Botão voltar Lula participa de coletiva em Montes Claros
00:00:00

Muito que ele veio muito, que ele conhece muito que é o Jequitinhonha, o Mucuri e o Norte. Então, eu quero agradecer ao Presidente porque sempre que é solicitado, ele abre uma agenda, porque sabe da importância de Minas. O que nós tamos aqui conversando.

00:00:18

De manhã, de tarde, de noite com o presidente Lula é a recuperação desse estado. Ele comprometeu a ser logo janeiro pra que a gente trate

00:00:33

Na recuperação, todos sabemos que a dívida era de cem bilhões hoje oitocentos e cinquenta, que a dívida a curto prazo era de vinte e oito bilhões e hoje é de cinquenta e oito bilhões. Temos essa tranquilidade pra pra entregar pra todos os mineiros.

00:00:51

Que no dia dois, a partir do dia dois, nós estaremos lá em essa vida de Minas Gerais que há dez anos, há muitos anos se arrasta e nós vamos

00:01:08

Consegui colocar o segundo maior estado desse país num lugar dele. Brigado a todos. É melhor falar sem microfone, não é? Precisa de microfone? Melhor microfone que tão todos os microfones aqui? Isso.

00:01:27

É uma alegria muito grande tá recebendo mais uma vez com esse futuro presidente da do presidente Lula. País adoeceu e empobreceu. Foi um processo de desinvestimento enorme por uma política ortodoxa

00:01:46

Nacional que não conhece as tramitadas do povo brasileiro, não conhece o nosso Chico Jones, o nosso Morumbi, os nossos bares, o nosso norte de Minas e a nossa esperança, a expectativa é que o presidente Lula

00:02:01

Com a sua sensibilidade humana e com o seu compromisso de sustento público possa retomar esse processo com investimento de investimento no estado e é uma alegria muito grande tá andando por Minas Gerais pra mim como futuro governador do estado Alexandre

00:02:18

quero agradecer quero agradecer muito esforço

00:02:38

Bem, eu não preciso dizer pra vocês a importância

00:02:53

Do estado de Minas Gerais numa eleição presidencial e eu tenho dito que eu tenho disposição de ir outras vezes a Minas Gerais.

00:03:05

Minas é um estado muito grande em regiões que tem cultura própria, que tem sabe forma de viver próprio numa região que eu já meditei quase toda a região do estado de Minas Gerais, é o estado que eu mais gritei

00:03:24

E posso até dizer pra vocês que tem governador Minas Gerais. Desde os anos oitenta quando eu viajei no acidente, né? Quando eu pensei, olha, nós estamos em Minas Gerais num momento que falta pouco tempo pras eleições.

00:03:43

Muito importante, essa eleição foi muito rápida e nós estamos trabalhando com a certeza de que podemos ganhar as eleições e Minas Gerais e que podemos ganhar as eleições em vários estados. E Minas foi colocado na minha pauta com o estado preferencial.

00:04:03

Não apenas meus companheiros que participam deputado estadual, federal, senador, mas elegeu o nosso amigo governador e obviamente eleger que os demais públicos também vão pedir votos pra mim também.

00:04:20

Quem pedir voto num momento em que o país atravessa uma situação difícil. Eu, às vezes, acho estranho quando o Presidente da República vai à televisão, nas entrevistas e fala que num tem tanta fome combater sua saúde, tem.

00:04:37

A manchete de jornal de Minas Gerais é que só em Minas Gerais tem mais de dois milhões de mineiros passando fome. Ou seja, ah no Brasil são trinta e três milhões de pessoas e eu acho que pode até ser mais porque não só as pessoas estão passando fome.

00:04:55

Como tem oito, oito, outros milhões de brasileiros, brasileiras que que nós tamo conseguindo comer as calorias e as proteínas necessárias a sobrevivência humana. Isto porque o Governo não consegue governar o Governo prefere ficar

00:05:14

Sabe contando lorotas, contando mentira do que governar. Ele agora mesmo como candidato a Presidente da República, eu fui candidato dele em reeleição e eu era presidente, a gente só podia viajar depois do expediente. Ou seja, o que a gente tá percebendo é que ele não trabalha mais.

00:05:33

Aliás, ele nunca governou, agora ele não governa e não trabalha. Então, isso é um prejuízo pro nosso país. Uma coisa grave, ou seja, faz cinco anos desse país que não tem aumento na merenda escolar.

00:05:52

Vocês imagina vocês de cinco anos não se coloca aumento para comprar comida para as crianças das escolas. Isso significa que a qualidade de vida da merenda escolar tem caído profundamente. Eu ouvi dizer que a a a a

00:06:12

A primeira coisa que ele fez foi acabar com o CONSEG, o primeiro decreto dele foi acabar com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar que foi criado no tempo do Itaba Franco que colocou o Betinho como coordenador e do Mauro Moré. Primeira coisa que ele fez foi acabar com o antigo e acabar com essas outras coisas que nós fizemos.

00:06:31

Acabar com aqui tem farmácia popular, acabar com a farmácia popular, sabe? Não tem aumento mais do salário mínimo e ele ele não consegue enxergar a situação do empobrecimento do nosso país. Você já mata salarial, caiu muito.

00:06:50

Os trabalhadores que trabalham em categorias organizadas que antes de seguir o aumento de salário acima da inflação, hoje não estão recebendo muitas vezes se quer a inflação. Então, nós aproveitamos essa vida pra dizer pro Camilo

00:07:07

Que eu não posso mais fazer a imprensa prometer que vou resolver todos os problemas de Minas Gerais porque tinha que deixar alguma coisa pro governo fazer. O que eu posso dizer pra vocês é que eu tenho assumido o compromisso que ganhando as eleições na primeira semana

00:07:25

Eu quero fazer uma reunião com todos os governadores eleitos do país independentemente do partido a que pertence o governador para que a gente possa discutir a real situação política, econômica e social de cada estado

00:07:40

Para que a gente possa descobrir quais projetos importantes que cada Estado tem para que a gente possa recuperar harmonia entre os entes federados e fazer esse país voltar a funcionar como funcionava.

00:07:57

No tempo que eu fui presidente, porque se puder uma arma gostosa e agradeço a mim de forma muito calorosa e poderei falar pra vocês. Quando ganhar não vai faltar.

00:08:16

Então, eu acho que o Brasil precisa voltar à normalidade, as coisas tem que funcionar, como deve funcionar, o Poder Executivo executa o poder legislativo legisla,

00:08:34

E o poder judiciário contra a sua função constitucional isso é o guardião da nossa constituição. Está tudo virado de ponta cabeça. Todo mundo pensa que mande tudo e todo mundo sabe que não tem acontecido muita coisa nesse país porque eu desmando é muito grande.

00:08:53

Nós chegamos a um desmanche tão grande que o presidente está a exigir que as forças armadas sejam fiscais das urnas eletrônicas.

00:09:01

Ou seja, as Forças Armadas tem missão muito mais um nobre pra cumprir em defesa da nossa soberania pra cuidar das nossas fronteiras pra evitar qualquer problema com inimigos desgraçados. Ou seja, o povo brasileiro tem muita experiência em eleições.

00:09:19

Eu tenho um bocado de experiência em lições e tô convencido que nós vamos ganhar as comissões porque o povo tá precisando voltar a viver com um pouco de dignidade e ser respeitada. É importante que a gente diga claramente.

00:09:36

Que eu tive o prazer de governar esse país num momento de maior inclusão social que esse país já teve. Eu duvido, eu falo sem crise, eu duvido que tenha um segmento da sociedade

00:09:51

Tu tem a deixado de ganhar dinheiro no período que eu governei esse país? Primeiro porque eu governava pra todos e eu fazia questão de dizer que embora eu governasse pra todos aqueles mais necessitados.

00:10:03

É que feriu, sabe? Mais beneficiados, é por isso que nós aumentamos o salário mínimo, setenta e sete por cento. É por isso que pela primeira vez os vinte por cento mais pobres tiveram oitenta e quatro por cento de aumento enquanto ricos tiveram vinte por cento.

00:10:19

Tá certo que os vinte por cento do Rick é muito mais que os oitenta e quatro, mas o que é importante é mostrar que pela primeira vez os mais pobres tiveram ganhos acima dos ciclos proporcionalmente. Esse país já deu uma demonstração de que ele pode ser feliz, esse país pode ser protagonista internacional.

00:10:38

Esse país pode definitivamente votar aquele povo trabalhando em fruto, né? Porque hoje nós temos uma economia informal muito grande, as pessoas estão fazendo bico, não estão trabalhando, as pessoas estão sem carteira assinada, as pessoas estão sem descanso semanal remunerado.

00:10:56

Tem muita gente sem nenhum, sem nenhuma seguridade social. E nós precisamos então reconstruir esse país. A palavra correta é reconstruir esse país. E é isso que me traz de volta a candidatura e é isso que me traz a Minas Gerais um apoio ao Brasil ao Alexandre.

00:11:15

Porque eu acho que Minas Gerais é extremamente importante para o futuro do nosso país, o país precisa crescer, o país precisa gerar emprego, o país precisa de renda, o país precisa voltar a ser respeitado no mundo inteiro, porque o Brasil já foi protagonista internacional.

00:11:34

O Brasil já foi levado em conta, o Brasil já conheço a entrada e nós hoje não temos nenhum respeito, sabe? Nenhum lugar do mundo, ninguém quer comer aqui e ninguém quer receber o Brasil lá. Você já virou uma espécie de vergonha mundial o contato com o Brasil? Então, eu acho que

00:11:54

A minha vinda a essa região norte do país, essa região que já vim tantas vezes aqui essa região por uma das melhores carnes secas do mundo que produz uma farofa extraordinária.

00:12:11

Eu não sei se o produtor trouxe coisas, mas encaixou muito. Essa região aqui é tão importante, essa região que faz parte do colírio da seca. Aliás, não se reúne mais a muito tempo acidente de um problema do do Nordeste.

00:12:31

Essa região merece muita atenção nossa. Primeiro por quê? É um lugar industrializado. A primeira vez que eu visitei aqui eu visitei um cemitério de uma fábrica de bicicleta. Eu lembro que quando eu vim aqui já faz muito tempo.

00:12:48

Me levaram pra ver uma fábrica que tinha recebido financiamento e a fábrica não tinha produzido nada, ela tinha praticamente falido. Mas hoje em Montes Claro é uma região

00:12:59

Sabe que está se industrializado e eu acho que isso é importante pra essa região que é muito grande. Eu sei que essa região tem problema de rodovia que precisa ser reconstruída, algumas construídas, algumas terminadas. Eu sei que essa região tem problema de água e eu sei que você vai apresentar conta.

00:13:19

Sabe para o Governo Federal e eu quero te dizer que eu nem me conheci prontamente e nem direi não nunca. O que eu quero dizer é que a gente vai sentar e vai ver no que que a gente pode nos ajudar, para que a gente possa fazer Minas Gerais.

00:13:36

Voltar a ser um Estado muito importante pro Brasil. Difícil dito isso eu me coloco aí no treinamento da nossa querida democrática aqui no centro

00:13:55

Fique em pé e serei um ataque a vocês. Coordena a entrevista

00:14:12

Vice-Presidente, eu sou Débora Bertamasco do SBT, tô acompanhando o senhor em todas as viagens. Eh o senhor falou sobre a questão da comi e eu gostaria então de saber a respeito dessa questão de propostas. Recentemente saiu uma pesquisa falando que em quarenta por cento das casas.

00:14:30

São crianças com menos de dez anos de idade elas passam fome ou tem uma dieta insuficiente? Se o senhor for eleito eu gostaria de saber quais as suas propostas, se o senhor acha que o senhor será capaz durante o seu mandato de resolver esse problema em quanto tempo

00:14:47

Brigada. Olha veja, primeiro a fome não tem tempo de esperar, quem tá com fome precisa comer.

00:14:52

E o governo tem que trabalhar de forma muito rápida para aumentar a capacidade produtiva do país para baratear o custo do alimento e fazer pra aquelas pessoas que não podem comprar até o governo dar o alimento. Sem nenhum bandido.

00:15:10

Ameaçando a liberdade política de qualquer pessoa que precisa de uma cesta básica. Nós já fizemos isso, eu tenho muito orgulho, sabe? De ter acabado com a fome nesse país e nunca pensei que ela fosse voltar com uma rapidez que ela voltou.

00:15:26

Eu digo sempre pra vocês da fome, não é só um problema de dinheiro, a fome não é só um problema de produção de alimento, a família é só um problema de seca, a fome ela é resultado da falta de vergonha na cara das pessoas que governam o país. Sobretudo um país do tamanho do Brasil.

00:15:45

com a capacidade produtiva do Brasil, com a Carrossel, com a capacidade de geração de emprego rápido pro Francisco. Eu vou te dar um exemplo, a gente teve um programa mais bem sucedido da habitação que esse país já conheceu, o Minha Casa, Minha Vida. Só aqui nessa cidade

00:16:02

Nós contratamos dois tipos de caso, uma casa pras pessoas que podia pagar o normal, até acima de três salários mínimos, nós contratamos dezessete mil cada e na época entregamos dez mil casas.

00:16:14

Na casa das pessoas mais necessitada, nós contratamos cinco mil casas e nós entregamos três mil casas. A pergunta que eu faço é o seguinte, quantas casas foram construídas e mostradas depois que o PT deixou o governo?

00:16:28

Quais as obras e qual investimento que foi feito em Poços de Caldas e por isso o PT deixou o governo? Se alguém lembra de alguma obra que foi feita nos últimos anos? Uma estrada, uma ponte.

00:16:48

Alguma coisa? Já não foi feito porque cê acabou com o Minha Casa Minha Vida pra curtir uma casa verde e amarela e num tem nem verde, não, amarela e minha casa.

00:16:59

É, então nós vamos votar construiu o Minha Casa Minha Vida e com liberdade das pessoas pintarem a casa da cor que quiser, até de vermelho se quiserem, tá? Acabaram com a carteira profissional pra criar carteira verde e amarela. O que que gerou de emprego essa carteira verde e amarela?

00:17:18

O que que gerou de emprego? Na verdade gerou uma economia informal em que milhões de trabalhadores estão trabalhando fazendo bico. Quando eu era jovem a gente utilizava o nome do ou seja, cê tá trabalhando não, tô fazendo um biscate, tô fazendo bicho. É isso que está acontecendo hoje nesse país.

00:17:37

E nós então vamos fazer uma coisa nobre. Nós vamos voltar a investir na geração de emprego.

00:17:44

Porque nós vamos reestruturar todas as obras que estavam paralisadas e que estão paralisadas, aqui tem muitas obras que estavam com cinquenta por cento, com vinte por cento, com trinta por cento que tinha sido iniciada no nosso governo e que tudo foi paralisado depois do golpe contra a presidência Dilma Rousseff.

00:18:03

Nós vamos fazer o levantamento e todas essas obras serão retomadas. Da mesma forma quem vão retomar a arcada da mesma forma que nós vamos fazer um uma grande política de financiamento para micro e pequeno

00:18:20

Para o micro e pequeno empresário, porque essas pessoas tem memória curta, as pessoas tem que lembrar que a lei geral da pequena e média foi criada no nosso governo e o simples também foi criado no nosso governo. Então, o que nós queremos é fazer com que esse país volte a gerar

00:18:40

Oportunidade de trabalho, não só do emprego de carteira assinada, mas de de milhões de empreendedores para que as pessoas coloquem a sua criatividade a serviço do bem da sua família e a serviço do seu próprio país. Pode ficar certo o que eu tô dizendo uma coisa, eu estou voltando

00:19:00

Eu tenho que fazer em quatro anos mais do que eu fiz em oito. Eu quero que vocês saibam se eu tivesse alguma dúvida do que a gente pode fazer nesse país eu não estaria me candidatando. Eu estou me candidatando porque eu acredito piamente Kalil que nós vamos fazer mais

00:19:19

Do que nós fizemos porque já sabemos como fazer. Já temos muita muita muita experiência acumulada e desde muita gente boa pra ajudar esse país dar certo. É assim que a gente vai acabar com a fome rápida nesse país. Por favor não seja poxa. Nome

00:19:38

O Francine Ferraz tem que ter boba. Candidato a gente percebe que às vezes os jovens praticam um futuro melhor acaba pras capitais. E aí deixa o interior se capacitam, fazem faculdade, mas não traz esse conhecimento para o interior. Então, quais são as propostas que o senhor

00:19:54

Com os candidatos aí pra deixar esse conhecimento no interior pra gente potencializar e desenvolver essas regiões. Valeu, eu vou dar apenas um pequeno exemplo pra você, quando nós resolvemos criar esse instituto federais, escolas técnicas no país inteiro, era porque a gente tinha como disposição.

00:20:13

de fazer com que essas escolas formassem gente, para desenvolver emprego a partir da cultura local, da da potencialidade de desenvolvimento de criar algo produtivo naquele estado. Essa é uma coisa, a outra coisa

00:20:30

É que nesse momento em que o mundo está totalmente digitalizado, nós vamos ter que construir uma parceria com as universidades e os empresários com os sindicatos

00:20:40

Para que a gente discuta a quantidade de novas oportunidades que nós temos que criar, porque não é normal a gente ter milhões de jovens que estão fora da escola e também estão fora do desemprego.

00:20:52

Nós vamos querer fazer com que essa prefeitura volte a trabalhar, vamos recriar o sabe? Nós vamos recriar as escolas técnicas, nós vamos fazer um processo de formação.

00:21:05

Muito forte para gerar emprego pra juventude, porque muitas vezes as pessoas que no diploma universitário e vai procurar emprego, não tem emprego, às vezes é obrigado a trabalhar dependente. Então, é preciso que a gente

00:21:18

Prepare melhor essas pessoas para múltiplas. Sabe funcionalidades para que a gente possa gerar emprego. A a a um desespero na sociedade brasileira.

00:21:29

Com relação e o emprego não vai ser mais gerado como gerado nos anos oitenta, dentro de uma fábrica, quarenta mil trabalhadores, trinta mil trabalhadoras. Hoje as pessoas até em casa trabalham e tem muita gente trabalhando. O que nós queremos é gerar oportunidade. Daí porque

00:21:46

A nossa política de financiamento, sabe? De micro e pequenos empreendedores nesse país para que as pessoas possam com toda criatividade fazer esse país voltar a funcionar. Eu estou convencido, nós fizemos uma reunião com o governo espanhol.

00:22:04

De tentar entender comé que a gente poderia gerar emprego junto as empresas de aplicativo, né? Porque lá também as pessoas que entregam coisas que trabalha com Uber as pessoas pensam que são empreendedores individuais mas as pessoas não tem nem o direito.

00:22:22

As pessoas não tem seguridade social, se o carro quebra, se a bicicleta quebra, se a moto quebra, ele se você entregar nada não caiu nada. Então nós vamos aprender com a Espanha, como é que a gente faz

00:22:35

Para que essa gente possa ter o mínimo de seguridade social, o mínimo de direito, inclusive sentar na mesa com as empresas de acordo com as empresas de aplicativos para que os trabalhadores conheçam os algoritmos e eles possam decidir comé que vai ser o trabalho dele. Porque hoje nós temos um empresário

00:22:55

Sabe, é invisível, ninguém sabe quem é, ninguém sabe quem são, ou seja, e nós então fomos aprender com quem já fez. A Espanha fez um acordo de outro país europeu fazendo acordo e aqui no Brasil, quando o companheiro Aloísio Mercadante

00:23:10

Coordenador do nosso programa de governo anuncia que a gente vai revertir a lei trabalhista, a gente não quer votar o passado, a gente não quer fazer tudo que existir em mil novecentos e quarenta e três. A gente quer adequar a realidade da relação entre trabalho de capital ao século vinte e um.

00:23:30

Como é que funciona hoje o mundo do trabalho para que a gente possa adequar direitos aos trabalhadores sem causar prejuízos a pequenas e médias empresas desse país. Ah nós estamos ávidos com isso, o programa já estabeleceu para que nós vamos

00:23:49

Vou me fazer muita discussão. Eu até tenho brincado dizendo que quem gosta de reunião vai perceber que nós vamos colocar Bolsonaro nas universidades, os empresários para discutir junto com os trabalhadores como é que a gente vai

00:24:05

Já nortear a nova relação capital e trabalho, uma coisa mais moderna, mais civilizada com que a gente não prenda nenhum empresário, a legislação de quarenta e três e nem a gente também libera o trabalhador pra não ter nenhum direito pra ser tratado muitas vezes como se fosse um escravo.

00:24:25

Presidente seja bem-vindo de volta a Montes Claros, privilégio de estar aqui em dois mil e dezessete a última vez que o senhor veio em Montes Claros, Osmar Macedo, Rádio Itatiaia e sabe que em mil novecentos e cinquenta e um Getúlio Vargas foi reeleito com o apoio

00:24:42

Do povo e eu gostaria de saber do senhor, caso o senhor seja reeleito para o terceiro mandato, no final desse mandato, como que o senhor vai querer ser lembrado pela história e como que tá a articulação com o PDT para algum apoio à sua candidatura caso eh seja necessário pra vencer em primeiro turno. Olha

00:25:02

Eu sei que num ganhei porque o povo entendeu que ele deveria me dar a vitória mas me sinto. É importante vim pra

00:25:20

Que o partido pensou uma tradição da da sorte. O partido foi o segundo oitenta e nove, o segundo em oitenta e quatro, o segundo em noventa e oito, o primeiro em dois mil e dois, o primeiro em dois mil e seis, o primeiro em dois mil e dez, o primeiro em dois mil e quatorze

00:25:39

O segundo em dois mil e dezoito e agora vamos ser primeiro também. Tá uma tradição, tá? Eu espero.

00:25:47

Poder ganhar as eleições no primeiro turno estão trabalhando pra isso. Sabe com isso eu tô pedindo o voto depois que o Temer na entrevista eu vou pedir voto pra vocês. Agora não se esqueçam de digitar, tá? É é o é o seguinte, se todo mundo votar vai ter o segundo turno e nós vamos fazer a disputa e no segundo turno normalmente.

00:26:07

Que respeitar a decisão do povo, mas eu tô me esforçando pagando pelo túmulo e sempre me esforcei pra ganhar no primeiro. Olha, eu num sou favorável à teoria, sabe? De inibir os outros a ser candidato. Sabe eu, eu, eu, eu fui vítima do voto útil muitas vezes.

00:26:26

Muitas vezes, não, o Lula não pode ser candidato por causa do voto útil, eu num nunca aceitei isso, sabe? Eu acho que o povo tem que ter liberdade e desculpe aos seus candidatos. Eu tô vendo agora que tem uma candidatura que foi lançada essa semana faltando vinte dias pras eleições, o PTB não foi um candidato.

00:26:44

Eu nem sei quem é, balançou. Se a gente for nesse nível, quando chegar na véspera da eleição, né? Pode ser candidato, não vai nem ter aparecido na rua, na reba eletrônica. Tá? Nós queremos ganhar as eleições. Ah eu eu eu sinceramente

00:27:00

Eu se for lembrado no segundo mandato quando eu fui pro primeiro, tá muito bom. Mas é importante lembrar que quando eu deixei a presidência da república, eu tinha oitenta e sete por cento, foi ótimo. Dez por cento de medo lá e três por cento de décimo ano. Tá? Se eu

00:27:20

Estou assumindo a responsabilidade de ser candidato por vez é porque eu não posso ter menos, tá? Se eu empatar eu já perdi. Então, o meu esforço é para que a gente faça em menos tempo.

00:27:38

Mais coisa do que nós fizemos da outra vez e por isso eu preciso manter uma relação sabe com os entes federados, com o Governador e com o Prefeito sabe como se fosse uma orquestra funcionando em ordem, trabalhando conjuntamente. Porque quando você tem um mandato, você não escolhe mais amigos.

00:27:57

Você tem que governar para o povo, independente de quem seja a pessoa que está governando, cê tem que ter boa relação. Vocês são testemunhas da minha relação com o Aécio Neves aqui em Minas Gerais, sabe? Às vezes não dava até nome dos programas federal, mas tudo bem. A gente levava, sabe?

00:28:17

Levanta, o Lula leva muita consideração. Mas é assim que eu pretendo, o Brasil tem urgência. Sabe o que que é grave? É que quando eu deixei a presidência, eu achei que o Brasil ia ser a quinta economia do mundo. Nós chegamos a ser assim

00:28:34

Lamentavelmente votamos assim a décima segunda, décima terceira economia. Ou seja, nós andamos pra trás. Então, a necessidade de voltar a correr para que a gente possa ocupar o melhor espaço da economia

00:28:50

Para que a gente possa botar o nosso povo, voltar a sorrir, sabe? Não tem problema que o pessoal mais abastado, diga que o aeroporto virou uma uma rodoviária, não tem problema, tudo o que eu quero é que o povo mais humilde possa andar de avião.

00:29:07

Costa pra onde ele quiser, sabe? Que ele possa comer em restaurante, que ele possa ir em teatro, que ele possa ir no cinema, que ele possa ler um livro, que ele possa fazer faculdade, é tudo que você quer, é tudo que eu quero, é tudo que eu desejo. Se tem alguém que se incomoda com isso, posso te dizer que pra mim dá orgulho

00:29:26

Fazer as pessoas mais humildes crescer, fazer as pessoas entrarem na universidade, vocês não sabe

00:29:33

O que é emoção cada vez eu encontro com a pessoa por esse país e as meninas dita, ô Lula, ô Lula eu sou a primeira da minha família a ter um diploma universitário, ô Presidente eu sou o primeiro a ter um curso na minha família, eu tô arrumei um bom emprego e mais importante fazer as pessoas comerem.

00:29:52

Tem alguma coisa mais sagrada do que tomar café de manhã do que almoçar e do que jantar? E eu ainda brinco, se preparem.

00:30:02

Porque vai sobrar um dinheirinho pra vocês de vez em quando e fazer um churrasquinho. Comer uma picanhazinha bem passada aqui, aquela picanha de carne de sol que é feita aqui. Umas picanha bem passadinha com aquela gordurinha e até se tiver uma cervejinha nós somos filho de Deus e tomar uma cervejinha gelada.

00:30:21

Vamos apoiar o nosso churrasco, quem não comer carne come comida orgânica, quem não toma cerveja toma água. Esse é o país que eu quero. A história é só um pouquinho só. Só a gente só tem que ter presidente

00:30:39

Pessoal, pessoal, pessoal. A minha pergunta é bem rápida. Na composição dos ministérios eu sei que no seu governo passado o senhor investiu muito em políticas afirmativas de inclusão sobretudo da população negra. Mas eu queria saber

00:30:56

Se agora na composição do alto escalão do governo nos ministérios a gente vai ver

00:31:01

Mais pessoas negras sobre tudo mulheres, porque assim, uma ou duas representações não representam o nosso país, representam o Brasil. Então, eu quero saber se a gente vai ver uma uma mulher a frente do Ministério da Economia, uma um homem negro.

00:31:19

Da saúde. Eu vou te dizer uma coisa que há dez anos atrás você não esperava que ia acontecer. É que você tem na universidades brasileiras se eu perder um por cento das pessoas negras.

00:31:36

Há quinze anos atrás consertava uma universidade era só branco. Essa já foi uma conquista não minha, essa foi uma conquista da sociedade brasileira. Obviamente que nós vamos recriar

00:31:50

espaço eu só não posso é ficar prometendo que vai ter tantas pessoas ali, tantas pessoas acolá porque primeiro nós temos que ganhar as eleições. Depois que a gente ganhar as eleições nós temos que juntar os dez partidos que nos apoiaram para que a gente discuta a montagem do primeiro do segundo

00:32:10

Então, haverá negros ou negras, haverá indígenas no governo, eu vou criar um ministério dos povos originários para que os possam, sabe? Tomar conta dele mesmo, a FUNAI não precisa ter que exigida por um branco, pode ser por um indígena, sabe?

00:32:28

Nós temos vários indígenas formados e médicos que podem cuidar da saúde indígena, ou seja, o Brasil mudou.

00:32:36

Lamentavelmente o governo quer estar não aproveita isso porque ele não gosta dos indígenas, gosta de negro, não gosta de

00:32:44

de floresta, num gosta de preservação, num gosta de nada, esse logicamente correto. Desde mulher. Então a gente não gosta de mulher, então a gente vai fazer as mulheres certamente terão uma participação muito forte no governo, porque elas são maioria da sociedade brasileira. Então, é preciso

00:33:04

A gente faz adequadamente a participação das mulheres no governo e nós vamos fazer um governo na minha opinião infinitamente mais mais forte do que ouvir na primeira vez.

00:33:16

e eu diria com muito mais, sabe? Participação da sociedade. Lula. Eu vou, eu vou reiterar o Ministério da Cultura e vou criar comitê público em cada capital desse país para que a gente descentralize a cultura e para que os investimentos não seja só os interesses do eixo Rio de São Paulo, mas que seja do Brasil

00:33:36

Nós vamos fazer com que a sociedade possa participar, mas principalmente eu vou retomar as conferências nacionais, não sei se vocês se lembram,

00:33:45

Eu fiz setenta e quatro conferências nacionais para que as conferências decidissem as políticas públicas que nós colocamos em prática, ou seja, a conferência municipal depois estadual, depois nacional e a gente delibera aquilo que o governo vai executar porque não é o governo que é o dono da verdade.

00:34:04

Não é o o governo ganha uma eleição, mas o país não é dele, ele ensina a governar

00:34:10

Em função da necessidade e da vontade, sabe? E da disposição do povo brasileiro. Então, vocês vão ver.

00:34:18

O que vai acontecer nesse país? O Lula

00:34:21

Última pergunta, Tainardi tem o hábito. Tá eu vou lá pergunta. Presidente. Presidente.

00:34:28

Nessa reta final da campanha eu queria ouvir um pouquinho da sua percepção sobre violência política, nós que estamos acompanhando de perto a sua campanha aí de mais ah candidatos, temos essa ideia de que a e temos sentido né? Violência política crescer com ataques e mortes. Eu queria primeiro ouvi-lo, a sua percepção pessoal

00:34:48

O senhor se sente seguro fazendo campanha este ano e os seus apoiadores também, qual é a palavra que o senhor dá pros seus apoiadores nesse momento pra enfrentar esse tipo de violência política? Olha, eu eu disputei o Brasil

00:35:07

Eu falo que estudei em dois mil e dezoito porque eu estava preso, sabe que foi uma decisão sabe? De de de um juiz e pelo promotor que viraram um cabo eleitoral do atual presidente. Ah eu nunca vi.

00:35:27

Nunca vi a violência que nós estamos vendo hoje no Brasil. Eu nunca vi o ódio estabelecido em praça pública na dentro das famílias, pessoas que não se conversam mais. Isso não existia. Eu até tenho dito que feliz é no Brasil.

00:35:44

Que tinha uma polarização entre PT e PSDB entre Lula e Fernando Henrique Cardoso, esse Lula e Alckmin Serra e Dilma porque a gente terminava de fazer um ato público, a gente se encontrava num restaurante, a gente se cumprimentava

00:36:00

A gente jantava e de vez em quando até tomava uma cervejinha junto. Ou seja, isso não impede que você numa campanha política seja respeitosa e democrática. Isso acabou. Acabou porque os milicianos pensam que vão tomar conta desse país. Eles são intolerantes.

00:36:19

Eles não gostam de nada que deveriam gostar, eles não gostam de democracia, eles não gostam do respeito, não respeita a mulher, não respeita quem namora, não respeita indígena, sabe? E eles ficam nervosos porque eles sabem

00:36:33

Que nós vamos ganhar as eleições e não vai ter mais ocupação de terra na Amazônia, como eles falam que tem. Não vai ter mais garimpo ilegal, não vai ter mais desmatamento, sabe? As coisas vão ser, vão ser ordenadas para que esse país visite paz.

00:36:47

Esse país precisa viver em paz. Um presidente não pode ficar ofendendo a suprema corte. Um presidente não pode ser refém, sabe? Do Congresso Nacional, como é o nosso presidente, eles não conseguem se quer.

00:37:02

Cuidar do orçamento, ele acaba de tirar dinheiro da farmácia popular pra poder colocar no orçamento secreto pra tentar ajudar os deputados, ajudar a financiar a campanha dele, num é? Não, num é lógico, num é racional. Sabe? Esse país.

00:37:19

Cada um tem que fazer a função que está estabelecida na nossa Constituição. Então essa anormalidade vai acabar e a gente vai reestabelecer, sabe? Ah o que eu digo família militância é não aceitar o jogo rasteiro do nosso adversário.

00:37:38

É não aceitar as mentiras do nosso adversário porque se a gente fizer uma campanha contra mentira você vai governar contra as mentiras. Eu acho que a gente tem que aproveitar uma campanha pra gente conversar sério.

00:37:52

Porque a gente tá conversando com a família que tá sentada no sofá, ali tá os avós, ali tá os pais, ali tão os filhos, os netos e a gente tem que falar com respeito pra essa gente e falar do futuro desse país, tá gente? Eu acho até louvável que o presidente tenha dito que vai ao velório

00:38:12

Da da da rainha da Inglaterra, é muito louvável que ele vá, agora ele poderia ter ido no velório de uma das seiscentas e oitenta pessoas que morreram de covid, ele poderia ter derramado pelo menos uma lágrima por uma criança que ficou órfão.

00:38:31

Então pule na vida dele pensando no bem-estar dele, na sobrevivência dele, ele pensa que vai ganhar voto em Lula, ele pensa que vai tocar alma de alguém, sabe? A segunda coisa é que é é um uma uma pessoa desaforada.

00:38:49

Que não age consentimento, ele agora tá tentando dar uma de bonzinho pra seu PT eu vou entregar faixa. Sabe cês percebem que ele tá tentando mudar o que tão dizendo pra ele, olha seja bonzinho pra diminuir a tua rejeição. Você veja que mesmo ele dando

00:39:08

Uma fila emergencial de seiscentos, sabe? Ele não conseguiu crescer na pesquisa. Como é que pensava que ia crescer? Porque a rejeação dele é maior do que a aceitação. Porque ninguém pensa que engana o povo passando três anos e meio não fazendo nada e faltando seis meses das eleições eu vou fazer

00:39:27

Não dá certo, isso era no tempo, sabe? Da idade média. Agora, o povo tá mais esperto, o povo quer alguém que cumpra aquilo que fez, aquilo que falou, vereadora do processo eleitoral. Por isso, gente, olha, eu quero

00:39:45

Quero dizer pras pessoas que nós queremos paz. Vocês nunca vão ver a gente agredir um jornalista ou uma jornalista. Obrigado. Será que você agora precisam ir fazer entrevista com ele com segurança.

00:39:59

porque se vocês não forem com segurança vocês poderão ser agredidas. Outro dia no debate da banda eleito ele agrediu a repórter. Essa semana outra vez não tem ele ele não tem controle. Ele me parece ser uma figura do mal. Sabe? E nós precisamos governar

00:40:19

Para o povo de bem desse país. Por isso, companheiro Kalil, eu espero que você seja eleito o governador do estado de Minas Gerais, você gerente senador pra gente poder fazer Minas Gerais tocar a ser o estado pujante, respeitado do Brasil inteiro.

00:40:39

Porque Minas é muito grande, Minas é muito grande e Minas precisa ser muito respeitada. Brigado pessoal.

00:40:48

A respeito da segurança

00:00:00 / 00:40:58
1x