Botão voltar Entrevista de Lula para a rádio Clube do Pará PRC5
00:07:45

Norte, presidente Lula, bom dia, é um prazer recebê-lo outra vez no programa Clube da Mulher. Bom dia. Ronaldo Cavalcante, bom dia ouvintes da Rádio Clube, bom dia ouvinte do programa Notícias de Amanhã.

00:08:03

Donato, tô a sua disposição e se quiser amanhã, quando chegar a Pelé, poderemos ter uma conversa pessoalmente. No valor presencial, muito bem, muito bem. É, agora, presidente, em função da disputa eleitoral.

00:08:22

Na disputa eleitoral vou chamá-lo a partir de agora nesta entrevista de candidato. Candidato Lula. O senhor já foi presidente da república duas vezes. E saiu a bem da verdade com uma boa aprovação.

00:08:40

Aprovação superior a oitenta por cento, eu diria até que extraordinária. A pergunta que faço ao senhor é a seguinte, por que que o senhor quer ser Presidente da República de novo?

00:08:55

Olha, não se trata apenas do querer ser candidato a presidência do seu país. O que é verdade é que o Brasil de hoje está muito pior do que o Brasil que eu deixei quando eu saí da presidência.

00:09:13

Nós éramos a sexta economia do mundo, hoje nós somos a décima segunda ou a décima terceira economia de novo. Nós vemos um país que gerou vinte milhões de empregos com carteira assinada.

00:09:28

E que hoje nós temos empregos precarizados com os trabalhadores, ganhando bem menos do que ganhava no meu tempo. O Brasil era um país protagonista internacional.

00:09:40

E hoje o Brasil não é ouvido por nenhum país, ninguém quer ouvir o Brasil, nem ninguém convida o Presidente pra ir lá e nem ninguém quer vir aqui. Então, a minha volta é, na verdade, um desejo de uma parcela muito grande da sociedade brasileira.

00:10:00

De dez partidos políticos que apoia a minha candidatura e eu acho que o povo vê na minha candidatura a expectativa de votar no Brasil a ser

00:10:11

Sabe como era no meu tempo um país alegre em que as pessoas tem emprego, em que as pessoas podiam consumir, em que as pessoas podiam viajar, em que as pessoas tinham perspectiva de futuro, inclusive com mais importante investimento em educação que já tinha sido feito nesse país?

00:10:30

Você que é um companheiro experiente da política, da imprensa, você sabe que nunca, sabe? O Presidente da República investiu tanto no Pará como eu investi quando eu fui Presidente da República. E ele investia no Pará.

00:10:47

Como investir em todos os outros estados da federação porque pra mim não importa e não importava de se partido fosse o governador. O que importava era que o Estado tivesse uma demanda e se tivesse uma demanda livre pro povo nós íamos fazer as coisas que ela precisava.

00:11:05

Você sabe a quantidade de casa que nós fizemos, a quantidade de programa Luz pra Todos, você sabe o que que foi feito na BR um meia três? Você sabe o que foi feito na hidrelétrica de Tucuruí? Inclusive a ponta, a linha de transmissão trazendo energia pro estado do Amazonas.

00:11:22

Ou seja, porque pra nós o interesse era fazer com que o povo cabe de baixo, o povo sabe mais necessitado, conquistar cidadania. É isso que me faz voltar a ser Presidente da República. Eu vou te dar um dado Nonato pra você ter noção do que que eu tô falando mesmo.

00:11:41

Quando eu cheguei na presidência em dois mil e três, o Brasil tinha uma dívida interna pública de sessenta ponto cinco por cento do PIB. E quando eu deixei, deixei com trinta e nove por cento. O Brasil vivia trinta bilhões de dólares a SMI e não tinha dinheiro para pagar as suas importações.

00:12:00

Nós pagamos a dívida pra FMI, emprestamos quinze bilhões e ainda deixamos uma reserva de trezentos e setenta bilhões de dólares. A inflação tava doze por cento e nós deixamos a inflação dentro da meta de quatro e meio, cinco e meio por cento.

00:12:19

Nós tínhamos um desemprego de doze por cento e nós tivemos a maior geração de empregos que o Brasil conheceu nas últimas décadas. É isso que me motiva a voltar a ser candidato a Presidente da República porque quem já consertou o Brasil uma vez que estava numa situação muito delicada

00:12:38

Vai consertar outra vez e é por isso que eu fiz aliança com o ex-presidente do ex-governador Geraldo Alckmin porque eu queria pegar uma pessoa com muita experiência na política. E como ele foi governador de São Paulo vinte anos, foi dezesseis anos, foi vinte e seis anos.

00:12:56

Eu acho que é uma experiência extraordinária pra me ajudar a consertar o Brasil e fazer com que o povo vota.

00:13:05

pra ter emprego volta a ter universidade, volta a ter escolas técnicas, ou seja, volte a a a ser feliz também. É isso que me faz ser candidato outra vez. Claro Cavalcanti. Ahm candidato, no debate da Rede Bandeirantes de televisão

00:13:25

O tema corrupção foi levantada. Se falou sobre Mensalão, Petrolão, enfim, eu pergunto, o que o senhor tem a dizer sobre esse Temer? Eu tenho a dizer seu voto. Ah ah uma coisa bem simples.

00:13:44

Ou seja, tem duas formas de você enfrentar o problema da corrupção. Ou você faz ele aparecer ou você faz ela desaparecer. Nós tivemos antes de mim o famoso engavetador, era o procurador.

00:14:00

E não havia nenhuma nenhum processo contra o Presidente da República, contra o Governo que ficou famoso de ser o procurador engavetador. Depois nós tivemos agora, por exemplo, um Presidente da República que se quer exigiu a investigação do Queiroz.

00:14:19

Que sequer exigiu a iniciativa dos seus filhos de sequer investir o investidor as denúncias que a CPI encontrou contra o pavoeiro nas negociatas feitas pra vacina. Então não temos um Presidente da República que não apenas coloca sujeira embaixo do tapete

00:14:38

Como ele transforma em sigilo de freano, tudo e qualquer denúncia contra ele. Então, vamos ver a diferença num governo engavetador e vamos ver a diferença do governo que mete muito e ele mentiu muito no debate da bandeirante

00:14:55

A a a o passatempo dele de mentir é algo indescritível. Eu nunca tinha visto na história do Brasil. Então, vamos ver a diferença do comportamento desse cara com o meu governo. Presta atenção, no meu governo nós criamos um portal da transparência.

00:15:13

Ou seja, todas as informações poderiam ser acompanhadas em tempo real pela internet. Nós criamos um ministério, transformamos a CGU num Ministério com interferência em cada ministro do meu governo. Nós temos a lei de acesso a informação.

00:15:32

Em que você, Cavalcante, radialista, poderia saber qualquer informação, pedir qualquer informação, eu digo sempre brincando que vocês poderiam saber até a cor e o preço do papel higiênico utilizado no Palácio da Alvorada. Totalmente aberto.

00:15:50

Nós criamos a lei anticorrupção, nós criamos a lei contra o crime organizado. Nós criamos a lei contra a lavagem de dinheiro. Nós colocamos a democracia geral da união no combate à corrupção. Nós reformulamos o COAF na fiscalização de movimentações bancárias atípicas.

00:16:10

Nós colocamos o CAD no combate aos cartéis e nós inclusive fizemos com que o cartão corporativo fosse transparente e agora o cartão corporativo do presidente tem sigilo de cem anos. Então veja nós escancaramos.

00:16:27

de instrumentos legais para combater a corrupção. E você tá lembrado que eu dizia que a única forma de um cidadão não ser investigado era ele não cometer erro, não cometer nenhum delito.

00:16:44

Porque fosse quem fosse se tivesse cometido um delito, se tivesse cometido um erro, se tivesse cometido alguma coisa do ponto de vista administrativo, seria investigado. E foi isso que nós fizemos.

00:16:56

E é isso que nós vamos fazer, não haverá possibilidade de esconder qualquer falcatrua seja de quem quer que seja, seja de um funcionário o mais pequeno possível, até o Presidente da República.

00:17:11

Todos temos a obrigação de ser correto, de ter desonesto e de não proteger a corrupção. E você sabe que contra mim foi levantado a maior calúnia da história do Brasil. Possivelmente muito maior do que aquela que levou Getúlio Vargas a morte. Entretanto, eu resolvi agir e reagir.

00:17:31

E resolvi provar que tipo de pessoa que era o Moro que devia provar que tipo de calúnia que fez o Dallagnol você sabe que eu fui absolvido em vinte e seis processos sabe? Na Justiça Federal a única justiça federal que me condenou foi a do Moro

00:17:50

a pedido da lei ó, porque havia interesses políticos e não permitir que eu fosse candidato em dois mil e dezoito. Eu fui inocentado na primeira instância da ONU, fui inocentado na última instância da ONU e fui inocentado pela Suprema Corte. Então, eu não sou um cidadão inocente

00:18:10

E quero dizer pra você que vou votar na presidência e o processo de investigação vai continuar sendo feito e com muita força não haverá carpete na sala do presidente e não haverá qualquer lei que proíba as investigações.

00:18:26

Santo liberdade para a imprensa, quanto liberdade para a polícia. Eu fui o presidente que mais contratei gente pra Polícia Federal, fui o presidente que mais investi na inteligência da Polícia Federal, fui o presidente que mais permiti.

00:18:41

Total liberdade que vive na escolha do procurador geral da república porque é assim que eu agia no sindicato, é assim que eu agi na presidência e é assim que a gente vai voltar agir. Por isso eu tô muito tranquilo e eu acho que tem muita gente que deve informação.

00:19:00

A coisa mais triste que eu vejo hoje o Cavalcante é que a a imprensa brasileira ela deveria reconhecer que ela foi enganada durante cinco anos

00:19:13

Tem um juiz mentiroso e por um procurador que botou uma quadrilha de procuradores tirando dificuldades inclusive pra honradez do Ministério Público Federal brasileiro que tem que ser muito respeitado. Então aquele menino chamado Dallagnol e aquele juiz chamado Moro

00:19:33

Induziram a imprensa brasileira a contar a mentira durante cinco anos e quando descobriu-se que era mentira, muita gente não tem coragem de reconhecer que foi enganado. Eu não sei se você tá percebendo Cavalcante, eu sou o único cara condenado por ser inocente.

00:19:53

Ou seja, é proibido eu ser inocente, gente. Porque com todas as decisões favoráveis aqui, ainda tem gente que fala, mas você não foi inocentado, mas você não foi inocentado. Então, eu sou um cara condenado por ser inocente. Essa é a minha tranquilidade.

00:20:10

E obviamente que o debate da Bandeirantes do jeito que ele é formulado ele cria muita dificuldade para um debate de verdade que é o enfrentamento entre os candidatos. Mas haverá outros debates, haverá outras oportunidades e nós vamos provar quem é quem na política brasileira.

00:20:29

Eu tenho legado, eu tenho um passado e é esse passado que vai me permitir fazer com que o Brasil possa ser um país pujante, um país crescente, um país desenvolvido, um país respeitado em todo os países do mundo. Candidato Lula.

00:20:48

Estamos aqui na Amazônia. Essa Amazônia que é vítima de desmatamento desenfreado, invasão de terras indígenas por garimpeiros, pesca ilegal.

00:21:03

Além de alguns pontos serem transformados em corredores do tráfico de armas e de drogas. Na sua visão, o que pode ser feito pra resolver esse problema sério? Olha, a primeira coisa que nós temos que fazer Cavalcante

00:21:23

É aumentar o processo de fiscalização em todo o território amazônico. É a gente criar condições de melhor aparelhar a Polícia Federal, melhor aparelhar inclusive a polícia fronteiriça, nós temos uma fronteira de quase dezesseis mil quilômetros entre Argentina.

00:21:42

E as goianas, então nós precisamos, sabe? Saber que o narcotráfico, o tráfico de arma, passa pela nossa fronteira muitas vezes, sem ser percebido. Então, é preciso que a gente aperfeiçoe o sistema fronteirista ao mesmo tempo nós ontem aprovamos

00:22:01

A necessidade de criar o Ministério da Segurança Pública, ou seja, vem que a gente venha fazer qualquer interferência no governo dos estados, a gente vai criar um ministério de segurança pública envolvendo o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Justiça, sabe

00:22:20

E e e vamos retomar o Pronap que foi um programa criado no meu tempo de governo, vamos criar um comitê científico para estruturar a segurança pública com primeiramente mete avaliações, vamos retomar o estatuto do desarmamento.

00:22:36

O acordo com os países para combater o tráfico e e o tráfico de armas também e nós vamos assegurar a liberação de recursos do fundo de segurança pública e do fundo penitenciário que existe e que ninguém usa. Ao mesmo tempo eu quero ficar claro

00:22:54

Nós vamos ser muito duros contra o desmatamento. Nós vamos proibir de forma terminantemente qualquer garimpo ilegal. Nós vamos dizer que com a utilização da polícia sabe com o Ministério da Segurança com nova política que será formada porque nós temos que solicitar.

00:23:13

Uma guarda especial para nunca mais precisar das forças armadas que não é essa a função das forças armadas e nós vamos assumir compromissos internacionais porque embora a Amazônia seja soberana do Brasil.

00:23:28

A riqueza da biodiversidade da Amazônia precisa ser explorada cientificamente por terem cientista no mundo inteiro, afinal de contas nós precisamos tirar proveito da riqueza do ecossistema e da biodiversidade da Amazônia

00:23:45

Sabe a para que a gente possa desenvolver riqueza para sustentar sabe os quase vinte milhões de pessoas que moram lá na região amazônica. Eu quero te dizer que nós já tínhamos feito

00:23:59

O o menor desmatamento da história da Amazônia, quando eu cheguei tinha quase vinte e cinco mil quilômetros, ou seja, eu não admiro quem pra quatro e nós vamos diminuir muito porque só vamos fiscalizar. Obviamente que nós vamos ter que aprender a fazer convênio com as prefeituras.

00:24:18

Porque quem sabe quem é o dono da fazenda que pegou fogo é o Prefeito, quem sabe que é o dono da terra é o Prefeito se a gente particular com o Prefeito e ajudar economicamente esse Prefeito a cuidar sabe da nossa floresta.

00:24:34

a gente vai ter muito mais sucesso do que tivemos até agora. Vamos falar agora de economia. Hoje o Brasil tem mais de trinta milhões de pessoas passando fome. Juros lá em cima

00:24:54

A cesta básica aumentando de preço a cada instante? Isso sem falar no desemprego que atinge hoje cerca de dez por cento. A pergunta é, se eleito for o que é que o senhor fará pra resolver esse caso tão sério?

00:25:13

Olhe o o não quero te agradecer por essa pergunta, porque além do desemprego, por falta de dez por cento, nós temos milhões de empregados precarizados. Pessoas que trabalham sem nenhum registro em carteira profissional.

00:25:33

pessoas que trabalham como se tivessem fazendo bico, como se tivessem fazendo escasso como a gente ouvia antigamente, os nossos pais falaram. Então, o que nós queremos é fazer algumas coisas. Primeiro, fazer um acordo com empresários, com sindicatos, para que a gente não volte a lei anterior

00:25:53

mas para que a gente possa criar condições dos trabalhadores, mesmo desses aplicativos, eles possam ter direito, ele tem que ter descanso semanal remunerado, eles tem que ter férias, eles têm que ter algum tipo de seguro pra quando houver algum acidente, sabe? Ou ele vai ter sua moto, bater seu carro ou bater a sua bicicleta

00:26:13

Ele toma um seguro e uma garantia de que ele vai poder repor aquilo que ele perdeu porque hoje ele é tratado como se fosse um escravo. Pra que ele tá bem de saúde, ele consegue trabalhar, mas se ele fica doente ele não consegue, só muitas vezes matar um filho, sabe? Não tem maternidade. Então é preciso a gente dar

00:26:33

Civilidade com essas pessoas. A outra coisa é fazer uma política de investimento em micro e médios e prendedores brasileiros. Nós vamos tirar uma política de crédito junto ao BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB e PASA para financiar

00:26:51

Todas as pessoas que querem ser empreendedoras porque nós vamos incentivar a criatividade das pessoas, a vontade das pessoas para ver se o Brasil sai da letargia que ele está hoje. E a terceira coisa

00:27:07

É fazer também o BNDES voltar a funcionar para gerar emprego para pequenas e médias empresas. Eu acho que se nós fizermos isso, se nós continuarmos pura, além da agricultura familiar e de pequenas e médias empresas, a gente vai pousar

00:27:27

A recuperar as obras do pátio que estão paralisadas, a gente vai voltar a fazer o Minha Casa Minha Vida, porque o cidadão que tá aí prometeu uma casa verde e amarela, sabe? Que ele num fez casa coisa nenhuma, nem pintou de dedo pra ela e nós queremos fazer o Minha Casa Minha Vida, porque foi o maior programa

00:27:47

Habitacional da história desse país. Nós queremos retomar um projeto de infraestrutura, sabe? Aperfeiçoar um parque que ainda tem muitas obras paralisadas para que a gente possa gerar empregos necessários e dinamizar a economia.

00:28:04

E para a gente fazer isso eu quero dizer ao o governo tem que dar o pontapé inicial, porque se o governo não acreditar em si mesmo, se o governo não fizer investimento, se o governo não tomar iniciativa, os empresários não vão acreditar.

00:28:23

E não vai vim dinheiro do exterior pra cá. É por isso que o governo vai ser o indutor do desenvolvimento e nós não temos tempo a perder, cara. Se a gente ganhar as eleições na primeira semana de janeiro eu vou fazer uma reunião com vinte e sete governadores do estado.

00:28:41

E não importa de que partido seja o Governador e vamos estabelecer com governadores um programa de desenvolvimento de infraestrutura a partir das necessidades de cada estado. Naquele estado que não tiver recurso a gente pode colocar dinheiro no orçamento.

00:28:59

Naquele que tiver ele sofre pode financiar naquele que puder pagar, a gente vai criar uma linha de crédito do BNDES pra ajudar o Estado a fazer as coisas, mas esse país não vai ficar parado. Eu poderia perguntar pra você Leonardo que é um jornalista importante.

00:29:19

Qualé a obra que o Bolsonaro fez no estado do Pará? Quantas perdas ele fez? Quanta luz pra todos ele fez? Quantos metros de assalto ele fez? Nada. Porque ele só sabe mentir através da internet. Exceto oito mentiras por dia.

00:29:35

Ele vai num debate na televisão, ele emite descaradamente. Ainda ontem no programa de televisão dele ele colocou a mulher pra dizer que foi ele que levou água para o povo do nordeste beber pra ajudar as mulheres pobres do Nordeste.

00:29:54

Olha esse cara tem a disfarça tem de contar essa mentira, sabe? Sem nenhum critério de vergonha com o povo.

00:30:02

Ele sabe que até nordestino que o tio o a transposição do rio São Francisco que dom Pedro queria fazer desde mil oitocentos e quarenta e seis oitenta e oito por cento da obra foi feita por mim e pela Dilma. O Temer fez sete e meio e o Bolsonaro fez menos que cinco por cento.

00:30:22

E aí vem da ideia como se fosse ele que te levado, ele precisa mostrar quantas casas fez, contra luz pra todo feito, quanta cisterna fez, quantos quilômetros de rodovia tem. Porque ele não faz outra coisa a não ser brincar de mentir e provocar as instituições brasileiras.

00:30:41

Então, esse país vai voltar a crescer, esse país vai gerar emprego e esse país vai poder melhorar. Inclusive eu quero dizer, você se lembra Cavalcante que no meu mandato o salário mínimo aumentava todo ano.

00:30:56

De acordo com o crescimento do PIB a gente pagava a inflação e dava aumento de salário de acordo com o crescimento econômico e é político salário mínimo aumentou setenta e quatro por cento do meu governo e vai voltar a aumentar outra vez e a gente vai controlar

00:31:14

Controlar aumentando a produção da comida nesse país. A gente vai criar fiscal pra fiscalizar. A gente vai aumentar a capacidade produtiva do PT e no médio produtor rural como nós fizemos em dois mil e oito, criando mais alimento. Nós vamos financiar máquinas, implementos agrícolas.

00:31:33

Para que o pequeno e médio produtor possam produzir cada vez mais pra gente balatear o feijão, baratear o arroz, baratear a carne, a batata, o tomate, a cenoura, parece que o povo possa comer mais barato e de forma mais saudável. É esse país que nós vamos criar?

00:31:50

E é assim que a gente vai fazer economia voltar a crescer. Candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Os economistas atualmente estão a dizer que o próximo governo

00:32:05

Vai ser obrigado a lidar com um grande problema fiscal. Um verdadeiro desequilíbrio das contas públicas. O que acha? Como é que o senhor eh pretende recuperar o equilíbrio das copas?

00:32:25

Olha, deixa eu lhe falar uma coisa. Ah a situação fiscal do Brasil quando eu cheguei em dois mil e três era muito ruim. Eu dei pra você os número agora. A gente vivia com a família, a gente não tinha credibilidade.

00:32:44

Pra poder pagar as nossas exportações, o malandro era humilhado, todo ano militando Washington somente conversava com o FMI, nós não vamos precisar disso. Primeiro porque o Brasil precisa de um governo que tenha três coisas chaves, primeiro porque credibilidade.

00:33:03

E eu tenho segundo garantia e estabilidade e eu já garanti. Entenderam que é um governo com credibilidade. As pessoas não podem serem pega de surpresa com invenção de governo, com medidas, sabe? Ou seja, e e também não precisamos de de teto de gasto.

00:33:22

Ou seja, o tempo de gato quem decide é a necessidade do povo brasileiro e eu não acho que tudo seja gasto. Quando eu tenho que investir na educação não é gasta investimento. Quando eu tenho que investir na saúde não é gasto é investimento. Quando eu tenho que investir pra gerar emprego não é gasto.

00:33:41

Quando eu tenho que investir em universidades, escolas técnicas, não é gasto preciso mudar um pouco o discurso. Eu digo sempre, Leonardo, que eu aprendi economia com a mulher, sabe? Chamada dona que morreu analfabeta.

00:33:57

mas ela pegava um envelope de pagamento holerite de oito filhos e ela sabia distribuir pra controlar o orçamento da casa. Eu sei que a gente não pode gastar, mas o que a gente arrecada, mas então a gente tem que trabalhar pra aumentar a arrecadação e ao mesmo tempo que nós temos que fazer

00:34:17

É se você tiver que contrair uma dívida para construir um ativo e esse ativo significar melhorar a qualidade de escoamento da produção, a capacidade de produtividade do país.

00:34:32

A qualidade de aumentar a energia desse país, se você tiver uma dívida pra construir coisas que signifique a garantia de recebíveis por parte do Estado, você não está gastando, você está fazendo investimento e esse investimento é muito importante. A Caixa Federal muito isso

00:34:52

Quando ela quer crescer, ela faz dívida. Quando ela quer crescer, ela vai no banco tomar dinheiro. E aí, já vamos ter que baixar a taxa de juros. Você sabe que quando eu cheguei na presidência, a taxa de juro tava a vinte e seis por cento. Nós baixamos pra dez. O país era muito.

00:35:09

Nós baixamos mais a metade e nós vamos trabalhar pra baixar o juros e pra abaixar a inflação. Sabe? Isso vai acontecer porque se não acontecer isso não vai resolver o problema. O Bolsonaro tá falando em crédito consignado com essa taxa de juros.

00:35:27

Que as pessoas vão pagar como crédito consignado que ele tá falando de liberar dinheiro absurdo de garantia, ele vai levar no fogo a um sufoco sem precedente na história do país, porque o empréstimo consignado tem que ser, sabe? A um por cento ao mês.

00:35:46

Num pode passar de de de de oito a nove por cento a um ano. Sabe se você tiver oito por cento ao mês, você vai chegar a duzentos e trezentos por cento de juro ao ano, você vai sufocar.

00:35:58

E é por isso que no nosso governo nós vamos negociar as dívidas das famílias brasileiras que estão endividadas. Setenta por cento da família brasileira estão endividadas e dentre essas essas pessoas que estão com vida vinte e dois por cento dessa dívida é com água.

00:36:17

Luz, sabe que vocês podem negociar com as prefeituras, cês podem negociar com as empresas para que a gente possa diminuir essa dívida e as pessoas possam, inclusive, sabe? Quando verá essas dívidas, contrair uma outra dívida pra ajudar a economia a voltar a crescer. E esse é um compromisso nosso

00:36:37

De que se ganhar as eleições nós vamos renegociar essa dívida do povo brasileiro para que ele possa voltar a sorrir e ter o nome limpo no Serasa. Nós não queremos nenhum brasileiro por mais pobre que seja com o nome pendurado na Serasa.

00:36:56

Porque o pobre é bom pagador, ele gosta de pagar, o pobre se beber na padaria, ele tem vergonha de encontrar com o dono da padaria, se ele devia ir no mar, ele tem vergonha. Então é preciso que a gente garanta a limpeza do nome dessas pessoas.

00:37:13

Para que eles possam voltar a andar de cabeça erguida nesse país e é isso que nós vamos fazer pra poder melhorar o Brasil, melhorar a vida do povo e melhorar a imagem do Brasil diante do Lula. Candidato Lula, no ontem

00:37:32

Chamava-se Bolsa Família. Agora chama-se Auxílio Brasil. Houve um aumento para seiscentos reais aprovado pelo Congresso Nacional. Só que o atual presidente diz que esse valor será mantido no próximo ano.

00:37:50

O senhor diz a mesma coisa, então pergunta-se, o governo brasileiro terá condições de bancar esse valor no próximo ano? Olha, eu posso dizer que nós vamos bancar e o Bolsonaro tá mentindo outra vez, porque ele acabou de mandar a LDO

00:38:09

Para o congresso que as leis e diretrizes orçamentarias e nesse projeto não tá a continuidade do auxílio emergencial. É importante lembrar Nonato que o Presidente da República queria dar duzentos reais a oposição conseguiu seiscentos

00:38:28

Ele tirou pra quatrocentos, agora é que tá chegando trinta dias das eleições, ele resolve aumentar pra seiscentos, porque na verdade é uma atuação política dele na tentativa de ganhar votos.

00:38:43

E eu tenho dito que desde a Proclamação da República não tem na história do Brasil nenhum presidente que esteja gastando a quantidade de dinheiro que o atual presidente tá gastando

00:38:58

Chega a ser uma vergonha, inclusive com o orçamento secreto. Imagine um orçamento secreto, ora se fosse uma coisa boa, se fosse uma coisa honesta, por que ser secreto? Então veja, eles tão gastando o que tem e o que não tem.

00:39:16

Tem detentado liberando dinheiro, sabe o que vem da câmara lhe deram dinheiro? É a farra do boi, isso não vai existir porque não haverá orçamento secreto, nós vamos acertar com a câmara uma coisa mais séria, mais decente e mais digna.

00:39:34

E você só pode agora cortar esse auxílio emergencial quando você tirar as condições da economia voltar a crescer. Porque é uma grande parte do povo não quer viver de ajuda do companheiro. Tem duas coisas que faz um homem ser orgulhoso. Sabe? É ele trabalhar.

00:39:52

E levá-lo ao sustento da tua família com o suor e o seu pai na igreja. Ou seja, do seu trabalho. É isso que dá orgulho a uma mulher, é isso que dá orgulho a um homem. Então, o que nós precisamos é dinamizar o crescimento da economia.

00:40:08

Para que a gente precise cada vez mais colocar dinheiro pra garantir o alimento básico. É importante lembrar o Leonardo que Bolsa Família não era uma ajuda como o auxílio auxílio emergencial. O Bolsa Família não programa que tinha condicionantes.

00:40:26

Veja, uma mulher pra receber o Bolsa Família, porque o cheque era dado pra ela, ela tinha a obrigação de mantê-los seus filhos na escola. Essa mulher tinha obrigação de vacinar todos os seus filhos e continuar apresentar a pro cartão da vacina, não recebia.

00:40:43

E se essa mulher tiver sem gestante, ela tinha que fazer todos os exames que a medicina exige com a mulher grávida faca. Se ela não tivesse, também não recebia. Hoje não existe nenhum acondicionante. Aliás, eu acho que o governo nem sabe pra quem que ele tá dando esse dinheiro. O que que eu tenho dito?

00:41:03

Eu digo pro povo o seguinte, olha se cair dinheiro na sua conta pegue, gaste como o que comer, sabe? Compre o que vestir porque se você não pegar o Guedes vai tomar de você a partir de janeiro. Então, é o seguinte,

00:41:22

eu acho que o povo tá precisando de ajuda, o Estado tem que dar ajuda, você sabe que nós estamos discutindo a questão da renda básica, que eu acho que é uma coisa que ao longo da história a gente vai ver que todos os países do mundo vai ter que adotar e eu acho que o papel do Estado é ajudar as pessoas mais necessitadas mesmo

00:41:42

Mas você tem que ter programa sério, não pode ser ocasional, não pode ser uma coisa, sabe? Cê tem que ter várias políticas pa ajudar a pessoa, num é só o auxílio emergencial, cê tem que gerar emprego, cê tem que fazer casa, cê tem que fazer cisterna, cê tem que fazer luz pra todos.

00:42:00

Você precisa ajudar o pequeno e médio produtor, você tem que comprar o alimento do pequeno produtor se ele não tiver preço, você precisa retomar a organização da CONAB pra que ela seja uma espécie de de óleo regulador.

00:42:14

Sabe, para que a gente possa, quando o preço do feijão tá muito caro no arroz, a gente colocar no mercado as coisas mais baratas. Ou seja, é preciso que tenham um conjunto de medidas e de políticas públicas, parece um país de certo. E esse cidadão que governa o Brasil

00:42:34

Ele na verdade não sabe, esse cara nunca conversou com sindicalista, esse cara nunca conversou com professores, esse cara nunca conversou com reitores, esse cara ontem fez uma reunião com o empresário e ainda deu risada que tinha enganado os empresários com o discurso dele.

00:42:51

Ou seja, esse cidadão não é capaz de sentar com a sociedade pra discutir os problemas da sociedade. Uma coisa que eu vou fazer é recriar o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social com mais ou menos cem pessoas para que a gente possa envolver a sociedade

00:43:11

Na discussão dos nossos programas e também morrer tomar a conferência nacionais. Você sabe que quando eu fui presidente eu fiz setenta e quatro conferências nacional para que a gente pudesse definir a política pública. Ou seja, não nasce esse país.

00:43:30

Vai voltar a crescer, vai votar a distribui renda e esse país vai voltar a ser feliz. Por isso é que amanhã eu estarei em Belém às dezoito horas fazendo um ato público em Belém.

00:43:46

Sabe? Ah e e e vou fazer o encontro também, vou fazer um ato cultural no teatro de Belém, vou fazer um encontro com indígenas e com os povos da floresta em Belém, sabe? E e e eu espero ouvir e aprender com as pessoas do Pará.

00:44:05

As coisas que eu preciso fazer, sabe? Se eu tiver eh a oportunidade de votar na esse país. Candidato Lula mais uma vez muito obrigado por ter participado desta entrevista.

00:44:21

Eh por ter prestado esses esclarecimentos aos nossos ouvintes e eleitores paraenses e brasileiros. A Rádio Clube do Pará e o programa Clube da Manhã tem sempre a satisfação em recebê-lo. Um grande abraço e muito obrigado. Eu quero agradecer a você.

00:44:40

Quero agradecer a direção da Rádio Clube e quero agradecer aos seus ouvintes pela paciência. Quando você precisar me questionar não pergunta, me telefone e nós faremos outra entrevista. Muito obrigado Federal. Muito obrigado.

00:44:58

E com o encerramento da entrevista com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, nós estamos concluindo o programa Clube da Manhã, edição desta quarta-feira. Um grande abraço, até amanhã e que Deus nos proteja.

00:45:17

Acabamos de apresentar Clube da Manhã, você em dia com a notícia, a informação total.

00:07:45 / 00:37:46
1x