Botão voltar Entrevista de Simone Tebet no Jornal Nacional
00:00:00

Olá

00:00:20

Boa noite. Nós estamos entrevistando os candidatos a presidência mais bem colocados na pesquisa Datafolha de intenção de voto divulgada em vinte e oito de julho.

00:00:29

Pela ordem determinada em sorteio com a presença dos assessores dos partidos Simone Tebet do MDB é a entrevistada de hoje. O candidato a reeleição Jair Bolsonaro do PL o candidato do PDT Ciro Gomes o Luiz Inácio Lula da Silva do PT já foram entrevistados nesta semana.

00:00:47

Em quarenta minutos nós vamos abordar aqui os temas que marcam a candidatura e a candidata Simone Tebet vai ter um minuto pras considerações finais.

00:00:58

Candidata boa noite, obrigado pela presença. Boa noite, boa noite Renata, boa noite Bonner. Boa noite, obrigada por ter vindo, seu tempo começa a contar a partir de agora. Candidata, a senhora já disse que parte do seu partido MDB foi pro fisiologismo e se envolveu com corrupção.

00:01:16

A senhora afirma que nunca fez parte disso mas que é preciso fazer um meia culpa. Fato é que políticos ah do MDB envolvidos em escândalos de corrupção continuam no partido. Como é que a senhora pretende depurar o MDB?

00:01:33

Bom, primeiro dizer que o MDB é muito maior do que meia dúzia de seus políticos e seus caciques. É o maior partido do Brasil, o partido que vem da base, da redemocratização. O meu partido é o partido de Ulisses Guimarães, de Tancredo Neves, de Mário Covas.

00:01:48

De homens desbravadores, corajosos e acima de tudo éticos que tem o espírito público à vontade de servir o povo. E hoje o meu espelho

00:01:57

É Pedro Simon, Jarbas Jarbas Vasconcelos. Então é este o espelho e esta é a minha trajetória. Aprendi dentro de casa a ter coragem, espírito público e vontade de servir.

00:02:10

O MDB vem da base, é o partido que tem o maior número de prefeitos, de vice-prefeitos, de vereadores, de vereadoras. É um partido ético que tem sim uma meia dúzia que esteve por exemplo envolvido no passado, no escândalo do petrolão, do PT e que não estão conosco.

00:02:26

Aliás Renata se você me permitir né tentaram puxar o meu tapete até há pouco tempo atrás. Tivesse um tapete aqui acho que eu já tinha caído da cadeira também. Como assim? Porque a todo momento. Veja a o que ele trouxe até aqui. Tive que vencer uma maratona com muitos obstáculos. Nós tivemos

00:02:46

Oito candidatos e eu permaneci. Passou o Natal, virou o Ano Novo, chegou no Carnaval, disseram que o partido seria cooptado. Depois que iria pra uma outra candidatura, tentaram numa fotografia recente levar o partido pro ex-presidente Lula. Judicializaram Renata minha candidatura.

00:03:04

judicializaram e foi imediatamente eh rejeitada a ação. A todo momento me impedindo de fazer exatamente isso, de mostrar que o partido não é mais fisiológico. Hoje tem um presidente que sabe do seu compromisso, do compromisso e da importância que o centro democrático tem pra em relação

00:03:24

Brasil. E é por isso que eu cheguei aqui. E eu não sou mais candidata do MDB. Eu sou candidata do MDB, do PSDB, do Cidadania, do Podemos e duma legião de pessoas que não querem mais voltar ao passado e muito menos permanecer no presente. Então diante disso e com esse corpo

00:03:41

de pessoas de bem, éticos, honestos é que nós vamos ganhando as eleições se ganharmos as eleições governar. Governar com a maioria do centro democrático, da frente democrática. Mas pelo que a senhora disse então, o velho MDB, de qualquer forma, ele continua dentro do chamado novo MDB. E mais, a corrupção não se fica só no

00:04:01

DP ela se estende a outros partidos no congresso com quem a senhora vai ter que governar, vai ter que eh conversar, dialogar pra justamente poder aprovar projetos de interesse de um eventual governo. A senhora pretende ceder, a senhora vai ceder cargos a políticos desses partidos?

00:04:19

Não Renata, nós vamos governar com os partidos que se somem conosco. Ninguém faz nada sozinho. Mas é preciso apenas duas características e eu vou exigir apenas duas coisas pra estar no ministério. Ser honesto e ser competente.

00:04:33

Independente de qualquer outro posicionamento. E nós temos muita gente honesta dentro do Congresso Nacional e dentro desses partidos. E os demais vão fazer a oposição. Mas eu não vou blindar, não vou de forma alguma eh eh impedir os órgãos de fiscalização e controle de entrar dentro do meu governo

00:04:50

E dentro de qualquer poder nós vamos estar garantindo a independência, autonomia do Ministério Público, da da PGR, da polícia federal pra fazer a sua parte com transparência no meu governo vai ser transparência absoluta. Mas até onde a senhora está disposta a ceder pra poder atrair os partidos?

00:05:08

Não é CD nós temos que deixar de lado esse chamado presidencialismo de coalizão que na realidade é de cooptação que aconteceu com o mensalão do passado. Compraram consciência dos parlamentares pra tentar uma reeleição.

00:05:21

Foram descobertos, vieram com petrolão fatiaram a maior estatal do Brasil e colocaram ali inclusive gente do meu partido que você tem razão e do partido do atual presidente da república foi descoberto pra ganhar a eleição quase quebrar uma estatal e fez fizeram com que até hoje a gente pagasse pague energia mais cara por isso.

00:05:39

A todo momento tentando cooptar. Eu venho pra fazer diferente.

00:05:44

eu venho pra fazer diferente do contrário eu não colocaria o meu nome a disposição do Brasil que vai estar a presidente que vai estar no Brasil governando o Brasil a partir de primeiro de janeiro do ano que vem eh não é a senadora não é a deputada não é quem foi prefeita quem foi vice vice-governadora é a alma da mulher e o coração de mãe é pra isso é pra fazer

00:06:04

É possível governar assim que a sua pergunta? É. Um presidencialismo de conciliação. Nós vamos trazer pra perto pessoas que pensam como nós. Que tem os mesmos projetos, que tem soluções concretas pros problemas reais do Brasil. Agora candidata, a senhora mencionou ainda há pouco que puxaram o seu tapete no MDB.

00:06:23

Em nove estados e no Distrito Federal líderes do MDB declararam abertamente apoio a candidatos à presidência que são adversários seus. Nove estados e Distrito Federal

00:06:37

Somados correspondem a cinquenta e um milhões de eleitores. É um senhor colégio eleitoral. Por que que a senhora não conseguiu unir o partido em torno do seu nome? A senhora não conseguiu o apoio integral do seu partido.

00:06:52

Nós estamos diante de uma polarização, uma polarização política ideológica que está levando o Brasil pro abismo, Bonner.

00:06:58

Esta que é a grande realidade. Então você tem aí uma polarização que faz com que os partidos ou alguns companheiros sejam cooptados. Em compensação eu tenho por exemplo muitos dos prefeitos desses estados nos apoiando. Nós temos o prefeito da maior capital do Brasil. Doze milhões de habitantes. O prefeito de Porto Alegre

00:07:18

o governador do estado de São Paulo que vai dar palanque também pra outros candidatos que que já esteve comigo em convenção e que está nos apoiando. Só São Paulo são vinte e quatro por cento da população brasileira. Mas acho que é o mais importante de novo. Né? Eu só preciso de um caixote e um microfone. Agora agora é comigo. Depois de todos esses obstáculos agora é hora de eu me dirigir as

00:07:38

Pessoas falar pras pessoas que nós temos o melhor programa de país. O maior programa de governo. O que nós temos condições de resolver. O problema da fome, da desigualdade, da miséria, garantir educação de qualidade, uma saúde decente pras nossas famílias. Nós não vamos esquecer o legado da pandemia.

00:07:56

Que coisa triste que eu vivenciei lá. Eu não consigo falar sem me emocionar. E eu falo assim que eu tenho que conter mesmo porque foi um momento muito difícil da minha vida. Porque eu entrei como vida e saí totalmente indignada com o que aconteceu lá dentro. Se negou vacina no braço do povo brasileiro. Quarenta e cinco dias de atraso.

00:08:15

Quantas pessoas morreram neste período? Mas então a sua candidatura inclusive surgiu depois da sua atuação eh na CPI né? Isso é de conhecimento do público todo. Eu falava ainda há pouco desses nove estados e do Distrito Federal

00:08:31

Mas eu queria mencionar o caso do seu estado especificamente em Mato Grosso do Sul eh o candidato indicado pelo MDB André Puccinelli manifestou apoio à sua candidatura à presidência mas por outro lado ele disse também que quem quiser votar em outra pessoa em outro candidato não vai ser alvo de nenhum tipo de eh recriminação.

00:08:50

Por que que no seu estado a senhora não conseguiu a união do MDB? Ônio, eu tenho um apoio lá, não só do MDB, como do PSDB, dos partidos que estão lançando candidaturas ao governo.

00:09:03

Mas de novo a minha candidatura não vem pra dividir. Ninguém governa o país sozinho e deixa os companheiros. Nós sabemos das dificuldades regionais. Nós sabemos que vemos nós estamos vindo. Eu particularmente de um estado conservador.

00:09:16

Diante deste quadro eu tenho que dar liberdade pros meus companheiros. Vamos lá? É meu estado. Quer dizer, os votos na realidade que eu terei citas serão pelo meu trabalho. Ah você falou e foi muito feliz quando falou da CPI.

00:09:29

Ah porque hoje ser político se aparece só quando você está nas manchetes policiais. Porque os escândalos tomam conta e é natural porque o germinalismo tem que entregar a verdade pra população. Mas a minha história de vida política começou há vinte anos.

00:09:43

Eu sou filha do interior do interior do Brasil, de uma cidade pequena. Fui morar na capital, aliás, me permita. Hoje é aniversário de Campo Grande. Um beijo, cidade que me acolheu com tanto carinho.

00:09:53

Mas eu fui pra Campo Grande e ali eu comecei a minha vida. Fui estudar no Rio de Janeiro, vim fazer faculdade, voltei, dei aula doze anos. Dei aula exatamente como se administra um país. Olha que coisa interessante. Jamais imaginei depois que estaria nessa bancada do Jornal Nacional como candidata a presidência da República.

00:10:09

Fui eh deputada estadual, fui vice-governadora, prefeita, reeleita prefeita. Fui considerada a prefeita da industrialização. Nunca se levou tantas indústrias pro nosso estado. Nós tivemos o pleno emprego.

00:10:23

e graças a isso tudo aconteceu na vida das pessoas porque se você me permite ainda ah se eu pudesse fazer alguma alteração na constituição pro futuro não pra agora pra não falar que eu estou legislando em causa própria eu gostaria muito que os presidentes da república tivessem a experiência de ter sido prefeito porque nada muda mais a

00:10:43

Das pessoas aproxima mais a pessoa, nada dá mais experiência ao homem público do que ser prefeito. Que é ali que o cidadão sabe, o cidadão sabe onde você mora.

00:10:53

ele sabe aonde você está, se bobear ele sabe o o remédio que você toma porque ele te viu na farmácia. Então é isso, mas é ali que ele bate pedindo casa pra morar, pedindo emprego, vaga na creche, médico na clínica, no posto de saúde. Então é uma experiência aí já concluindo a sua pergunta, os votos que terei em Mato Grosso

00:11:13

Tus serão por méritos próprios e respeito os companheiros de quem pensa diferente. Agora existe um outro tema que o seu partido sobre um tema importantíssimo sobre o qual o seu partido parece não estar alinhado com as suas preocupações. A senhora promete ter um ministério com um número igual de mulheres e homens. E esse ano

00:11:32

Sessenta e seis por cento das candidaturas do seu partido são de homens e só trinta e três por cento de mulheres. Como é que a senhora pretende superar essa postura conservadora do seu partido? Não é só do meu partido, né? São de todos os partidos. Eles só cumprem a cota.

00:11:48

Eu fui a primeira mulher a presidente da comissão de combate à violência contra a mulher no senado.

00:11:54

E entre outras coisas tem essa essa violência política. E nós conseguimos avançar agora com trinta por cento tempo de rádio, de televisão pra mulher. Isso fez com que nós pudéssemos quase aumentar em quase cinquenta por cento o número de deputadas. E aqui eu vou falar uma coisa do meu coração. Eu fui relatora e virou lei, está na constituição agora. Que os partidos

00:12:14

Elegerem negros

00:12:15

E elegerem mulheres vão contar em dobro pro fundo. Não vai aumentar o fundo. É que vai dividir o fundo e vai trazer mais fundo para os os partidos que elegerem mulheres e negros. Olha que coisa boa. Mas por que que a senhora não conseguiu envolver o seu partido nesse objetivo de com não só cumprir a meta mínima mas ir além.

00:12:34

porque é um é uma escada, né Renata? Tudo na vida da gente é difícil, você sabe disso. Como é difícil ser mulher na iniciativa privada, que dirá na vida pública. Eu estou sou privilegiada porque veja, eu estou diante de um partido que saiu na vanguarda e teve coragem de lançar nesse momento mais difícil do Brasil uma mulher candidata a presidente da república. Isso é inédito.

00:12:54

É inédito na história e se me permitir porque hoje é o Dia Internacional da Igualdade Feminina onde a gente comemora o direito de votar vamos numa rápida história aqui ah meu avô os avós os avós de vocês que estão nos assistindo não podiam casar as avós sem autorização dos pais não podiam trabalhar

00:13:12

Sem autorização do marido não podiam votar nem ser votados. É um passo, é uma escada. O projeto número um nessa pauta pra mim e nós conseguimos avançar graças ao fato de nós termos elegido uma mulher na eh líder da bancada feminina. Eu fui a primeira também líder da bancada feminina.

00:13:29

Isso me dá uma alegria danada, isso é uma emoção pra mim, é uma prioridade absoluta como mãe de duas meninas. Nós aprovamos o Senado está parado na câmara. Se eu virar presidente, primeiro projeto que eu vou pedir pra pautar na Câmara dos Deputados é igualdade salarial entre homens e mulheres.

00:13:46

A mulher ganha vinte por cento menos que o homem. Exercendo a mesma função, a mesma atividade se for negra, se for preta. Ela recebe quarenta por cento menos. Me explique qual é a lógica disso. Não é só por ela, não é só pelo reconhecimento.

00:14:00

Vinte por cento disso vai direto pro mercado, vai direto pra economia. Isso gera emprego direto, indireto. Qual é o problema? Nós estamos há vinte anos, Renata. Lutando por um projeto desse e não conseguimos. Se eu for eleita presidente da república, essa é a prioridade número um em relação à pauta feminina. A senhora falou em avanços no seu partido com relação

00:14:20

Em relação a esse tema que eu abordei mas nos últimos quatro anos o MDB não mudou. Em dois mil e dezoito o MDB também lançou sessenta e seis por cento de candidatos e trinta e três por cento de candidatas. E quais foi a média dos demais partidos? Igual.

00:14:35

É a luta, o COCON é dando com você que é difícil, tô gostando de você ter me feito essa pergunta porque é contra isso que a gente luta. Falando do MDB. Sim. Mas são todos, quer dizer, não dá pra tirar o IDB e falar e e martirizar o MDB é tudo é uma comparação na vida.

00:14:52

Eu lamento, eu luto, inclusive eu tenho um projeto nesse sentido que estabelece sabe como a gente vai realmente mudar? E aí as as a imprensa começou a despertar pra esse projeto?

00:15:01

Eh Bonner eu tenho um projeto que eu estou pedindo pra pautar e não pautam no Congresso estabelecendo o seguinte tem que ter pelo menos trinta por cento de mulheres nas executivas dos partidos porque é lá que ele descobre quem é mulher candidata aquela coisa que mulher não vota em mulher não é verdade é que escolhem mulheres muitas vezes laranja a mulher

00:15:19

vota em mulher se ela souber que tem uma mulher competitiva, corajosa, que tem currículo que trabalhe. Quantas mulheres estão de fábrica? Então quantas professoras, quantas líderes comunitárias, quantas mulheres das comunidades tem condições e liderança? Então quando nós tivermos trinta por cento de mulheres nas executivas nós vamos fazer a diferença, nós vamos mudar

00:15:39

Percentual. Vamos falar de economia? A senhora no seu programa a senhora promete criar um programa permanente de renda? Erradicar a miséria. Zerar a fila do SUS. Construir um milhão de casas mas o que se sabe.

00:15:58

O ambiente econômico do próximo governo, o próximo presidente, quem ocupar o palácio no ano que vem, seja quem for, vai ter um ambiente econômico hostil de desequilíbrio das contas.

00:16:10

Como é que essa conta vai fechar com esses gastos que a senhora está planejando? Muito simples, nós temos o melhor time, a melhor equipe dos economistas liberais do Brasil. Então nós temos um compromisso fiscal mas como meio pra se alcançar a responsabilidade social.

00:16:26

Agenda prioritária o eixo do meu governo são as pessoas. Agenda social e radicar a miséria diminuir a pobreza e acabar com a fome no Brasil. É inadmissível um Brasil que alimenta o mundo nós alimentamos o planeta Terra.

00:16:42

E nós temos a incapacidade de alimentar os nossos filhos. Hoje hoje quando nós saímos daqui cinco milhões de crianças vão dormir com fome no Brasil.

00:16:52

Nós não podemos admitir isso. Pode faltar dinheiro pra qualquer coisa. Mas não pode faltar dinheiro pra acabar com a miséria. A pobreza nós vamos diminuir. A miséria nós vamos acabar. De que forma Boni?

00:17:03

Te traz pra frente na sua colocação. Um milhão de casas são duzentos e cinquenta mil casas. Pra famílias de até um salário mínimo e meio. Quanto isso custa? Lembrando que o município dá o terreno, a estrutura e o e a união entra com a Caixa Econômica com esse valor subsidiado. Exatamente o valor do orçamento secreto.

00:17:20

Por ano. Nós chegamos a essa conta só acabando com o orçamento secreto.

00:17:25

em relação a transferência de renda permanente. Isso já está aí, está precificado, o mercado já sabe que nós vamos ter que o ano que vem extrapolar o teto nesse valor de algo em torno de sessenta bi pra cumprir pra cobrir essa transferência de renda. Porque de novo não é admissível, nós não garantimos pelo menos seiscentos reais pra quem tem fome, seiscentos

00:17:45

Ele come mas não paga o aluguel. E quem está nos ouvindo as nossas mães sabem disso. Então e você falou de zerar as filas. Aí outra coisa que eu acho muito importante. O governo abriu calamidade pública. Estabeleceu que tudo era calamidade pública pra gastar dinheiro que não tem, pra emitir títulos pra furar teto.

00:18:04

Em cima de pra fazer ah orçamento secreto pra cobrir gastos que não são gastos da pandemia. Eu te pergunto quais são as duas sequelas da pandemia? O que mais nos chocou além das mortes prematuras dos nossos entes queridos?

00:18:19

O nosso déficit na na na grade curricular das nossas crianças dois anos das crianças pobres das escolas públicas sem estudar, sem saber ler e escrever e as filas intermináveis hoje de consultas, exames e cirurgias. As pessoas estão morrendo

00:18:36

com câncer avançado de próstata e de mama porque não puderam fazer exames. Então por que que eu estou dizendo isso? Eu estou dizendo isso que isso sim nós podemos decretar continuidade estado de calamidade ou estado de emergência pra finder porque dinheiro tem. Às vezes não tem o teto pra fim de dizer pro prefeito. Cumpra sua parte. Faça os exames.

00:18:56

anotem e nós vamos pagar. Então em dois anos, não em um nós zerarmos essa fila do passivo. Não são as filas permanentes das sequelas da covid. Mas nós estamos falando de medidas, de iniciativas que consomem, exigem dinheiro, exigem investimento. A senhora mencionou aí por exemplo o orçamento secreto, mas o orçamento secreto não está

00:19:16

Nas mãos do presidente ou da presidente. Está nas mãos do congresso. É uma questão a se resolver. O o eleito terá que convencer o congresso a abrir mão do poder que tem hoje com o orçamento secreto e é de vinte bilhões de reais. Mas independentemente disso chama a atenção no seu plano de governo.

00:19:36

Que a senhora manifesta ali diversas intenções. Com termos como, vamos ampliar certa coisa, vamos acelerar isso, vamos reforçar aquilo, promover isso e aquilo. Faltam trinta e sete dias pras eleições hoje. É

00:19:55

Não tem como a senhora ser mais específica, detalhar mais esses planos pra que o eleitor possa avaliar a não a não apenas a a pertinência, mas a capacidade de executar esses planos que a senhora está.

00:20:08

Sem dúvida. A campanha começa agora e começa hoje. Eu sei da responsabilidade que tenho que estar de estar aqui. E nós vamos estar no horário eleitoral falando disso. Mas nós estamos colocando números. Um milhão de casas. Zerar a fila das cirurgias atrasadas em dois anos. Nós vamos e vamos estender mais.

00:20:25

Eu vou governar olhando pro futuro. Criança e adolescente é o centro do nosso governo. Mas o como candidato? Vamos lá. Orçamento secreto. Não é com diálogo só, é com transparência, com um único ato, uma portaria exigindo que todos os ministros

00:20:42

Abram as contas de seus ministérios. Na hora que a população ver o Ministério Público, Tribunal de Contas ver, por exemplo, que a maioria desses recursos estão indo pros municípios mais pequenininhos. Por que que está indo num município mais pequenininho? Onde não tem prensa? Por que que não está chegando o serviço lá? Quem é que foi que mandou?

00:20:59

Chegou o dinheiro? Dou um exemplo que parece uma anedota mas que fique quem sabe registrado hoje como pode até ser que vá virar meme depois disso. Uma cidade pra poder receber muito dinheiro do orçamento secreto disse pra aumentar lá o teto dele que extraiu catorze dentes de cada boca de cada habitante do seu município.

00:21:19

É a cidade mais banguela do planeta. Catorze dentes do bebê ao idoso de noventa anos. Na cidade mais banguela.

00:21:26

do Brasil. Pra quê? Pra receber o dinheiro e emitir nota fria. Não é volta de dez por cento, é cem por cento embolsado. Dinheiro que vai pro bolso e que está tirando o dinheiro de vocês. Dinheiro do remédio que não tem no posto, na creche, no posto de saúde. A partir do momento que a gente abre essas contas a gente basicamente coloca os órgãos de

00:21:46

Encontrou o orçamento secreto acaba rapidinho. Mas vamos lá. Erradicar a miséria no Brasil. Não é um tema de quem alguém possa vir a a discordar. Não se imagina ainda um cidadão no Brasil que discorde de uma medida como essa. Mas pra executar isso.

00:22:03

De quanto a senhora precisa? Qual é o valor, o tamanho da conta pra executar isso? Lembrando mais uma vez da pergunta que lhe fiz sobre as dificuldades de equilíbrio orçamentário para o ano que vem. Essa gestão comprometida. Eu sou relatora de um projeto chamado Lei de Responsabilidade Social feito pelos maiores economistas liberais do Brasil.

00:22:23

Que já foram ministros, presidente de Banco Central, do senador Tachareissati, nós temos uma meta de em quatro anos erradicar a miséria, esse foi desse projeto. Se hoje está uma média de quatro por cento ele vem quando a gente fala erradicar é chegar a um por cento, meio por cento, ninguém radica absolutamente, mas

00:22:40

Um por cento é menos que a média dos países desenvolvidos no no mundo. De de quatro pra três e meio pra três, dois e meio, dois, mas a gente começa depois crescer. Esse projeto que está organizado, ele depende de duas coisas que estão acontecendo. Reforma tributária

00:22:56

E o Brasil voltar a crescer. Quando o Brasil voltar a crescer e gerar emprego você também diminui. Então não é radicar a pobreza só com o dinheiro público. Erradicar a pobreza não é dando só transferência de renda. É dando peixe ensinando a pescar. Inclusive a nossa transferência de renda vem com

00:23:13

Com com condicionantes. Nós temos eh se vocês me permitirem nós temos Renata e Bonner meio milhão de anjos da guarda no Brasil. Sabe o que que é isso? Meio milhões de anjos da guarda do Brasil.

00:23:27

São os assistentes sociais, agentes comunitários de saúde que fazem por amor aquilo que eles fazem. Eles entram nas casas e vão ver se a criança está sendo vítima de pedofilia. Se a mãe está sendo espancada, se ele está na escola, se a vacina está em dia. E vai incluir e nos ajuda a incluir no mercado de trabalho. Então quando nós falamos em radical e miséria é de um lado garantir a transferência de renda

00:23:47

Pra quem está precisando isso vai cair à medida que ele vai entrando no mercado de trabalho. Do outro lado é a garantia de escola de qualidade.

00:23:54

O filho da do pobre que está na escola pública tem que ter e vai ter o mesma qualidade de ensino

00:24:01

Da escola privada. E nesse aspecto a união tem que parar de jogar essa conta pros estados e municípios. Educação é nossa responsabilidade. Eu como professora não tenho como pensar diferente. Então de que forma nós vamos erradicar a a miséria nesse aspecto além da transferência de renda? É preparar o Brasil pro futuro. Daqui dez anos.

00:24:20

Deus nos livre, mas se vier uma pandemia, uma guerra, se houver uma crise, essa geração está preparada. Ela não vai ser mandada embora. Ela vai estar preparada porque ela está com uma educação de qualidade. E nesse aspecto nós vamos cuidar da primeira infância garantindo pelo FUNDEB. Aí tem dinheiro do Fundeb. Nós já dobramos, já está aprovado no congresso. Educação

00:24:40

Não tem dinheiro. Não falta dinheiro pra educação, falta vontade. Ninguém quer educar o povo porque quer o povo ali no cabresto pra hora do voto poder através de uma transferência de renda comprar voto. Eu quero o povo cidadão, eu quero o povo que escolha os seus eleitores independentemente de partido, mas de acordo com a sua consciência. Ele não faz isso sem educação.

00:24:59

Então nós vamos garantir cem por cento das vagas porque é isso que lhe diz a lei e o dinheiro já está lá. Pra crianças na creche de quatro a cinco. E no ensino médio. Nossos jovens não podem mais ficar sequestrados pelo crime organizado, pelas drogas. O ensino médio vai ter aluno dentro

00:25:17

Com conexão da internet aprendendo já um ofício com o ensino técnico. Nós vamos e nisso eh e nisso você não falou foi generoso mas ainda tem uma outra conta pra eu pagar.

00:25:26

Chamado Poupança Jovem. Mas eu se vocês quiserem um dinheirinho na conta do do ano até o término do ensino médio. A reforma tributária a gente vai voltar a falar também de educação mas a senhora falou da necessidade de se fazer uma reforma tributária e o imposto de renda. Qual é o seu plano?

00:25:45

Nós temos três reformas tributárias importantes no Brasil. Mas a mais importante hoje é a do consumo, Renata. Porque quem mais paga imposto no Brasil é pobre. É o que mais consome. Com proporcionalmente a renda, quanto que você deixa no supermercado? Quanto eu deixo no supermercado? Quanto o pobre deixa no supermercado?

00:26:01

ele deixa metade um pouco mais da metade do salário dele no supermercado então a reforma tributária mais emergente que está pronta pra votar no Congresso Nacional só não votou porque o presidente não quis porque nós tentamos votar na comissão de constituição e justiça por isso que eu digo que dá pra votar em seis meses no ano que vem porque a gente vota esse ano ainda se eu for eleita no Senado e

00:26:21

que vem na câmara ela mexe exatamente com isso. Nós estamos desburocratizando, simplificando as empresas vão ter um por conta disso vão ter uma economia de sessenta bilhões de reais por ano porque hoje usam pra entender a máquina e legislação com o contador, com advogado, com administrador e isso vai se circular na economia pra

00:26:41

Mais portas de emprego, gerar emprego e renda. Mas indo pro lado do mais pobre. Ele vai comprar e ele vai ter devolvido num sistema. Isso não é um projeto nosso. Já está lá. Já está há dois anos e todos os governadores concordaram

00:26:54

todos os governadores pela primeira vez na história e esse projeto vai depois devolver ao imposto que o que a dona de casa mais humilde paga na na no próprio CadÚnico, no próprio cartão dele. Eu entender com relação ao imposto de renda que eu lhe perguntei eh quais são quais são os seus planos? A gente tem cinco faixas

00:27:14

Os isentos e mais quatro. O que que muda? Nós temos que garantir mais espaço pra classe média. Ou seja, nós temos que fazer com que a classe média possa não pagar o imposto de renda. Pra isso, só tem um caminho.

00:27:26

Tirados mais pobres e pedir pros mais ricos.

00:27:29

Eu sou a favor da taxação do lucro de dividendos. E essa é uma discussão madura que nós temos com todo o equilíbrio, mas com toda a a verdade colocar pra população. Eles já sabem disso, isso está no nosso programa e a gente mexe na tabela de imposto de renda a medida em que cobra essa essa taxa de lucros e dividendos dos ricos. Eh

00:27:49

Robin Hood mas nós não vamos roubar de ninguém. Nós só vamos pedir a eles que contribuam minimamente pra um país que é um o país mais rico do mundo com o povo mais pobre. A tabela por exemplo pra aumentar a taxa aumentar a isenção dos dos isentos por exemplo. Aumentar o número de isentos por exemplo. Sim. Alcançar o máximo alcançar

00:28:09

possível a classe média. Isentar o máximo possível essa essas tabelas, essas faixas. E a partir daí a dosagem vai depender porque eu não vou cometer estelionato eleitoral. Ninguém vai aqui não colocando números, ah nossos economistas estão colocando tudo no papel. Né? Porque a única coisa que eu tenho é meu nome e a minha história. Não venho pra mentir em Rede Inácio

00:28:29

aí nós vamos ter que fazer dados porque essa é uma pergunta importante. Por que que o porquê que o orçamento brasileiro está na mão do congresso? Que nós temos um governo que não planeja nada. Ele não sabe onde quer chegar, ele não sabe pra onde ele quer ir, não tem projeto de país. E com isso o dinheiro fica solto.

00:28:48

Todo mundo vai lá e pega um pouquinho. É um puxadinho. Daqui a pouco essa casa cai. Porque o alicerce que é a base não foi feito o dever de casa. Não sabe orçamento. A dona de casa sabe. Pergunta o que ela faz com um pouquinho de dinheiro que ela ganha. Primeiro ela compra comida. Depois ela paga aluguel. Se der ela paga as contas. Só aí ela vai fazer o lazer.

00:29:07

É isso é é assim também quando se administra um país você elege prioridades e vai dentro do possível adequando a senhora falou a senhora falou em prioridades e tinha falado também em educação tem dinheiro pra educação falta vontade então vamos falar um pouco de educação aqui a senhora fala com muito orgulho

00:29:26

De ser professora. A senhora fala com orgulho também de ter sido vice-governadora do Mato Grosso do Sul. Quando a gente olha o período em que a senhora esteve no governo eh do seu estado a gente vê que a avaliação do ensino médio no IDEB ficou estagnada naquele período e

00:29:44

Ano a ano acabou-se afastando eh crescentemente na meta estabelecida pelo governo federal. A senhora que tem um um diagnóstico de por que isto aconteceu?

00:29:57

Bom, primeiro que eu era vice-governadora, eu não era governadora, não tinha caneta na mão. Mas eu posso te garantir que nós saímos do governo do estado

00:30:05

Para eh garantindo os melhores salários e valorização dos professores do Brasil. Não sei se estava entre os três ou se foi o primeiro na época. E hoje graças a isso e não e graças a isso o Ideb saiu recentemente. O Brasil no ensino médio eu acho que o MDB lá nossa gestão e agora com a atual é uma consequência do passado.

00:30:22

Mas o IDEB de Mato Grosso do Sul pro ensino médio se não for o primeiro e o segundo é o terceiro. Fruto de um

00:30:30

Educação é assim, me cobrem pelo que fiz como prefeita. Aí eu posso falar. Fui uma das primeiras do Brasil a pagar atividade pro professor. Está bom. Uma das primeiras do Brasil a pagar o piso salarial do professor. É só que eh a eu fiz a eu lhe fiz a pergunta. Eh

00:30:46

Apenas pra relembrar um número que a senhora traz um período em que esteve no executivo estadual como vice-governador como a senhora lembrou. É fato. Eh no entanto a senhora recentemente disse que pra se obter uma educação de qualidade oito anos são suficientes.

00:31:03

Se são suficientes oito anos ah os números que a senhora traz desta gestão eh a frente de Mato Grosso do Sul não parecem amparados sete anos nós saímos em dois mil e quinze

00:31:18

e nós tamos em dois mil e vinte e dois os dados do ano passado seis anos mostram dá uma olhadinha no IDEB da do ensino público no estado de Mato Grosso do Sul. Não estou dizendo que só foi só mérito do governo o tem mérito do atual governo também. Porque no período em que a a os dados porque eu não falo

00:31:38

Sem checar não são meus. Eh eu gosto muito dos institutos que cuidam da educação no Brasil e todos pra educação diz isso. Eh hoje nós avançamos um pouco ainda que não muito no ensino básico.

00:31:49

Então em função disso a gente só precisa melhorar o fundamental o ensino o fundamental um a gente precisa melhorar o fundamental dois pra garantir que entre o fundamental dois ensino médio que são esses oito anos a gente garanta um ensino de qualidade. A gente avançou o problema é que avançou muito lentamente. Então oito anos se muda sim uma geração. E disso pra dizer o quê? Só pra dizer pra classe

00:32:09

Política, façam educação de qualidade pra salvar o povo brasileiro. É só isso que vai salvar o povo brasileiro. É só isso que dá cidadania. Qual é a o direito social mais importante do cidadão? É o direito ao trabalho. Não tem trabalho que não tem qualificação ou tem um subtrabalho. Ele vai pra informalidade.

00:32:27

Ele tendo educação ele tem o direito ao trabalho, é o direito ao trabalho que garante comida na mesa. É o direito do trabalho com o que garante o aluguel, que garante a o lazer, que garante felicidade, que dá esperança pras pessoas. Então educação não tem como não ser prioridade nacional, ela vai ser prioridade nacional absoluta. Cheguei ao

00:32:46

Cheguei a primeira pergunta que me fizeram Bony quando eu falei sobre isso

00:32:50

Porque eu sou uma apaixonada pela educação? Foi assim mas o criança não vota. Adolescente não vota. Eu tive que escutar isso. De uma pergunta feita pra mim quando eu fui visitar lá nas barbas do planalto um dos bairros mais pobres. Uma das cidades mais ricas do Brasil Brasília. Eu vi um dos bairros mais pobres quando eu fui visitar uma creche.

00:33:09

Da tia ah eu não vou citar o nome porque eu não gosto mas enfim fui visitar uma creche. Bancada sozinha por uma mulher. Esgota a céu aberto em todas as ruas. Sabe o que que eu ouvi daquela mulher? É que eu não posso falar porque eu me emociono mas eu vi dela. Eu falei assim hoje eu vim aqui pra ouvir vocês.

00:33:26

Uma mulher chegou pra mim e falou assim olha então você vai ouvir o seguinte eu não quero só seiscentos reais porque os seiscentos reais só dá pra comer mas o que eu quero é dignidade porque o meu filho quando ele vai buscar emprego ele até é recebido mas quando eles olham e vê onde ele mora a primeira coisa que eles falam é olhar o sapato do meu filho

00:33:44

pra ver se eu não estou trazendo esgoto pra dentro. Ele se não está trazendo esgoto pra dentro do ambiente. É essa a realidade que nós temos que mudar e não vai ser só com seiscentos reais. Se nós não prepararmos o país pro futuro nós de novo estaremos perguntando o Bonner perguntando pro próximo candidato a presidente da república. De onde vai tirar o dinheiro pra fazer tudo isso? Não vai precisar. Porque nós

00:34:04

Vamos ter eh realmente filhos cidadãos. Nós vamos abraçar, nós vamos cuidar dessas crianças. É disso. E dos nossos adolescentes. É disso que o Brasil está precisando. É por isso que eu me apresento ao Brasil. A gente fala muito de eh de que eu fui isso que eu fui aquilo. Mas quem está aqui não é a senadora.

00:34:20

Quem está aqui não é a deputada. Quem está aqui não foi a prefeita reeleita prefeita. Quem está aqui é a alma da mulher brasileira. É o coração de mãe que não aguenta mais ver o que está acontecendo na rua. Eu lutei. Muito Renata. Quando eu tinha catorze anos eu pedi pra minha mãe autorização pra ir pras ruas lutar por diretas.

00:34:38

Eu não podia ainda dirigir que eu vim muito nova pro Rio de Janeiro. Eu pegava ônibus. Eu vi.

00:34:43

na década de final de oitenta pessoas comendo comida da lata de lixo. Eu nunca imaginei mais vivenciar essa situação. E hoje a gente retrocedeu nos índices sociais. Por quê? Porque o passado, o governo do PT não fez o dever de casa com a educação e o atual não dá nenhuma índice sociais a gente insiste candidato em trazer a sua experiência no

00:35:03

Executivo porque ela é importante como um exemplo né? E durante o seu período como vice-governadora no seu estado Mato Grosso do Sul na área de segurança pública também os números não foram bons. Houve casos nos casos de homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Houve um aumento de setenta e sete por cento.

00:35:21

As suas propostas pra segurança pública levam em conta essa experiência no seu estado? Sem dúvida Renata, eu sou de um estado de fronteira, é um estado que não dá pra comparar com nenhum estado. Você sabe de onde que forma então? Você sabe de onde? Você sabe de onde que eh de onde vem todas as armas que chegam no Rio de Janeiro?

00:35:39

As drogas que vem do Rio de Janeiro naquela época a maioria absoluta vinha do meu estado. Só que ele deixava um rastro de violência antes de chegar aqui. Eu sou de um estado de fronteira. Eu trabalhei com secretário de segurança pública num dos projetos mais importantes do Brasil que está engavetado. Começou com Fernando Henrique. Dez bi, um bi por ano pra gente

00:35:59

Fechar a fronteira contra o crime organizado. Que começa na Amazônia e termina no Paraná em Foz do Iguaçu. Mais ou menos assim. Sistema integrado de inteligência começou com

00:36:08

Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Federal, Forças Armadas envolvendo base aérea, Marinha e Exército. E nós temos tudo isso dentro do nosso estado. Todo ano o dinheiro era cortado e não acontecia. Então nós não temos condições de cuidar sozinho. Graças a essa experiência nós estamos colocando no nosso programa de governo. Nós vamos recriar o ministério nacional

00:36:28

Segurança pública. Porque a união que coordena segurança pública os governadores não dão conta de fazer sozinho. Eu pergunto pra vocês que estão no sexto estilo se o seu bairro está seguro agora. Então é preciso uma coordenação, é preciso vontade política.

00:36:42

E não precisa mais dinheiro. É preciso vontade política. Nós temos o fundo nacional penitenciário, nós fundo nacional de segurança pública. Nós precisamos de uma coordenação. Nós precisamos de alguém que olhe, que cuide. Não que desmobilize os órgãos de fiscalização e controle do país. E é assim que nós vamos fazer. Colocando um bom ministro da segurança pública pra

00:37:02

ao lado dos governadores combatendo o crime organizado. Quando eu falo combatendo o crime organizado é mexendo com todo o sistema. É mexendo com código de execução penal, com sistema carcerário, vendo a quantidade de presos provisórios lá. Muitas quantos pais de família estão presos, cometeram nada? Às vezes foram no supermercado e passamos

00:37:22

Necessidade de pegar um quilo de carne pra comer e estão presos ao lado de bandidos faltando vagas pra colocar os verdadeiros bandidos na cadeia. Então

00:37:31

Desculpa eu não eh o tempo está passando eu só não queria que a gente deixasse de abordar uma questão que chama atenção no seu plano de governo. A senhora tem dito que vai criar um seguro de renda pros trabalhadores informais. Hoje são quarenta milhões de brasileiros.

00:37:50

Isso parece ser uma espécie de desses trabalhadores informais. E a gente sabe que o financiamento de previdência não é só no Brasil. É um problema pra todos os países do mundo, não? Não. É um FGTS e é um um FGTS pros informais que estão no auxílio Brasil.

00:38:09

A e já tem números e já tem valores. A a cada declaração ele vai dizer o quanto ele ele não não vamos checar. Ele vai dizer o quanto ele realmente ganha na informalidade. Ele é um pedreiro. Ele trabalha uma vez por semana e ganha cento e cinquenta ou cento e noventa reais na semana. Então ele chegou no final do mês recebeu oitocentos reais. Vamos colocar mil reais pra facilita

00:38:29

Minha conta, né? Eh nós vamos depositar quinze por cento. Isso faz parte da transferência. Por isso que eu falei do programa da transferência de renda e veio inclusive desses economistas liberais essa ideia. Por que isso?

00:38:40

é uma forma da gente garantir que em algum momento ele possa excepcionalmente duas vezes por ano ele levantar e não é não é prefeito de previdência é pra efeito de sobrevivência mesmo ele não passar mais vezes ao ano ele excepcionalmente alguns casos o sal da eu estou falando números concretos depois nós vamos colocar na televisão de onde vai ser quinze

00:39:00

Um por cento da renda que ele declarar nós vamos depositar pra uma emergência dele. Tá. Então ah mas a forma de financiamento disso gostaria. A senhora disse que tem essa forma cálculo de tudo que está pronto. E vai ser devidamente colocado.

00:39:19

Eu tenho muita preocupação com isso porque repito os maiores economistas liberais estão. Então eles são Caxias, eles são muito rigorosos e tem que ser. Porque ah se você não aplica bem o dinheiro, se você gasta mais do que tem isso vai bater lá na inflação no preço da comida.

00:39:34

Quem vai pagar a conta é o mais pobre. É, a nossa insistência exatamente se dá por esse motivo. A nossa insistência no tema, porque como se sabe a as contas do ano que vem estão

00:39:44

claramente já comprometida. Vamos abrir Bonner sigilo do presidente o cartão corporativo acabar com os supersalários? É gradual. A gente sabe eu dormi sete anos dentro do Senado Federal. Bom. Eu sei que não é fácil. Mas nós vamos fora o Brasil voltando a crescer. Há uma uma arrecadação maior por parte das empresas, das indústrias. O Brasil cresce

00:40:04

nosso tempo terminou, a senhora agora tem um minuto pras suas considerações finais? Depois do gole da água. Ah, obrigada, obrigada. Bom, eu quero me dirigir a vocês pra dizer que eu quero ser presidente da república, porque o Brasil precisa seguir um caminho diferente. Não é possível continuar como está

00:40:24

O Brasil precisa de união, de amor e de cuidados verdadeiros. Nós vamos colocar as pessoas em primeiro lugar. Pra acabar com a fome e com a miséria. Porque eu sou mãe. Sou professora, sou advogada.

00:40:38

Tenho experiência, fui prefeita, reeleita com setenta e seis por cento dos votos, antes fui deputada estadual, vice-governadora e hoje ser senadora. Tenho experiência e sou ficha limpa.

00:40:50

Por isso eu vou estar todos os dias pedindo autorização pra entrar na sua casa. Pra poder olhar nos seus olhos. Uma campanha simples, direta. Pra poder falar pra vocês como nós vamos apresentar soluções reais pros pros problemas reais da população brasileira. Comida mais barata, educação e saúde de qualidade

00:41:10

Emprego e renda. Esse é o nosso compromisso. Pra isso, eu preciso da sua confiança, do seu apoio e do seu voto. Meu número é quinze. E assim, juntos com amor e com coragem. Eu tenho. Que nós vamos mudar o Brasil de verdade. Seu tempo, candidato. Muito obrigada. Muito obrigada mais uma vez pela sua presença. O Jornal Nacional volta depois do intervalo.

00:00:00 / 00:41:29
1x