eu tenho. Eu sei que eu não posso gastar mas não quer arrecadar. Se eu tiver que gastar eu tenho que fazer uma dívida e algum ativo que seja produtivo que me garanta uma certa receita. Rentabilidade. Eu não posso gastar a custeio. Aquilo que eu não tenho.

00:19:00

Perguntou por exemplo se gasto com educação e saúde e infraestrutura vai ser excluído de uma meta de superávit primário por exemplo. O senhor considera isso um investimento que que vai fazer? Então escuta o que eu vou falar. Bora. Pra quem sabe. Ninguém nunca mais me perguntar. Educação e saúde.

00:19:19

Investimento em ciência e tecnologia não é gasto na minha concepção. É investimento. É investimento. Formar o engenheiro é tão importante quanto emprestar dinheiro pra uma empresa com juros baixo e com dez anos de carência.

00:19:36

Formar um médico, formar um pesquisador é muito importante pra esse país. O que nós precisamos companheiros da imprensa é parar de discutir quanto nós vamos gastar e nós temos que nos perguntar uma coisa que eu falava em oitenta e nove.

00:19:51

Nós precisamos parar sabe se perguntar se é gasto ou se não é gasto e começar a responder sabe quanto custou a esse país não fazer as coisas na hora certa. Quanto custou a esse país investir na educação no começo do século passado?

00:20:08

Quanto custou esse país não investir na saúde no momento certo? Quanto custou a esse país sabe? Não melhorar a vida do povo trabalhador num momento em que todo mundo melhorou. Então esse país ficou sempre pra trás.

00:20:21

Ele foi o último a abolir a escravidão, o último aborto, o último a independência foi o último até a universidade. O quê? Eu já te falei isso. O Peru teve a sua primeira universidade mil quinhentos e cinquenta e quatro. O Brasil só vai ter a sua primeira universidade em mil novecentos e vinte.

00:20:40

e não é porque estavam preocupados em criar universidade. Era porque o rei da Bélgica vinha visitar o Brasil. E o rei pra visitar o Brasil tinha que receber um título de doutor e precisava ter universidade. Aí juntou-se um monte de universidade e criou a universidade do Brasil. Então como é que se explica

00:21:00

Esse país sabe sempre fazer as coisas depois que os outros fazem. Como é que se explica a Argentina ter quase quarenta por cento dos jovens de dezenove a vinte e quatro anos na universidade? Como é que se explica o o Chile tem quase quarenta por cento? E o Brasil

00:21:19

Somente no nosso governo é que chegou a dezessete por cento. Porque era menos que onze por cento. Como é que se explica um país desse tamanho aqui quando eu cheguei na presidência tinha só três milhões e meio de alunos na universidade. Nós chegamos a oito em oito anos. Ou melhor em treze anos.

00:21:36

Ora como é que se explica as pessoas não garantirem investimento na educação nesse país? Isso não é isso não é cargo é investimento porque isso tem um retorno depois que a pessoa se volta não só porque a pessoa pode pagar mas porque a pessoa vai produzir

00:21:52

Coisas mais qualificada pra esse país esse país vai ser mais competitivo sabe com os outros países a nível internacional. Eu quero deixar o Brasil do século vinte e dois. Eu quero começar ele no século vinte e um.

00:22:08

Em relação a Petrobras eh eu queria saber comé que o senhor tá pensando, o senhor já falou de mudança na política de preços da Petrobras? Queria saber exatamente o que que o senhor tá pensando em relação a isso e qual que é a sua avaliação em relação a lei das estatais?

00:22:22

que foi criada aí pra evitar nomeações políticas, o presidente Jair Bolsonaro fez trocas no comando da Petrobras. O senhor acha que o presidente da Petrobras tem que estar alinhado ao governo ou ele tem que ter um perfil técnico e independente? Olha, o presidente da Petrobras tem que ser uma pessoa competente. Eu tenho muito orgulho

00:22:42

De ter tido o velho Eduardo Guta presidente da Petrobras. E tenho muito orgulho de ter digo Sérgio Gabriele como presidente da Petrobras. É importante lembrar que o Sérgio Gabriele quando era diretor financeiro da Petrobras ele foi dois anos

00:22:57

Seguidos eleito o melhor diretor financeiro de indústria de petroleiras do mundo. É importante lembrar que foi no governo dessa gente que nós descobrimos o pré-sal. E o pré-sal não foi sorte não. O pré-sal foi investimento em pesquisa.

00:23:13

O pré-sal foi um desafio que nós nos colocamos para tentar fazer com que o Brasil fosse definitivamente autossuficiente. E quando nós encontramos a mais importante jardins de petróleo no século vinte e um, sabe? Nós resolvemos destruir a Petrobras.

00:23:30

Resolve privatizar BR, privatizar vender, retiraria. E hoje um país que poderia ser a sexta economia mundial que hoje é a décima terceira. Um país que é autossuficiente em petróleo e que poderia estar exportando derivado. Não tem capacidade de refinar.

00:23:48

A quantidade de consumo que nós precisamos. O Brasil hoje só tem capacidade de refinar menos de oitenta por cento daquilo que a gente consome é uma vergonha. É uma vergonha. Esse país só tem ter orgulho de ser grande. Esse país precisa saber que ele não é uma república de banana.

00:24:07

Eu tenho um país que pode ser um país importante no mundo. Ele pode estar no mesmo patamar da China. Ele pode estar no mesmo patamar dos Estados Unidos. Da Alemanha. Sabe? Nós somos grande. O que nós não podemos é pensar pequeno. Tacanha. Achar que a gente tem que vender as coisa porque o estado não tem competência pra nada.

00:24:26

Mas aí o senhor pretende mudar? O senhor pretende mudar a política de preço? Abandonar eh essa questão de preços internacionais? Carla presta atenção. Eu pretendo mudar a política de preço da Petrobras.

00:24:40

Eu pretendo fazer com que o preço na Petrobras seja em função dos custos nacionais, do gastos nacionais porque nós produzimos em real, pagamos a salário em real. Ou seja, essa história de PTI, essa história de internação do preço na verdade é pra agradar

00:25:00

Aos acionistas em detrimento de duzentos e quinze milhões de brasileiros. E a gente pode reduzir o preço sim, o presidente não teve coragem. Não teve coragem porque depois que eles privatizaram a BR surgiram trezentos e noventa e duas empresas importadoras de

00:25:18

Derivado de petróleo. Trezentas e noventa e duas que estão importando dos Estados Unidos em dólar. Então ele não pode mexer no preço porque ele está comprometido com a privatização. Ele está comprometido com trezentos e noventa e duas empresas.

00:25:33

O seu Guedes vive dizendo que é preciso dar de graça. O pessoal vai vender porque o petróleo não vai fazer mais nada. Enquanto os países ricos estão fazendo estoque de petróleo. Que ele sabe que o petróleo ainda será estratégico por muito tempo. Então é uma pena.

00:25:52

Eu, se ganhar as eleições, nós vamos votar, vamos fazer refinaria nesse país, esse país vai ser autossuficiente, vamos restabelecer o ROI com setenta e cinco por cento, ficar pra educação, saúde e ciência e tecnologia.

00:26:06

Vamos fazer a Petrobrás ser senão a primeira, a segunda empresa petroleira sabe do mundo. Nós temos condições pra isso. Sabe? Então e e o o dirigente da Petrobras é indicado sabe? Por um conselho, um conselho que elege. Mas vocês falam às vezes esquecem

00:26:25

Que no conselho quando eu era presidente estava hoje aí nele. Estava o Gerdau. Estava o Fábio Barbosa representando os bancos. Sabe? Tinha gente de toda a sociedade brasileira que a representação dos acionistas minoritários. Ora então isso ocorreu vamos repor outra vez. A Petrobras

00:26:45

Vai votar a ser mais do que uma empresa de petróleo mas é uma empresa de energia. A Petrobras quando nós aprovamos a indústria naval e as plataformas que a Petrobras tinha que contratar sabe? Sessenta por cento de componentes de indústria nacional é porque a gente queria ter política industrial.

00:27:04

E desenvolver uma grande indústria nesse país. Lamentavelmente tudo foi destruído. Pois é presidente, você vai pegar um país eh se eleito bem eh com bastante dificuldade na economia. As reservas cambiais hoje elas estão aí na faixa de uns trezentos e sessenta, trezentos e setenta bilhões de dólares. Elas são importantes pro país.

00:27:24

Existir a crise internacional. Há gente no PT que defende usar uma parcela dessas reservas prum programa de infraestrutura pro PIB voltar a crescer e diluir a dívida pública. Qual que é a sua visão sobre as reservas cambiais? Elas podem

00:27:39

Ser utilizadas em parte prum programa desse tipo ou só não vai por esse caminho? OK ah esse pernambucano que está falando com você foi o cara que tornou obsessão ter reservas internacional.

00:27:57

Eu fui à Índia em dois mil e cinco. E quando eu cheguei na Índia ainda tinha anunciado que ela tinha concluído cem bilhões de dólares de reservas. E eu fiquei pensando por que que o Brasil não faz reserva? Por que que o Brasil não constrói um colchão de segurança

00:28:16

Para que a gente não fique vulnerável. Então esses trezentos e setenta bilhões que tem aí isso foi obra, sabe? Do nosso governo em dois mil e cinco. Dois mil e seis e continuei com a Dilma a partir de dois mil e dez. Eu não pretendo mexer nesse dinheiro.

00:28:33

Eu já peguei o Brasil pior do que está hoje ou melhor. Pior não. A inflação estava mais alta do que até hoje. O desemprego estava doze por cento. O juro estava vinte e quatro ponto nove por cento quando eu peguei no Brasil. E o que aconteceu com o Brasil? A dívida que era sessenta caiu pra trinta e nove. Vocês se lembram disso.

00:28:52

O PIB que era zero cresceu em média quatro sete por cento. Vocês se lembram disso. Sem precisar mexer nas nossas reservas. Sem precisar mexer. Esse país tem dinheiro e é preciso catucar. Sabe? É preciso a gente fura esse dinheiro porque a gente pode arrumar o dinheiro.

00:29:11

E fazer com que a gente faça as coisas que o Brasil precisa. E eu obviamente que eu não vou dizer o que que eu vou fazer, como é que eu vou fazer. Mas eu quero, querido, como você é um jornalista competente, novo, como o Bobig é muito novo e acaba. Vocês se preparem porque vocês vão ter suspensão.

00:29:29

No que nós vamos fazer nesse país retomar o crescimento gerar indústrias nova, gerar emprego, gerar aumento de salário, melhorar educação, melhorar a saúde e vocês voltarem a ter orgulho de ser brasileiro. Quando vocês viajarem vão poder mostrar o passaporte de vocês com muito orgulho.

00:29:49

E quem vai pegar o passaporte de vocês vai falar bem-vindo brasileiros. Nós vamos recuperar isso. Pode ter certeza que eu tenho na cabeça cada coisa que eu quero fazer e se eu não tivesse certeza do que eu vou fazer eu não estaria concorrendo à presidência da república

00:30:05

Presidente, ainda nesse bloco econômico, né? Como é que o senhor tá pensando no papel dos bancos públicos? Pode ser algo mais na linha do que foi no governo Dilma, dos campeões nacionais ou o senhor pretende uma voltar ele pro micro, pro médico, qual a visão dos seus bancos públicos? O Bobinho, que você poderia ter ao invés de perguntar.

00:30:22

Se os bancos de acém como foi no governo da Dilma seu poderia perguntar se ele seria como foi no meu governo. Você sabe que quando alguma crise em dois mil e oito você sabe que eu liguei pro Obama perguntando pro Obama se ele tinha banco público, se ele tinha um BNDES, se ele tinha uma Caixa Econômica e ele não tinha. E eu dizia aqui não pode criar risco.

00:30:42

E quem foi que salvou a economia brasileira? Foram os bancos públicos. Foram os bancos públicos. Lá fora os bancos públicos que entraram para poder salvar a economia brasileira. Ou seja quando a coisa está feia. Quem resolve é o estado.

00:30:58

Quando a coisa está boa, todo mundo fala no mercado, mercado, mercado, mercado. Quando quebrou o Leman Brothers, quem foi que salvou a economia? O estado. Houve uma intervenção bruta do estado que gastou trilhões de dólares. Para recuperar a economia americana e a economia mundial.

00:31:16

Olha, aqui no Brasil se não fosse o BNDES, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNDE e o BABA a gente não teria recuperado. Então quando os bancos privados não querem emprestar dinheiro, o BNDES está aí pra emprestar. Pra emprestar e a gente inclusive baixar a taxa de juros.

00:31:34

Fazer empréstimo de longo prazo. Hoje eu quero mudar o perfil do do BNDES. Oh hoje eu quero fazer com que o BNDES seja um emprestador de dinheiro para pequenos e médios empreendedores.

00:31:48

Sabe não apenas emprestar dinheiro pra grandes empresas, mas emprestar para pequenas e médias empresas, para pequenos e médias empreendedores para que a gente possa dinamizar muito, muito, muito a economia brasileira. Estou voltando a a governar esse país

00:32:05

Com uma sede imensa de fomentar a criação de cooperativos. Sabe todo tipo de cooperativa que as pessoas quiserem criar, que as pessoas tiverem interesse de criar, vamos facilitar, criar. Porque a gente não pode ficar dependendo de ninguém na economia. Todo mundo vai ter que se mexer. É por isso

00:32:24

É por isso que nós estamos fazendo um programa olha diretrizes básica para um programa de governo e colocamos na internet. Já tem quinze mil contribuições. Nós agora vamos pegar uma equipe da da da Fundação Pessoa Brahma. Vamos sistematizar isso e quando eu tomar posse se preparem.

00:32:43

Porque eu vou discutir muito com a sociedade brasileira. Eu vou voltar a fazer conferências nacionais para discutir reforma tributária por exemplo. Vocês entrevistam muita gente e todo mundo falando de reforma tributária, de reforma tributária, de reforma tributária. Mas ela não sai. Essa é uma lenda presidente. Ninguém. É isso aí.

00:33:03

Ninguém faz, você tem razão, virou uma lenda. Não. Então, mas deixa eu te contar se você tem lá no Brado em dois mil e sete eu dei entrada numa proposta de política tributária que foi aprovada por vinte e sete governadores, foi aprovada pelas centrais sindicais, foi aprovada pelas confederações e foi aprovado pela liderança do congresso.

00:33:22

O zero governador de São Paulo quando eu dei entrada o Serra virou contra. Ah mas ele era favorável à proposta de reforma. Então eu vou repetir outra vez. Eu vou convidar os empresários, vou convidar os trabalhadores, vou convidar

00:33:39

Sabe a a o o os políticos e nós vamos tentar fazer uma proposta de política tributária definitiva nesse país. Aonde o rico paga um pouco mais e o pobre paga um pouco menos. Uma política tributária sabe que ela pode ser o IVA.

00:33:56

Pode ser alguma coisa em que a gente consiga diminuir a quantidade de impostos que a gente diminua a burocratização mas que a gente faça com que as pessoas paguem sobre lucros e dividendos.

00:34:08

Olha que a gente não permita que um cara que compre um quilo de feijão paga o mesmo imposto que paga o o Roberto ou que paga o Lula ou que pagam você. Saber é preciso que a gente faça uma política tributária sabe? Em que o rico paga mais e o pobre paga menos.

00:34:27

Presidente, presidente eh o governo Bolsonaro agora, o Ministério da Economia reviu aí um pouco das projeções, né? De déficit, está falando até em superávit antecipando aí alguns dividendos das estatais.

00:34:40

Que de dois mil e vinte e três pra dois mil e vinte e dois. Eu queria saber o que o senhor acha dessa manobra e se o senhor acha que o a equipe do Paulo Guedes está fazendo aí uma contabilidade criativa, uma maquiagem nas contas? Eu eu sinceramente sinceramente cara eu fico vendo que o Paulo Guedes está fazendo

00:35:00

Nessa economia eu fico assustado. Porque as pessoas falam em teto de gasto e ele faz o que ele fez com os precatórios. Ele faz o que ele fez agora, ele criou uma PEC de emergência. Criou uma PEC pra poder fazer um benefício eleitoreiro de quatro meses.

00:35:18

Você não precisa utilizar o polvo como massa de manobra porque o povo está com fome. Pode ser um programa sabe feito de forma permanente. Ele fez até dezembro.

00:35:29

E agora percebeu a bobagem que fez? Já está falando nos comícios não? Não. Eu vou deixar depois de entender como vai ser vai ser X mas a lei que ele fez é só até dezembro. O que nós precisamos na verdade cara é fazer uma grande política de crescimento econômico.

00:35:47

Nós temos que fomentar, que incentivar e aí é que tem o papel do estado. Porque se o estado não entrar com dinheiro, sabe? Ser o indutor do desenvolvimento, ele começa a empresa privada fazer. E ele convence o mercado externo investir aqui. Quem é que vai investir aqui hoje comigo e Carla e Kelly?

00:36:04

Qual é o investidor estrangeiro que com um presidente maluco desse sem fazer investimento aqui? Ora, e vocês sabem da credibilidade que nós conquistamos no nosso governo lá fora. O Alckmin sabe que eu e ele vamos viajar o mundo aí.

00:36:19

É bom pra China pra Rússia que está em guerra nós não vamos agora não. Nós vamos pra China não. Pros Estados Unidos, pra Alemanha, pra França, pra Itália. Vamos pra tudo quanto é lugar. Tentar convencer as pessoas de que vale a pena investir nesse país. Porque esse país tem mercado.

00:36:36

Esse país tem duzentos e quinze milhões de habitantes, esse país tem estabilidade, esse país tem credibilidade, esse país tem previsibilidade. E quando a gente fizer isso, a gente vai conseguir fazer com que as pessoas venham pra cá, não para comprar nos nossos ativos já existente, mas para fazer coisas novas, indústrias novas.

00:36:56

É isso que vai acontecer no Brasil e eu quero que você todo ano Kennedy me convoque pra uma entrevista pelo UOL todo ano. Já está convidado. Já está convidado, já está convocado a primeira entrevista quando for eleito presidente da república.

00:37:12

Eh presidente então beleza com compromisso. Vamos mudar um pouco de assunto eh falar um pouco de democracia. A faculdade de direito da Universidade de São Paulo ou da USP criou uma carta em defesa da democracia. Que é um manifesto pra repudiar esses ataques que o Bolsonaro faz ao uno eletrônico. O presidente da república mente.

00:37:30

Dizendo que o sistema eleitoral não é confiável a gente sabe que ele é confiável. O manifesto tem adesão da direção da FIESP, do Josué Alencar, filho do Zé Alencar que foi vice do senhor. O Horácio La Ferpiva falou, está endossando. Eh o grupo de advogados prerrogativas que apoia o senhor a faculdade

00:37:48

De direito da USP estão pensando num ato no dia onze pruma espécie de carta ao povo brasileiro que trate na democracia quero saber se o senhor vai lançar algum tipo de carta ao brasileiro povo brasileiro nesse sentido da questão democrática o o Marcos Nobre cientista político deu uma entrevista pra gente aqui no áudio dizendo que o senhor devia ser um líder

00:38:07

Em defesa de um pacto da da democracia porque eu só lidero as pesquisas, é o favorito e que é preciso que a sociedade como um todo diga que não vai aceitar o golpismo. O senhor pretende, presidente, propor algum tipo de pacto, o senhor ou o senhor acha que isso é algo que tem que ficar aí a cargo da sociedade civil?

00:38:26

Como manifesto da da USP, do prerrogativas, dos empresários? Olha, primeiro eu fico feliz da existência de milhares e milhares de brasileiros se propondo a assinar o manifesto a favor da democracia.

00:38:43

Eu fiquei muito feliz com essa iniciativa da UFRA. Eu lembro muito bem do que aconteceu com você do cemitério sabe em mil novecentos e setenta e sete.

00:38:52

Eu assisti a leitura daquela carta

00:38:54

Ah e eu acho que esse movimento na UFF é extraordinário. Eu acho que se prorrogativa fizer também extraordinário. Eu não sei se cabe a mim fazer uma casa porque aí essa carta pro brasileiro já fica sob suspeita. Porque eu sou candidato. Tá? Mas deixa eu te dizer uma coisa.

00:39:12

Eu estou convencido de que todos os brasileiros, homens e mulheres precisam brigar muito para que a gente mantenha a consolidação do processo democrático desse país. A democracia é a única, a única forma política

00:39:31

que a gente pode garantir liberdade de ir e vir pras pessoas, liberdade de expressão, liberdade de comunicação, liberdade de pensamento, ou seja, a gente não pode permitir que uma mentira causada por um bronco

00:39:44

Causada por um bronco que todo dia conta seis ou sete mentiras através das suas live sabe? Tenha tenha força nesse país. Então eu estou muito feliz, eu estou obviamente totalmente de acordo, feliz porque sabe? Os intelectuais e os empresários resolveram se mexer.

00:40:04

Porque também nos anos oitenta foi assim nos anos setenta e eu acho que a gente vai consolidar a democracia e a gente não pode colocar em suspensão uma coisa que não merece suspensão. Sabe o cidadão que foi eleito não tem um vereador, um prefeito, um deputado estadual, federal, um governador sabe o que coloca em suspensão a urna.

00:40:23

Só esse bronco sabe? Que ganhou pela urna eletrônica é que está tentando copiar sabe? O o o Trump está tentando desafiar a lógica da democracia. Eu estou favorável e qualquer coisa que for feito pra garantir a democracia

00:40:42

pode saber que eu estarei dentro. Presidente, agora durante o lançamento da candidatura o presidente Jair Bolsonaro convocou aí manifestações pro Sete de Setembro contra os surdos da toga em referência aí ao Supremo Tribunal Federal. O senhor acredita que ele pode tentar um golpe caso ele não vença as eleições? E aí o que que o senhor acha

00:41:02

Que como que reagiriam as forças armadas eh caso o presidente tente um golpe o senhor acredita que eh ele teria chances de sucesso nessa tentativa? O o Carla a a primeira coisa que eu queria te dizer era que eu sonhei muito com esse dois mil e vinte e dois

00:41:20

Eu quando era presidente da república eu na Secretaria de Assuntos Estratégicos eu estava pensando em preparar um documento para garantir o Brasil que a gente ia ter em dois mil e vinte e dois. Quando a gente completasse duzentos anos de independência.

00:41:38

O presidente que aí está se tivesse o mínimo de bom senso se tivesse o mínimo o mínimo de inteligência ele estaria promovendo um vinte e dois de de setembro uma grande festa cívica

00:41:54

De comemoração dos duzentos anos de independência. Avaliar o que foi feito nesses duzentos anos e saber o que que nós queremos daqui pra frente. Não. Ele quer transformar os duzentos anos no mato dele. Ele quer fazer o amor. Quem sabe com uma estátua de Tiradentes.

00:42:13

Ele quer brincar sabe? Com uma data mais nobre que nós temos nesse país. É lamentável que seja assim. Ele não vai ter sucesso porque o povo sabe que a independência não é dele. O povo sabe que a independência não é uma coisa dos militares. A independência é uma golpista da sociedade civil brasileira.

00:42:33

A a a independência é uma coisa séria pra todo mundo. É uma pena que os militares se apoderaram e afetam quase toda militar. Mas a independência é uma coisa da sociedade civil. Então o que eu acho é que ele vai tentar fazer tudo que ele quiser fazer. Eu acho que nós temos que ter em conta

00:42:52

Que os militares são mais responsável do que o Bolsonaro. Eu convivi com os militares e eu posso te dizer que eu não tenho queixa do comportamento das forças armadas, nem da maneira, nem do exército, nem da da aeronáutica.

00:43:05

Ou seja, eu mantive oito anos de convivência da forma mais digna possível. Eles nunca me criaram um único problema. Eles ajudaram naquilo que era possível ajudar. Quando eu cheguei na quando eu cheguei na presidência em dois mil e três Carla o exército liberava os soldados às onze e meia porque não tinha dinheiro pra dar o almoço.

00:43:24

Eu não só garanti que ficasse o dia inteiro pra dar o almoço como eu garanti um curso pra fazer o soldado ou cidadão pra eles fazer o curso no SENAI como compramos inclusive fase a nove coturno pras Forças Armadas. A aeronáutica não tinha mais nem avião. Aeronáutica estava o Sangalho. O avião presidencial chamava sucata.

00:43:43

Sucatão e os outros era sucatinha. Não tinha mais avião. Eu peguei vinte e poucos aviões da Rio Sul e dei pra Aeronáutica que não é possível um país que é o maior país da América Latina não ter fica avião. Eu fui visitar o Barão de Tefé lá na Antártica. Eu fiquei com vergonha do tamanho do nosso navio.

00:44:02

Quase que não cabe o pesquisador dentro do laboratório eu falei pro Almirante vamos comprar um navio decente ali ele comprou sabe então as Forças Armadas não cria um caso eu tenho certeza que essas bobagens que Bolsonaro fala não tem o apoio da da da dos militares da ativa

00:44:22

Não tem apoio do alto comando. Embora o presidente da república seja um chefe supremo ele só pode ser considerado chefe supremo quando ele é sério. Quando ele fala coisa com coisa, quando ele respeita a sociedade, respeita as instituições, respeita a democracia, respeita as próprias forças armadas.

00:44:39

De vez em quando ele fala o meu exército, a minha força danada. Não é dele coisa nenhuma. Ele é um cidadão que foi expulso. Ele foi expulso sabe do exército por má conduta?

00:44:51

É me dizendo como é como é que a gente pode pensar em golpe? Eu não acredito em golpe. Não acredito que as forças armadas aceite isso. Não acredite que a sociedade brasileira permita. Não acredito. Esse cidadão se ele começar a brincar com a democracia

00:45:07

Ele vai pagar um preço muito caro. Até porque esse cidadão anda fazendo um decreto de sigilo de cem anos. Eu não conheço na história desse país em nenhum momento. Alguém fazer um decreto de cerâmica pra proteger seus familiares pra proteger seus ministros. O senhor vai revogar esses sigilos?

00:45:26

senhor vai revogar esse gênero de cem anos? É lógico que tem que revogar Kennedy. Não é possível. Não é possível a gente permitir. Ontem eu vim dizer que tem gente dele lá no congresso que estão pensando uma PEC para garantir que nenhum presidente possa ser preso.

00:45:43

Vitalício, o senador Vitalício, que que o senhor acha disso? Eu sou contra, eu sou contra. Senador tem que ser eleito, eu sou contra inclusive a figura do suplente. Eu sou contra inclusive a segurança pública, tem cara que coloca o tio, sobrinho, parente, o cunhado. Ah não é possível, isso não é febre.

00:46:02

Senhora segundo colocado eu fui do instituto dele, acabou. Presidente, todos os votos das eleição é tão zerinho só pra encerrar esse esse pedaço, o senhor é favorável a a por exemplo ter um um um militar na frente do Ministério da Defesa, como tem o Bolsonaro

00:46:21

O senhor Pedro acha que tem que ser comandado como um um civil, como era no seu no seu governo? Qual a visão que o senhor tem? Eh dessa disso em tese e na prática como o senhor está vendo a a atuação do atual ministro da defesa? Eu vou te contar uma coisa bem séria.

00:46:37

Primeiro eu sou favorável a um civil como o ministro da defesa. Muito claro. Segundo eu quando era presidente conversei várias vezes com meus comandantes e ele diziam pra mim presidente não é prudente colocar um militar, o Ministério da Defesa. Porque não é possível uma força mandar na outra.

00:46:56

Se você coloca o exército, a Maria e a Aeronáutica fica chateado, se coloca a aeronáutica, o exército e a Maria, se coloca a Maria, fica aeronave pro exército. Sabe? E por isso nós conquistamos a indicação do ministro da defesa está difícil pra colocar gente na sociedade civil.

00:47:15

E pode ficar certo que será o ministro da sociedade civil. Não será um militar. Em relação ao Paulo Sérgio eh presidente o que que você tem achado da conduta do ministro da defesa atualmente? Olha eu não tenho acompanhado. Eu só acho que

00:47:33

O Brasil é tão grande e o Brasil pode ser tão importante. Veja, o ministro da defesa e a nossa Forças Armadas tem oito milhões e meio de quilômetros parado pra cuidar. Tem quase dezesseis mil quilômetros de fronteira seca. E mais oito mil quilômetros de fronteira marítima.

00:47:52

Tem sabe? A a a floresta a a a amazônica toda tem cinco biomas pra cuidar, tem nossas riquezas de solo e do subsolo pra cuidar. Tem doze por cento de água doce do mundo. Essas são riquezas além da sociedade brasileira que as forças armadas tem que cuidar de forma soberana.

00:48:11

E as Forças Armadas tem que estar bem preparada, bem armada, bem treinada porque ela precisa defender o Brasil contra possíveis inimigos externos. Não ministro a defesa quer cuidar de urna eletrônica. Ele tem as forças armadas tem que se meter no processo eleitoral? Olha eu vou dizer uma coisa que eu disse pro meu senador Jaques Wagner

00:48:30

E pro senador Humberto Costa. Era preciso que ele fizesse um discurso pra dizer que as forças armadas não tinha que ficar dando palpite sobre urna. Urna é uma questão da sociedade civil. É uma questão do Congresso Nacional.

00:48:47

É uma questão dos partidos e uma questão da meia da Justiça Eleitoral. Ora gente do céu não é possível que com a quantidade de responsabilidade que nós temos que ter com o tráfico de arma na nossa fronteira como tráfico de droga na nossa fronteira

00:49:04

A gente tem o ministro da defesa preocupado com urna eletrônica porque o presidente está preocupado? Não. Está errado. Está errado. Discutir a urna eletrônica é uma questão da sociedade civil. Uma questão dos partidos políticos. Uma questão dos políticos e uma questão da justiça eleitoral.

00:49:23

É assim que deve ser. E a e o Ministério da Defesa está preocupado em organizar as nossas tropas pra elas bem defender o Brasil quando o Brasil precisar.

00:49:35

Presidente, é que nesse caso o o os militares, o Ministério da Defesa argumenta que foram convidados pelo TSE pra participar desse processo. O senhor acha que foi um erro do TSE convidar? E aí emendando nessa questão do judiciário tanto da Justiça Eleitoral como do STF

00:49:51

avaliação o senhor faz aí do STF atualmente o presidente Bolsonaro antagoniza muito mais parte da sociedade civil também critica o STF o senhor acha que o STF está politizado? Como é que o senhor faz essa avaliação da Justiça Eleitoral e do Supremo? Veja eu acho que a politização do STF é culpa do político

00:50:11

Ou seja, a classe política ela judicializou muito a política. Sabe? Qualquer coisinha as pessoas entram com recurso na Suprema Corte. Ou seja, se tem coisa que precisa ser resolvida no plenário da câmara. E aprovado no plenário da câmara as pessoas não podem ficar recorrendo toda hora pra justiça.

00:50:28

Então eu acho que o poder judiciário tem um papel sobre tudo a suprema corte. É aquilo que a gente chama de guardiã da da da constituição brasileira. O que é um papel nobre e excepcional? Eu acho que nós precisamos voltar a normalidade.

00:50:45

O poder executivo governa, o poder legislativo legisla e o poder judiciário julga. É isso que nós queremos. Acontece que hoje o presidente da república não controla nem o orçamento da união. Quem controla o orçamento é a Câmara dos Deputados.

00:51:00

E o relator de um orçamento secreto que é excretência da política brasileira. Eu não deveria estar falando isso ao Kennedy porque o deputado está vendo ah o Lula está xingando o orçamento secreto. Se relacionar com o centrão, né? Sim. Foi eleito vai ter que se relacionar com o centrão.

00:51:18

Orçamento secreto a excrecência da política brasileira. Não é sério. Não é sério. Até porque se você quer saber uma coisa séria não tem que ser secreta. Não precisa ser secreta. O relator tem mais poder que um ministro. O relator tem mais poder que o presidente da república.

00:51:38

Aonde é que isso aconteceu desde que o Brasil teve a Proclamação da República em nenhum momento histórico acontece agora porque o presidente não tem nenhuma força sobre o Congresso Nacional. Ele é uma marionete. É isto que é. Então meu caro é o seguinte

00:51:55

Eu vou governar, eu não considero um centrão, um partido político quer dizer. Eu, eu, eu estava como deputado constituído quando eu vi o centrão ser criado. O centrão foi criado para evitar o avanço da sociedade civil

00:52:12

Nas conquistas sociais da nossa constituição.

00:52:15

era o companheiro Mário Covas que era o cara da sistematização e a gente estava conseguindo conquistar muitas coisas e eu lembro do Roberto Cardoso Alves, eu lembro do do do deputado de Pernambuco sabe? Conversando para criar um centrão para evitar que a gente tivesse muitas vitórias. Então

00:52:35

O centrão se junta em torno de determinados assuntos. Eu sinceramente quero conversar com os partidos políticos. Eu ganhei nas eleições pode ficar certo que eu vou conversar com os partidos políticos e eu quero colocar nas costas dele na responsabilidade deles também. O Brasil que a gente tem que construir.

00:52:55

Ou ele quer governar o Brasil pra ajudar esse povo que está dormindo na rua? Esse povo que está sem comer são trinta e três milhões. São milhões que estão desempregado. Ou eles querem governar o Brasil pra essa gente? Ou eles vão dizer que querem governar pra eles? Alice eu vou responsabilizá-los porque eu quero parceria.

00:53:14

Eu quero trabalhar junto. Você sabe que quando eu ganho as eleições você falou empacto quer dizer você sabe que a primeira coisa que eu fiz foi criar o conselho de desenvolvimento econômico e social. Os empresários, com banqueiros, com trabalhadores, com índios, com bispos, com pastores, ou seja todo mundo participou.

00:53:32

Eram noventa pessoas isso vai ser recriado. Isso vai ser recriado. As conferências nacionais pra definir políticas públicas vão ser recriadas. Porque esse país não é meu. Esse país é o país do povo brasileiro. Eu sou apenas o síndico se ganhar as eleições. Então eu quero é que o povo diga

00:53:51

O que que a gente tem que fazer? Não eu dizer pro povo o que eu vou fazer. Eu não quero ser o dono da verdade. Eu quero ser

00:54:01

Sabe o maestro de uma orquestra que tem prefeito, que tem governadores, que tem sindicatos, que tem empresários, que tem gente contra, gente a favor e eu preciso como maestro sabe tratar o negócio? Essa orquestra de duzentos e quinze para que a gente possa

00:54:20

Sabe esse país ir pra frente? E presidente né essa orquestra do senhor aí qual que é o papel do Arthur Lira teria se ele for presidente da câmara o senhor colocaria em que lugar da sua orquestra. Como é que o senhor vê a atuação dele agora na na presidência?

00:54:34

E e a gente já sabe que tem uma articulação, ele está se movimentando pra permanecer. Como é que o senhor enxerga a cultura dele nesse processo? O Big tem um político que esses dias me colocou a seguinte tese. Que eu precisava tomar cuidado.

00:54:48

Porque essa coisa é continuar do jeito que está. Eu estou em disputa. Bolsonaro está em disputa. Todo mundo está em disputa. A única coisa que está certa é unir a presidente da câmara. E o pai e não vai infeliz. Sabe por quê? Porque primeiro eu vou trabalhar

00:55:07

Durante a campanha eu vou pedir voto pra uma bancada dos partidos que estão me apoiando. Tá? Eu vou criar a bancada do time do Lula, a bancada do time da democracia. Pra que a gente eleja e depois o presidente da câmara não é uma coisa do presidente da república. Eu aprendi.

00:55:24

Eu aprendi que se o presidente tiver cuidado ele não se mete na escolha de presidente da câmara desse senado. O presidente cuida dos seus alfazeres e eu tenho certeza que o senhor está falando. Eu certeza do senhor está falando. A gente viu esse filme no governo da Dilma. Mas deixa eu te contar uma coisa. Eu vou pegar o meu governo pra não citar o da Dilma.

00:55:43

No meu governo Eduardo e presidente da câmara. Eu chamei o genuíno e falei genuíno o não passa porque o é advogado do sem terra. O advogado não ele não passa. E aí o Virgílio Guimarães que era do PT também resolveu sabe concorrer a chance que ia ganhar.

00:56:02

E quem ganhou Severino no segundo turno, no segundo turno o Grihouse teve menos voto do que o primeiro. Porque era era previsível que a bancada ruralista não iria votar no Cris Alves. Então eu estava, eu estava no Suriname quando

00:56:19

O Greald teve duzentos e poucos votos no primeiro turno. Eu fui dormir achando que o Grivaldo era presidente da câmara. Acordei tinha um papel na minha porta o seguinte, o presidente da câmara da câmara é o Severino. É um deputado de Pernambuco. Eu nem conhecia Abel Severino. O que que eu fiz? Eu peguei o telefone.

00:56:37

Eram nove horas da manhã, liguei pro Severino e falei bom dia presidente, aqui quem está falando é o presidente Lula. Eu quero lhe comunicar que a primeira coisa que eu quero fazer quando chegar em Brasília é tomar um café com o senhor. Pronto, virei amigo do Severino. Virei amigo, ou seja,

00:56:54

Deixa eu te contar uma coisa não é o presidente da câmara que precisa de um presidente da república. É o presidente da república que precisa do presidente da câmara. Então a gente tem que entender essas coisas pra gente não achar que a gente pode se meter.

00:57:11

Ah mas a gente pode não é prudente é prudente. Eu vou lhe dizer outra vez é prudente o presidente da república não se meter a escolher presidente. Porque se ele perde ele está lascado.

00:57:25

O presidente tem uma coisa que eu quero abordar com o senhor que é nessa guerra cultural que é a extrema direita trava no mundo inteiro e o Bolsonaro faz isso e os filhos fazem o tempo inteiro nas redes sociais é dizer que eles defendem a família, que eles são os verdadeiros patriotas

00:57:41

Eles acreditam em Deus, os adversários não, a luta do bem contra o mal e tem essa captura dos símbolos nacionais como as cores da bandeira, a camisa da seleção brasileira. Como é que o senhor pretende travar essa guerra cultural na campanha agora? Vai ter aí um

00:57:56

Um horário eleitoral e e e e um momento da reta final da eleição e se eleito no governo fazer essa guerra cultural porque haverá uma oposição como a gente vê nos Estados Unidos o Trump saiu do poder mas o Trumpismo continua. Como é que o senhor vai evitar esse sequestro dos símbolos nacionais?

00:58:12

Não veja eu eu acho que ah ah essas coisas acontecem no mundo inteiro e nós precisamos aprender a lidar com ela. Veja eu acho que eu tenho dito aos companheiros do PT de que a gente não pode permitir que os símbolos nacionais sejam tomado por eles.

00:58:29

A cor verde e amarela é uma cor do Brasil, não é uma cor de um partido do Bolsonaro ou do Bolsonaro. A bandeira nacional ela é um símbolo do povo brasileiro e que a gente não tem que ter vergonha de utilizar a bandeira nacional. A camisa da seleção brasileira deveria ser proibida eles utilizarem como utiliza fim de propaganda política.

00:58:48

A camisa da seleção brasileira é uma coisa do povo brasileiro. Não é uma coisa deles. Ou seja, como eles não tem partido, eles não têm música, eles não tem bandeira, não tem isso, tem nada. Na verdade, os partidos é um amontoado de deputados, parece uma cooperativa com interesses próprios, ou seja,

00:59:05

Então ele fica utilizando a falta de costume saindo da boca deles é muito falsa. Olha a cara do Bolsonaro quando ele fala em Deus. É visível que ele não acredita em Deus porque se ele acreditasse ele não falava o nome de Deus em vão.

00:59:21

Ninguém utiliza o nome de Deus eleitoralmente. Sabe? Eu tenho muito cuidado com os evangélicos porque veja eu acho que as pessoas são religiosas, as pessoas tem que cuidar da sua fé, da sua espiritualidade. Mas as pessoas não podem ser manipulada.

00:59:38

Os bicos que às vezes mais do que pastores são empresários. Que utiliza a religião como se fosse uma empresa, uma indústria. E que tentam manipular a sociedade. Isso não vai prevalecer. E tem apenas uma questão de tempo que você vai perceber.

00:59:56

Sabe que os evangélicos só saber como é que foi o meu governo fundo evangélico eles vão perceber que os evangélicos nunca foram tão bem tratado por um presidente da república do que no meu governo. Perguntou Edir Macedo. Pergunto aos deputados deles. Pergunto ao Malafaia.

01:00:15

Pergunta esses que falam mal de mim, como é que eles foram tratado no meu governo. Pergunta e acreditaram em Deus, eles vão falar a verdade. É esse voto evangélico é importante, né? O senhor pretende disputar esse voto com com o Bolsonaro, porque setenta por cento votaram no Bolsonaro e trinta apenas no Haddad em dois mil e dezoito.

01:00:35

É eu eu não vou trabalhar a campanha disputando voto evangélico, voto católico contra o judaico, voto islâmico, voto da da da da religião matriz africana. Eu não vou disputar sim. Eu vou disputar as eleições falando com o povo brasileiro. E quando eu falar dele de de de

01:00:55

E a a de fé quando eu falar sabe de religião eu quero falar pra todo mundo. Eu quero tratar todo mundo como cidadãos brasileiros. Homens e mulheres eleitores. É assim?

01:01:10

Que eu vou me dirigir. Não tem voto evangélico ou voto católico ou voto de clã. Não. É voto do povo brasileiro. E eu tenho que ter uma mensagem pra todos eles. Sabe? É como brasileiros e brasileiras que querem o bem desse país. Não dá pra eles acreditarem em mentira. Não dá pra voltar com isso aí mentira.

01:01:29

Essa bobagem de falar o Lula vai fazer isso, o Lula vai fazer aquilo. Eu já vou vender esse país oito anos. Eles sabem. Espera aí. Presente. No poder judiciário de evangélico ou de católico. O poder judiciário ele tem que tem que ser composto pelas pessoas que tem competência de ser ministro, que tem sabe?

01:01:48

Teor de conhecimento jurídico nesse país. É assim que venceu o mundo. E é assim que eu vou trabalhar. Se alguém pensa que eu vou tentar fazer isso pra grávida eu vou fazer. Eu vou tratar a religião com uma coisa muito séria. Muito séria. A fé do povo é muito séria.

01:02:06

Sabe quando o povo está cuidando da sua espiritualidade, da sua fé é uma coisa sagrada a gente não pode manipular essa gente. É assim queridos que eu vou ligar com as pessoas. Esse negócio que os temas que eles levantam sabe? Ah ah ah quando você vai ver na prática

01:02:24

Tem muita gente que fala muito em Deus mas é muito mais pecador do que outros que falam menos.

01:02:29

Presidente, eh um outro tema que tem sido colocado aí pelo presidente Bolsonaro é em relação aos debates, né? O PT tem falado de de organizar alguns pus de imprensa porque os convites são muitos, mas o Bolsonaro na convenção disse que ele quer debater com o senhor, mas não sabe se o senhor vai, o senhor tá disposto a debater com

01:02:49

Vai aos debates? Olha, eu eu não sei minha gente, o PT o PT através do comando da campanha fez um ofício para os meios de comunicação dizendo que nós gostaríamos de três debates que fosse um entre todas as rede de televisão

01:03:06

Para que a gente pudesse não ficar refém de cinquenta debate. Ou seja, eu preciso viajar o Brasil. Se a gente for fazer todo dia um debate, todo dia um debate, todo dia você não tem noção o cara como tem proposta de debate. Você não tem noção.

01:03:21

Sabe então não dá pra você ficar atendendo tudo porque senão você não faz não. Outra coisa eu preciso viajar o Brasil. Mas o senhor não tem receio de debater com o Bolsonaro, né?

01:03:32

Eu irei em debate com qualquer pessoa, já participei de debate com tanta gente, com omites, com Brizola, com Aurélio Chaves, com Maluf, sabe? Como muita gente eu já participei do debate. Muita. Agora, o que que o Bolsonaro tá pensando? Ele já não foi no debate na outra campanha. Ele agora

01:03:51

Ele está pensando o seguinte por favor em debate no segundo turno. E se você puder lembra ele que pode não ter segundo turno. A eleição pode ser resolvida no primeiro turno. Sabe?

01:04:08

Você acha que vai ganhar a operatura presidente? Você tem essa expectativa? Veja, eu não sei, eu vou trabalhar pra ganhar o mais rápido possível. Sabe? Ter uma aluna de voto possível. A gente só vai saber dia dois de outubro. E queremos isso. Por que que é importante você ganhar em primeiro turno e não no segundo turno?

01:04:27

Por que que seria porque eu já não acho isso tão importante porque você encurta o gasto da campanha você ganha um mês pra se preparar pra governar o país pra montar o governo é isso Bolsonaro contestar o resultado da eleição? E no caso desse sujeito que está aí

01:04:47

Você nunca sabe o comportamento dos milicianos que o apoiam. Você nunca sabe. Então veja, mas eu gosto de dois turnos é do PT.

01:04:57

O PT foi um dos partido que mais brigou para que a gente tivesse eleições. Eu fiz dois turno com Fernando Henrique Cardoso, com o Serra, com o Acre. Sabe? Eu adoro o debate. Eu gosto de debate, é uma coisa esticante. Da mesma forma que um jogador gosta de entrar na final pra disputar uma Copa do Mundo. Eu gosto do debate.

01:05:16

Seja no primeiro ou no segundo turno. Mas o que eu quero é dar uma certa moralizada na quantidade de debates porque eu não sou um político de gabinete que espera apenas um debate pra aparecer.

01:05:28

Eu tenho que viajar muito, muito, muito, eu quero viajar o vinte e sete estado da federação. Eu quero abraçar as pessoas, eu quero cumprimentar as pessoas, eu quero sentir as pessoas. Mas eu. Presidente, pro debate. Você falou

01:05:43

A hora que a gente receber as respostas do pedido que nós fizemos eu estarei disposto a fazer os debates. O senhor falou aí dessa questão de expectativa do primeiro turno? Qual que é o a sua expectativa em relação ao chamado

01:05:55

Voto útil, né? Por exemplo, a Anitta que declarou que vota no senhor sem ser nu sem nunca ter sido petista ou alguns eleitores do Ciro Gomes que poderiam eventualmente votar no senhor. Como é que o senhor acha que o senhor vai trabalhar nesse chamado voto útil? O senhor tá contando com ele?

01:06:10

Não não eu não vou trabalhar a ideia do voto útil porque eu já fui vítima disso muitas vezes eu oh cara eu já fui muita fui já fui muitas vezes isso quando eu voto o último. Eu eu levanto todo dia cara levanto todo dia imaginando que no dia dois de outubro a maioria do povo brasileiro

01:06:30

Vai votar na democracia e vamos a democracia vai votar na cachaça no é isso eu sonho que você vai votar em nós é o sonho que o Balbino vai votar é o sonho que o vai votar é um sonho que o diretor da UOL vai votar eu sonho que o diretor da folha vai votar eu sou eu

01:06:48

O meu trabalho é esse, é acreditar que vai que eu vou convencer todo mundo. E todo político faz isso. Olha, se isso der certo, será ótimo. Se não der certo, vamos nos preparar pro transtorno. Vamos nos preparar. A gente não ganha o campeonato antes dele terminar. O que eu tenho certeza é que seja nu ou em dois

01:07:08

Nós vamos ganhar essas eleições porque o povo quer democracia. Oh presidente a gente teve um caso além da democracia o povo quer comer. O povo quer trabalhar. O povo quer receber salário.

01:07:24

E eu digo sim pro povo que é o seu churrasquinho, uma picanhazinha feita na hora pelo toma cervejinha gelada. Ah prefeito dá até sair água. Oh bicho também na picanha gelética picanha feita na hora. A cara também parece que gosta não. Estou vendo o sorriso dela.

01:07:41

Pessoa é comigo mesmo. Vai ser no próximo sábado. Povo presidente eh mudando um pouco de assunto aqui uma coisa importante a gente teve um caso de violência política clara na campanha que foi o assassinato lá do Marcelo Arruda pelo Jorge Guarani, né? Um petista foi morto por um apoiador do Bolsonaro.

01:08:00

Eh qual é a sua preocupação com a repetição desses casos? A gente tem o Sete de Setembro o Bolsonaro convocando as pessoas a ir pra rua. O senhor acha que o Bolsonaro é responsável por essa morte devido ao discurso de ódio dele? E eu pergunto claramente pro senhor. O senhor teme um atentado? O Kennedy.

01:08:19

Eu já participei de muitas campanhas. Eu desde mil novecentos e e oitenta que eu participo de setenta e oito na verdade. Primeira vez que eu assumi num palanque eu fui pra apoiar Fernando Henrique Cardoso candidato ao senado em setenta e oito. De lá pra cá eu participo de todas as campanhas. Eu nunca vi.

01:08:38

Eu nunca vi a ignorância e a violência de que eu estou vendo hoje nesse país. Nunca vi. A gente fazia um comício, depois eu terminava um comício e você era um restaurante.

01:08:51

Encontrava gente de outro partido político, você se cumprimentava, ia com a mesa, tomava sua cerveja, jantava e não tinha problema. Hoje as pessoas não conseguem fazer isso. Porque existe uma frente bolsonarista que é a frente do ódio, a frente da violência.

01:09:09

A frente que quer atirar, a frente que quer matar. Então eu acho que o Bolsonaro tem responsabilidade, tem responsabilidade na morte do Marcelo. Se ele não tivesse ele não mandava chamar o irmão do Marcelo, não estava preocupado em atender a família e tentar falar. Ele tem responsabilidade. Porque é ele que está instigando.

01:09:27

No discurso dele, na live dele, no chiqueirinho que ele fala lá todo dia. Ele está instigando a sociedade a isso. O Trump terminava um discurso nos Estados Unidos e falava, olha, se alguém provocar vocês batam nele que depois eu garanto advogado. O Bolsonaro faz o mesmo. Ele ofende as pessoas, ele ajuda as pessoa. Então

01:09:47

Eu eu não estava habituado a isso, eu estava habituado a polarizar com o PSDB, a polarizar com o PMDB, a polarizar de forma civilizada. Ele não tem polarização. Ele é o ódio, sabe? Contra o bom senso. Um cidadão que é presidente da república.

01:10:04

Que ficou receitando o remédio que não servia pra nada pra combater o covid. Um cidadão que não derramou uma lágrima e que não foi visitar uma criança órfão que os pais morreram pelo pelo covid. Esse cidadão pode fazer mais do que fez com o Marcelo.

01:10:22

Você sabe que no PT já sofreu três provocações nós temos a bala, o tiro que deram no ônibus na caravana no no Paraná que nunca foi investigado. Nós temos agora várias tentativas deles e nós estamos preparado. Presidente. Estamos preparados. Presidente. Presidente. Eu vou mais cuidado.

01:10:42

o senhor teme atentado? Só teme um atentado? O senhor teme ser vítima de um atentado? Qualé uma coisa pra você? Eu acho que eu leio um tema, eu tenho tanta fé em Deus ou Kenner. Eu tenho tanta fé em Deus. Sabe? Tenho tanta fé em Deus e eu tenho certeza que Dona Lindu tá lá em cima

01:11:02

Tomando conta do caçulinha dela. Sabe? Eu acho que isso não vai acontecer. Tenho certeza disso. Agora você precisava perguntar pra ele se ele vai fazer. O que a turma dele a gente não pode acreditar. Sabe? Ele tem uma turma violenta.

01:11:21

Sabe a turma do mal, a turma que quebra a placa da Marielle, a turma que matou a Marielle e o Marcelo foi vítima disso, foi vítima do ódio. Um cidadão sai de um outro lugar e vai na no no lugar pra matar o outro, que história que é essa?

01:11:36

André agora é o seguinte é o seguinte OK bebê o que ele está preocupado que ele está com medo realmente é porque ele sabe que o povo vai derrotar ele sabe o que o povo brasileiro está lá não mas agora ele acha que ele vai ganhar porque ele deu deu até dezembro

01:11:55

O o vale-refeição não vale refeição não. Ele deu auxílio sabe para para o motorista, para a não as pessoas vão pegar e não vão votar nele. Ô Kevinho eu tenho dito se se o dinheiro chegar na sua conta pegue e coma senão Guedes toma. É isso.

01:12:14

Pegue e coma senão o Guedes toma. E depois dê uma banana ao invés de um voto. É isso. O que vai acontecer no Brasil.

01:12:22

Presidente, na semana passada a gente entrevistou aqui o ex-presidente Michel Temer e ele falou que era muito difícil apoiar o senhor, afirmou que os

01:12:33

O PT chama ele de golpista mas ele até fez aí um um

01:12:38

uma sinalização pra ex-presidente Dilma dizendo que ela era honestíssima. Duas perguntas. Eh o senhor quer o apoio do ex-presidente Michel Temer? E e daí também a a presidente Dilma respondeu ao presidente Michel Temer dizendo que ela não queria desculpas porque ele será pra sempre um traidor. Como é que o senhor avaliou essa essa afirmação do Temer

01:12:58

E essa resposta da Dilma? Deixa eu lhe falar uma coisa o Temer sempre teve dificuldade de votar no PT. Eu eu eu em dois mil e cinco, dois mil e seis ah dois mil e dois a gente discutia essa possibilidade da aliança. Ele nunca licitou. Sabe eu acho que o o Temer não vai votar em nós mesmo.

01:13:18

Eu tenho certeza disso. Ah e eu acho que a Dilma respondeu uma carta porque a Dilma sentiu na casa o que foi feito com ela. Eu tenho conversado com o PMDB e vocês tem dito. Eu tenho doze estado do PMDB das figuras importantes que estão com boas condições. Me apoiando.

01:13:35

Eu gostaria que o PMDB viesse me apoiar como um todo. Mas eu respeito o PMDB tem candidata. Eu jamais pedirei pra uma pessoa não ser candidata. Jamais eu pediria pra alguém retirar a candidatura. Porque se eu não fosse teimoso eu não teria chegado onde eu cheguei. Então o time vote em quem ele quiser.

01:13:54

Não tem, não tem problema. Ele já tem mais de setenta e cinco anos, ele tem direito de escolher o seu candidato a presidência. Sabe? Quem erra sempre pode continuar errando. Tem problema. Oh presidente, o senhor ficou quente em trinta dias preso em Curitiba naqueles processos começaram a lava-jato.

01:14:12

Só foi retirado da disputa presidencial de dois mil e dezoito quando era líder na pesquisa. O STF considerou o Moro eh suspeito, parcial, né? Não ia oferecer um julgamento justo e também incompetente, ou seja, não podia ter julgado o caso do senhor.

01:14:25

Só gostaria de ter algum tipo de revanche em relação a esses personagens Moro, Dallagnol, setores da imprensa, da política, do empresariado que apoiaram o impeachment e torceram pela prisão do senhor? Não. O o Kennedy, quando você chega

01:14:43

Ao grau de maturidade que um ser humano atinge aos setenta e seis anos de idade. Quando você tem a responsabilidade que eu tenho com o povo brasileiro eu não posso ter nesse coração aqui espaço pra ranço, pra raiva, pra ódio ou pra vingança.

01:15:01

Eu acho que quem faz aqui na terra aqui na terra paga. Eu acho que eles estão pagando. Eu só lamento Kennedy, só lamento que o o o Moro e o Dallagnol

01:15:15

Tenho tido tanta habilidade para mentir pra imprensa a quantidade de meses que ele emitiu. Eles conseguiram convencer a imprensa a transformar em verdade as mentiras que ele contava. Então eu fiquei lá quinhentos e oitenta dia pensando, lendo e sabe?

01:15:34

E eu falei eu preciso sair daqui maior do que eu entrei. E graças a Deus eu saí por causa da pessoa do povo brasileiro. Oh presidente. Ah eu estou muito eu não sei se é a tranquilidade que eu tenho eu estou muito tranquilo. Muito tranquilo.

01:15:49

Sabe e por isso eu quero ser presidente da república e um presidente não pode ter raiva, não pode ter ódio, não pode querer sindicato. Eu vou tratar todo mundo como se fosse os meus melhores amigos. Até porque eu tenho que tratar todos em maldades e condições. Com uma condição as pessoas mais necessitadas serão tratadas

01:16:08

Com carinho a mais. Oh presidente o Moro os setores da imprensa inclusive dizem que o senhor não é inocente apesar da do princípio constitucional ser da presunção da inocência e a anulação de um processo no caso do senhor não semea a formalidade né. Porque é uma suspensão. A gente sabe disso. Mas a crítica que se faz

01:16:26

É de que tem uma reação do senhor e do sistema político contra o combate a corrupção no Brasil e que o senhor conseguiu vitórias na justiça, que outros acusados também conseguiram.

01:16:38

E que na verdade o PT nega que o senhor e o PT negam não fazem autocrítica. Sobre casos de corrupção reais que aconteceram no governo houve as delações, devolução de dinheiro. Eu queria saber como que o senhor responde a esse tipo de crítica e que medidas o senhor pretende tomar no caso do combate à corrupção pra que não se repita um caso de corrupção no seu governo.

01:16:57

Olha, deixa eu lhe falar uma coisa. Com muita sinceridade. Eu vou falar olhando nos teus olhos, nos olhos da Carla e nos olhos do covid. Eu duvido que na história desse país na história passada e na contemporânea

01:17:16

É um governo que tenha tratado de combater a corrupção mais do que o PT. E eu tenho dito que a corrupção ela só aparece quando tem liberdade. Ela só aparece quando tem possibilidade de investigação. O PT criou o portal da transparência

01:17:35

A pessoa pode acompanhar as coisas da administração em tempo real. O PT criou a lei de acesso a informação em que cada um de vocês poderia saber a qualidade do papel higiênico que o presidente utilizava.

01:17:49

O PT nunca fechou a porta pra investigação. Nós fizemos a lei. Nós que criamos a delação. Sabe? Porque pra nós é o seguinte só tem um jeito do cidadão não ser investigado aí ele não cometer erro. Agora o que que foi grave nisso? O que que foi grave é que o seu Dallagnol

01:18:09

Montou uma quadrilha. Manchando o nome do Ministério Público que é uma instituição muito séria. E por ser séria eles tem que ter uma responsabilidade Kelly. O seu Moro deve ter algum momento que ele se olhava no espelho e se achava um Deus.

01:18:27

E a empresa fomentava. A empresa divulgava. Oh gente eu tive treze horas de Jornal Nacional contra mim. Eu tive cinquenta e nove página capa de revista contra mim. Eu tive seiscentos e oitenta editoriais contra mim. Porque as pessoas pensavam que eu estava morto.

01:18:46

E as pessoas não sabia que quem nasce em Caetés e não morre de fome até cinco anos de idade não vai ter medo de denúncia. E eu cansei de desafiar empresários políticos e provar mostra uma prova oh querido qualé a a condenação que o Moro deu pra mim?

01:19:05

Eu cometi um fato indeterminado. O que que é fato indeterminado Kennedy? Você que é jornalista ele não sabia qual crime que eu cometi e mandou pra segunda instância que nem julgou o presidente nem tinha lido a sentença. Falou a sentença do Moro aí sempre que era eu nem tinha lido.

01:19:25

Eles votaram pra me condenar porque fazia parte de uma estratégia de não me deixar de ser candidato a presidente. Achando que o Lula ele ia morrer. Pois cá estou eu. Feliz casado de novo. Casei dia dezoito de maio. Hoje eu sou um homem apaixonado pelo Brasil.

01:19:43

Apaixonado pra resolver o problema do Brasil e apaixonado pela Janger. Você acha que um homem desse vai ter ranço contra quem? Contra figuras que eu nem conheço e que eu tive tive tive a sorte porque foi Deus que me ajudou e no primeiro depoimento dizia pro Moro.

01:20:01

Você está condenada a me condenar porque a mentira já foi longe demais. E aconteceu o que eu prefiro. Por isso eu estou tranquilo, sem raça, sem raiva, sem

01:20:13

Desejo de vingança mas o desejo de reconstruir esse país para o povo brasileiro. Eu quero que o povo pobre deixe de ser pobre. As pessoas precisam parar de pensar que pobre gosta de coisa de segunda, carne de segunda, feira de segunda, roupa de segunda não. A gente gosta de tudo de primeira.

01:20:32

O povo quer comer bem, quer se vestir bem, quer ganhar bem, quer passear bem, quer ir pra restaurante e é isso que eu quero garantir. O povo quer estar numa universidade, as pessoas pobre querem ser doutoras e é isso que eu vou fazer, quer vender e é isso que gerou tanto ódio

01:20:48

Ah porque o aeroporto está cheio de gente, é a desgraça do Lula. O aeroporto virou uma rodoviária. É a desgraça do Lula que pobre agora está viajando de avião. Eu quero mais pobre viajante de avião. Mais pobre comprando carro pro trânsito ficar entupido. Até os prefeitos fazerem a rua boa. Esse país que eu quero gente.

01:21:07

Eu tenho certeza que é o país que vocês querem. Porque o país deles aumenta a violência, aumenta a criminalidade, aumenta o assalto, aumenta a prostituição. É, mas nesse país eu não quero. Eu quero um país em que não tenha violência, porque o estado estará presente fazendo as coisas.

01:21:26

Não é a polícia que resolve, é o estado. O estado tem que estar nas comunidades com educação, com cultura, com emprego, com lazer, por escola de tempo integral, Kennedy. Fique certo querido que esse país nós vamos fazer. Fique bem, se cuide bem.

01:21:43

Se cumpre bem, faça ginástica, levante de manhã, ande as canelas sua que você vai ter que correr atrás de mim viajando o Brasil pra ver as coisas que vai acontecer. Presidente, eh o senhor tá falando aí já de futuro, né?

01:21:59

Uma das causas que são apontadas até como como motivadoras de de de eventuais desvios, de irregularidades, é o é o sistema da reeleição que foi criado no Brasil, né? Com essa ideia de que qualquer um que assume o cargo ele assume o cargo num dia, no dia seguinte ele começa a trabalhar

01:22:16

Não apenas para o mandato, não apenas para o cidadão, né? Para o país que é o dever dele, mas também pra se reeleger. E aí vem compra de apoio político, aí vem a vem aparelhamento, vem tudo mais. Eu gostaria de saber se o senhor concorda com isso e se o senhor de alguma maneira já pensa eh eh tá disposto a disputar um outro mandato se for eleito.

01:22:34

Ó, primeiro que eu vim dizer pra vocês que a única coisa boa que o Brasil copiou nos Estados Unidos é o direito de reeleição de um mandato. É porque você é eleito Presidente da República. Em quatro anos você não tem tempo de fazer muita coisa.

01:22:52

Com as exigências ambientais que existe hoje se você quiser fazer um projeto grande de infraestrutura entre você pensar o projeto encomendar o projeto e aprovar esse projeto em todas as instâncias de fiscalização terminou o teu mandato. Então eu acho justo

01:23:10

Que um presidente tenha direito, que um prefeito tenha limite, que um governador e acabou. Se ele quiser ser candidato, ele espera. Eu acho justo isso. É a coisa boa. Obviamente veja que eu vou dizer uma coisa pra você e e que eu tenho medo que seja manchete. Veja, eu sinceramente.

01:23:29

Não pense em eleição. Eu quero cumprir o mandato com a maior competência possível. Eu saí do governo sabe? Dia primeiro de janeiro de dois mil e onze com oitenta e sete por cento de boiótimo.

01:23:45

Dez por cento bem regular e três por cento de rio em péssimo deve ter sido no comitê dos meus adversários. Sabe? E eu não posso sair com menos agora. Mas sou descarte pra concorrer a reeleição? Já é uma decisão tomada hoje que se o senhor for eleito o senhor não concorrerá em dois mil e vinte e seis? Está tomada essa decisão?

01:24:05

Eu não tenho idade, querido eu vou estar com oitenta e um anos cara sabe eu eu não quis o terceiro mandato quando o PT queria aprovar o terceiro mandato que eu tinha oitenta e sete por cento do ano não quis o terceiro mandato eu claro que é uma decisão tomada

01:24:24

Está ficando claro é uma decisão minha. Eu estou dizendo isso aqui agora da minha livre e espontânea vontade. Eu quero cumprir o melhor mandato que eu já fiz na vida. E quero trabalhar em quatro anos por quarenta. Espere pra ver.

01:24:43

Quando eu digo pra vocês que eu tenho setenta e três setenta e seis anos de idade energia cento e trinta e tesão política de vinte eu falei não tesão política tesão só um tesão vai de de visita ou seja é porque eu estou assim cara

01:24:57

Eu nunca tive tão motivado na minha vida. Eu nunca tive com tanta vontade de fazer as coisas como eu estou agora. É o serviço que eu tenho pra prestar pro meu país. Eu tinha muito medo em dois mil e dois. Vocês não sabem quanta noite eu deitei naquele palácio com medo de errar.

01:25:14

Vocês não sabem quantas horas eu ficava acordado com medo de fracassar e virar um Valença com o Valeta na Polônia que se candou pra se candidatou a reeleição e teve zero cinco por cento só de votos. Quantas ontem eu fiquei de barriga pra cima pensando meu Deus do céu. Será que eu vou dar conta disso? E dei conta.

01:25:33

Dei conta porque contei com o apoio de muita gente nesse país, contei com o apoio da sociedade, contei com as minhas conferências e contei com o apoio de todo mundo. Eu não sei se teve no Brasil algum presidente que teve tanta relação com os empresários como eu tive. E vou continuar tendo.

01:25:51

Vai conversar com o empresariado na campanha agora, o setor financeiro se queixa muito, que o senhor não te reúne com eles, não aceita os convites, tem todo um uma queixa de empresário e setor financeiro. OK, deixa eu te falar, o problema dos empresários é que quando eu era uma candidato, que eu era um Zé Ninguém.

01:26:09

Eu era apenas disputando eleição sabe eles quase não me convidavam e quando me convidava eu ia mas eu nunca fui na expectativa de ganhar voto ficava falando porque eu não sei falar sem olhar na cara das pessoas eu respondo olhando na casa de vocês aqui não é pra me olhar na câmara

01:26:27

Mas eu gosto de olhar pra cara de vocês pra saber a reação de vocês. Vocês eu eu nunca nunca achei que votar em mim. Então o que acontece? Eu gosto de conversar com os empresários porque eu gosto de ouvir quais são as angústia dele.

01:26:42

E às vezes eu fico angustiado com o que eles falam pra mim porque é inacreditável e Kennedy

01:26:48

Eu converso com os empresários, eles não falam da questão social, eles não falam da fome, eles não falam do desemprego, eles não falam do baixo salário, eles não falam das pessoas que estão dormindo na rua, ele só fala de coisa fiscal, ajuste fiscal, justificar, não tem fiscal puxa vida.

01:27:04

A falta de sensibilidade é total e absoluta.

01:27:09

Esse país será muito melhor para os empresários quando todo mundo estiver tomando café, almoçando e jantando. Quando não tiver ninguém dormindo na rua. Quando as pessoas poderem comprar carro, poderem viajar de avião. Quando a gente transformar os pobres em classe média.

01:27:26

Desejo o meu eu quero que as pessoas vivam como você Carla. Bem vestida, bonita, bem pintada. Eu quero que as pessoas sejam assim. Do teu paletó, que as pessoas possam comprar um paletó como o teu. Sabe, é isso que eu quero.

01:27:46

Essa é minha briga. Sabe eu era assim quando eu era metalúrgico mas estava dentro de boa fábrica. Eu nunca gostei de ser tratado como cara inferior. Era essa briga que nós temos que fazer e essa briga não é minha. Essa briga é tua é tua amiga e é tua cara.

01:28:02

Essa briga é de todos nós que conquistamos o direito de conviver que conquistamos o direito de ser alguém na vida estender a mão pra gente ajudar os outro. Não é passar e virar o pescoço como se a gente não tivesse nada com isso. Então presidente o senhor está falando

01:28:20

Você está falando da sua disposição e paixão. Eu queria saber o papel da Janja num eventual governo do senhor. Ela vai ter um papel importante? Que que o senhor ela está planejando e o que que o senhor está planejando pra ela? Oh Carla se você fosse candidato a presidente ganhasse qual seria o papel do teu marido?

01:28:39

Ah não sei presidente é minha companheira sabe? E eu obviamente acho que eu estarei muito melhor sem ele me ajudar. Sabe? Eu eu não não não não acho que

01:28:57

A mulher do presidente tem que ter um ministério, tem que ter. Sabe a mulher do presidente tem que ser mulher do presidente, tem que ajudar ele, tem que discutir com ele, sabe? Tem que aconselhar ele, tem que ser contra a coisa que ele quer fazer. Brigar com ele. Às vezes o papel. Agora eu também não perguntei pra ela.

01:29:14

E ela é uma jovem senhora sabe? Que tem pensamento próprio, que tem cabeça boa. Sabe? E às vezes melhor do que a minha. Então ela terá a liberdade de pensar sabe o que ela quer fazer pra me ajudar. Eu sinceramente estou tranquilo com relação a isso.

01:29:34

Uhum. Presidente, aproveitando em relação a PGR, né? Eh como é que o senhor, qual critério que o senhor pretende usar eh pra indicar eh o PGE no no governo? O senhor

01:29:46

Fará como presidente Jair Bolsonaro, indicar alguém de confiança ou vai seguir a a lista dos procuradores, enfim, comé que o senhor tá pensando em relação a essa questão da PGR? Ô, ô, Carla, você tem que deixar um pouquinho de suspense.

01:30:01

Tudo vai acontecer não tem sustento e fica com um governo muito previsível. Não presidente a gente tem que aproveitar essa primeira entrevista aqui que está audiência. Eu aprendi uma lição de vida. Eu respeito. Você não sabe o respeito que eu tenho

01:30:20

Pelo Ministério Público. Eu acho uma instituição excepcional e toda vez que eu fui na posse de um procurador de viajante vocês têm uma função muito importante. Por isso você tem que ter mais responsabilidade. Vocês não podem brincar.

01:30:37

Quatro pessoas. Vocês não podem fazer acusação falsa. Pra vocês acusarem de tornar público vocês tem que saber se é verdade. Porque vocês mata a vida de prefeito no interior. Está você não sabe o inferno que vocês faz quando vocês faz a denúncia leviana. E no meu caso foi leviandade.

01:30:55

Então eu eu vou pensar como é que eu vou escolher essa gente. Agora eu posso dizer que eu não vou votar em não vou indicar ministro da Suprema Corte por religiosidade. Oh presidente. Eu vou indicar. Eh afinal só um minutinho Bombinha. A assessoria está pedindo aqui pelo Zap pra gente encerrar.

01:31:14

A gente tem um pouquinho ainda mas pra encerrar com o senhor o Bombig tem mais uma pergunta importante e a gente vai eu sei que o senhor tem compromisso, tem agenda aí, mas tem algumas questões internacionais que eu queria ver com o senhor ainda. O Bombigue vai fazer uma pergunta e a gente vai estar caminhando pro encerramento, está bom?

01:31:30

Essa é um pouco internacional também, mas obviamente nacional, por exemplo, questão ambiental. Queria que o senhor falasse, o senhor falou um pouquinho lá no começo. Mas queria que o senhor falasse um pouco mais dessa visão. Seja economicamente, quanto politicamente, já tivemos esses crimes bárbaros recentemente. Como é que o senhor olha essa questão ambiental com inclusive com esse olhar no exterior também?

01:31:49

A a questão ambiental hoje ela toma uma dimensão que ela não tinha há vinte anos atrás. Hoje é humanamente impossível você querer discutir modelo de desenvolvimento se você não levar em conta a questão climática. Hoje já está provado e comprovado de que

01:32:07

A questão climática, a falta de respeito está mudando o clima e nós estamos sendo vítimas e as maiores vítimas são os mais pobres. Então veja ah eu eu era presidente quando nós criamos o fundo do Brasil, Noruega e Alemanha.

01:32:23

Eu defendo a ideia que o Brasil é soberanamente da Amazônia. Ela é nossa. Mas nós precisamos ser mais do que isso. Além da gente ser o dono a gente precisa construir parceria para pesquisar, pra investigar.

01:32:39

A gente não tem que abrir mão da soberania, o que a gente tem que compartilhar para o bem da humanidade, não apenas a nossa Amazônia, mas a Amazônia do Peru, a Amazônia da, da, da Venezuela, a Amazônia da Colômbia, ou seja, pegar os países amazônicos e a gente tentar junto

01:32:55

Sabe? Criar condições da gente fazer daquilo um centro de pesquisa mundial para tentar ajudar a sobrevivência da humanidade e a melhoria da qualidade ambiental no mundo. Isso vale pra todos os biomas. Sabe é é é isso que eu vou fazer. Essa é uma coisa que você pode saber.

01:33:14

Sabe que eu e o Oca vamos viajar o mundo tentando mostrar o que a gente quer fazer. A gente sabe que lá tem vinte e cinco milhões de habitantes. A gente sabe que as pessoas precisam trabalhar, que as pessoas sempre melhoraram de vida. Sabe? É por isso que a gente tem que defender a Zona Franca de Manaus. É por isso que é desacarante.

01:33:33

Que tem indústria mais limpa lá, indústria não poluente. Então eu vou tratar isso com carinho muito especial. Nós vamos tiver pronto programas eu faço questão quero de mandar pra você pra você distribuir pras pessoas aí que trabalham no UOL. O programa nosso sobre a questão ambiental.

01:33:53

E vamos trabalhar com muito carinho. Muito. Que a gente claro vamos analisar. Oh presidente diga. É o quê?

01:34:04

Hector, não é uma necessidade política cuidar do meio ambiente. Hoje é uma necessidade de sobrevivência desse planeta que nós habitamos. Mas sem dúvida. Oh presidente eu eu queria antes de ir pro Pinga Fogo falar rapidamente de questões internacionais queria que o senhor respondesse rapidamente que eh o senhor está com um compromisso aí.

01:34:20

O acordo Mercosul União Europeia avançou no governo Temer, tava quase pra ser fechado, parou no Bolsonaro por questões ambientais como Bambig eh mencionou a a pouco, o senhor vai revisar o acordo MERCOSUL União Europeia ou vai assinar nos termos atuais? E segunda parte, como será a relação com base Estados Unidos?

01:34:38

Em relação com China terá um parceiro preferencial? O de duas coisas nós vamos chamar a União Europeia e vamos melhorar o acordo e eu tenho fé que a gente vai inaugurar

01:34:54

Sabe essa coisa. Vai anunciar esse acordo logo logo mas com melhor qualidade para garantir que os países da América Latina possam ter política industrial. Eu já discuti muito isso com o Celso Amorim. Eu tenho certeza que nós vamos avançar. A segunda coisa é que os Estados Unidos é um parceiro muito grande pro Brasil e muito importante.

01:35:12

Sabe a única coisa que eu existo nos Estados Unidos é que ele respeita o Brasil. O Brasil não é uma colônia é um país grande e que a gente tem que tratá-lo com respeito e ser respeitado por ele.

01:35:23

Nós sabemos a importância americana e nós queremos melhorar a nossa relação política, nossa relação de de de científica, tecnológica, nossa relação empresarial e a nossa relação inclusive militar com os Estados Unidos. Nós não trataremos os Estados Unidos de forma secundária porque ele tem uma importância muito grande.

01:35:42

E nós queremos ter relações com todo mundo. Nós não temos contencioso internacional. Tá? Nós não temos e não vamos criar. Por isso a nossa política internacional será ativa e ativa como muito bem diz o nosso querido companheiro Celso Amorim.

01:36:01

Oh presidente chegamos aqui no final tem um pinga fogo eu pediria que o senhor respondesse rapidamente uma, duas palavras eh por gentileza, está bom? Vamos lá. Lava Jato. Ah foi o o erro histórico. Sérgio Moro.

01:36:21

Não não entendi. Sérgio Moro. Um equívoco. É uma mentira criada pela imprensa brasileira. Simone Tebet. Olha eu eu não conheço o seu ano por isso eu não vou fazer julgamento. Eu sei que ela foi uma boa senadora.

01:36:40

Ciro Gomes. Olha, poderia ser melhor. Ditadura militar de sessenta e quatro. Um erro histórico desse país. Tancredo Neves. Oi, uma das pessoas mais inteligentes que eu conheci. José Sarney.

01:36:59

José Sarney presidente José Sarney Sarney Sarney Sarney foi o companheiro que garantiu a transição democrática desse país. Fernando Collor de Mello

01:37:19

Ora foi um um equívoco do povo brasileiro que resultou no que resultou. Itamar Franco. Eu acho que foi uma pessoa das mais sinceras que eu conheci. Fernando Henrique Cardoso. Olha eu tenho um democrata.

01:37:38

Uma pessoa que foi muito útil ao nosso país. Dilma Rousseff. Uma grande companheira minha. Injustiçada. Michel Temer. Um equívoco. Jair Bolsonaro. Dois equívoco.

01:37:58

Luiz Inácio Lula da Silva. Não sei. Janja. Olha eu sou suspeito pra falar bem. Já já é a mulher da minha vida agora. Brasil. Olha um país maravilhoso.

01:38:17

Que merece ser bem melhor e estar bem melhor do que está hoje. Presidente, agradeço muito a entrevista do senhor aí, a paciência, muito obrigado. Está renovado o convite aí pra primeira entrevista como presidente eleito se vencer a eleição. Agradeço muito aí a atenção do senhor.

01:38:36

E a entrevista que o senhor deu aqui ao UOL pra gente, a primeira aí como candidato oficial. Muito obrigado, quero meu abraço, quero do abraço comigo, abraço Carla, até outra oportunidade se Deus quiser. Até uma próxima, abraço Bombig. Abraço a todos. Abraço Carla.

01:38:54

A Braske Kennedy Bombig, abraço presidente, brigada pela entrevista. Pois é, obrigado a vocês todos, a entrevista com o ex-presidente Lula acaba aqui, eu agradeço muito a audiência, um abraço e até uma próxima.

01:39:08

Uol.

00:00:00 / 01:39:29
1x