Botão voltar Entrevista de Lula e Marina para a imprensa em São Paulo
00:00:00

Bem longa.

00:00:12

Ai, eu quero, mano. Receita pra gente.

00:00:28

Senta aí.

00:00:47

Ei som um dois.

00:01:03

Opa. Pode ser? Pode começar, presidente. OK.

00:01:21

Então, bom dia a todos e a todos. Quero cumprimentar aqui o presidente Lula, cumprimentar aqui nosso vice-presidente Geraldo Alckmin, o Aloísio Mercadante, que coordena o nosso programa de governo e preside a Fundação Perseu Abramo. Cumprimentar também a companheira Janja que tá aqui, companheira Dinho.

00:01:40

E cumprimentar muito carinhosamente companheira Marina Silva, nossa ex-ministra de meio ambiente que nos dá alegria e a honra de estar nessa manhã conosco aqui no escritório político da campanha do presidente Lula e venho aqui pra se somar com a gente nessa caminhada.

00:01:58

Né? Que é uma caminhada de luta pela democracia, uma caminhada de luta pelas políticas públicas e nesse caso específico, companheira Marina, sobretudo pela questão ambiental em que você tem se despontado e sempre tem sido eh linha de frente nessa questão. Então, pra nós é muito importante.

00:02:16

Dizer que nós temos uma coligação com dez partidos, a rede que pertence a Federação com o PSOL já nos apoia formalmente, né? Está na coligação eh mas tinha ainda situações na rede que ela tinha liberado.

00:02:31

né? As lideranças pra se posicionarem no campo democrático e progressista. Então, é com grande alegria que a gente te recebe aqui. E falo isso em nome da nossa coligação. Então, aproveito também pra saudar toda a imprensa que está aqui.

00:02:45

E passo rapidamente aqui pro Aloísio Mercadante que coordena o programa de governo e vai falar um pouquinho sobre as propostas que a Marina trouxe pra nós. Bom dia a todos, a todas, primeiro saudar o presidente Lula, Geraldo Alckmin,

00:03:04

A Gleisi, Janja, Edinho e dos demais eu falo em seguida. E dizer que é um imenso prazer e honra receber a companheira Marina com quem eu militei trinta e três anos no partido. Fomos deputados, senadores juntos, era ministro, é o líder do governo. Então, é um imenso prazer tê-la

00:03:23

Queria saudar Matias Alencastro, o Alê Youssef, o Viola, saudar o pastor Levi, o Alexandre Zeitune, o Giovani Matos, o Emerson Osasco e de forma muito especial, Eduardo Janete porque afinal de contas nós estudamos juntos, tão fazendo quase cinquenta anos.

00:03:43

Fazia um movimento estudantil na luta pela democracia e tamos reencontrando de novo nesse desafio da democracia. A companheira Marina apresentou eh uma proposta muito consistente.

00:03:58

Tecnicamente muito bem feita com todo acúmulo que ela tem nessa nessa agenda da sustentabilidade, com ênfase na questão da da da crise, da mudança, o imenso desafio que é a crise climática, os extremos climáticos.

00:04:13

E e com alguns princípios fundamentais como articulação entre o ambiental e econômico, social e político, a justiça social, a proteção ao interesse de todos, a distribuição correta e quitativa dos bens da natureza, a necessidade de uma estratégia de longo prazo pra uma transição justa, pruma economia de carbono neutro.

00:04:32

Um alinhamento do conjunto das políticas públicas dos objetivos gerais da cor de Paris e esses princípios são seguidos de várias propostas e que são totalmente compatíveis com esse esforço que os dez partidos que compõem a frente sustentação do presidente Lula, o Brasil da esperança vinham desenvolvendo no programa de governo.

00:04:51

Eu destacaria algumas inovações que fortalece o sentido de esforço que nós tamos construindo. Por exemplo, inova e avance a constituição duma autoridade nacional de segurança climática, empoderar

00:05:05

Que num é e a e a Marina já esclareceu, não tamo discutindo aqui criar uma nova empresa, nós tamo discutindo como coordenar de forma interministerial todo esforço do enfrentamento da crise climática.

00:05:18

Ah o reforço a uma linha de crédito específica no orçamento pra adaptação às mudanças climáticas, ela traz propostas de nós avançarmos na implantação do CAR que é decisivo pra regulação e organização e legalização das propriedades rurais.

00:05:36

Do país, nós temos ainda um desafio com os estados e algumas desafios tecnológicos, mas é um, é uma, é uma, o código o o o código florestal trouxe esse instrumento que já avançou muito, mas ainda falta concluir o processo, eh na área da energia ela reforça a transição energética, enfim.

00:05:55

Eu não vou, o Plano Safra pra redução, pra estimular uma agricultura de baixo carbono, eh o crédito rural diferenciado pra assegurar. Na questão dos agrotóxicos, que nós temos que ter as melhores práticas, não permitir essa essa essa esse

00:06:12

Essa irresponsabilidade que tem sido liberar agrotóxicos sem nenhum tipo de controle, sem assegurar padrões que a própria Fau estabelece. Enfim, nós temos aí um conjunto de inovações que nós vamos agora trabalhar pra ver como operacionalizar.

00:06:28

e incorporar, mas seguramente é um é uma são propostas que avançam, inovam e aprimoram o nosso programa de governo. Então, parabéns e são propostas compatíveis com toda a trajetória e consistência que foi a militância da companheira Marina nessa agenda ambiental.

00:06:45

Brigada Aloísio, passar agora a Marina. Bom dia a todos, a todas. Em primeiro lugar eu quero agradecer a Deus por estarmos aqui. Quero agradecer

00:07:03

A todos os que se fazem presentes, aqui nesse momento importante da história do nosso país, a presença da imprensa, minha filha Maiara, que está aqui comigo, meus companheiros de partido, deputada Marinelô.

00:07:22

Nosso porta voz Geovane, alguns amigos da jornada de longos tempos desde dois mil e dez, Eduardo Vicola, Eduardo Gianetti, eh quero cumprimentar também meu coordenador de campanha Marcel.

00:07:39

Isa, Gustavo, Tasso, Jane. Não vou cumprimentar todos porque eu sei que o estado maior da Rede Sustentabilidade de São Paulo tá aqui e muita gente nos acompanhando. E de um modo especial, cumprimento o mercadante, que é é o coordenador do programa do governo do

00:07:59

Da candidatura do ex-presidente Lula, a presidente do PT Gleisi Hoffmann e quero cumprimentar de um modo especial o presidente Lula. E dizer que esse é um momento muito importante das nossas trajetórias.

00:08:17

Cumprimento também o vice-governador Geraldo Alckmin eh e isso significa que nós estamos vivendo um momento que é relevante pro nosso país e como eu disse

00:08:34

É importante em nossas trajetórias. Nós estamos vivendo aqui um reencontro político e programático. Porque do ponto de vista das nossas relações pessoais.

00:08:52

Tanto eu quanto o presidente Lula nunca deixamos de estar próximos e de nos conversar inclusive em momentos dolorosos de nossas vidas. Isso pra dirimir qualquer natureza

00:09:10

De afastamento em termos pessoais. Nosso reencontro político e programático se dá diante de um quadro grave da história política, econômica, social e ambiental do nosso país. Em que nós temos

00:09:27

Uma ameaça que eu considero a ameaça das ameaças, a ameaça a nossa democracia. E sempre que a democracia ameaçada há uma tentativa de corrosão do tecido social em todas as suas dimensões. E sempre

00:09:46

Que a gente tá diante de propostas, atitudes e processos que constitui a possibilidade da banalização do mal, homens e mulheres se unem para salvaguardar.

00:10:06

aquilo que está acima de nós, acima de nós está a democracia, acima de nós está o sofrimento do nosso povo de trinta e três milhões de brasileiros vivendo com um real e trinta centavos. Acima de nós o fato de já termos saído

00:10:26

Do mapa da fome com políticas sociais que foi o senhor que implementou e termos voltado ao mapa da fome. Está acima de nós o imperativo ético de dar conta do grave problema da mudança climática que ameaça o Brasil e o mundo.

00:10:45

E o retorno atualizado de políticas públicas que durante o seu governo foram implementadas e que geraram resultados reconhecidos no mundo inteiro aonde fomos capazes de evitar lançar na atmosfera

00:11:03

Cinco bilhões de toneladas de CO dois. Fomos responsáveis por criar oitenta por cento das áreas protegidas no mundo. Quando o atual governo em três anos e meio já é responsável. Pela destruição de um terço das florestas virgens criar no mundo.

00:11:21

E eu poderia aqui citar outros exemplos de políticas que já foram implementadas, inclusive em diferentes governos, mas que a partir de dois mil e três ganharam um patamar que é reconhecido no mundo todo.

00:11:35

A partir de quatro diretrizes que foram iniciadas e que no meu entendimento agora devem ser a base da estratégia sobre a qual nos juntando aos esforços que aí já estão e que são inteiramente compatíveis como acabou de falar o coordenador Aloísio.

00:11:53

De uma política ambiental transversal que tenha controle e participação social, que fortaleça o Sistema Nacional de Meio Ambiente e que seja capaz de investir em desenvolvimento sustentável, agricultura de baixo carbono presidente.

00:12:10

Isso é perfeitamente possível inclusive usando os trezentos e quarenta bilhões do Plano Safra que pode ser a base dessa transição. Sermos capazes de ter uma infraestrutura para o desenvolvimento sustentável. Porque é preciso dar suporte

00:12:29

Ao desenvolvimento econômico para um novo ciclo de prosperidade, que o Brasil e o mundo precisam colocar no trilho do século vinte e um, obedecendo o acordo de Paris.

00:12:39

De chegarmos ao desmatamento zero pela reimplementação atualizada do plano que o senhor implementou e coordenou na Casa Civil que foi o plano de prevenção e controle do desmatamento da Amazônia. E eu poderia citar muitas coisas que são relevantes e que

00:12:59

Ao ter colocado o nome desse documento de resgate atualizado da agenda socioambiental perdida. Ninguém melhor do que o senhor para fazer esse resgate porque exatamente o senhor que os iniciou. Fico feliz e agradecida a Deus.

00:13:18

Por esse momento que estamos vivendo por esse encontro que o Brasil está fazendo, principalmente consigo mesmo, revisitando as suas entranhas mais saudáveis que a sua democracia, o seu desejo de combate ao racismo, o seu desejo de combate

00:13:38

Ah ao machismo, o seu desejo de combate a homofobia, o seu desejo de incluir todas as pessoas com dignidade. Eu agradeço profundamente a todos aqueles que

00:13:55

Nesse momento se somam ao nosso esforço e reconheço legítimos demais esforços que tão sendo feitos para se tornarem alternativa, mas compreendo que nesse momento crucial da nossa história, quem reúne as maiores e melhores condições

00:14:14

Para derrotar Bolsonaro e a semente maléfica do bolsonarismo que está se implementando no seio da nossa sociedade, agredindo irmãos brasileiros.

00:14:30

Ser fã do vida de pessoas por pensarem diferente é a sua candidatura. Em nome daquilo que está acima de nós e olhando debaixo pra cima pra ver o que está acima de nós. É que eu manifesto o meu apoio.

00:14:49

De forma independente ao candidato e ex-presidente, futuro presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. E peço a Deus que a gente possa implementar aquilo que estamos nos comprometendo agora.

00:15:09

Com o que o senhor se compromete diante do Brasil no conjunto do programa e ao que se soma aqui agora, que é uma contribuição, existe um programa que tá sendo feito, de criarmos uma autoridade nacional

00:15:22

Para o enfrentamento das mudanças climáticas. A demarcação das terras indígenas que foi a maior contribuição do nosso do seu governo deve ser retomada. E a criação de unidades de conservação igualmente. Com essas palavras eu quero aqui

00:15:39

Dizer para todas aquelas pessoas que nos acompanham através da mídia, que sempre que surgem diante de nós a possibilidade de banalizar o mal brasileiros e brasileiras devem se unir em legítima defesa da democracia.

00:15:58

Em legítima defesa da proteção da Amazônia e demais bioma em legítima defesa das mulheres em legítima defesa dos mais pobres e legítima defesa de um país que seja próspero, que seja diverso.

00:16:15

Que seja democrático, que seja justo e que seja sustentável. Vamos caminhar juntos para tornar vitoriosa a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

00:16:30

E mais do que mudar de governo, mudarmos a realidade econômica, política e social e cultural do nosso país. Muito obrigada.

00:16:40

Aqui nessa candidatura vice-parada também

00:16:56

Bom dia a todas e a todos, cumprimentar o presidente Lula, sua esposa Janja, Marina Silva, sua filha Maiara, a Gleisi Hoffmann, Aloisio Mercadante, o Edinho Silva, deputada Marina Helô.

00:17:14

O acadêmico Eduardo Gianetti da Fonseca, Eduardo Viola, dizer ah foi tão forte aqui o evento que não coube todo mundo quem tá sentado no chão se precisarem de acupuntura me chamem viu? Mas tô

00:17:33

Tô duplamente feliz Presidente, porque pela bandeira, presidente Lula tem destacado compromisso com a sustentabilidade, com a biodiversidade, o combate as mudanças climáticas e a grande bandeira

00:17:52

Que a Marina Silva sustenta com prestígio internacional, as pessoas mais respeitadas do mundo eh na defesa, na questão socioambiental e de outro lado pelas mãos que empunham essas bandeiras.

00:18:11

a Marina tem espírito público ao longo de sua vida política como vereadora, deputada, senadora, extremamente jovem e ministra mais do que comprovado o seu compromisso com o Brasil, aliás como candidata a Presidente da República

00:18:31

Eh mais do que demonstrado, então nós tamos muito felizes pelas mãos que empunham as bandeiras pela bandeira e esse apoio presidente vai ser será, já está sendo muito importante, pelo reflexo que tem no seu partido importante que é a rede e na sociedade civil

00:18:51

Tamos muito felizes. Parabéns Marina, parabéns presidente Lula. Bem, eu quero dizer pra companheira Marina

00:19:08

Que hoje é um dia histórico para o PT, é um dia histórico para a nossa candidatura e eu acho que mais importante é que um dia histórico pra quem sonha em fortalecer

00:19:27

A democracia no nosso país. Quero agradecer ao companheiro Jean Neto, o companheiro Viola que estão aqui. Quero agradecer as pessoas que te acompanharam, a tua filha. E quero dizer Mayara que ah

00:19:45

Eu eu na verdade eu nunca estive tão distante politicamente ideológica ideologicamente da Marina. Eu acho que na política de vez em quando nós tomamos decisões, essas decisões nos faz.

00:20:03

Percorrer determinados caminhos, nem sempre a gente se encontra nesse caminho, mas também tem momento na história em que a gente se reencontra. E eu acho que esse reencontro, ele é importante por algumas razões.

00:20:20

Não apenas pela qualidade da proposta de programa que a Marina apresenta, mas nós já vínhamos trabalhando com as federações, com as fundações de todos os partidos que compõe, sabe? Ah, o apoio a nossa candidatura. Mas eu penso que

00:20:39

Muito mais pelo momento político que a gente tá vivendo. Eu acho que a minha geração, que eu acho que é a geração com um pouco mais de idade do que todas que estão aqui, não estava habituado

00:20:56

A fazer política disseminando ódio e violência como nós estamos vivendo agora. Eu lembro que eu era pequeno, eu vinha na Praça João Mendes ver discurso do Ademar de Barros contra o Jânio e do Jânio contra o Ademar de Barro.

00:21:12

Você pegava bonde lotado, eu pegava até a Silva Bueno lá no Ipiranga e via todo mundo no mesmo bonde, vinha o pessoal com a vassoura do do Jânio Quadros, via o pessoal do Ademar de Barros, vinham discutindo, mas não tinha

00:21:28

Se quer violência, ou seja, você brincava como se fosse dois times de futebol. Eu acho que o momento que nós estamos vivendo, ele exige muito mais compreensão de todas as pessoas que fazem política. Porque a democracia

00:21:46

Está correndo risco nesse país. Os exemplos estão dado, vocês sabem que em dois mil e dezoito duas pessoas foram assassinadas, vocês viram agora um companheiro do PT assassinado no dia do seu aniversário.

00:22:02

Você vir agora um companheiro quase ser decapitado por outro na cidade de Fresa, no Mato Grosso, mas o companheiro morava no no no no Pará. Ah e e vocês viram a cena grotesca vergonhosa, humilhante

00:22:21

Sabe do comportamento de um reacionário bolsonarista entregando uma cesta básica para uma companheira que necessitava do alimento e teve a pachorra de perguntar sabe em quem que ela ia votar e vocês viram a cena que quando ela disse que ia votar no Lula

00:22:41

O cara então ficou fazendo insinuações para os amigos dele dizendo que era no mais Bolsa Família, bolsa cesta básica porque ela tinha voto e ainda mandou ela pedir pra mim. Ele não precisava mandar ela pedir porque a única razão

00:22:59

Que eu digo pra todo mundo que eu tenho de voltar eu ser candidato a Presidente da República é que nós temos que fazer mais do que nós vivemos no primeiro mandato e eu não quero nem utilizar a palavra governar nós temos que utilizar a palavra cuidar porque o povo brasileiro precisa de cuidado.

00:23:18

E sobretudo o povo mais pobre, aqueles que não tiveram oportunidade na vida, aqueles que não aprenderam a profissão, aqueles que estão há vários anos sem receber o aumento do salário mínimo, aquele que estão vendo o seu filho na escola estudando sem merenda escolar, que não sobe há cinco anos.

00:23:37

Aquele que estou vendo um presidente que cria um orçamento secreto em detrimento das necessidades do dinheiro pra ser repassado para as pessoas mais pobres desse país. As pessoas estão vendo que a nossa democracia está fugindo pelos nossos dedos. E nós então

00:23:55

Nesse momento histórico da presença da Marina aqui nesse humilde comitê tão humilde que não coube vocês todos em pé, sabe? É uma demonstração de que a democracia

00:24:10

Ela pode ser exercida mesmo quando você tem divergências pontuais com outras pessoas. Eu digo sempre que a democracia não é um pacto de silêncio. A democracia é uma sociedade de ebulição. É uma sociedade em movimento

00:24:27

É uma sociedade a procura de conquistas, de coisas melhores para a sua família, para o seu bem-estar. E essa democracia, a Marina faz parte dela, porque eu conheci a Marina ainda menina no Acre acho que você tinha no máximo vinte anos de idade

00:24:46

Conheci a Marina já querendo fazer a revolução, sabe? Nos anos oitenta, no final dos anos setenta e eu vejo a Marina uma pessoa, sabe? Que não mudou seus princípios, as suas convicções.

00:25:04

O lado que ela está, a coisa que ela acredita e o Brasil que ela quer construir continue intacto na Marina que eu conheci e na marina de hoje. Obviamente que hoje mais madura, mais calejada, já a mãe avó já tem um neto.

00:25:22

Tá muito mais já perdeu um netinho, o Mateus. O tentou ver a Marina muito mais calejada, muito mais experimentada e eu diria até mais ousada, porque o programa que ela apresenta é um programa ousado num país

00:25:37

Que precisa levar mais a sério a questão ambiental, a questão do clima, porque o mundo está exigindo o Brasil um comportamento civilizado.

00:25:48

Um comportamento que nos obriga a ter em conta que não haverá discussão sobre projeto de desenvolvimento se você não colocar a questão ambiental na mesa e no programa. Até porque tem muita gente nos vigiando. Tem muita gente olhando o que que o Brasil está fazendo.

00:26:07

Depois que nós deixamos a presidência foi liberado mais de trezentos e cinquenta novos agrotóxicos, coisa que não é necessário, ou seja, depois que nós deixamos a presidência, ou seja, se parou com o cuidado de diminuir a emissão de cada efeito estufa.

00:26:24

Depois que nós deixamos a presidência, se deixou-se a preocupação com a reservas indígenas, com as unidades de conservação, ou seja, ah começou-se a destruir o Brasil. E pra que que nós queremos voltar a governar esse país?

00:26:42

Pra dizer alguma coisa diferente do que a gente já fez. Primeiro pra gente defender o nosso legado e mostrar que é possível construir um outro país. Segundo pra gente dizer alto e bom som que não haverá mais garimpo legal nesse país.

00:27:01

Nós vamos fazer com que inclusive estamos propondo a criação do Ministério de Segurança Pública, porque é preciso que a gente tenha em conta que o Brasil tem quase dezesseis mil quilômetros de fronteira seca, mais oito mil

00:27:17

Quilômetro de fronteira marítima porque a África faz fronteira com a gente, sabe? Tá tão pertinho como teria o embaixador Carlos Alberto, ou seja, a a a África e o Brasil são países de fronteirismo dividido pelo Rio chamado Atlântico. Ou seja,

00:27:36

Então esse país tem que virar protagonista internacional na questão do clima.

00:27:45

Não tem nenhum país que tenha condições de virar protagonista internacional de ajudar a criar política e de não querer transformar a Amazônia num santuário. Amazônia tem que ser estudada, pesquisada, soberanamente sobre o controle do Brasil

00:28:05

Mas nós precisamos compartilhar com uma ciência do mundo o estudo da riqueza da biodiversidade daquela região e de outras riquezas pra saber se a gente consegue a partir dali sustentar vinte e oito milhões de seres humanos que moram

00:28:21

Além da além da Amazônia Venezuelana, peruana, colombiana, equatoriana e aí um pouco venezuelana. Significa que nós vamos ter muita discussão. Eu inclusive Marina, tenho tentado mostrar a ideia de que é preciso reforçar a governança mundial.

00:28:40

Na questão do clima nós não podemos mais participar de fóruns internacionais, tomarmos decisões importante e depois dessas decisões ficam pra ser aprovada no estado nacional. Quando você chega dentro do Congresso, muitos países não conseguem aprovar.

00:28:59

Então a decisão ficou inótima. Eu digo sempre o seguinte, os Estados Unidos até hoje não assinou o protocolo de Tioto. Eu lembro que quando nós fomos na COP quinze em em Kopenhagen

00:29:13

Eu lembro que havia uma reunião importante que era tentativa de fazer com que a China fosse culpada pela poluição do planeta Terra. E havia um pacto entre todos europeus e os Estados Unidos.

00:29:27

E todos, impressionante Marina, nunca fiquei tão importante, num único dia me ligaram todos os países do

00:29:36

Todos os países europeus e me ligou o Obama que tava no avião dizendo, presidente Lula, nós vamos criar um fundo que nem o FMI, ele nem sabia a bronca que a gente tinha do FMI, ele nem sabia o que a gente pensava do FMI. Eu falei, Obama, tudo que nós não precisamos é de um fundo como o FMI.

00:29:56

O que nós queremos é discutir sinceramente, porque a gente não pode culpar a China sem que a gente cobre a dívida histórica que os países industrializados tem. A Inglaterra tinha duzentos anos de industrialização, antes da China.

00:30:13

Eu quero saber se ela vai pagar essa dívida, sabe? Que ela tem com o planeta Terra. Porque não é só culpar alguém. E foi um encontro maravilhoso, o Brasil assumiu o compromisso.

00:30:25

Nós assumimos o compromisso de derrubar o desmatamento, chegamos a oitenta por cento de da emissão de dupla em trinta e seis ponto nove por cento, ou seja, o Brasil virou referência, sabe? Já era referência.

00:30:43

Eu lembro desde que eu indiquei a Marina Ministra, Marina quando eu indiquei a a Marina ministra foi em Nova Iorque, tá? Não foi nem no Brasil e eu lembro que o Brasil passou a virar referência na discussão ambiental.

00:30:59

Na questão climática quase ninguém discutia se não ouvisse o Brasil. E o Brasil é muito importante, não só por causa da suas reservas, não só por causa da reserva dágua, não só por causa da nossa reserva, sabe? Azul, não só por conta da Floresta Amazônica, dos outros biomas.

00:31:19

Mas por que o Brasil precisa contribuir para proteger o planeta? Se há vinte anos atrás se dizia que a questão climática era uma questão de professores da USP de de professores da universidade hoje a humanidade está se dando conta

00:31:38

Que se a gente não trabalhar com seriedade a gente vai sofrer as consequências, porque nós estamos destruindo o mundo que nós vivemos. E eu não quero partilhar, sabe? Daquele mundo em que nós, seres humanos,

00:31:55

que fomos tido como os inteligentes, o único animal que tem inteligência no planeta está destruindo a sua própria casa. Então companheiros, a questão ambiental será levada muito a sério, já tá sendo levada a sério no programa do

00:32:13

Da da da frente será levada muito a sério com a inclusão das propostas da companheira Marina e essa essa reunião de hoje é uma demonstração de que nós estamos mostrando ao mundo sabe que nós queremos fazer mais, fazer mais e fazer melhor.

00:32:32

Que nós queremos fazer parceria, construir parceria, recuperar o fundo que nós conseguimos criar entre Alemanha e Noruega e arrumar dinheiro. Obviamente que o mundo rico que precisa, que o mundo do desenvolvimento possa cuidar da questão ambiental, é preciso financiar.

00:32:51

Esse novo modelo de desenvolvimento socioambiental e o Brasil é um país que pode carrear, que pode chefiar e que pode ser o líder nessa nova discussão. Eu quero agradecer Marina, de coração, a tua vinda, o teu apoio.

00:33:10

Ah ah há muito tempo a expectativa de que o Lula e a Marina iria conversar? Nós nunca deixemos conversar apenas nós nos desencontramos, sabe? E agora nos encontramos, nos encontramos pra cuidar

00:33:27

Da política ambiental, mas sobretudo pra cuidar desse país, pra cuidar do povo trabalhador, pra cuidar dos trinta e três milhões que estão com fome pra voltar a investir na educação, na universidade, nas redes de tecnologia, pra investir na saúde.

00:33:43

E pa dar ao povo brasileiro o mínimo de cidadania que ele necessite e que ele precisa. Então, querida Marina, brigado beijo na testa. Beijo no coração e obrigado aos companheiros dele sabe que acompanham a Mari

00:34:03

Tá obrigado, a Joice tava torcendo por isso, era pra ser essa aquela reunião de ontem era pra ser lá em casa. Acontece que a Janja não tava em casa, eu resolvi então não te levar lá em casa sem ajustar, sabe? Mas agora

00:34:21

Você conheceu ela? Agora você vai em casa até porque eu fiquei sabendo que cê mora três minutos da minha casa. Glória a Deus. Não. Num mora mais no Acre, então fica mais fácil a gente se encontrar. Gente da imprensa, obrigado. Não sei se vocês querem fazer pergunta. Não sei se tá.

00:34:40

Não sei, não sei se tá perfeito pergunta, o Zé, o Zé Quisteriano que é o nosso companheiro, sabe? De comunicação, pode controlar isso, sabe? Para que a gente, sabe?

00:34:57

Papai Noel.

00:35:17

É só pra tirar e falar agora. Pode falar. Tá foda. Prefeito. Presidente, mas você treina.

00:35:34

Aqui só um pouquinho. Presidente aqui ó

00:35:39

Pode ir. Oi.

00:35:54

Ministra, vou fazer, direcionar a pergunta pra senhora, de fato era um um encontro que a gente tinha muita expectativa de que fosse acontecer.

00:36:06

Mas não a certeza, né? Dada as divergências passadas que já foram mencionadas aqui algumas vezes, o afastamento que vocês tiveram nos últimos anos. Então, eu queria saber o que que faz a senhora ter confiança e se sentir confortável com essa aliança e de que as suas propostas e as suas ideias vão ser abraçadas.

00:36:26

Em primeiro lugar aquilo que já foi dito aqui por mim o presidente é a nossa responsabilidade com tudo que está acontecendo no Brasil nas diferentes agendas

00:36:43

que estão sendo destruídas, as políticas públicas estão sendo destruídas, as relações institucionais estão sendo destruídas, nós temos agora até um parlamentarismo de usurpação aonde

00:36:57

O congresso tomou as responsabilidades orçamentárias, não é? Do poder executivo e que precisaremos de uma grande bancada comprometida com o povo brasileiro pra poder reverter tudo isso. A fome que graça ao nosso país é destruição ambiental

00:37:17

Mais de dez mil quilômetros eh enfim eh quadrados foram destruídos na Amazônia só agora. Nós temos uma situação aonde as políticas ambientais foram destruídas.

00:37:36

O IBAMA, o ICMBio, eh a Agência Nacional de Águas, o Serviço Florestal eh Brasileiro, o Instituto de Pesquisas Espaciais, todos sucateados e enfraquecidos e como se não bastasse uma violência terrível

00:37:55

Que está acontecendo contra lideranças ambientais dos povos indígenas. Isso tudo nos coloca diante de um desafio enorme. Em segundo lugar, como eu disse o próprio presidente disse, nós nunca nos afastamos pessoalmente.

00:38:14

Do ponto de vista pessoal, sempre tivemos oportunidade de nos conversar, mas o que tá acontecendo aqui, mais do que a manutenção dessa relação pessoal é sim um reencontro político no terreno

00:38:32

De princípios e valores da defesa da democracia. No terreno dos princípios e valores que fazem com que tenhamos o compromisso de ajudar a enfrentar o grave problema da mudança climática.

00:38:49

Através de um novo modelo de desenvolvimento para o nosso país, que é o que reúne as melhores possibilidades de fazer isso. E a outra coisa, como eu disse, não por acaso é resgate da agenda socioambiental perdida. É isso que me dá segurança.

00:39:06

Fomos nós que começamos a partir de dois mil e três a implementar essa agenda que deu muito certo. Ela foi sendo enfraquecida, depois ela está sendo destruída no governo Bolsonaro. Resgatar essa agenda.

00:39:23

Em benefício do Brasil, além das políticas sociais que também foram destruídas de uma política econômica que coloque o Brasil num novo ciclo de prosperidade é o que me dá essa certeza de que em cima de princípios

00:39:40

Éticos, duradouros com o país, com as pessoas, com a democracia. O que nós estamos fazendo aqui vai prosperar e vai prosperar porque nós aprendemos, nós aprendemos. Um dia desse presidente me foi perguntado que que eu achava

00:39:59

Da aliança com o governador Alckmin e eu disse, é um diálogo tardio que nós estamos fazendo. Porque talvez se nós tivéssemos feito antes, não tivéssemos o que temos agora.

00:40:16

Mas como alguém disse o sentido aparece só depois e nós agora temos o sentido e que bom que com o sentido presente nós estamos fazendo exatamente o que precisa ser feito nesse momento. Então cumprimento também Governador Alckmin.

00:40:36

E ao presidente Lula por esse encontro em defesa dos interesses estratégicos do Brasil. E a partir de agora eu espero que a gente, como eu disse, mais do que mudar

00:40:53

De governo a gente teja mudando a realidade, criando Gleice, um ecossistema democrático, plural, diversificado, pra que a sociedade brasileira possa exercitar a sua escolha.

00:41:10

Porque na ausência da democracia não há como ter escolha e nós que lutamos tanto pela democracia estamos aqui para dizer que ditadura nunca mais e Bolsonaro nunca mais e que bolsonarismo será enfrentado

00:41:29

Democraticamente como fazem aqueles que confiam na soberania do povo brasileiro. Não parte para aniquilar a vida das pessoas. Partem para convencer. Ontem nós tivemos uma conversa de duas hora

00:41:47

Atravessadas por nossas memórias e pelo compromisso, não é? Que ao mesmo tempo político e programático de ajudarmos a reconstruir o Brasil. Essa é a minha confiança.

00:42:01

Pode falar ministra.

00:42:20

Oi. A senhora em entrevistas, aí já fez críticas sobre os governos petistas e disse, chegou a dizer que o PSDB e o PT veriam reconhecer erros do passado. A senhora acha que eu ouvi esse reconhecimento que a a

00:42:40

Existe um problema maior a ser enfrentado que é o risco da democracia. Bem, eu fui do PT durante quase trinta anos. E quando eu eu faço essa crítica durante esses trinta anos, eu sou parte da crítica.

00:42:59

E eu acabei de fazer, não apenas como uma crítica para, mas uma crítica que tem a ver com esse legado histórico de que se tivéssemos conversado mais naquilo que é estratégico, talvez não tivesse acontecido isso.

00:43:18

Na democracia é legítimo que os projetos se apresentem e a polarização aconteceu e era isso que eu falava de quebrar a polarização.

00:43:31

Mas agora nós estamos diante de um quadro que é, democracia ou barbárie. Democracia ou aniquilação dos povos indígenas. Democracia ou aniquilação do povo preto que tá morrendo na nossa periferia. Democracia ou destruição da Amazônia.

00:43:48

Porque é na base da democracia que nós haveremos de reconstruir essas políticas. Então eu tô partindo do princípio de que tudo isso que está acontecendo é a nossa capacidade de reelaborar, de repensar o passado

00:44:05

Para construir no presente um novo futuro, é disso que se trata e obviamente que na democracia pra gente se encontrar, pra gente dialogar, pra gente tá junto, ninguém precisa abrir mão.

00:44:19

Do exercício da crítica, o presidente Lula vai continuar tendo críticas eventuais ao ao ao ao governador Alckmin e vice-versa e aí nós aqui mais existe algo que é mais importante e que nos une e quando a gente vai olhar

00:44:37

Se perguntar nessa sala.

00:44:39

Quem é que quer um país socialmente justo? Todos queremos. Quem quer um país economicamente próspero, todos queremos. Quem quer um país culturalmente diverso, todos queremos. Quem quer um país politicamente democrático, todos queremos. Quem quer um país ambientalmente sustentável? Todos queremos.

00:44:59

É nessa base comum que estamos eh aqui comprometidos com elas e algo que eu acho que o Brasil deve celebrar.

00:45:10

Candidato o senhor citou várias políticas ambientais que o senhor pretende retomar ou então que o senhor pretende implementar mesmo eh eh

00:45:22

O senhor pretende implementar já nesse no seu governo? Eu gostaria de saber se tem alguma, quais são as que o senhor entende que são mais urgentes e prioritárias e que já podem ser implementadas já no início do do mandato. Vandeja, primeiro que grande parte da política ambiental nossa

00:45:40

Foi implementada ainda no tempo que a Marina era ministra tá? Nós acabamos de construir um programa de governo e a nossa tarefa primeiro agora é ganhar as eleições. É quando a gente ganhar as eleições não haverá no nosso governo política de ministro.

00:45:59

A política ambiental será tratada de forma transversal, ou seja, todos os ministros terão obrigação com a questão climática. Não é a a a a o ministro do do o ministro do meio ambiente sabe ser o único responsável

00:46:17

Ah ficar brigando com os outros ministros. Não. A política será responsável de todo, do presidente ao o o ministério menor. Todos terão a responsabilidade, sabe? De cuidar

00:46:31

Da política climática do país e será colocada em prática na medida que a gente tome posse, que a gente mude de lei, que a gente sabe faça o que tem que fazer legalmente pra mudar. Aquilo que não precisar mudar, eu tô te dizendo.

00:46:44

Sabe, coisa como o garimpo não terá não terá, sabe? O desmatamento a gente vai bloquear, as nossas fronteiras a gente vai tomar conta dela pra combater o narcotráfico, obviamente que isso não pode acontecer, sabe? Em vinte e quatro horas, porque você tem que estruturar. Eu tive essa semana com o presidente da Bolívia

00:47:04

Uma das coisas que ele veio me pedir é que era preciso que a gente trabalhasse junto com os países fronteiriças para que juntos o Brasil e eles pudessem cuidar das fronteiras.

00:47:15

Para a gente acabar não apenas com o narcotráfico, com o trânsito livre do crime organizado, com a facilidade da venda. Bom, venda de arma não precisa mais, porque o Bolsonaro tratou com seus decreto de atender aos interesses do crime organizado, né? Porque a gente hoje

00:47:32

Sabe que o crime organizado está se apoderando do direito de comprar armas livre e comprar munições da vontade, sabe? Coisa que antigamente não tinha essa facilidade. Então a a a tudo que a gente puder fazer querida, vai começar a fazer.

00:47:49

A partir, sabe? Primeiro temos que ganhar as eleições, depois temos que tomar posse e ao tomar posse nós vamos começar a executar as política que nós assumimos o compromisso, sabe? De aprovar. É por isso que é um programa que tem, sabe? Dez fundações construindo

00:48:07

Envolve dez partidos políticos é uma tarefa muito grande o Aloísio tem feito mágica pra atender os mais diferentes interesses, sabe? E interesses juntos e legítimos. E nós vamos vamos terminar esse programa, ou seja, fazendo o melhor programa

00:48:27

Pra cuidar da questão climática que o Brasil já teve e portanto não vamos executá-los.

00:48:32

Oi, eh ministra, eh Vitória Bel aqui da CBN.

00:48:37

A senhora é evangélica e existe também uma expectativa de que a presença da senhora ao lado do presidente Lula eh possa transmitir um recado pra esse público evangélico.

00:48:48

Queria entender o que que a senhora espera se a senhora espera que esse público se aproxime mais do presidente Lula ou que espera que tá que o presidente Lula faça mais agendas com esse público, o que que cês tão esperando? Brigada. De fato nós temos uma situação

00:49:04

Complexa na realidade política do nosso país, que é como lidar com uma uma mistura complexa, delicada, de fundamentalismo político, com fundamentalismo religioso.

00:49:22

E obviamente que a melhor forma no meu entendimento de fazer isso é tratando todos os brasileiros e brasileiras como cidadãos. Os católicos são os cidadãos, os evangélicos são os cidadãos, os espíritas, os judeus, as pessoas que são

00:49:42

De religiões de matriz africana e os ateus porque nós somos um estado laico e o legado do estado laico é uma contribuição da reforma protestante.

00:49:57

E o povo cristão não pode se separar se apartar desse legado imaginando que nós vamos ter no Brasil um governo teocrático e que vamos impor qualquer tipo de fé a quem quer que seja. Nós

00:50:15

Para mim a melhor forma é sempre aquilo que fizemos, tratar com respeito a todos os cidadãos e cidadãs brasileiras com políticas públicas para todos os cidadãos e cidadãs brasileiras. E com políticas afirmativas

00:50:32

Para aqueles que historicamente precisam de reparação, que são os povos indígenas, são, é o povo preto, as mulheres, os que vivem em situação de vulnerabilidade ou que foram vulnerabilizados, como é o caso da população LGBTIA mais. Maior mandamento

00:50:51

De Jesus é o mandamento do amor e é esse mandamento que eu acho que deve ser sempre a orientação de quem professa no caso a fé cristã. Mas qualquer coisa que leve pro caminho do ódio

00:51:10

Do exclusivismo político religioso, isso não é bom pra democracia, não é bom pras religiões e desrespeita a nossa constituição. Eu nunca fiz do púlpito um palanque, nem do do palanque, um púlpito e é dessa forma que vamos fazer.

00:51:29

A nossa Constituição assegura a liberdade religiosa, a nossas Constituição assegura o direito de crer ou não crer. O Estado brasileiro é laico e é com esse espírito que devemos

00:51:43

Fazer aquilo que na democracia e no estado laico se faz. Eu quando fui perguntada em momentos anteriores sobre essa história de que o presidente Lula iria fechar as igrejas. Eu disse que isso era uma mentira. Porque quem foi

00:52:02

Presidente da República por dois mandatos e nunca se teve nenhuma notícia de nenhuma sobrancelha fechada pra nenhuma igreja e muitos dos que hoje dizem essa mentira como estratégia eleitoral

00:52:20

Até iam no gabinete do presidente fazer oração com ele. Então nós vamos ter que tratar essa questão com todo respeito pelo povo

00:52:33

Cristão pelo povo que ateu pelo povo que é da Umbanda por todas as crenças, porque somos um Estado laico e todas as pessoas merecem a mesma atenção de acordo com o regramento legal e o devido respeito, não é? Como pessoa de direito.

00:52:52

Ministra. Como é que vai se dar a sua participação na campanha? A senhora já ocupou esse papel

00:53:00

Em outras eleições de terceira via quando a polarização se dá entre PT e PSDB, comé que vai se dar o seu papel a partir de agora e de que forma a senhora pretende convencer aquele eleitor que nesse momento tá com Ciro Gomes, tá com Simone Tebet a votarem no no ex-presidente Lula.

00:53:16

E e pro presidente também queria perguntar do que ele foi entregue desse conjunto de propostas, o que que é possível de ser implementado no futuro governo? Dá pra implementar tudo que tá aí, grande parte, que é a avaliação que o senhor faz? O meu engajamento na campanha, aqui já é um engajamento.

00:53:35

Microfone eu já já vou já vou passar aqui pro pro presidente. Eh bem

00:53:52

Eh estamos aqui em um engajamento e eu quando eh conversei muito com o Haddad eh fazendo ajudando também como tô fazendo aqui agora né? Com

00:54:09

Esse diálogo com a campanha do presidente Lula que o Mercadante tá conduzindo tão bem como coordenador do programa eh eu me coloquei fazendo a campanha do Fernando e estou fazendo a campanha do Fernando

00:54:28

Com os meios de que disponho e que acho que são os mais efetivos. Dessa mesma forma estarei participando da campanha através dos meios que julgai e julgarmos mais efetivos para a campanha.

00:54:47

Em relação ao que você perguntou, das demais candidaturas, eu acho que a abordagem correta é a gente dizer como vamos fazer pra ganhar o voto dos cidadãos brasileiros. Porque até a urna se fechar

00:55:06

Não existe um voto fixo do Lula, não existe um voto fixo do Ciro, da Simone ou de quem quer que seja e eu isperu ainda mais que não exista voto fixo do Bolsonaro.

00:55:21

E que a gente possa sim, como disse o presidente Lula, ganhar muitos votos daqueles que não são bolsonaristas, mas estão iludidos com a ideia de que o Bolsonaro possa ser alguma alternativa para o Brasil.

00:55:38

E vou tratar com muito respeito aos demais candidaturas e vou me dirigir como já estamos fazendo aqui ao conjunto do povo brasileiro.

00:55:48

Das pessoas, dos cidadãos e eu termino dizendo o seguinte, quando eu terminou a eleição de dois mil e dez com dezenove milhões e seiscentos mil votos, alguém me perguntou, que que a senhora vai fazer com esse capital político que a senhora tem? Eu digo, a primeira coisa é não tratar como capital.

00:56:07

Porque o capital é uma coisa que cê privatiza pra você e o voto a gente não privatiza, o voto é do cidadão, é tratar isso como um legado, porque o legado quanto mais repartido mais ele cresce. Então vamos tratar

00:56:21

Não é a intenção do povo brasileiro de ter democracia, de ter políticas sociais, que tire o Brasil da pobreza de ter políticas de educação que faça com que uma pessoa preta possa se orgulhar de que com o PROUNI ela conseguiu agora fazer um curso de medicina.

00:56:41

Esses legados todos, não é? Eles possam ser multiplicados na candidatura que eu entendo, reúne as maiores e as melhores condições de derrotar o Bolsonaro e de por um freio.

00:56:58

No bolsonarismo. E quanto as propostas, obviamente que quem fala é o presidente, mas a perspectiva que temos aqui é a perspectiva de transição. Até porque ninguém disse que a agricultura virou agricultura de baixo carbono em quatro anos. Ninguém disse que

00:57:17

Eh a matriz energética brasileira já está cem por cento limpa em quatro anos, ninguém consegue dizer que problemas sociais graves estão resolvidos em quatro anos, mas na perspectiva de transitar

00:57:34

Para uma economia de baixo carbono, de transitar para um país que mantém o desenvolvimento econômico, industrial, mas faz a recuperação industrial, já com base naquilo que seria uma indústria quatro ponto zero, essas pilastras estão aqui postas e elas serão iniciadas.

00:57:54

Com políticas públicas, com financiamento e sobretudo com quadros que estarão aptos para formular e implementar essa política. Eu sempre digo que a boa política é aquela que a gente coloca em curso, não é? E

00:58:14

A sociedade se sente parte dela na formulação e na implementação e os dirigentes políticos compartilham com essa mesma sociedade a autoria dessa realização. Nós não teríamos colocado setecentas e vinte e cinco pessoas criminosas na cadeia?

00:58:31

num é? Se não fosse um feito também da sociedade brasileira, ninguém que consegue apreender um milhão de metro cúbico de madeira, consegue ficar com o o pescocinho fora enfim, da linha de pressão da violência

00:58:51

Mas nós aprendemos um milhão de metros cúbicos de madeira. Vocês sabem o que que significa isso? É um caminhão de tora, presidente. Colado no outro de São Paulo ao Rio de Janeiro.

00:59:02

Foi isso que foi feito e com o apoio do exército, porque o exército quando ele é usado corretamente e não pra substituir o IBAMA, não pra substituir o ICMBio, não pra substituir o INPE,

00:59:16

Ele cumpre com a sua função, o COTEC é uma função estratégica de dar suporte logístico, de de os criminosos com a sua presença, mas quem tinha o controle executivo operacional da política éramos nós. Então é um

00:59:33

Uma proposta que é de transição e obviamente que ela vai começar. Olha só pra pra encerrar ah um programa de governo, é um plano de metas. Ou seja, isso aqui é pra ser sabe? Buscado todo santo dia

00:59:53

O cumprimento de cada coisa que está aqui. Uma coisa leva um ano, outra coisa leva um mês, outra coisa leva quatro, cinco anos. Tá? Mas deixa eu dizer uma coisa pra você, o programa da Marina, como a Luiza disse, ele é uma proposta plenamente, sabe? Possível de ser colocado em prática.

01:00:11

E como ela disse, isso não é proposta pra o medo pro humano, é uma proposta a ser trabalhada e a ser perseguida. Ele está correto, é o acúmulo, sabe? De trabalho e de aprendizado das pessoas que junto com a Marina trabalha essa questão.

01:00:28

E portanto, nós vamos perseguir, vai fazer parte do governo e dos partidos que compõe o governo perseguir o cumprimento dessa meta. A segunda coisa eu acho que primeiro nós temos que ter em conta que a Marina ela precisa começar a fazer a campanha, mas ajudando pedindo voto pra ela, que ela é candidata a deputada federal.

01:00:46

Ela, sabe? Eu até poderia dizer pra vocês que eu não tiver candidato ainda, sabe? Pode sair daqui compromissado. A segunda coisa que eu ia dizer pra vocês, sabe? É que

01:01:03

A Marina disse corretamente, a gente não pede voto por conta da religião, a gente quando sai pra rua pra trabalhar a campanha

01:01:13

A gente faz um programa po país pensando no povo do país, seja ele católico, evangélico, islâmico, judaico, seja ele dermatite africana, ou seja, a gente não quer sabe? Saber a religião, a religião é uma coisa muito sagrada, é uma coisa de cada um.

01:01:30

Sabe a gente quer saber o seguinte, nós temos um programa pro povo brasileiro, nós temos um legado, já provaram ao povo brasileiro, sabe? E e e e eu queria dizer pra vocês que a polarização é uma coisa saudável quando ela é feita civilizada.

01:01:48

Quando a polarização é feita em cima de coisas programadas, em cima de teses, é maravilhosa. Ela é o momento de fazer com que a sociedade se politize mais, aprenda mais. Agora, quando ela é feita, eu, outro dia, eu dito o seguinte, feliz do Brasil.

01:02:06

Quando tinha polarização entre Lula e Fernando Henrique Cardoso, seu Alckmin, cê vê o jeito dele aqui, ele bate duro, minha canela, sabe? Ficou quase um ano pra consertar a minha canela e nós tamo junto porque a gente tinha divergência, mas a gente não se tratava como inimigo.

01:02:25

A gente o tratava como adversários em determinado momento histórico. É isso que é política. É simples assim. Acontece que esse país por conta da negação da política elegeu uma certa anormalidade pra Presidente da República.

01:02:44

Sabe, eu acho uma cidadão totalmente anormal, ou seja, tudo que você falar pra ele correto, ele faz exatamente ao contrário, porque faz parte do DNA dele ser sim. Mentiroso, conta mentira todo dia,

01:03:04

Sabe? E faz questão de contar, é necessário, sabe? Ele faz isso a política dele, ele não dá a menor importância pra imprensa, ele muitas vezes não quer conversar com vocês, ele prefere levantar de manhã fazer a live dele e vocês que corram atrás das bobagens que ele falar.

01:03:21

É, vocês sabem o que que foi a indústria do desse país, a gente não tinha esse hábito, foi um experimento pra nós na campanha de dois mil e dezoito, sabe? Ele é uma cópia mal feita do Trump.

01:03:37

Sabem que a maldade está dentro do DNA do cidadão. Dele passou toda a família. Sabe? Então como é que a gente faz? O ideal seria a gente discutir política em outro nível.

01:03:55

Discutir o que que vai acontecer na política industrial, na política ambiental, que que vai acontecer? Na política educacional mas isso não é possível discutir com ele. Não só ele não quer que o elemento ele chegou a dizer que ele fez a cada Brasil.

01:04:11

Ele chegou a dizer que ele fez a, hein? A Casa da Mulher Brasileira chegou a dizer que ele fez a transposição das águas do rio São Francisco. É porque comé que é possível você discutir de forma civilizada com com o cidadão assim?

01:04:31

É por isso que eu acho que o povo brasileiro, né? Tem que ter, sabe? Um pensamento, sabe? A a urna não é lugar de depositar ódio, não é lugar de depositar mentira, é lugar de depositar esperança quando a pessoa for digitar a gente vai trabalhar isso com muito carinho.

01:04:51

Sabe, no nosso governo só pro ensino médio a gente distribuía por ano dezesseis milhões de livros didático, o Ministério da Educação era o maior comprador de livro do mundo no nosso governo. Hoje ao invés de livro nós tamo comprando armas, financiando armas.

01:05:10

sabe? Então ah esse país que nós temos que mudar eu as vezes fico triste de saber sabe que tem muita gente que pensa como ele, sabe? O fanático, o raivoso, o que não aceita discordância, o que não aceita divergência

01:05:30

Sabe? Então isso não é democracia, é por isso que eh nós estamos junto, reestabelecer a democracia nesse país.

01:05:42

Para que a gente possa garantir ao povo brasileiro que ele vai voltar a tomar café, almoçar e jantar todo dia. Que as pessoas pobres da periferia vão poder ter oportunidade de chegar a universidade, que as pessoas que moram no semeado nordestino

01:06:01

Vão ter água pra beber, sabe? Essas coisas que deveriam ser simples de tá na Constituição, que tá na Bíblia, que tá na declaração universal dos direitos humanos, sabe todos esses direitos elementares que todos nós temos direito. Então,

01:06:17

Ah ah se a gente colocasse em prática o capítulo cinco da nossa constituição nós não teríamos problema. Ela está para o Brasil como um manifesto comunista poderia estar por por depois da revolução de dezessete. Lá está tudo que o povo quer.

01:06:34

É o povo nós temos que assegurar a casa pro povo educação pro povo, saúde pro povo, transporte pro povo, tá tudo na nossa constituição. E é isso que nós queremos tentar colocar em prática. Já tentamos uma vez e quase chegamos lá. Lamentavelmente houve um golpe nesse país.

01:06:52

Um golpe houve uma acusação leviana a uma Presidência da República desse país e nós então estamos colhendo essa essa laranja podre sabe? Que nós vamos retirar e colocar

01:07:10

Sabe o povo pra pensar melhor nesse país? Então gente eu quero agradecer a vocês, quero agradecer, quero agradecer a Marília, ela vai falar ainda, quero agradecer aos companheiros da rede, sabe? Por estarem aqui e dizer pra Marina que juntos vamos mudar esse país.

01:07:29

É que como eles perguntaram, né? Alguma coisa de imediato, acho que tem uma coisa que é claro aqui pra todos nós, é a retomada do plano de prevenção e controle do desmatamento da Amazônia que foi acabado no governo Bolsonaro.

01:07:45

E estendei esse pra fazer um plano igual pra todos os biomas brasileiros pra que a gente chegue ao desmatamento zero, que como eu disse a gente não precisa derrubar mais, a gente pode aumentar a produção por ganho de produtividade.

01:08:00

Né? Isso é uma questão fundamental porque é uma emergência e talvez seja em nome dessa emergência mais grave que eu tomei a decisão de voltar ao Congresso Nacional. Então também quero agradecer aqui o presidente da república ao Aloísio, a Gleice, a Janja,

01:08:19

que está aqui vão conhecê-la minha deputada Marinelô e todos vocês e os meus amigos, Governador e o presidente daqui a sua despedida final. Gente, chega por hoje. Brigado pessoal.

01:08:37

Pessoal, só espera um pouquinho

01:08:40

Vamos fazer o que a gente combinou, se eu pudesse sair, presidente, que aí a gente sai com calma depois, marido.

01:08:50

Tranquilamente a gente já fez esse acordo aqui fora, né? Ele foi com certeza.

01:09:08

Tchau.

01:09:28

Bolsonaro

00:00:00 / 01:09:50
1x