Botão voltar Entrevista de Lula no Jornal Nacional
00:00:20

Olá boa noite. Nós estamos entrevistando nessa semana os candidatos à presidência mais bem colocados na pesquisa Datafolha de intenção de voto que foi divulgada no dia vinte e oito de julho. Pela ordem determinada em sorteio com a presença dos assessores do partido Luiz Inácio Lula da Silva do PT. É o entrevistado de hoje.

00:00:39

Amanhã será a vez de Simone Tebet do MDB e o candidato a reeleição Jair Bolsonaro do PL o candidato do PDT Ciro Gomes

00:00:47

Já foram entrevistados na segunda e na terça-feira

00:00:58

Respectivamente. Em quarenta minutos nós vamos abordar os temas que marcam essas candidaturas e o candidato vai ter um minuto pras considerações finais.

00:01:08

Candidato Lula, boa noite, obrigada pela presença. Boa noite, Renata. Obrigado por ter vindo candidato e nós vamos começar então essa entrevista a partir de agora contando o tempo e vamos começar falando de corrupção. O Supremo Tribunal Federal lhe deu razão

00:01:24

Eh considerou o então juiz Sérgio Moro parcial, anulou a condenação do caso do triplex e anulou também outras ações por ter considerado a vara de Curitiba incompetente. Portanto o senhor não deve nada à justiça.

00:01:43

Mas houve corrupção na Petrobras. E segundo a justiça com pagamentos a executivos da empresa, a políticos de partidos como o PT, como o então PMDB e o PP. Candidato, como é que o senhor vai convencer os eleitores de que

00:02:03

Esses escândalos não vão se repetir. Oh oh Bonner primeiro eu acho importante você ter começado esse debate com essa pergunta. Porque durante cinco anos eu fui massacrado e estou tendo hoje a primeira oportunidade de poder

00:02:21

Falar disso abertamente ao vivo com o povo brasileiro. Primeiro a corrupção ela só aparece quando você permite que ela seja investigada. Eu queria começar dizendo pra você uma coisa muito séria. Foi no meu governo que a gente criou o Portal da Transparência

00:02:40

que a gente colocou a CGU como ministro pra fiscalizar. Que a gente com a lei de acesso a informação, a gente com a lei anticorrupção, a lei contra o crime organizado, a lei contra a lavagem de dinheiro, a GU entrou no combate a corrupção, criamos o o COAF pra cuidar de movimentações financeiras atípicas e colocamos o

00:03:00

para combater os cartéis, ou seja, foram todas medidas tomadas no meu governo além de que o Ministério Público era independente e além do que a polícia federal recebeu no meu governo mais liberdade do que em qualquer outro momento da história. Porque você está lembrado que em dois mil e cinco

00:03:16

Quando surgiu a questão da do Mensalão, eu cheguei a dizer o seguinte, só existe uma possibilidade de alguém não ser investigado nesse país. É não cometer erro.

00:03:26

Se cometer erro vai ser investigado. E foi isso que nós fizemos. Olha, se alguém comete um erro, alguém comete um delito investiga-se apura, julga, condena ou absorve e está resolvido o problema. O que que foi o equivoco da Lava Jato? É que a Lava Jato enveredou por um caminho político delicado.

00:03:45

A Lava Jato ela ultrapassou o limite da investigação e entrou no limite da política. E o objetivo era o Lula. O objetivo era tentar condenar o Lula. Não sei se você está lembrado que no primeiro depoimento que eu fui dar o Moro eu falei Moro você está condenado a me condenar porque você já permitiu que a mentira foi longe demais.

00:04:04

E você sabe do que que eu estou falando. E aconteceu exatamente o que eu previa. Quando nós entramos com o habeas corpus na Suprema Corte foi antes e bem antes do hacker. E se você pegar o nosso habeas corpus a gente está dizendo coisa que depois se descobriu com o hacker investigado pela polícia federal.

00:04:24

Então eu vou te dizer uma coisa oh Bonner vou dizer pra você olhando nos olhos do povo brasileiro não há hipótese não há hipótese.

00:04:33

Eu quero voltar a presidência da república e qualquer qualquer hipótese de alguém cometer qualquer crime por menor ou por morte seja esta pessoa será investigada, essa pera será julgada e essa pessoa será punida ou absolvida. É assim que você combate a corrupção num país. Agora candidato, o senhor elencou aqui diversas

00:04:53

Medidas adotadas ãhn em governos do PT como instrumentos, mecanismos de controle da corrupção. Mas é fato que a corrupção a despeito disso ocorreu e ocorreu em grande escala. Por isso eu retomo a pergunta original que é como o senhor pode assegurar

00:05:13

Que elas não se repetirão. Alguma medida nova foi estudada para evitar que aconteça? Ô Boni, primeiras medidas estão colocadas. Ah veja, eu poderia ter escolhido um procurador engavetador.

00:05:27

Sabe aquele amigo que você escolhe que nenhum processo vai pra frente? Eu poderia ter feito isso, não fiz. Eu escolhi da lista TRIFE. Eu poderia ter impedido que a polícia federal tivesse um delegado que eu pudesse controlá-lo. Não o fiz.

00:05:41

E permitir que efetivamente as coisas acontecessem do jeito que precisava acontecer. Olha nós vamos continuar criando mecanismo pra investigar qualquer delito que aconteça na máquina pública brasileira porque eu já disse quinhentas vezes de que a a corrupção

00:06:00

Eu poderia por exemplo fazer decreto de cem anos. Sabe decreto de sigilo que está na moda agora? Eu poderia pra não apurar nada decreto sendo de sigilo pro Pazuello. Decreto pros meus filhos. Decreto pros meus assessores.

00:06:15

Ou eu poderia não investigar? Pega um tapetão, coloca em cima de qualquer denúncia e nada vai ser apurado e não vai ter corrupção. E a corrupção ela só aparece quando você governa de forma republicana que você permite que as pessoas sejam investigadas independentemente de quem seja. E eu tive a alegria.

00:06:34

Eu tive a sorte de ter um ministro do porte do Márcio Thomas Bastos sabe que era uma figura sabe? Inatacável nesse país do ponto de vista da competência e da seriedade. Por isso pode ficar tranquilo sabe? É que

00:06:50

Eh houve um momento em mais de um momento aliás o Partido dos Trabalhadores eh chegou a dizer que o prejuízo acumulado pela Petrobras com o escândalo do petrolão tinha sido

00:07:04

Eh reconhecido pela empresa e colocado no balanço da Petrobras por uma imposição da Lava Jato. Isso foi dito pelo Partido dos Trabalhadores. Eh hoje e escrito hoje o partido reconhece então que efetivamente houve este prejuízo.

00:07:21

Mas deixa eu lhe falar uma coisa. Você não pode dizer que não houve corrupção se as pessoas confessaram. O que é mais grave é que as pessoas confessaram e por conta das pessoas confessarem ficaram rico por conta de confessar.

00:07:35

Ou seja foi uma espécie de uma delação premiada. Você não só ganhava a liberdade por falar o que queria o Ministério Público como você ganhava metade do que você roubou. Ou seja, o roubo foi oficializado pelo Ministério Público. O que eu acho uma insanidade e uma aberração com esse país.

00:07:52

Ou seja, o correto era você fazer a investigação que tinha que fazer da forma mais correta possível como fizeram no meu tempo que eu era presidente. E depois essa pessoa foi inocente, você absorve. Se a pessoa for culpada, você se condena. O que acontece é que aqui no Brasil, Bonner, nós temos um problema sério. É que as pessoas são condenadas pelas manchete

00:08:12

jornais e depois não se volta atrás. Ah mas voltaram seis bilhões e duzentos milhões de dólares para a Petrobras foram muito desse dinheiro da Petrobras que não tinham como juntar votou e o Ministério Público ia pegar dois bilhões e meio pra eles criar um fundinho pra eles. Né? Desses três bilhões e mais ainda.

00:08:32

A gente olha o que eles devolveram mas vamos olhar os prejuízos que foram dado.

00:08:37

Por conta da Lava Jato nós tivemos quatro milhões e quatrocentos mil desempregados nesse país. Por conta da Lava Jato nós tivemos duzentos e setenta bilhões que deixaram de ser investido nesse país. E por conta da Lava Jato a gente deixou de arrecadar cinquenta e oito bilhões.

00:08:53

O que eu quero te dizer é o seguinte é que você pode fazer investigação com a maior seriedade como foi feito na Coréia, na Samsung, quando foi feito na França, na Austin, como foi feito na Volkswagen da Alemanha. Você investiga se o empresário roubou, você prende, condena.

00:09:09

Mas você permite que a empresa continue funcionando. Aqui no Brasil se quebrou as indústrias de engenharias que nós levamos quase que um século pra construir. E nós agora até que vamos ter o prejuízo porque se eu ganhar as eleições a gente vai ter que fazer um grande plano de investimento de infraestrutura.

00:09:28

A gente vai ter que recuperar muitas obras, eu vou fazer uma reunião com os os vinte e sete governadores pra saber quais são as obras prioritárias de cada estado. Nós amamos. E esse país vai voltar a andar. Nós vamos falar de economia daqui a pouco, mas antes de passar a palavra pra Renata Vasconcelos, eu eu gostaria de fazer só uma observação sobre os números que o senhor me acionou, muitos economistas

00:09:47

Afirmam que esses bilhões de empregos não criados, os investimentos que não foram realizados seriam consequência não da Lava Jato. Mas da crise econômica herdada da gestão de Dilma Rousseff. Mas Renato.

00:10:01

Eh o senhor mencionou mecanismos de controle da corrupção no seu governo e de fato o senhor e a sua sucessora Dilma Rousseff sempre escolheram eh como procurador geral da república o primeiro da lista tríplice elaborada pelo Ministério Público Federal que em tese dá mais independência ao escolhido.

00:10:19

Ano que vem termina o mandato de Augusto Aras na PGR. Mas ultimamente os perguntado quando o senhor é perguntado sobre se vai cumprir, respeitar a lista tríplice, o senhor tem evitado responder. Por quê? Porque eu quero que ele fique com uma pulguinha atrás da orelha.

00:10:35

Eu não quero definir agora o que que eu vou fazer. Primeiro eu preciso ganhar as eleições. Esse negócio da gente ficar prometendo fazer as coisas antes da gente ganhar a gente comete um erro. Veja eu respeito muito o Ministério Público. Uma das queixas que eu tenho da da força tarefa da Lava-Jato

00:10:54

É que eles quase jogam o nome do Ministério Público na lama. Porque houve muito equívoco e muitas aberrações. O Ministério Público é uma instituição séria. Que eu sempre valorizei da mesma forma a polícia federal. Se um dia Renato eu pudesse contar pra você.

00:11:11

Usar os depoimentos que eu prestei pra delegado as perguntas insanas que era feita numa instituição que eu respeito muito e eu acho que o estado brasileiro tem que ter instituições muito forte

00:11:23

Para que o governo possa exercer a democracia. Exato e a lista tríplice da da PGR ela justamente evita uma situação que aliás ocorre atualmente em que o procurador geral da república é criticado, é acusado de lealdade ao presidente da república seja essa acusação justa ou não. Não estou entrando aqui nesse mérito.

00:11:40

O senhor não teme que isso aconteça? Não quero, eu não quero procurador leal a mim. O procurador tem que ser leal ao povo brasileiro. Ele tem que ser leal à instituição.

00:11:50

Agora pode ficar certa que se eu ganhar as eleições antes da posse eu vou ter várias reuniões com o Ministério Público pra discutir os critérios que eu acho que é importante pra eles e pro Brasil. Mas mas pra mim pra mim o que precisa é dar segurança pro povo. Como eu dei quando era presidente.

00:12:07

O meu primeiro diretor geral da polícia federal foi o Paulo Lacerda. Que não era meu amigo e que trabalhava com turma. Que foi o cara que procurou a investigação do Collor. Ou seja, eu não quero amigo. Eu quero pessoa séria, responsável

00:12:23

que fala em nome da instituição porque as instituições que garante o funcionamento da democracia tem que ser forte Renato. É um assunto tão importante o senhor vai manter suspense sobre uma questão tão fundamental e é de fato as críticas a falta de independência do Ministério Público da Procuradoria Geral da República é motivo de preocupação pros brasileiros por que manter

00:12:43

e minha defesa eu tenho três indicações. Hum. Você está lembrada que eu indiquei. O Ministério Público o procurador geral que estava julgando o Palocci. E eu mantive ele. Porque eu não quero amigo.

00:12:59

Eu não quero amigo no Ministério Público, eu não quero amigo na polícia federal, eu não quero amigo no Itamarati, não quero amigo em nenhuma instituição. Eu quero pessoas competentes

00:13:08

pessoas ilibadas, pessoas republicanas e pessoas que pensam sobre tudo no povo brasileiro. Então como fazer? Porque associações certo. Associações de policiais federais tem se queixado de tentativas de interferência na instituição na PF. Como fazer pra que esse tipo de interferência não ocorra? Não interferência não. Teve

00:13:28

Dia de interferência. O Bolsonaro troca qualquer diretor da hora que ele quer. Basta que ele não goste. E eu não fiz isso e não vou fazer. O delegado não está lá pra fazer as coisas que eu quero. Oh Renata você se lembra que em dois mil e cinco a polícia eu estava na Índia

00:13:45

A Polícia Federal foi na casa de um de um irmão meu esse que morreu quando eu estava preso sabe? Esse cara ganhava dois mil e novecentos reais aposentado na prefeitura na polícia federal e invadiu a casa dele. E eu sabia antes e eu falei não vou interferir porque quem ficou sabendo não é o Lula foi o presidente da república.

00:14:05

Ela te cumpra com as suas funções. Sabe então pra mim a seriedade das instituições é o que vai garantir o exercício da democracia nesse país. Então você pode ficar certa que as coisas irão acontecer.

00:14:19

Da forma mais republicana possível que possa acontecer. Vamos falar de querendo votar porque eu quero ser melhor do que eu fui. Eu quero ser melhor melhor. Eu quero voltar porque eu quero fazer coisas que eu deveria ter feito mas não sabia que era possível fazer. É por isso que eu fui escolher uma pessoa como Alckmin de vice.

00:14:37

Mas juntar duas grandes experiências na minha vida. Um cara que foi governador de São Paulo de dezesseis anos e vice seis anos e o cara que foi considerado o melhor presidente da história do Brasil. É esses dois que vão governar esse país. Vamos falar de economia então agora candidato. Eh

00:14:54

Todos os economistas atualmente estão dizendo que ah o próximo governo vai ser obrigado a lidar com uma bomba fiscal, um desequilíbrio eh das contas públicas enorme. O senhor não não tem sido claro

00:15:10

Quando fala dos seus planos pra economia. Mas o senhor ao mesmo tempo tem feito promessas. Como é que o senhor pretende recuperar o equilíbrio das contas? Oh Bonner é que você não deve lembrar o que os meus economistas diziam pra mim nas eleições de dois mil e dois.

00:15:27

Hoje naquela época o Brasil estava quebrado naquela época vocês lembram? Vocês lembram que o Brasil quebrou duas vezes no governo Fernando Henrique Cardoso

00:15:37

Naquela época o malandro que era um homem sério ele todo final de ano ia pra Washington tentar pegar dinheiro pra fazer fechar o balanço o caixa do governo. É tão lembrado de duas pessoas do FMI que vinha pro Brasil investigar o Brasil todo dia e os meus economistas diziam o Brasil está quebrado. O Brasil está quebrado. Eu falava então por que que vocês querem que eu ganhe as eleições?

00:15:57

Então eu vou dar um dado pra você pra você ver a seguinte. Quando eu tomei posse em dois mil e três o Brasil tinha dez e meio por cento de inflação. O Brasil tinha doze por cento de desemprego. O Brasil devia trinta bilhões ao FMI. Nós tínhamos uma dívida pública de sessenta ponto quatro por cento. O que que nós fizemos?

00:16:15

Primeiro nós reduzimos a inflação pra meta sabe que era quatro e meio mais dois menos dois durante todo o meu período de governo. Segundo nós reduzimos a dívida pública de sessenta ponto quatro por cento pra trinta e nove por cento. Nós fizemos uma reserva de trezentos e setenta bilhões de dólares.

00:16:34

E nós ainda emprestamos quinze bilhões pro FMI. Não sei se você está lembrado disso. Além do que nós fizemos a maior política de inclusão social que a história desse país conheceu. É assim que nós vamos governar esse país. Eu digo sempre o Bonito tem três palavras mágica pra governar o país.

00:16:52

Três. A primeira dela é credibilidade. A segunda dela é previsibilidade. E a terceira é estabilidade. Você tem que garantir primeiro que quando você falar as pessoas acreditam no que você fala.

00:17:04

Quando você fala na previsibilidade é porque ninguém pode ser pego de surpresa dormindo com mudança do governo.

00:17:12

E a estabilidade é para você convencer o governo cumprido com a sua tarefa que os empresários privados do Brasil e os empresários estrangeiros tenham condições e saibam que tem estabilidade pra fazer investimento aqui dentro. E você sabe, eu vou terminar dizendo o seguinte, nunca antes na história do Brasil.

00:17:30

Esse governo teve uma chapa como Lula e Alckmin pra poder ganhar credibilidade interna e externa pra fazer acontecer as coisas no Brasil. Mas ainda na economia depois eh dos seus dois mandatos eh candidato veio o governo Dilma. E o governo Dilma

00:17:46

Se notabilizou por tentar induzir o crescimento da economia brasileira fazendo aumentando gastos públicos e também segurando aumentos de preços de combustíveis, aumento de preços de energia. O resultado disso foi um a maior recessão em vinte e cinco anos e uma explosão da inflação. Daí

00:18:05

A pergunta o senhor uma vez eleito presidente da república mais uma vez vai implantar na política econômica. Eh qual das receitas petistas? A do seu primeiro mandato?

00:18:20

Ou a receita petista do mandato de Dilma Rousseff? Oh Boni! Sábado eu estive com a Dilma no Vale do Acabau em São Paulo. E a Dilma sabia que eu vinha aqui. E a Dilma falou assim pra mim, oh presidente se perguntar do meu governo não responda. Fala pra me convidarem que eu vou lá pra discutir com eles.

00:18:38

Né? Mas o que que eu quero dizer pra você? Eu quero dizer pra você primeiro que a Dilma é uma das pessoas que eu tenho mais profundo respeito pela competência e pela ajuda que ela me deu quando era chefe da casa civil.

00:18:51

A Dilma fez um primeiro mandato presidencial extraordinário porque a crise se agravou, a crise internacional e mesmo assim

00:19:00

ela se endividou para poder manter as políticas sociais e para poder manter o emprego em quatro ponto cinco por cento que foi o menor desemprego que nós tivemos na história desse país era como se fosse o padrão Noruega, padrão holandesa. Eu acho que a Dilma se cometeu equívoco na questão da gasolina. Ela sabe que eu penso isso. Eu

00:19:20

Acho que cometeram equívoco na hora que fizeram quinhentos e quarenta bilhões de desoneração e isenção fiscal de dois mil e onze a dois mil e quarenta. Sabe? E eu acho que quando ela tentou mudar ela tinha uma dupla dinâmica contra ela. Eduardo sabe?

00:19:35

o presidente da câmara e o o Aécio no senado que trabalharam o tempo inteiro para que ela não pudesse fazer nenhuma mudança. Ela mandou medida provisória pra mudar. Como aconteceu com Fernando Henrique Cardoso. Quando o Fernando Henrique Cardoso teve o segundo mandato ele mandou medida pra poder evitar que o Brasil quebrasse e ele tinha

00:19:55

presidente da câmara o Temer que ajudou a aprovar as coisas não trabalhou contra e o o o presidente da câmara e da Dilma ele trabalhou contra o tempo inteiro a Dilma. Pois é então presidente Dilma candidato não agiu sozinho havia uma equipe cuidando de economia pra ela e tudo. Então o este

00:20:15

Erro que o senhor reconhece ter a via do lar eh não foi um erro solitário dela mas de uma corrente do PT por isso pergunta se impõe se a corrente do PT que amparou as decisões que o senhor reconhece terem sido equivocadas da ex-presidente Dilma eh

00:20:33

fizer valer a sua opinião num governo seu vai-se por esse caminho. Daí a pergunta o senhor não está dizendo então que o seu governo vai ser diferente. Se um dia entrar alguém no teu lugar pra fazer o Jornal Nacional entrará. Você vai perceber o que que é re morto reposto.

00:20:50

Você vai descobrir. Ou seja, quando você deixa o governo, quem ganha vai governar do jeito que entender. Quem está de fora não vai mandar. Eu vou voltar a governar esse país se o povo assim permitir pra fazer as coisas melhor do que eu fiz. A minha obsessão, Bonner, a minha obsessão. Um homem de setenta e seis anos de idade.

00:21:10

Que digo todo dia que tem energia de trinta, de voltar a governar esse país é porque eu

00:21:15

Acho que é possível recuperar sabe esse país a economia votar que eu sei é gerar empregos a gerar melhoria nas condições de vida da pessoa eu estou convencido disso se eu não acreditasse disso eu não voltava eu preferia ficar em casa

00:21:35

Sabe ah ah vivendo os louros de seu melhor presidente da história do Brasil. Não eu vou votar pra provar que é possível fazer mais. E eu espero que quando eu estiver no governo vocês me convide pra vim aqui uma vez por mês pra poder checar o que que está acontecendo nesse país. É só relembrando então

00:21:53

Eh os números ruins do ao fim do governo Dilma né? Inflação em dois mil e treze estava em cinco vírgula nove por cento. Ela chegou a dois mil e quinze a dez vírgula seis por cento. O PIB tinha subido três por cento em dois mil e treze e caiu três e meio em dois mil e quinze. Então assim os números falam por si. Renato

00:22:11

Que eu peguei a inflação a doze e reduzi pra quatro e meio. Antes. Não, mas nós vamos fazer o mesmo. Você tem uma coisa.

00:22:22

Que eu sei fazer Renato é cuidar do povo. Não, o senhor deixou claro que pretende fazer uma gestão na economia diferente da que foi feita. Não, eu pretendo fazer uma gestão de acordo com aquilo que nós construímos. Eu hoje tenho dez partidos junto comigo e ainda tenho a experiência do ex-governador Alckmin comigo.

00:22:39

Muita gente pensava um ano atrás que era impossível o Lula se juntar com o Alckmin. E eu me juntei pra dar uma demonstração pra sociedade brasileira. Que política não tem que ter ódio.

00:22:49

Política, sabe? Eh eh eh eh extraordinária pra você convivência de política e de alianças que nós vamos falar agora. O senhor tem dito que o centrão se formou lá atrás na constituinte e que participou da base de todos os governos.

00:23:06

Lud Fernando Henrique Cardoso, do seu de Dilma, de Temer e agora de de Jair Bolsonaro. Só que o relacionamento de governos do PT com o congresso resultou em escândalos de corrupção como o mensalão por exemplo. Como evitar que isso aconteça novamente? Você acha que o mensalão que tanto se falou

00:23:26

É mais grave do que o orçamento secreto? Vamos falar de deixa eu lhe falar uma coisa. Vamos falar a vida política estabelecida em regime democrático.

00:23:40

É a convivência democrática na diversidade. Nenhum presidente da república num regime presidencialista governa se não estabelecer relação com o Congresso Nacional. O centrão não é um partido político. O centrão não é um partido político até porque hoje só tem partido político no Brasil o PT

00:23:59

O PCdoB talvez o PSOL o PSB. Porque quase todos os outros partidos são cartoriais. Ou seja, são cooperativa de deputado que se junta em determinadas circunstâncias. Ora então quem ganhar as eleições, quem ganhar as eleições se for.

00:24:15

a Renata ou se for o Bono ou se for o Lula vai ter que conversar com o Congresso Nacional. Não conversar com o Centrão porque o Centrão não é um partido político. Você vai conversar com os partidos separados e depois obviamente que o nome centrão foi cunhado pra poder derrotar a gente na constituinte de oitenta e oito que a gente estava avançando muito

00:24:35

Social. Mas como evitar escândalos de corrupção como que houve? Ah você punindo as pessoas, denunciando as pessoas. O que eu acho maravilhoso é denunciar a corrupção. O que é grave é quando a corrupção fica escondida.

00:24:48

Por isso que eu acho importante uma imprensa livre, por isso que eu acho importante uma uma injustiça eficaz. Porque se tiver um problema de corrupção, Renata tem que ser denunciado. O senhor falou isso. Em qualquer lugar tem que ser denunciado na empresa privada na empresa pública.

00:25:04

Não é possível você ficar guardando a corrupção sem levar em conta o prejuízo que aquilo traz à sociedade brasileira. Então minha cara é o seguinte, toda essa monte de coisa que eu li pra vocês aqui isso vai ser aperfeiçoado pra fazer mais e melhor. Para que a gente possa até descobrir mas quando eu descobrir as pessoas serão punida.

00:25:23

Pode ficar certa disso. O senhor falou em orçamento secreto e a gente falou também em corrupção que não tem como se comparar porque não existem níveis de corrupção, né? Corrupção é corrupção. Mas o senhor mencionou o orçamento secreto

00:25:37

Como negociar então com o centrão sem moedas de troca como essa do orçamento secreto que o senhor critica? Não é moeda de troca Renato. Isso aqui é uma usurpação do poder. Ou seja acabou o presidencialismo. Bolsonaro não manda nada. O Bolsonaro é refém do Congresso Nacional.

00:25:54

O Bolsonaro se quer cuida do orçamento, Renata, sequer cuida do orçamento. O orçamento quem cuida é o Lira. Ele que libera verba, o ministro liga pra ele, não liga pro presidente da república. Isso nunca aconteceu desde a Proclamação da República.

00:26:11

e eu tenho consciência que uma das tarefas minha e do álcool se a gente ganhar é a gente tentar primeiro trabalhar durante o processo eleitoral pra que a gente eleja muitos deputados e muitos senadores com outra cabeça. Segundo acabar com essa história de semipresidencialismo de semi parlamentarismo no regime presidencial. Mas o senhor acha

00:26:31

Bolsonaro parece o bobo da corte. Ele não coordena o orçamento. Veja que engraçado. Ele agora acabou de aumentar o o auxílio emergencial pra seiscentos reais, correto? Ele queria duzentos, a gente queria seiscentos, ele mandou quinhentos, agora mandou seiscentos. Até quando?

00:26:48

Até dia trinta e um de dezembro porque na LDO que ele mandou pro Congresso Nacional agora não tem a continuidade. E ele então acaba de mandar LDO e vem aqui mentir de ver. Não, eu vou continuar, eu vou continuar, você não vai continuar? Por que que ele não colocou?

00:27:03

Ali direitinhos orçamentários. Mas o senhor acredita mesmo sobre o orçamento secreto? O senhor vai conseguir convencer o Congresso a abrir mão de um mecanismo que está tanto poder aos parlamentares? Vamos. Como? Vamos. Conversando com eles primeiro durante a campanha você vai perceber que eu vou trabalhar muito essa questão da eleição.

00:27:20

Sabe e e e e hoje não é só o presidente da república não. Os governadores do estado estão refém dessas emendas secreta também?

00:27:29

Porque antigamente o deputado ia conversar com o governador pra fazer a aplicação de verba. Hoje os deputados não conversam mais. Tem deputado liberando duzentos milhão, cento e cinquenta milhões, cem milhões. Isso é um escárnio. Isso não é democracia. Então essas coisas pode ficar certa. Pode ficar certa que nós vamos resolver.

00:27:47

Eu estou olhando pra você que eu quero que você me cobre. Nós vamos resolver conversando com os deputado. E eu espero que a sociedade brasileira aprenda nessas eleições uma lição muito grande. O Congresso Nacional é o resultado da sua consciência política no dia das eleições.

00:28:06

Então quando você for votar sabe? Você coloca esperança, coloque otimismo e não coloque rancor na urna porque não dá certo.

00:28:14

Candidato o senhor está fazendo um discurso aqui muito claro é em favor da negociação da composição política pela governabilidade é do que se trata não é? Negociações no Congresso nesse sentido. O senhor acha que a militância do seu partido

00:28:31

Concorda com essa necessidade de composição política? A minha pergunta é porque existe uma

00:28:38

Ala grande do seu partido que ainda não aceitou.

00:28:41

Geraldo Alckmin como o candidato a vice na sua chapa. E e tem hostilizado o seu candidato a vice. O que que o senhor diria pra esses eh militantes do PT que ainda se recusam a aceitar Alckmin depois das trocas de acusações pesadas que o senhor fizeram aí? Os senhores fizeram ao longo de alguns anos na política. O pônei

00:29:01

Nós não estamos vivendo no mesmo mundo. Eu estou até com ciúmes do Alckmin.

00:29:07

Você tem que ver que sujeito esperto não tem vai ele fez um discurso no dia sete de maio sabe quando ele foi apresentado oficialmente ao PT que eu fiquei com inveja ele foi aplaudido de pé. Pergunta pra esposa dele pra dona Lu que anda com a

00:29:27

Pra ver como ela está gostando da coisa. O óculos já foi aceito pelo PT de corpo e alma. Sabe? O que eu não quero é que o PT peça pra ele se filiar porque a gente não quer brigar com o PSB.

00:29:40

Mas o Alckmin é uma pessoa que vai me ajudar. Eu tenho cem por cento de confiança que a experiência dele com o governador de São Paulo e depois mais seis ano como vice do Mário Covas vai me ajudar a consertar esse país. É a única razão.

00:29:56

Pela qual eu quero voltar a ser presidente é a de consertar esse país. Esse país tem que voltar a crescer, tem que voltar a ser feliz, tem que voltar a gerar emprego, sabe? O povo, eu digo ser bom o povo tem que voltar a comer um churrasquinho. Comer uma picanha e tomar uma cervejinha. Candidato. Ainda há propósito desta

00:30:14

Intolerância manifestada em alguns momentos contra o seu candidato a vice o senhor disse que isso está superado. Mas é fato que durante muito tempo a militância do PT estimulada muitas vezes pelo senhor

00:30:28

Ou por outros líderes do partido essa militância foi muito agressiva com quem pensava diferente. E não só na internet. Nas ruas também. Que lições o senhor e o PT tiraram disso? Oh oh Bori feliz.

00:30:46

Era o Brasil e a democracia brasileira quando a polarização desse país ela entre PT e PSDB. A gente era adversário político, a gente trocava farpas mas a gente se encontrasse num restaurante

00:31:04

Eu não tinha nenhum problema de tomar uma cerveja com o Fernando Henrique Cardoso, com o Zé Serra ou com o álcool. Porque a gente não se tratava como inimigo. A gente se tratava como adversário. Sabe? O senhor não teria problema mas a militância do seu é como torcida organizada.

00:31:22

É uma torcida organizada não é a torcida do Flamengo, não é a torcida do Vasco, aquela que briga, aquela que vai o time, não. Sabe? Eu não sei se você viu o jogo do São Paulo, o Rafinha que jogava no Flamengo ontem ele engrossou lá no jogo contra o Flamengo.

00:31:37

E ele e o outro do Flamengo se abraçaram porque política é assim. Política é exatamente assim. Você tem divergência, você briga, você diverge, você tem divergência programática. Mas você não é inimigo. Não é inimigo esse candidato que o senhor passou anos

00:31:56

Repetindo uma expressão que se consolidou no seu governo dividindo o Brasil entre nós e eles. É um fato. Você já foi em campo de futebol? Você torce pra algum time? Sim. Você já foi junto neste momento. Você já foi junto com outros companheiros? É nós e eles.

00:32:14

A torcida do Vasco é nós, a do Flamengo é eles. Mas o senhor não acha que isso estimula a polarização? Não, ainda mais. Eu acho que não estimula a polarização, ele é saudável no mundo inteiro, polarização tem nos Estados Unidos, tem na Alemanha, tem na França, tem na Noruega, tem na Finlândia, tem em tudo quanto é lugar.

00:32:31

Sabe toda vez que tem mais que uma pessoa participando de alguma coisa não tem polarização no Partido Comunista Chinês. Não tinha polarização no Partido Comunista Cubano. Agora quando você tem democracia, quando você tem mais que um disputando a polarização é saudável.

00:32:50

Ela é importante, ela é estimulante, ela faz a militância ir pra rua, ela faz a militância carregar bandeira. O que é importante é que a gente não confunda a polarização com estímulo ao ódio. Eu me dou muito bem com os PSDB que foi meu principal adversário durante tanto tempo.

00:33:08

E depois é o seguinte eu aprendi na minha vida a conversar eu aprendi a conversar se tem uma coisa que eu aprendi fazer foi negociar foi conversar com os contrários tem uma frase do Paulo Freire que é fantástica que eu utilizei pra mostrar os militantes do PT a a entrada de Alckmin do PT de vez em quando

00:33:28

A gente precisa estar junto com os divergentes para vencer os antagônicos. E agora nós precisamos vencer o antagonismo do fascismo.

00:33:40

Da outra direita. Então candidato continuando vamos pro agronegócio. No seu governo a política agrícola contribuiu muito pro crescimento.

00:33:49

Do do setor do agronegócio no Brasil e foi também um período em que ah os preços internacionais das commodities os grãos em geral, soja, milho estavam bem altos. O seu ministro da agricultura foi um grande produtor eh eh rural.

00:34:05

Mas hoje grande parte do setor agro não o apoia. O senhor atribui esse afastamento a desconfianças talvez geradas pelo relacionamento do seu partido com o MST? Não. O o o Renata tem tem o seguinte veja eu

00:34:24

Queria que você trouxesse aqui o mais reacionário representante do agronegócio. E perguntasse pra ele o que que o Bolsonaro fez pra eles que chegou perto daquilo que nós fizemos. Eu queria que você chamasse.

00:34:43

Sabe por quê? Porque não tem nenhum governo que tratou do agronegócio como nós tratamos. Eu vou dizer pra você nós fizemos uma medida provisória quatrocentos e trinta e dois se não me falha a memória de dois mil e oito. Que fez uma negociação

00:34:59

Sabe com o a a a os produtor rurais de oitenta e cinco bilhões de reais senão eles tinham quebrado. Então o que que o senhor atribui que grande parte eu vou dizer o que que eles contribuem. Aqui toda a nossa política em defesa sabe da Amazônia.

00:35:16

A nossa política em defesa do Pantanal, a nossa política em defesa da Mata Atlântica, ou seja, a nossa luta contra o desmatamento faz com que eles sejam contra nós.

00:35:25

Sabe é isso? Mas agronegócio são contra. Ele eles possivelmente outro dia eu fui numa reunião e eu perguntei pra um pra um fazendeiro falou o seguinte eu queria que você me dissesse com o apoio a terra produtiva que o sem terra invadiu.

00:35:38

Qual foi a terra produtiva que sem terra invadiu? Porque o sem-terra invadia terras improdutiva quem fiscalizava a terra era o Incra

00:35:47

E quem pagava era o governo.

00:35:49

tinha hora que eu achava o seguinte os sem terra acho que está fazendo favor pros fazendeiro porque está, sabe, invadindo a terra pro governo pagar. Agora antes da gente abordar um pouquinho mais sobre o sem terra é preciso fazer esse esclarecimento porque como o senhor colocou parece que o setor do agronegócio eh não tem a ver eh contrário faz oposição ao meio ambiente ao meio ambiente sustentável que não é verdade

00:36:09

Não faz não. Faz não. Você acabou de ver. Não deve fazer. Veja, o agronegócio, sabe, que é fascista e direitista, porque os empresários sérios que trabalham no agronegócio, que têm comércio com o exterior, que exporta pra Europa, pra China esses não querem desmatar.

00:36:28

Esses querem preservar o nosso rio, eles querem preservar nossas água, querem preservar a nossa fauna. Esses não, mas você tem um monte que quer, você está lembrado que o atual presidente tinha um ministro sabe do meio ambiente que dizia que era praia, sabe invadir com a boiada pra desmatar a Amazônia. Mas nós não precisamos plantar milho, soja ou cana, ninguém

00:36:48

Na Amazônia

00:36:49

o que nós precisamos é explorar corretamente, cientificamente a biodiversidade da Amazônia para que a gente tire daquela riqueza da biodiversidade. Produtos para a indulta de fábrica ou para a indústria de comércio e gerar emprego pra aquelas pessoas. E qual será o papel do MST no seu governo? No MST o MST

00:37:09

Fazendo uma coisa extraordinária está cuidando de produzir. Não sei se você sabe o MST hoje tem várias cooperativas. O MST é o maior produtor de arroz orgânico do Brasil.

00:37:21

Você tem que vim desarmar a cooperativa do MST Renata você vai ver que aquele MST de trinta anos atrás não existe mais. Agora o Bolsonaro está ganhando algum fazendeiro porque está liberando armas. Sabe? Tem gente que acha que é bom ter arma em casa. Que acha que é bom matar alguém não.

00:37:40

O que nós queremos é pacificar esse país. Porque pra mim o pequeno produtor rural, o médio produtor rural tem que viver pacificamente com o grande negócio o Brasil tem possibilidade de ter os dois um produz mais internamente. O outro produz mais externamente.

00:37:58

Ou seja, eu digo sempre o seguinte, o Brairo Mágico é o maior plantador de soja do do Brasil talvez ele não cria a galinha caipira que ele gosta de comer. Talvez ele não crie um porquinho orgânico porque ele gosta de comer. Talvez ele vá comprar num pequeno proprietário. Então é extremamente importante a convivência pacífica dessa gente. E nós já fizemos uma vez Renata

00:38:18

e vamos fazer outra vez. Candidato ãh o nosso tempo está quase acabando ainda dá pra fazer mais uma perguntinha é sobre política internacional. Os seus adversários políticos costumam acusa-lo de apoiar ditaduras latino-americanas de esquerda. O senhor

00:38:34

Disse que se deve respeitar a soberania interna dos países e o senhor evita criticá-los. Pra um democrata isso não soa como uma contradição candidato. Não. Primeiro pra um democrata a gente precisa respeitar a autodeterminação dos povos.

00:38:52

Cada país cuida do seu nariz. É assim que eu quero pro Brasil, é assim que eu quero pros outro. Veja, você está lembrado que em dois mil e três eu tinha apenas um mês de governo, eu criei o grupo de amigos junto com os Estados Unidos, junto com a Espanha pra resolver as pendegas entre

00:39:10

A a Venezuela e a Colômbia. Sabe? É o seguinte, você sabe que eu botei na minha cabeça o seguinte, não existe ninguém imprescindível, insubstituível. Quando o cara começa a pensar que ele é imprescindível e substitutivo, mas ele está virando um ditador.

00:39:26

Você está lembrado que eu tinha oitenta e sete por cento de boi e ódio quando um deputado do PT resolveu propor uma emenda no Congresso Nacional por terceiro mandato e eu não quis. Eu estou favorável à votação sabe? Do poder.

00:39:41

Sabe a alternância de poder é uma coisa importante. Hoje tem um cara de esquerda, amanhã tem um de direita, depois tem um de centro. É assim que a sociedade caminha. Por isso que eu estou muito tranquilo, muito tranquilo. Sabe? Com a minha relação internacional. Aliás eu vou te dizer uma coisa. Se eu ganhar as eleições você vai ver a enxurrada

00:40:00

De amigos que estão desaparecidos que vão visitar o Brasil porque o Brasil vai ser amigo de todo mundo. O Brasil não tem contencioso internacional. Candidato Lula. Nós não temos mais tempo para

00:40:11

Novas perguntas então chegou aquele momento em que o senhor tem direito a um minuto pra se dirigir aos eleitores, como quiser pra pra suas considerações finais que fosse tão rápida assim, quarenta minuto. Olha, eu queria dizer ao povo brasileiro que

00:40:25

Ah nós já provamos que é possível cuidar do povo brasileiro. Eu não gosto de utilizar a palavra governar. Eu gosto de utilizar a palavra cuidar. Ou seja, tentar colocar o pobre no orçamento do país. Tentar fazer com que as pessoas possam chegar a universidade e vocês sabem que eu tenho orgulho.

00:40:43

De ter passado para a história como presidente que mais fez a universidade, que mais fez escola técnica. Nós pegamos o Brasil com três milhões e meio de estudantes universitários, deixamos com oito milhões. Ou seja, esse país é um país do futuro que nós precisamos construir. Não existe nenhuma experiência de país que ficou rico sem investir na educação.

00:41:03

Então nós vamos votar para poder investir na geração de emprego. Aliás uma coisa importante nós temos quase que setenta por cento das famílias brasileiras endividadas. E a grande maioria delas é mulher. Vinte e dois por cento endividada porque não pode pagar conta d'água, a conta de luz, a conta do gás. Nós vamos negociar essa dívida.

00:41:22

Pode ficar certo que nós vamos negociar. Sabe? O setor privado e com o sistema financeiro porque nós precisamos volte a viver com dignidade. Candidato. Seu tempo terminou.

00:41:35

Mas eu antes de encerrar eu preciso fazer uma correção cometi um erro aqui. Eu me referi ao dinheiro devolvido a Petrobras como seis vírgula dois bilhões de dólares. Não foram de dólares. Foram de reais. Está feita a correção aqui.

00:41:47

Muito obrigado mais uma vez. Obrigada. Por ter vindo o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Está terminando aqui a nossa entrevista. E o Jornal Nacional volta daqui a pouco

00:00:00 / 00:41:59
1x