Botão voltar Entrevista de Lula no Programa do Ratinho
00:00:00

Boa noite! Hoje vamos fazer o último encontro da série candidatos com Ratinho. Nós estamos recebendo aqui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e eu queria deixar bem claro que esse programa não é um programa para fazer uma inquisição com nenhum candidato. É para conversar, bater papo, para mostrar

00:00:20

um público, para um público popular, que é o meu público, o que pensam os candidatos e o que eles vão fazer, caso sejam eleitos presidente do Brasil. Que é uma eleição super, super importante. Por que você quer, posso te chamar de Lula? Pode. Ó, marca lá, 29 segundos. Nós vamos ter

00:00:39

minutos igual aos outros. Deixa eu passar um pouquinho. Não pode. Infelizmente, não pode. Por que que o senhor quer ser presidente de novo? Olha, primeiro eu não quero ser presidente de novo. As circunstâncias políticas fizeram com que um conjunto de pessoas da sociedade brasileira do meu partido e mais dez partidos que nos apoiam

00:00:59

Me escolheram para ser o candidato pela experiência acumulada,

00:01:04

pela capacidade de construção da aliança que nós tivemos, inclusive trazendo Alckmin para ser o meu candidato a vice, o Alckmin que foi meu opositor em 2006. Aliás, eu ia te perguntar isso, o camarada que mais xingou em campanha política foi o Alckmin, agora é teu vice. Olha, deixa eu falar uma coisa, eu aprendi na política que

00:01:24

você não pode ficar fazendo política com fígado. Numa disputa política é como um jogo de futebol, num jogo de futebol se você vai jogar num time contra o teu irmão, ele vai te dar pontapé no pescoço para você não marcar gol. Numa disputa política todo candidato quer mostrar que é melhor do que o outro. E o Alckmin fazia isso e era o papel dele.

00:01:43

Eu, na verdade, como eu tava na frente, eu tinha que tá mais tranquilo. Então, veja, eu acho um homem de bem, uma pessoa de livre postura, uma educação refinada e um cara que foi o governador de São Paulo 16 anos.

00:02:01

O acúmulo de experiência que ele tem, Ratinho, vai fazer com que juntos a gente possa reconstruir o nosso Brasil. O senhor disse que vai aumentar o salário mínimo, como é que o senhor vai aumentar o salário mínimo? Aumentando.

00:02:13

Deixa eu lhe falar uma coisa, quando eu fui presidente a gente aumentava o salário mínimo. Você repunha aquilo que era a inflação e você dava aumento de salário de acordo com o crescimento do PIB. Olha, se o PIB crescer 5%, você dá inflação mais 5%.

00:02:29

Se o PIB não crescer nada, você dá a inflação e não dá nada. Foi assim que nós fizemos durante o nosso governo e por isso o salário mínimo aumentou 77%.

00:02:39

Lula, você tem falado em regular a mídia, que eu nem sei o que que é regular a mídia, eu vou te perguntar, o que que é regular a mídia, regular a internet? Que que você vai fazer? Você vai proibir o povo ver vídeo de sacanagem na internet? É que não é o presidente que regula, quem regula o Congresso Nacional e a sociedade.

00:02:57

Quando eu era presidente presidente em 2009 nós fizemos. Já pensou você proibir o meu programa? Não, não vou proibir, eu quero que você faça mais programa e me convide mais vezes. Deixa eu lhe falar uma coisa, em 2009 nós fizemos uma grande conferência nacional. Participaram mais de 3 mil pessoas, inclusive participaram canais de televisão grande, rádios.

00:03:16

E nós aprovamos um processo que depois não foi encaminhado.

00:03:19

Aí se cria a ideia de que a gente quer regular. Você não pode regular a revista, você não pode regular jornal, você pode tentar fazer com que os meios de comunicação no campo eletrônico e na internet possam ser regulado de acordo com os interesses da sociedade. É importante a gente lembrar

00:03:36

Que a última regulação foi de 1962. A gente ainda viveu no tempo do telégrafo. Então é preciso tentar adaptar

00:03:45

A legislação, a realidade contemporânea que estamos vivendo. Os seus seus adversários dizem que eh o BNDES no seu tempo financiou obras em países como como Bolívia, Nicarágua e outros países Venezuela, Cuba.

00:04:02

Se você voltar a ser presidente, vai continuar isso? Primeiro deixa eu te dizer uma coisa, você que é uma pessoa influente e você que é uma pessoa que tem um público, quer um público, que eu conheço bem. Sim. Que é o meu meio ambiente. É sim. Deixa eu lhe falar uma coisa. Quando você está financiando uma obra lá fora,

00:04:21

Você está financiando a tua engenharia, você está exportando a tua engenharia. Você vai fazer, por exemplo, quem começou a fazer o metrô de Caracas foi o presidente Fernando Henrique Cardoso. Então, primeiro quando o BNDES empresta dinheiro, a empresa ela é obrigada a contratar uma empresa brasileira.

00:04:38

Segundo, os componentes são comprados do Brasil. Então, na verdade o que você tá fazendo é exportando

00:04:44

além de você receber o dinheiro de volta, o mundo inteiro, como é que você acha isso? Mas como é que você acha que o Brasil se desenvolveu? Você sabe quanto dinheiro os americanos colocaram aqui no começo do século passado, a Inglaterra, o Canadá? Não pagaram. Não pagaram, vejam, todo mundo paga, todo mundo paga, você pode ter dificuldade daquilo ali, mas você paga. Você tá lembrado

00:05:04

que quando o Delfim era ministro, quando o Furlan era ministro, o Brasil vivia de joelho junto ao FMI. Todo mês descia um casal, um homem e uma mulher de Washington pra vim aqui fiscalizar as nossas contas. Eu simplesmente acabei com isso porque eu aprendi com a minha mãe, eu só posso fazer dívida que eu posso pagar, eu só posso gastar aquilo que eu ganho.

00:05:24

Então eu paguei o FMI, emprestei 15 bilhões pro FMI e fizemos isso.

00:05:30

uma uma reservazinha de 370 bilhões de dólares, coisa que o Brasil não tinha. Então veja, deixa eu lhe falar uma coisa, o Alckmin fez muita crítica minha em 2006 sobre esse negócio de exportar engenharia, é importante isso acontecer porque você tá vendendo produto brasileiros, está

00:05:50

conhecimento. Sim, mas você, o povo, né? Eu estou falando porque eu estou nos boteco da vida e eu sei o que o povo fala. O povo acha que quando o candidato fala e mostra, né? Na televisão, que tem muita gente passando fome, que tem muito coitadinho, que vai pegar o dinheiro que é brasileiro e que vai dar dinheiro pra fora. Então por que que não dá pro

00:06:10

Coitadinho. É porque esse dinheiro não pode ser usado internamente. Ele é emprestado. Não é dinheiro do orçamento. Hum. É dinheiro de um banco. Então o banco pode emprestar pro empresário brasileiro chamado Ratinho, mas se o Ratinho não precisar de dinheiro e precisar um outro você empresta.

00:06:27

As condições de juros é imposta por você desde que e veja o Brasil é o único país do mundo em que obriga, quando alguém recebe um financiamento, contratar a empresa brasileira. Isso é uma coisa extraordinária. Quer dizer que isso vai continuar? Mas se alguém precisar muitas vezes ninguém vai precisar de dinheiro.

00:06:45

Os Estados Unidos nunca vai precisar de dinheiro nosso, a Alemanha nunca vai precisar, mas se você precisar financiar, coisa que você não poderia utilizar aqui dentro, porque a não ser que o empresário brasileiro quisesse tomar. O que que você poderia ficar nervoso comigo, Ratinho? Vamos supor.

00:07:02

Que tem uma empresa brasileira que tivesse um bilhão de financiamento e tivesse uma empresa estrangeira que quisesse um bilhão de financiamento. Se eu deixasse de emprestar pra você, brasileiro, pra emprestar pro estrangeiro, aí você tinha razão de ficar puto comigo.

00:07:18

Sabe? Mas se você não quer o dinheiro e o dinheiro está no banco e alguém quer tomar dinheiro emprestado e você vai ganhar juros porque você está emprestando. Além do que você vai exportar

00:07:27

Peças, teve a exportar equipamento, você vai exportar caminhão, você vai exportar tratores, ou seja, é uma coisa boa para os países. É assim na história da humanidade.

00:07:39

O Brasil no começo do século vinte, ele cresceu porque alguém resolveu financiar a ferrovia, porque alguém resolveu financiar hidroelétrica, porque alguém resolveu financiar a ponte. Por que que você o governo não teve ferrovia? É lógico que teve ferrovia. E teve.

00:07:54

É o seguinte, você, você é o seguinte, eu vou te mandar. Se você prometer pra mim falar aqui, eu vou te mandar os números. Deixa eu te contar uma coisa. Foi no governo do PT.

00:08:07

Que nós fizemos a ferrovia que saiu do Maranhão do Porto de Itaqui, que tinha sido feito só nessa foi. Que tinha feito só 200 quilômetros pelo presidente Sarney e pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e trouxemos elas até Cruzeiro do Oeste aqui em São Paulo. Foram quase dois mil e poucos quilômetros. Essa foi feita. Segundo.

00:08:26

Nós fizemos a Leste-Oeste na Bahia, começamos a contar. Vou perguntar agora. A ferrovia. Você sendo eleito presidente, você vai fazer mais ferrovia? Precisa fazer mais ferrovia. Privatizar? Até porque, veja, depende. O governo não tem dinheiro. Depende. Você só pode privatizar se tiver alguém que queira comprar.

00:08:43

O governo, uma ferrovia, não é uma coisa estratégica que tem na mão do estado. Sim. Mas muitas vezes se o Estado não for indutor daquele investimento, ele não acontece. Então, o que que o Estado tem que tá preparado? Para ter dinheiro para emprestar quem queira fazer. Eu vou te contar uma história. Até nordestino ela é privada.

00:09:03

O governo brasileiro colocou cinco bilhões de financiamento pra gente fazer uma ligação Porto de Peça e ao Porto de Pernambuco passando por Eliseu Martins no Piauí para que a gente pudesse carregar o produto de um porto pra outro. Até hoje ela não ficou terminada.

00:09:19

Porque tem briga entre os setores privados também e não pensa que é só o setor público que tem briga, mas nós vamos apostar em ferrovia por quê? Porque nós temos que fortalecer o sistema intermodal de transporte do Brasil.

00:09:32

Cê tem uma costa marítima de oito mil quilômetros, você precisa ter mais navio para carregar a carga de um país pra outro, você precisa de trem, o ideal é que um caminhão faça um transporte de no máximo trezentos, quatrocentos quilômetros. O restante tem que ser de trem. Muito obrigado. E nós vamos fazer.

00:09:48

Lula, qual o maior erro que o PT cometeu nesses quatorze anos? Não, eu acho que uma opinião, o maior erro que nós fizemos por não saber tudo que a gente sonhava em fazer, mas deixa eu lhe contar uma coisa, você pode olhar uma coisa interior no seguinte, ninguém fez a política

00:10:07

de investimento em obra de infraestrutura como eu fiz. Ninguém, nenhum Presidente da República, ninguém fez a política de inclusão social que eu fiz nesse país. Olha, nós geramos vinte e dois milhões de empregos.

00:10:22

Nós aumentamos o salário mínimo, nós pagamos a dívida interna, nós reduzimos a inflação de doze e meio por cento para quatro e meio que era o centro da meta.

00:10:30

E no meu tempo de Presidente da República, todas as categorias de trabalhadores organizadas recebia aumento acima da inflação. Hoje, nem dez por cento recebe.

00:10:42

Você pretende mudar a política da Petrobras? O que que vai mudar pra tentar, apesar que já baixou bastante, né? O preço do combustível, abaixou abaixou o petróleo, abaixou o combustível. É isso? Deixa eu lhe falar uma coisa, querido. A gasolina está mais barata do Brasil do que na permita-me falar uma coisa pra você.

00:11:00

O que a gente não pode é viver com base em mentiras. Quando nós descobrimos o pré-sal, a gente achava que o Brasil tinha que ser o exportador de derivado de petróleo, não exportador de óleo cru. Por isso é que a gente queria fazer a refinaria no Ceará, no Maranhão.

00:11:18

Em Pernambuco fizemos a de querosene no Maranhão, ou seja, e fizemos o polo petroquímico em Itaboraí, no Rio de Janeiro, que ficou parado com oitenta e cinco por cento da obra acabada. Era quatorze indústrias químicas lá dentro, simplesmente parou. Porque o Brasil queria exportar derivado.

00:11:37

Por isso que a gente criou setenta e cinco por cento do do petróleo do pré-sal era pra investir em educação, ciência e tecnologia e saúde. Não foi feito meu caro porque deram um golpe na Dilma e porque desmancharam tudo. Cê tá até lembrado, eu vou te contar uma história. Você é um homem inteligente, foi golpe.

00:11:56

Porque enfrentaram uma mentira contra ela. Deixa eu lhe contar uma história veja. Mas com toda essa imprensa em supostamente inteligente que nós temos

00:12:07

Todo mundo ficou contra muito inteligente, deixa eu lhe contar uma coisa, nunca, nunca, nunca na vida você poderia caçar uma Presidente da República porque ela fez um acerto de contas que eles colocaram a pedido de pedalada. Fernando Henrique Cardoso fez, eu fiz e todos os presidentes fizeram.

00:12:25

Chega no fim do ano você as vezes não tem o dinheiro pra fechar o caixa, você pega dinheiro de outros programas, coloca lá e depois você repõe. Então meu caro, isso é normal, inventaram um golpe e foi um golpe não. Eu até hoje não sei o que é pedalar. Foi o golpe.

00:12:39

Isso é uma pedalada, pedalada, eu acho. Pois é, tem gente que pensa que ela vai andar de veado, tava andando de bicicleta. E você passou uma dívida que cê tinha que pagar esse ano pro outro ano e você pegou dinheiro de uma outra conta do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica pra poder cobrir esse dinheiro. Cê fala muito no seu no seu programa, Lula, que cê vai abaixar o preço do dos alimentos, né?

00:12:59

Povo vai comer, vai comer mais barato. Comé que cê vai fazer isso? Eu já fiz isso. Deixa eu lhe falar uma coisa, eu sou o único dos candidatos que podem vir aqui pra você?

00:13:11

E dizer, eu posso fazer porque eu jamais o Ciro veio aqui falou assim, o Ciro falou aqui que vai acabar com quem tá devendo. Eu eu tô devendo umas coisinhas. Eu acho que o Ciro tá soltando.

00:13:24

Eu vi o filho falar pra você aqui, eu vi o filho falar pra você não, porque a taxa de juros tá muito alta, porque o Brasil pagou quinhentos bilhões. Ele foi ministro da fazenda durante três meses. Cê sabe qual era a taxa de juro quando ele foi ministro? Cinquenta e cinco por cento. Cinquenta e cinco por cento.

00:13:42

se ele tiver memória curta é importante ele lembrar, ele era ministro. Foi ministro. E o que ela reduziu foi apenas pra quarenta e nove. Então deixa eu lhe falar uma coisa hoje. Eu vou, presta atenção numa coisa, quando eu cheguei na presidência em dois mil e três você acompanhou isso, a gente tinha uma dívida interna de sessenta ponto cinco por cento do PI

00:14:02

Eu deixei com trinta e sete ponto sete por cento. A gente tinha uma dívida externa com o FMI que nós pagamos. O salário mínimo não aumentava, nós começamos a aumentar o salário mínimo. Nós saímos de cem bilhões de fluxo de comércio exterior para quatrocentos e oitenta e dois bilhões de reais.

00:14:18

Ou seja, o Brasil ganhou protagonismo internacional, eu não esqueço nunca, eu tenho uma cunhada minha que tava construindo uma casinha em Peruíbe, ela pagava um saco de cimento vinte e três reais, quando chegou em setembro de dois mil e três tinha baixado pra nove reais.

00:14:37

Então, é possível você reduzir o preço da comida, primeiro, aumentando a produção. Cê tá lembrado quando houve a crise em dois mil e oito, eu criei um programa chamado Mais Alimentos, pa financiar trator e implementos agrícolas para agricultura. Ah. Vendemos oitenta mil tratores. Correto. Vendemos milhares de caminhões pequenos.

00:14:57

O o o o a o o comé que chama o MST? MST tá apoiando uma velocidade o movimento central eles vão começar a invadir as fazendas vão ou não vão?

00:15:08

Vou te dar um número aqui. Tem que perguntar. Você que é um cara estudador eu vou te dar o número. Eu não sei. Você está quanto quanto de terra o PT colocou e disponibilizou para assentamento cinquenta e dois milhões de hectares. Isso é tudo

00:15:27

que foi feito em quinhentos anos. Assentamos quase setecentas mil famílias e hoje os sem-terra tão noutra. Os sem-terra hoje tão produzindo, organizando cooperativas. Verdade. E já viraram o maior produtor de arroz orgânico da América do Sul. Mas você virando o presidente cê

00:15:47

Sentir à vontade pra invadir. Que que ele fale uma coisa pra você? Me dá duas terras produtivas que o sem terra invadiram sabe o que acontecia na verdade? O sem-terra invadiu uma área quem media se era produtivo ou não, não era eles, era o governo através do INCRA e quem pagava era o INCRA.

00:16:05

Era um governo que acaba com a responsabilidade de pagar terra, que muitas vezes o empresário não conseguia vender no mercado, porque ninguém tava querendo comprar terra.

00:16:14

Então, o que eu quero te dizer é o seguinte, eu vou ganhar as eleições, a gente vai ter paz na cidade, a gente vai ter paz no campo, a família vão voltar a comer, setenta que eu não vi você falar com o Bolsonaro que tem gente falando de picanha, eu vi você falar. Qual? É eu é. É eu que falo. Deixa eu, deixa eu te falar uma coisa, deixa eu te falar uma coisa.

00:16:34

e vou lhe falar uma coisa cara, vou lhe falar uma coisa, é que cê num, você tá noutro mundo. Num tô nada. Mas às vezes, às vezes, o povo que tá assistindo o seu programa, muitas vezes ele vai no açougue e compra uma picanha desse tamanho, pensando que é picanha, ele compra coxão duro, coxão duro. Agora, o que que eu tenho dito que eu tenho quando eu era presidente eu vi um cara

00:16:54

Uma televisão famosa foi entrevistar o cara, tirou um filé e pegou o filé e falou, eu nunca tinha comido filé, agora com o Lula eu tô comendo filé e a gente passou a comer picanha e eu digo todo dia,

00:17:06

Nós vamos voltar a comer picanha, sabe aquela parte com aquela gordurazinha passada na farinha, a gente mastiga aquilo, tomava cervejinha gelada, é tudo que o povo quer Ratinho.

00:17:18

O povo gosta de coisa boa, cara. Ninguém faz opção de ser pobre, ninguém faz opção de sofrimento, ninguém que faz a opção de não ter procissão.

00:17:27

Então veja, por que que eu sou o presidente que mais fiz universidade na história do Brasil? Por que que eu sou o presidente que mais filho de escola técnica na história do Brasil? Por que que de dois mil e três a dois mil e quinze nós colocamos cinco milhões de novos jovens na universidade? Só tinha três milhões e meio Ratinho.

00:17:44

E nós vamos fazer outra revolução na educação, nas ciências de tecnologia, vamos aumentar salário, aumentar a produção, financiar mais agricultura, tanto grande quanto o pequeno, porque nós precisamos fazer uma pergunta demais. Uma pergunta que todo mundo me faz, eu tenho que fazer pra você. Eh

00:18:02

A gente tá vendo que a Argentina tá indo muito mal, né? Tá indo muito mal. Todos esses países que se ligaram muito a esquerda tão indo mal. Você diz que é esquerda. Comé que nós vamos fazer? Ah primeiro eu sou o torneiro mecânico.

00:18:17

Direito eu me considero um cidadão de esquerda, eu me considero cidadão de esquerda, eu me considero um socialista, sabe? Refinado, porque eu defendo a propriedade privada, eu defendo a liberdade de organização, eu defendo o direito de greve.

00:18:35

Porque é engraçado esse mundo veja eu sou teu empregado eu peço um aumento pra você você me nega um aumento não acontece nada com você aí eu tenho pra vender minha mão de obra eu faço uma greve também pra cima de mim por que que a polícia não foi pra cima de você que negou? Por que que só vem pra cima de mim?

00:18:53

Olha, você vendo o teu emprego e eu vendo a minha força de trabalho. Então, o que eu quero é construir um mundo mais harmonioso. Eu já fiz isso, Ratinho, mais justo. Esse país era feliz, até você era mais feliz.

00:19:06

Até você dava mais risada, até você saber. Eu ganhava esse povo que te assiste agora, esse povo esse teu público que está nos ouvindo aqui ele sabe que ele o comia melhor.

00:19:19

Ele sabe que ele passeava melhor. Ele viajava de avião, quando ele começou a viajar de avião, os nossos inimigos dizia o seguinte, ah o aeroporto virou uma rodoviária, tá cheio de pobre e é isso que eu quero, eu quero que as pessoas viaje, que as pessoas possam comer, possam beber, possam se vestir bem.

00:19:37

É pra isso que você é Presidente da República. Não, eu eu vou fazer uma um negócio que eu sou meio contra todos os candidatos que falam que vão dar dinheiro pra quem está

00:19:46

Está sem trabalho. Eu sou a favor de dar dinheiro pra quem está trabalhando. Quer dizer, pode até dar, pode até dar pra quem você está sem trabalho. Dá lá um dinheiro, machucava, arrumar emprego, dar um pouquinho a mais, porque senão fica um povo ganhando uma mixaria e sem procurar emprego. Eu posso te contar alguma coisa?

00:20:05

Ratinho, no primeiro ano de governo eu aprovei uma lei no Congresso Nacional. Sua lei tem mais criando Bolsa Família era peraí peraí mas eu criei uma lei em que sabe? O empregado que conseguiu o patrão que pudesse dar o emprego eu dava duzentos reais.

00:20:23

Pelo pagar, ninguém dá emprego, as pessoas só dão emprego se tiver consumo, se tiver o que produzir. Sim. Então vejam, por que que eu fiz o Bolsa Família? Porque você tinha uma parcela da sociedade

00:20:34

que tava abaixo da linha da pobreza. É um bom programa. Mas não foi o Bolsa Família que resolveu o problema. Sim, mas eu acho que o Bolsa Família sim. Pois é. Toma o Bolsa Família. Mas quando o cara arruma um emprego. Mas o que resolveu a situação do Brasil foi o salário mínimo aumentar todo ano. Foi a gente fazer política de financiamento. Nós saímos de cinco bilhões de reais da agricultura familiar

00:20:54

Pra trinta milhões. Sim. Nós trinta bilhões nós fizemos o maior programa habitacional da história desse país. Eu quero nós contratamos quatro milhões de cada e pras pessoas que ganhavam muito pouco a gente subsidiava as casa. Comé que cê vai fazer com esse povo que tá fazendo pressão na na Amazônia?

00:21:14

Porque no seu governo também teve não é necessário fazer pressão para produzir aonde não se deve produzir. Nós temos trinta milhões de pasto degradados. Tem.

00:21:26

Tem mesmo. Se a gente recuperar esse parque degradado, a gente vai ter quase que a mesma quantidade de terra que a gente produz hoje. Então, não precisa invadir a Amazônia. A Amazônia pode significar um patrimônio pra humanidade.

00:21:41

se a gente souber trabalhar corretamente ela pode render mais do que uma árvore mas Lula se concorda que no seu governo também invadiram também queimaram e que a mídia não falava nenhuma. Falava falava falava eu cheguei na presidência se queimava vinte e sete mil quilômetros nós derrubamos pra quatro

00:22:01

Nós fomos na COP quinze em dois mil e nove, o encontro ambiental que houve pra discutir crime em e nós assumimos o compromisso em lei de derrubar o desmatamento em noventa e oitenta por cento e cumprimos.

00:22:15

E mais ainda nós aprovamos reduzir a emissão de gás de efeito estupro em trinta e seis ponto nove por cento que nós cumprimos. Deixa eu te contar uma coisa Ratinho. Você é novo. Você vai viver aí então cinquenta anos. Deixa eu lhe falar o grave Lula. Deixa eu lhe falar. Eu só mando por exemplo que eu estava acostumado. Deixa eu lhe falar deixa eu lhe falar uma coisa.

00:22:35

A força que esse país tem na questão do clima é tão poderosa que a gente pode fazer da preservação dos nossos biomas uma forma de enriquecimento do Brasil.

00:22:49

A gente tem uma agricultura de baixo carbono, é uma riqueza pro Brasil. Ninguém precisa poluir. Você não precisa criar gado em milhares de hectares, você pode criar uma pata do seu gado confinado.

00:23:01

Confinado. Pode até colocar uma musiquinha como o japonês coloca. Coloca lá em cima. Uma vez de folia, uma sinfonia de Beethoven pra você comer aquela picanha de mil e duzentos o quilo que o Bolsonaro comeu lá no palácio dele. Você pode. Mas não precisa derrubar.

00:23:16

Num precisa plantar soja no Pantanal, num precisa plantar cana no Pantanal, não precisa, sabe? Esse país pode ser melhor cuidar do cara e sabe de uma coisa? A gente num tem que ficar xingando, a gente tem que chamar os prefeitos. Isso que eu ia perguntar. E conversar com esses prefeitos.

00:23:30

Muitos governadores vão ganhar eleição, não são não tão do teu lado. Comé que cê vai chamar todo mundo pro tapa de novo? Ninguém, ninguém sabe conversar com o Governador como eu, eu converso com todo mundo, eu não quero saber a que parte da pessoa é.

00:23:46

Se você fosse candidato, ia ter jeito se você fosse candidato eu iria conversar com você com o mesmo respeito que eu converso com alguém do PT.

00:23:54

Sabe o que acontece? Eu respeito as pessoas, não é o a pessoa individual, não é o cidadão, o governador. Então, pra mim não tem nenhum problema com prefeitos e governadores e vou fazer um compromisso que eu vou fazer. Se eu ganhar as eleições

00:24:09

Na primeira semana eu vou chamar os vinte e sete governadores para a gente repactuar o ente federatismo e para que a gente possa ver em cada estado as três principais obras que cada estado tem pra gente compartilhar a construção dessas estradas. É isso que eu vou fazer. Eu quero paz e amor.

00:24:29

O Lulinha paz e amor voltou com força total. Eu quero fazer uma pergunta muito pessoal, quando você tá fazendo aquelas, eu posso falar o que eu quiser com o Lula porque eu me dou muito bem com o Lula muitos anos, né? Eh politicamente às vezes a gente tá num lado atrás do outro, mas sempre nos demos muito bem. Mas

00:24:47

Isso, aí entrevistei todos os candidatos a presidente aqui, entrevistei todos os presidentes desde Fernando Henrique pra cá, todos, inclusive a Dilma que não gostava de dar o de de aliás eu vou ali contar uma história você foi até foi na Granja do Torto. Foi. Levou o Bruno e Marrone pra comer

00:25:03

E por conta daquilo eu tive uma entrevista com Jô Soares, ele brigou comigo porque você chegou primeiro, sabe? E nunca mais me convidou pro programa dele, coitado. Eu quero saber uma coisa, Lula, aquela garrafinha, aquela é água que tem lá? Ou tem um?

00:25:17

Com a com a cachacinha. Qual garrafinha? Aquela que você faz o comício, que eu vejo você tomando. Não, aquilo é água. Tem certeza? É água, é água, água. Se você quiser uma cachacinha, deixa eu contar, eu tô com a garganta, eu sei, tô vendo. Tô fazendo o tratamento com fonoaudióloga, porque eu tô fazendo muito comício, a minha voz tá ficando. Hoje ela tá boa.

00:25:34

Mas eu mas eu gosto de uma cachocinha. Sim. Eu ia perguntar sim porque o Alto da Lapa. Tamo. Aonde eu comi a melhor rabada? Muito bem. Olha aqui você vai eu vou fazer uma pergunta que eu acho que o povo quer saber, casa.

00:25:51

Nós vamos fazer casa popular? Vamos povo, vamos. Nós vamos retomar o programa Minha Vida. Cê sabe por quê? O o Bolsonaro acabou com o Minha Casa Minha Vida e criou a Casa Verde. Mas é a mesma coisa. Mas não construiu porra nenhuma. O cara só falou.

00:26:06

Eu quero, a gente pegou uma pandemia eu vi você falar com ele sobre isso, deixa eu lhe falar deixa eu lhe falar uma coisa, eu quero construir casa pro povo pintar do jeito que ele quiser, verde, amarela, azul, branca, vermelha, até vermelha eu quero que o povo pinte.

00:26:23

Sabe, você constrói a casa e deixa o cara pintado do jeito que quer inventar a carteira verde e amarela. Cada verde e amarela. Deixar o povo escolher a cor, pelo menos o direito de escolher a cor, caralho. Não, mas a casa, a casa verde e amarela vem com a cor olha. Deixa eu lhe falar uma história.

00:26:41

Eu nunca disse que o botão porque o Bolsonaro era responsável pela pandemia. A pandemia foi um fenômeno da natureza. Sim. Foi uma revolta da natureza contra o desmancho que nós seres humanos estamos tendo com relação ao planeta. O que que o Bolsonaro cometeu de errado? O Bolsonaro

00:26:59

Ele, cê sabe que ele é meio ignorantão, ele é meio ele até falou pra você que ele é que fala palavrão. Ora, ele poderia ter montado um comitê de crise, ele poderia ter ouvido a o a a a

00:27:13

A saúde, ele poderia ter feito o Conselho Mundial de Saúde, ele poderia ter montado um conselho de crise os principais secretários de saúde dos estado brasileiro e poderia ter comprado a vacina na hora certa.

00:27:25

Ele ficou brincando, ele ficou, nós tinha é lógico que tinha. Eu perguntei pra ele saída a receber a oferta de vacina. Ele não comprou porque ele não acreditava na vacina no começo, Ratinho? Ele fazia, ele zombava da da da pandemia, ele brincava. É uma estupidez de alguém.

00:27:44

Que é um pouco ignorante, é o que ele é mesmo, um pouco ignorante, aquele jeitão bruto dele, aquele jeitão de de de capiau, sabe? Lá do interior de São Paulo, aquele capital de registro bem duro assim, bem porque tem gente que acha que isso é ignorante, é bonito e não é. O que é bonito é você ser educado, você ser um cara refinado como eu.

00:28:03

falar com o Ferreira. Tranquilo. Não sei se é desse ponto. Eu vou ser em canto. Eu comi a rabada com você e não limpava a boca da toalha. Na minha casa usava guardanapo. E eu. Então deixa eu te falar uma coisa procê. O o Bolsonaro. Ele queria tomar um vinho na questão da eu peguei um vinho, comprei um vinho

00:28:23

Bom, mas o copo era aquele de tomate. Na questão da pandemia o Bolsonaro errou no tratamento que ele fez. Errou. Lamentavelmente a gente poderia ter diminuído em trezentos quatrocentas mil mortes nesse país se a gente tivesse feito a coisa certo. E e dividido responsabilidade ele passou a brigar com os governadores.

00:28:43

Mas só brigar, a xingar quando aquele aquele cara tava morrendo afogado fora da água, ele ficou zombando, tava ele ele é louvável ele agora visitar o túmulo da rainha da Inglaterra, é louvável.

00:28:58

Mas ele poderia ter visitado uma criança que morreu de covid, uma família que perdeu a família inteira. Ele poderia ter visitado, ele poderia ter derramado uma lágriminha no canto do zóio assim por quase setecentas mil pessoas que morreram. Porra. Você acha que foi bruto nisso? É bruto.

00:29:14

Morto morto eu digo ignorante. A palavra correta é ignorante. Ignorante não é a palavra ofensiva. Não, não é. O cara é muita gente e tá deixando de voltar de votar no no no Bolsonaro por causa do jeitão dele e ele. Ele vai votar porque sabe que eu sou melhor que ele pra cuidar do povo. O povo sabe que eu sou o melhor.

00:29:32

Amanhã o povo sabe que eu fui o melhor Presidente da República desse país porque cuidei do povo.

00:29:37

A palavra correta não é governar é cuidar do povo. Olha, eu eu quero deixar bem claro pra todo mundo que tá nos assistindo aqui, que eu tratei todos os candidatos da mesma forma, que é isso que a lei me permite, eu não tenho que ficar puxando saco de candidato e não tem que bater em candidato nenhum, não é a minha obrigação, nem por puxar o saco.

00:29:56

Nem bater, mas mostrar o que que o candidato vai fazer. Eu quero eu quero prestar o meu testemunho, eu assisti a sua entrevista com a Simone, assistir com o Ciro e assistir com o Bolsonaro. E você foi respeitoso com todo VMC.

00:30:11

É assim que tem que ser. Tem que ser. Isso que você é o Ratinho. Olha, eu queria te agradecer bastante, você vai ter mais um minuto pra você falar o que você quiser aqui no pra dizer que o nosso programa é assim, é um quadro pra bater papo, né? Não é pra pra saber como é que tá a cabeça do candidato, enfim.

00:30:31

Você vê se tem um minuto procê falar. Eu eu a única coisa que eu queria dizer Ratinho é o seguinte, faltam poucos dias pras eleições. Pouco menos de dez dias pras eleições em que eu queria que você comparecesse, você que acha que vai se abster, você que acha que não gosta de ninguém.

00:30:48

Por favor, vá pra urna, vote, escolha quem você acreditar que vai consertar esse país, mas vote pra você ter o direito de reclamar, pra você ter o direito de xingar, procê ter o direito de cobrar, se você não for votar, você não vai poder cobrar nada de ninguém.

00:31:03

Então veja, é importante que você assuma a responsabilidade desse Brasil, ele será da qualidade que você quiser, do tamanho que você quiser, ele vai ser tão bom quanto você quiser. Por isso, no dia dois de outubro, compareça às urnas e deposite amor, esperança e não ódio.

00:31:22

Naquela urna. Muito bem. Assim nós encerramos a série Ratinho com os candidatos e muito obrigado a você, desculpe por ter incomodado nesse horário depois do jornal e a gente volta com o nosso programa ao normal. Um abraço, gente. Obrigado, presidente. Um abraço, querido.

00:00:00 / 00:31:40
1x